Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de maio de 2017

ONDE É?



Onde é?

Foto enviada pelo Joel Almeida, a quem o "Saudades do Rio" agradece. 


27 comentários:

  1. Reproduzo aqui um comentário do Hélio Ribeiro quando de outra foto do bonde 74: "Quanto ao nome da linha do bonde o nome da linha normalmente só indicava um dos finais dela. Exemplo: linha 66, Tijuca; linha 78, Cascadura. Ficava a cargo do passageiro saber de antemão qual era o outro final. No caso da 66, era nas Barcas; no da 78, era o Largo de São Francisco. Quando mais de uma linha se dirigia ao mesmo final, por caminhos diferentes, o nome indicava qual era esse caminho. Assim, as linhas 68 e 74 saíam ambas do Largo de São Francisco e terminavam perto da estação de trem do Engenho Novo, mas faziam trajetos diferentes. Assim, a 68 era Uruguay x Engenho Novo e a 74 era Vila Isabel x Engenho Novo. Saindo do Largo de São Francisco, ambas faziam o mesmo trajeto até a rua Machado Coelho, onde a 68 entrava, enquanto a 74 ia para a Praça da Bandeira. A partir daí, os trajetos se encontravam novamente na esquina da Visconde de Santa Isabel com Alexandre Calaza, indo juntas até o Engenho Novo."

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. É um prazer contribuir para que o SDR continue sendo um dos melhores blogs existentes. Vou ficar só observando.

    ResponderExcluir
  3. Vamos exercitar o cérebro pesquisando no site do próprio Hélio Ribeiro. O bonde bem maltratado indica que já estavam em seus últimos anos. As antenas no telhado também podem ser indicativo de fim dos anos 50 ou início dos 60.

    ResponderExcluir
  4. Parece que está entrando na 28.

    ResponderExcluir
  5. Bons dias,
    Joel,
    Deixei um recado para você no final do dia 13. O dia das belas carinhas.
    Este é um desafio instigante e prazeroso. Um dos meus assuntos prediletos.
    Percebi um prédio em construção, o letreiro de uma loja e que o bonde está realmente bem acabadinho. Vidros quebrados e "socorro o motorneiro sumiu!" Temos o poste, um dos indicativos, as árvores, que deverão estar frondosas e o belo telhado. Como é zona norte o prédio deverá ter resistido. Mãos à obra!

    ResponderExcluir
  6. Só para acrescentar: O local continua exatamente como a foto, só tendo de diferente dela o bonde e o calçamento....

    ResponderExcluir
  7. Alí na frente a publicidade parece ser de creolina,confere?Na minha tela não consigo ter a certeza.Normalmente o espaço era ocupado com anúncios de cigarros,sendo o Mistura Fina grande campeão.
    O bonde,de fato,está um tanto "derrubado" e aí se deduz época dos estertores do meio de transporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,
      No letreiro do bonde, parece que sim. No letreiro da loja qualquer coisa como "do Rio".

      Excluir
  8. A Internet está caindo. Problemas. Mal consegui entrar no site do Hélio. Mandaram aguardar duas horas.

    ResponderExcluir
  9. No reclame do bonde é Creoula (cosméticos?). Na placa da loja pode ser Macedônio ou Caledônio, por exemplo.
    Quanto ao local já andei viajando pelo Google Maps do Engenho Novo à Pç. Bandeira e não achei.

    ResponderExcluir
  10. Tentei reconstituir o itinerário: Lgo. S. Francisco, Pres. Vargas, Praça da Bandeira, Tijuca, Vila Isabel, Engenho Novo. Na Torres Homem uma garagem que ia até a 28 de Setembro.
    Infelizmente minha cabeça empacou na 24 de Maio.
    Aproveitei para curtir um vídeo do Jean Manzon no site do Hélio.
    O percurso é enorme, as dicas são mínimas, isso é desafio para o Mauroxará.
    Mauro, cadê você?

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Parece muito mas faltam as árvores e o acabamento do prédio é diferente.

      Excluir
  12. Boa Noite ! Faz dias que tento e não consigo enviar o comentário. Vamos ver se hoje vai. Elvyra , Nenhum vidro do bonde está quebrado. O que vemos é efeito de sombras que também esconde o Motorneiro. Dá para ver que o carro (bonde) está inteirinho. Com toda certeza o sistema ainda não foi atacado por interesses outros.
    (Bonde não gasta pneus nem queima óleo Diesel). O local me parece que ele está fazendo a curva em frente ao portão do antigo Jardim Zoológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso que esta foto é em uma das esquinas da Barão de Drumond. Na Visconde de Sta Isabel nada achei.

      Excluir
  13. Tia Nalu adora um bonde.Apelidou um de Negueba.

    ResponderExcluir
  14. Já faz alguns meses que venho sofrendo um verdadeiro assedio telefônico. Plano Funerário , escritório de advocacia, ômega três,oferta de empréstimo,plano de saúde, Todos os dias recebo ligações de todos eles. Mesmo dizendo que não quero eles voltam a ligar. Tem um Plano funerário que é o campeão da inconveniência,ligam de lá pelo menos quatro vezes todos os dias. Tenho duas linhas,uma da Claro e outra da Oi. Com a da Claro não acontece isso, é só com a Oi . Tentar reclamar não adianta,agente primeiro fica um bom tempo escutando propaganda dos serviços que eles dizem que prestam até a ligação cair. Acho que a solução vai ser não pagar a conta. Talvez assim eles entendam que não estão agradando. Dr. Desculpe o Chororô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro,
      Em primeiro lugar, obrigada por ter respondido.
      Neste exato minuto a Oi acaba de ligar. Insistem para que eu aceite um dos planos de Internet. Em 2013 paguei 8 meses sem receber sinal da Velox, que pertence a OI. Uma verdadeira loucura para cancelar.
      Não quero nada da Oi a não ser o telefone, caríssimo, este mês paguei mais de R$250,00 só de telefone, sem interurbano.
      Quase todos os parentes e amigos só possuem celular o que onera muito a minha conta. De convencional Oi para qualquer celular o impulso é muito caro. Um absurdo!
      O Plano Funeral começa as 7:30h da manhã. Andei desligando o telefone na tomada mas como as vz esqueço de recolocar, apenas desligo.
      O jornal do meu sindicato faz propaganda desse Plano Funeral.
      Desconfio que eles passam as informações dos idosos.
      Não é chororô é sofrimento mesmo.
      Um abraço.

      Excluir
  15. Esta foto está no shopping Iguatemi, num restaurante chamado Vizinhando. Eu tirei foto dessa foto e coloquei no meu álbum. Não vou dizer o local, para não estragar, mas acho que daqui até o fim da noite ninguém mais vai dar palpite.

    ResponderExcluir
  16. RESPOSTA: Segundo o Joel o bonde está saindo da Rua Pereira Nunes e entrando na 28 de Setembro.

    ResponderExcluir
  17. Xará,ao que indica, com a presente crise enterro tá mais escasso ou mais pobre,pois plano funeral também está enchendo a medida na minha casa. É um espanto a falta de controle sobre estas operadoras de serviço.Levei quase um mês para me desvincular da Net.Pedi uma mudança de endereço e eles me fizeram de boneco.Depois que cancelei ficaram me ligando mais de 30 dias.3 a 4 x por dia.Parecia medicação para infecção.E vc não tem com quem reclamar....***Pelo visto o Mayc levou a mariola com papel e tudo.Acerto na mosca......

    ResponderExcluir
  18. A 28 tem pista dupla e na época era mão dupla. acho que o raio da curva não indica que ele vá atravessar a pista que vemos.Portanto vai entrar na contra-mão. Lá atrás tem um morro. Não me lembro que se veja nenhum morro da esquina da 28 com Pereira Nunes. Aposto em Visconde de Sta Izabel.

    ResponderExcluir
  19. Realmente o prédio de 3 andares ainda está nas fotos do "Street View". O pessoal deveria falar sempre Oi-Telemar, pois quando é propaganda só aparece o nome de fantasia e quando é processo contra ela, publicado na mídia, aparece só a razão social para o povão não se ligar que é a mesma (porcaria).

    ResponderExcluir
  20. A foto é realmente na esquina da rua Pereira Nunes e Boulevard 28 de Setembro. A linha 74 não passava na Pereira Nunes, mas em 1964 o itinerário de várias linhas foi alterado. A 74 foi suprimida em 04/05/1964. Portanto, a foto deve ser de pouco antes dessa data.

    ResponderExcluir
  21. Mas eu já tinha dito que o bonde entrava na 28,mas vocês não acreditaram. Fiquei magoado.

    ResponderExcluir
  22. Magoa, não... Vc ganhou desde 09.22h. Parabéns!

    ResponderExcluir