Total de visualizações de página

sábado, 13 de maio de 2017

DO FUNDO DO BAÚ: CARINHAS


Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". E de lá saem estas fotos típicas do século passado, quando os pais levavam os filhos a algum estúdio fotográfico para posarem para estas 7 fotos quando eram bem pequenos. A seguir a foto era emoldurada e colocada na sala de visitas.
 
Boa parte das crianças fez estas fotos, bem como “sofreram” com o carinho de suas mães.
 
Muitas tiveram um medalhão pendurado no berço, tipo "DEUS TE ACOMPANHE". E, segundo suas mães, eram acompanhadas pelo “Anjo da Guarda”:
"Santo anjo do Senhor
Meu zeloso guardador
Já que a ti me confiou a piedade divina
Sempre me rege, me governa, me guarda e ilumina"
 
Mais adiante, quando as crianças entravam na escola, voltavam ao estúdio para fotos com o uniforme escolar.
 
Eram costumes da época dar uma pulseira ou um pequeno colar para as meninas, com o nome gravado. Os meninos, às vezes, também ganhavam um cordão de ouro com a medalhinha do seu santo.
 
Após os 7 anos de idade era quase obrigatório fazer a Primeira Comunhão, os meninos num terninho de calças curtas, gravata e um acessório que não sei o nome preso no braço, tudo em branco. As meninas com vestido comprido e véu.
 
Outro “sofrimento” imposto eram as roupas para as festas de aniversário onde as queridas mamães davam vazão a seus gostos vestindo as crianças, que só queriam brincar e correr, com roupas engomadas e sapatos novos, de cromo, apertados que sempre faziam calos. Se os meninos iam de calça curta (e, suprema humilhação, de suspensórios), com cabelos tipo “cadete” ou “Príncipe Danilo”, bem fixados com Gumex, as meninas usavam vestidos bordados, tipo "casinha de abelha", e uma medalhinha de ouro.
 
Os aniversários eram em casas, com bastante espaço para se brincar, com a recomendação de que não se sujasse a roupa. Eram tradicionais os cachorros-quentes, sanduíches de queijo e presunto, os brigadeiros, olhos de sogra, cajuzinhos, beijinhos de côco e o bolo. Muitas vezes passavam-se filmes, com o Gordo e o Magro, Hopalong Cassidy, Carlitos e Cantinflas, pela "Correia Souza Filmes", com direito a gritaria e sapateado quando o "mocinho" aparecia, e com vaias quando o filme saía das carretilhas. No final, o momento esperado de ganhar uma bola de encher (que sempre estourava antes de chegar em casa), um chapéu de papel crepon, um apito e uma língua-de-sogra. E ir para casa por volta das 20 horas, pois naqueles tempos as crianças dormiam cedo.
 
E quem ganhava presentes era o aniversariante. Hoje, os convidados é que ganham presentes. Já vão para as festas imaginando o que ganharão de brinde.

Fotos: da Internet.

29 comentários:

  1. Bom dia!
    Bem lembrado! As fotos de carinhas eram um clássico. Da minha Primeira Comunhão ainda guardo um slide colorido e foto, com o vestido comprido, véu e uma grinalda de florezinhas miúdas. Era um acontecimento.
    Mas os aniversários... que diferença! Era festa de verdade, com a família toda, os primos, os amiguinhos e produzida em casa, em mutirão com a participação das tias, da avó, na confecção dos docinhos, sempre maravilhosos. Era dia de beber refrigerante à vontade, comer cachorro quente e cantar parabéns com um lindo bolo. Não precisávamos de "animadores" gritões. Sabíamos brincar sem eles. As festas não eram temáticas e ninguém se fantasiava. Mas...
    O vestido. Ah, o vestido! Todos corriam, caíam, ficavam amassados, mas o meu vestido de festa - presente que minha madrinha comprava na Bonita ou na Boneca - não podia amassar, sujar e muito menos rasgar. Essa era a parte chata. No fim da festa, correr para apreciar os presentes com calma - muitos jogos, livros de histórias etc - e a clássica "indisposição" depois de muitos cachorros quentes, que já era parte do roteiro.

    ResponderExcluir
  2. Esse bochechudinho aí parecia comigo.

    "Endoenças, paixão, aleluia e páscoa". Tinha que decorar, é apenas o que me lembro da comunhão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    Que bom, um texto feminino! Lindo!
    Dia da minha Primeira Comunhão até o nascimento dos meus filhos, o dia mais feliz da minha vida.
    Bonita, Boneca, A Colegial, Silhueta Infantil. Sonhos...
    Lindas crianças!
    Ontem, me senti uma estranha no ninho.
    As vz me sinto piegas, mas neste momento, sorrindo, me sinto apenas mulher.

    ResponderExcluir
  4. Além das carinhas bonitinhas é bom lembrar que hoje se comemora a Abolição da Escravatura (Lei Áurea) e também o dia de Nª Sra. de Fátima, fazendo 100 anos do seu aparecimento para as três crianças, e homenageada no Rio com o bairro do mesmo nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nos terreiros de umbanda se festeja os Pretos Velhos.

      Excluir
  5. Bom dia a todos. E a tradicional fotografia do bebe pelado, também era uma tradição. Nesta semana achei a minha fotografia da primeira comunhão, que fiz pela escola.

    ResponderExcluir
  6. Boam dia! Carinhas lindas! Os vestidinhos ficavam maravilhosos, não acham? Meninos com corte de cabelo príncipe Danilo" eram arrrrrrasantes, não é mesmo? Mas o que eu mais gostava eram os docinhos! Mas sempre era proibido comer muitos porque dava "piriri". ***É dia de "preto velho"? Na minha igreja isso é feitiçaria, coisa do demônio!É dia de jejum e propósitos.

    ResponderExcluir
  7. Hoje Tia Nalu comemora tudo com bandeiras vermelhas e muitas estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje o Travesso está feliz! Só que tenho as minhas dúvidas...
      Tem letra sobrando.

      Excluir
  8. Todas as crianças da década de 60 e 70 têm uma foto assim.

    ResponderExcluir
  9. Todas as crianças da década de 60 e 70 têm uma foto assim.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos.

    Não fui "vítima" do quadro das carinhas, mas colegas de infância foram. Acho que alguns primos(as) também.

    Minha comunhão já fez mais de 35 anos. Mas lembro dos adereços. Calça comprida, camisa social de manga comprida, a braçadeira, a gravatinha, o terço e o livrinho da comunhão.

    Meus aniversários e de meus irmãos sempre foram simples, sem festanças. No meu caso, ainda era pior por ser quase junto com o da minha mãe, que cai em feriado.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde. Quem não tem um quadrinho desses? Era um tempo inocente, onde as reuniões de família e festinhas eram aguardadas com ansiedade. #### O dia dos "pretos velhos" merece um registro. A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira e consiste em uma mistura do catolicismo primitivo, das seitas africanas, das crenças indígenas, e do espiritismo{kardecismmo}. Ao contrário do que muita gente pensa é relativamente recente, surgiu há de Cem anos em Niterói. O sincretismo existente entre as entidades é que confunde muita gente. "Preto Velho" é apenas uma categoria de entidades, e não significa que os espíritos que se manifestam tenham sido pretos, velhos, ou africanos. Como os espíritos existem desde antes da criação do "Homo Sapiens" e mesmo antes da definição das raças conhecidas, nota-se que é apenas uma classificação. Acrescente-se ainda que "espíritos são etéreos e não possuem cores ou raças", Isso é coisa de humanos...

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos!
    Grande resgate! A foto de "sete carinhas" exigia mais técnica e habilidade que a de cinco, segundo meu amigo Armindo, fotógrafo profissional de mão cheia. Era o tempo do sal de prata, da Rolleiflex e até do flash de trocar a lâmpada (citar o de magnésio já seria covardia com a nova geração de 17 megapixels).
    E havia as catequistas, que preparavam as crianças para a Primeira Comunhão (no meu caso, D. Olga e D. Inaiá).
    Camisa social? Não, Augusto. Terninho branco de calça curta, terço, vela e livrinho de orações. Confissão na véspera e muito cuidado para não cometer pecados.
    Mestre Joel entende do assunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eraldo, sou de uma época mais recente. Ou, menos antiga...

      Excluir
  13. Epa! Explicação: Mestre Joel entende do assunto relacionado a Kardecismo, umbanda etc. Não é o de cometer pecados!

    ResponderExcluir
  14. Joel,
    Que belo texto! É o que sempre repito aqui, sempre temos algo a aprender e cada um de nós, algo a ensinar.
    Vou fazer uma relação dos "não sabia":
    Não sabia que a Umbanda era uma religião genuinamente brasileira;
    " " que havia interação com o espiritismo de Kardec;
    " " que era tão recente: Aproximadamente 100 nos;
    " " que Preto Velho é uma categoria de entidades.
    Se eu pudesse me definir creio que não erraria ao afirmar que nasci, para sempre, aluna. Sinto verdadeiro prazer em aprender.
    "Devorei" tudo sobre as fotos, sobre bondes, sobre filósofos, alguma política, ou melhor, o interesse sobre ela. Passei a 'olhar e ver' cada prédio da minha infância, para no futuro sentir sua ausência, com uma moça que gosta de confeitaria, a conversar com os garçons.
    E a dividir o que gosto na Literatura.
    Como vê, muita coisa em troca de quase nada.
    Ah, aprendi tb alguma coisa de dialética em uns poucos livros que comprei para debater com uns "bam-bam-bans" da trolagem, na linguagem deles, que me era desconhecida. rs
    Viu? Maravilha!!!

    ResponderExcluir
  15. Vaijei no texto detalhado do Luiz e muito bem complementado pela Nalu, que agora é Analu( numerologia, negando ser Nalu já que a no prefixo é negação? (rs)

    Agora por que exatamente tinham que ser em número de 7 as carinhas? Número cabalístico?( sete anões, sete pecados capitais, sete maravilhas do Mundo, ou seria uma carinha para cada dia da semana?) Eu não tive esse quadro, mas acho que tem uma tira na vertical com as carinhas, do meu irmão e talvez minha também, teria que garimpar na caixa de retratos que está lá em cimaaaa do armário.

    Bonita e Boneca, também comprava lá para ocasiões mais nobres, como natalícios.Geralmente era vovô( pat) que dava o vestido... Ah,e a loja "Lá na Modinha?... E o Tijolinho, Nalu, ainda existe e resiste na Gal.do Condor!



    Lembro dos sanduíches de pão de forma, cortados de modo delicado, recheados com pasta de sardinha, envoltos em uma toalha umedecida na geladeiram pão da Benamor, salvo engano!

    E muito bem colocado, o animador aos berros, o que é isso? Então parte-se do princípio que crianças não são animadas por si só, e precisam contratar um animador??? É a mesma coisa que achar que um casal em lua de mel não terá "script" suficiente e enviar alguém para ir junto...é cada uma!!!

    Hoje o editorial voltou a ser das antigas, ótimo resgate, fazendo toda uma análise social nos costumes de então e atuaus,comentários para cima!!! O Rivotril não precisou entrar em cena, ufa!

    ResponderExcluir
  16. Na Bíblia o número sete é encontrado em 375 versículos (Almeida, revisada) e é o número que representa a plenitude, a totalidade.
    O Apocalipse o cita inúmeras vezes, São sete as estrelas, as lâmpadas de fogo, os selos, as pontas, os olhos, os anjos e os trovões. Para citar só sete.
    Na Bíblia significa a plenitude, a totalidade.
    A Trindade + os quatro pontos cardeais = sete, que representa a união entre Deus (todo o céu ou universo) e a Terra.

    ResponderExcluir
  17. Bandeiras vermelhas, é? Moleque Travesso vai ver muitas estrelas, e de dia, para aprender a não falar besteira. Hmmmpf!...

    ResponderExcluir
  18. Só para não dizer que não falei de flores...
    Vinte vídeos do you tube, do depoimento que achei melhor não assistir pq no dia a minha pressão arterial estava altíssima.
    Dediquei hoje a tarde para isso no you tube.
    Nunca vi nada tão grotesco na minha vida pelo que deduzo que no dia eu estava certa. A pressão que estava 18/10 poderia piorar.
    Já percebi que o bufão e suas falcatruas abala a minha saúde.
    A decisão de não se falar em política parece uma decisão meio PT meio ditadura (?).
    O que incomodava eram agressões pessoais e não a política em si.
    Mas, enfim...
    Comecei a assistir com 13/9 e já estou com 15/9. No vigésimo estarei viva?
    Não sei qual a média de idade aqui, mas viver é preciso, então a alienação é necessária para conservar esta "meia boca" de vida.

    ResponderExcluir
  19. O moço é um peixe ensaboado.Sempre foi e vai continuar assim.Não acredito que a coisa vá mais além.E posa de vítima e desempenha bem o papel.Tem gente que adora e aí ele vai levando,Grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  20. Com pode ter gente que adora?
    Candidato a mártir ele não passa nenhuma credibilidade.
    Não entendo esta América do Sul.
    Para um simples cargo de Agente Administrativo as provas são difíceis + psicotécnico e o escambau.
    Para presidente nada? Nem um exame de saúde mental? Nem um bafometrozinho? Vá entender!

    ResponderExcluir
  21. Tivemos vários generais presidentes e nenhum ficou rico. Entretanto um nordestino cujo aspecto não resistiria a uma análise criteriosa e precisa de Euclides da Cunha, é um dos homens mais ricos do Brasil após dois mandatos presidenciais. O pior é que apesar dessa contradição, seria eleito novamente com folgas. O Brasil detém alguns recordes negativos, mas o da estupidez e o da corrupção serão eternos. Garrincha era à prova de instrução, e o Brasil de evolução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi um vídeo em que é denunciado como o maior fazendeiro no sul do Pará e outro em que um argentino aponta terras do Lula na Argentina.
      Brizola, que acabou com a fortuna da esposa, voltou milionário do exílio.´
      Jango (dizem) possuía fazendas no Uruguai. Dinheiro de Lula e Dilma está em Cuba, desconfio.
      Lá, ele é "imexível"!
      E os 10000 reais mensais para 2000 médicos será que é meio a meio?

      Excluir
    2. Joel,
      A tarde toda ouvindo as maiores sujeiras petistas preciso urgentemente de lavar meus ouvidos e medir minha pressão.

      Excluir
  22. https://www.youtube.com/watch?v=rh5SB5AXqiE

    Essa nem em maiores delírios poderíamos imaginar!!!

    ResponderExcluir
  23. Não gosto de comunistas, aventureiros, salvadores da pátria, oportunistas, etc, mas uma coisa precisa ser dita: Jango Goulart sempre foi rico, era um grande fazendeiro, não precisava da política para enriquecer, sendo inclusive o responsável pelo financiamento da campanha presidencial vitoriosa de Getúlio Vargas em 1950.

    ResponderExcluir
  24. Joel,
    Vi uma entrevista com D. Maria Teresa em sua casa, aparentemente na sala de uma uma fazenda muito bonita. A entrevista já estava no final e ela que foi uma mulher lindíssima falava do Jango com o maior carinho.
    Papai sempre afirmava que no dia em que Jango aumentou demais as taxas para produtos estrangeiros (americanos) entrarem no Brasil que ele havia assinado a sua sentença de morte.
    Ouvia tb em conversas de tios que navios entregavam bugigangas e voltavam com magnesita e metais nobres como lastro. O povo questionava uma melhor fiscalização.
    Minha mãe gostava um bocado do Getúlio e nunca ouvi nada mais grave do Jango.
    Não vi seu comentário ontem estava cansadíssima de assistir o depoimento daquela "tão nobre figura".

    ResponderExcluir