Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PRAIA DO FLAMENGO


O SAUDADES DO RIO ESTÁ EM TESTES ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2016

 

Em mais uma belíssima colorização do Nickolas Nogueira vemos a região do Russel nos anos 50. Em destaque vemos o palacete Villino Silveira, projetado pelo mestre Virzi, bem como a casa da família Pareto e uma grande área verde nas encostas do Morro da Glória.

 

O monumento ao Almirante Barroso se encontra em seu lugar original, antes de ter sido levado para a Praça Paris nos anos 70.

 

Nossos especialistas em automóveis poderiam descrever os belos carros americanos dos anos 40 e 50.

 

Destaque ainda para a amurada do início do século XX, construída com o claro intuito de resistir às fortes ondas e que deve estar até hoje por lá, soterrada pela terra do Morro de Santo Antônio.

 

Tanto a área verde como a casa da família Pareto deram lugar, em duas etapas distintas, ao prédio da Editora Manchete.

26 comentários:

  1. Lembro-me desta fotografia acho que ainda do tempo em que o sítio estava no Terra. A colorização é mesmo espetacular, os carros lembram os de Cuba e a menção às ressacas, ora desaparecidas, me lembra as ondas indo até os prédios em determinadas ocasiões.

    ResponderExcluir
  2. O Aterro do Flamengo deu outra dimensão ao local,que teve seu movimento triplicado.Evidentemente não tem o charme da praia de Icaraí,que possui o melhor IDH do Rio de Janeiro, sem contar que suas águas límpidas fazem a diferença...

    ResponderExcluir
  3. Além da nitidez da foto a possibilidade de aumentá-la para observar os detalhes é um trunfo do Blogger. O que funciona atualmente no edifício Manchete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,respondi a você sobre o Ed. Manchete abaixo do comentário do Paulo Roberto,como se estivesse complementando para ele! Seria aqui ou então depois do dele, e não abaixo do dele.

      Excluir
  4. Ainda é um local que conserva muita beleza,mas aí na foto é show de bola.As mudanças foram para pior.Vamos aguardar os especialistas em autos.Fico imaginando um templo neste local na época do registro.Sem tarja verde e com esta beleza,as sacolinhas deveriam estourar.....

    ResponderExcluir
  5. Nesse tempo passava por aí praticamente todos os dias. Nos dias de semana a caminho do Colégio Militar e nos fins de semana indo para o Maracanã, sempre a bordo dos 106 da Viação Independência. Nos fins de semana costumava ir ao cinema na Cidade, mas aí era a vez de usar o 13, da Viação Elite. Acompanhei o crescimento do Aterro e depois a construção do parque.

    ResponderExcluir
  6. A praia propriamente dita está soterrada por baixo dessas pistas e da praça onde está o monumento citado.

    ResponderExcluir
  7. Bela foto e colorização idem. A cidade era realmente muito bonita.
    O aterro foi uma boa ideia mas infelizmente degradado com o passar dos anos. Nunca mais será a cidade maravilhosa de antes. Quem a viveu viveu.

    ResponderExcluir
  8. Observador de espertalhões29 de dezembro de 2016 às 09:11

    F.F. O Brasil está mudando. Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que acaba com a isenção fiscal de igrejas e times de futebol. Já não era sem tempo, pois essas instituições, principalmente as chamadas "igrejas pentecostais" ou evangélicas, são organizações voltadas para extorquir dinheiro e iludir a boa fé de pessoas simplórias, com pouco ou nenhum estofo cultural, e são geridas por mestres da prestidigitação e da fraude, sempre em nome de Jesus e de Deus. É muito dinheiro amealhado, muitas vezes de forma obscura, sem que o fisco tenha conhecimento.Fica o registro.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. Bela colorização do mestre Nickolas, se o Nickolas colorizar todas as fotos postadas no Terra e no UOL, teremos no mínimo mais 10 anos de vida do SDR. Já quanto ao local da foto, a degradação atual com o Hotel Gloria abandonado, o prédio da Manchete fechado e os flanelinhas e moradores de rua ocupando este espaço.

    ResponderExcluir
  10. O carro verde é um Chevrolet 1954, depois de pestanejar muito entre 53 e 54; na outra pista, um Chrysler, ou DeSoto, 46-48, marrom. Na pista do Chevrolet, um Oldsmobile azul (46-48), um Buick 1947 preto, um carro vermelho, com pinta de Chevrolet 1940, um saia e blusa, cinza e azul, com pinta de GM (uma cara de Oldsmobile...) dos anos 50 e fechando a visada, um Chevrolet 47-48, também saia e blusa. Atrás do poste vem um GM 49-52, com cara de Chevrolet, mas é chute.

    ResponderExcluir
  11. Não era aí que foram tiradas muitas fotos de banhistas nos anos 20? Impressionou a alatura da murada (ou amurada?) em relação ao mar. Únicas referencias próximas hoje Rua da Glória e área do Albamar (Ancoramar é o cacete!). 2016 terminando (UFA!) e o SDR brioso e firme. Parabéns Luiz! Vc faz a alegria de algumas pessoas e colabora muito para a memória da Muy Leal e Heóica!

    ResponderExcluir
  12. É uma linda região da cidade; uma das vistas mais bonitas! Claro, o Aterro já teve dias melhores mas, mesmo assim, é um belo parque. A violência, infelizmente, é uma ameaça que paira sobre quem quer passear por ali relaxadamente.

    ResponderExcluir
  13. O que falta é uma cafeteria!Muitas vezes fui ao Catete para pedir ao meu amigo Gregório que instalasse uma mas ele não me ouviu.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos.
    Bela fotografia.
    Antigamente as ruas eram mais limpas e mais organizadas.
    É. Tem gente demais na Terra.

    ResponderExcluir
  15. Este excelente vídeo do youtube mostra em detalhes o interior do palacete Villino Silveira em todo o seu explendor.
    https://www.youtube.com/watch?v=Z3CPBilDvi0

    ResponderExcluir
  16. Localizei Robson Crusoé,sem radinho de pilhas.Tia Nalu tá difícil.

    ResponderExcluir
  17. Linda foto de tempos que não voltam mais. De um Rio de Janeiro que era, realmente, maravilhoso e que fazia jus a seu slogan.

    ResponderExcluir
  18. Vendo estas banheiras trafegando fico me perguntando onde estacionavam pois em Copacabana quase não havia garagens e as que existiam e existem até hoje são pequenas e com rampa de acesso íngreme. Será que ficariam pelas ruas?

    ResponderExcluir
  19. O Moisés vai trabalhar no dia 31? Vai ter festa de réveillon no bar?

    ResponderExcluir
  20. Já existiam muitos prédios, mas ainda muitas casas com garagem em toda a Zona Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, estou meio sonada e cabeça pesada mas vou tentar responder: Funcionou durante um tempo a Universidade Universo, de Niterói. Depois não saberia dizer exatamente o que houve( não renovaram o contrato?) e parece que saíram de lá. Penso que agora funcionam várias empresas ou escritórios diversificados, ao menos é o que eu obtive de informações há algum tempo pelos "door-men"
      an, para combinar com a epidemia horrenda e nada criativa de todos edifícios ao término de suas construções, receberem o nome pomposo de "TOWER"!!! Por que não colocar "Torre"? Vende menos, é o pensamento deles! OBS:E lá vai a cidade na Towermania! Um que felizmente fugiu a isso foi o TORRE Almirante( antigo Ed.Andorinhas)

      Quanto ao Teatro Manchete, falava-se que seria reativado! Tive a oportunidade de conhecer há muitos anos, por ocasião da gravação do "Programa 8 ou 800" com o saudoso Luiz Armando Queiróz( que alguns lembrarão como o Tuco da Grande Familia, na sua primeira versão, para mim a melhor de todas!) O Teatro era muito bonito, com suas cadeiras vermelhas! E fica ali,sem reabrir, é o total abandono da Cultura! Bem localizado,acessível e...pois é!

      Excluir
  21. Peralta, ó implicante, Tico e Teco, meus neurônios remanescentes derreteram com o calor e não entendi como registrar o nome Nalu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só escolher nome/URL em "comentar como" e preencher o campo nome.

      Excluir
  22. Com este prefixo de negação,Tia Nalu tem ficha no partido da estrela.

    ResponderExcluir