Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

BONDE LAPA - CANCELA



Vemos três fotos do bonde 36, Lapa-Cancela, cujo itinerário era: Largo da Lapa - Mem de Sá - Santana - Benedito Hipólito – Marquês de Pombal - Praça. 11 - Presidente Vargas (lado ímpar) - Francisco Bicalho - Francisco Eugênio - Figueira de Melo - Campo de São Cristóvão – São Luiz Gonzaga – São Januário - General Bruce. Os números de ordem dos bondes eram 438, 452 e 447.
Na primeira foto podemos ver no bonde o anúncio da "Liquidação Azul", do Magazin Segadaes (Rua Uruguaiana nº 23-25). No abrigo de bondes o tradicional anúncio do "Dragão da Rua Larga" (Rua Larga/Marechal Floriano nº 193) e da "Loção Xambu" (seu anúncio dizia: “Caspa! Cabelos brancos! Use Loção Xambú – Cabelos brancos ou grisalhos voltam à sua cor natural. Elimina a Caspa. Êxito garantido”. Laboratório Rua 24 de Maio nº 254). Mais acima o "Seu dia chegará - Loteria Federal" e, à esquerda, ao fundo, um anúncio de "Cinzano". Todos conseguem ver o anúncio da Coca-Cola?
O motorneiro posa para a foto, enquanto o condutor responde à pergunta da jovem senhora elegantemente vestida. Essa linha 36 - Lapa x Cancela era muito antiga, mas inicialmente tinha o número 52.
O bonde, nesta primeira foto, está na simpática estação na Lapa e servia os alunos do Colégio da ACM, que ficava na Rua da Lapa nº 86, com conta o J.E. Silveira. No lado oposto desta foto, existia um quiosque que vendia uma água mineral gasosa servida geladíssima, que era quase um ponto de parada obrigatório nos dias de mais calor. A água era servida naqueles copinhos cônicos iguais aos das carrocinhas de mate ou laranjada.
Na terceira foto vemos um engarrafamento de bondes, liderados pelo 36 - Lapa-Cancela, tendo atrás o 56 – Alegria e o 59 – Pedregulho. Seria falta de eletricidade?

22 comentários:

  1. Bom Dia! Bonde e ônibus sempre gera mais comentários. Aposto em mais de 20 para hoje. Se possível gostaria de ver novamente o bonde Cachambi.

    ResponderExcluir
  2. Postagem de bonde é sempre uma atração e os reclames um sucesso.Bom que apareçam as publicidades também das edificações. O Ceará, indivíduo, com certeza usou muito o Loção Cambu para disfarçar os anos AC.

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos! Chegar em casa, tomar um banho, jantar às 6:30, ouvir música na rádio Tamoio, e dormir às 21:00. Tudo isso depois de um sacolejar no bonde lendo um bom jornal, Isso é que era vida boa,,,

    ResponderExcluir
  4. Esta linha tinha um trajeto curto mas prático.
    Pena que todos estes abrigos tenham sido demolidos. Poderiam ter sido modernizados.

    ResponderExcluir
  5. A vida na Lapa de outrora era intensa e não faltava transporte. Esse quiosque devia vender de tudo! Havia um desses na Praça Tiradentes que ficava entre duas linhas de bonde em frente à Avenida Passos. Eram "outros tempos". FF. Mais um estabelecimento tradicional fechou as portas: A Casa da Suíça. É o efeito causado pela violência, pela crise, pelo "coitadismo", e pela leniência para com o ilícito. É tempo propício para gente como Anitta, Ludmila, Nego do Borel, Tati-Quebra Barraco, e outros do gênero. São tempos de "parque de Madureira, Parque Olímpico de Realengo, Baile da Vila Cruzeiro, ônibus 474, cais do Valongo, e tudo o mais que recende à cultura, refinamento, e sabedoria dignos e à altura desse povo...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos. Grandes recordações principalmente do bonde 36. Também existia a famosa água gasosa hidrolitol, acho que era esse o nome correto.
    FF. O Messi sozinho carregou e classificou a Argentina para a Copa. Os outros craques que são tão festejados pela Europa afora, para mim são jogadores bem mediocres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comenta-se a boca pequena que o Equador - já desclassificado - deu uma de Peru em 1978 e entregou o jogo para a Argentina....

      Comentarista Esportivo.

      Excluir
  7. Boa tarde a todos.
    Luiz. Uma dúvida: No texto você fala em Loteria Federal.
    Eu sempre acreditei de que a Loteria Federal só começou a existir no país a partir de 1970 depois que foi legalizada. E, como bem vemos, a época mostrada nas fotografias é bem anterior a 1970.
    Loteria Federal existe desde quando então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o imperador D. Pedro II quem regulamentou o funcionamento das loterias, por meio do decreto nº 357, de 27 de Abril de 1844.
      Em 1899, nos primeiros anos da República, parte da arrecadação foi incluída como receita no Orçamento Federal.
      No século XX, foram introduzidas várias novidades importantes, tanto nos métodos quanto na emissão de normas rígidas visando dar mais credibilidade e transparência ao processo.
      Os primeiros Revendedores (distribuidores) da LOTERIA FEDERAL DO BRASIL de 1930 até 1950 foram:
      No Rio de Janeiro eram distribuidores, entre outros:
      - Mundo Lotérico
      - Casa Esperança (Citimio Cataldo)
      - Fasanello (Ricardo Fasanello)
      - A Simpatia ( José Costa ) Fundada em 1928.
      Até o início da década de 60, as loterias eram exploradas pela iniciativa privada por meio de concorrências públicas organizadas pelo Ministério da Fazenda. Cada concessão permitia a exploração do serviço por um período de cinco anos, modelo que funcionava desde os primeiros anos da República.
      Todavia, com exceção dos prêmios que pagavam aos bilhetes premiados, as antigas loterias não traziam qualquer benefício para a população. Foi pensando nisso que em 1961 o presidente Jânio Quadros, por meio de decreto, determinou a administração da Loteria Federal à CAIXA.
      A primeira extração da Loteria Federal sob a administração da instituição ocorreu na tarde do dia 15 de setembro de 1962, no Rio de Janeiro.

      Excluir
    2. A loteria esportiva foi criada em 1970 por ocasião da Copa do Mundo. A loteria Federal é bem mais antiga, porém não posso precisar a data.##Água mineral em Niterói só pode piada do comentarista.##Não existia vigilância sanitária naquele tempo e qualquer podridão podia ser vendida.

      Excluir
    3. Obrigado Luiz pelo esclarecimento.

      Excluir
    4. Conheci o primeiro apostador da Loteria Esportiva. Chamava-se Josias Bernardino de Araújo. Era um pernambucano frequentador do Castelo, funcionário de um cartório, e que depois se tornou despachante. A primeira aposta foi feita por ele na loja inaugural que ficava na Cinelândia, depois de ser sorteado em uma distribuição de números.

      Não entendi a dúvida sobre a loja da Hidrolitol em Niterói. Era bem conhecida, como demonstra o link que adicionei ao meu registro.

      Excluir
  8. As pessoas bem vestidas predominavam. O motorneiro com casaco branco.
    Era verão?

    ResponderExcluir
  9. FF: A quem interessar. No próximo domingo (15/10), às 19:00, será reapresentado no Canal Brasil o documentário "É Tudo verdade - Crônica da Demolição", realizado este ano e dirigido por Eduardo Ades, que aborda a demolição do Palácio Monroe.

    ResponderExcluir
  10. Sobre a menção à agua mineral quero crer que se refira à uma pequena loja (e não um quiosque) que vendia um produto chamado Hidrolitol. Era marca registrada de um produto com o qual se preparava um tipo de água mineral. O interessado podia beber a tal água na própria loja ou comprar o produto para preparar em casa. Existiu uma loja Hidrolitol em Niterói, próximo à estação das barcas. http://historiandowaldir.blogspot.com.br/2016/03/no-tempo-do-hidrolitol.html

    Quanto à minúscula lanchonete que havia nesse abrigo de bondes contei em outra oportunidade sobre a péssima qualidade do que era ali servido. Mas um amigo daqueles tempos era fã desse local, tanto que ganhou o apelido de "avestruz". Sempre que ia aos Bilhares Indígena, que ficava no sobrado em frente, antes passava por lá. Ninguém nunca entendeu essa preferência.

    ResponderExcluir
  11. Loção Cambu, que diabo é isso? Provavelmente deve ser um desses elixires vendidos na Feira de São Cristovão para dar jeito nas coisas que não tem jeito como é o caso do Pastor.

    ResponderExcluir
  12. FF. Foi revogado ontem pelo presidente Temer o decreto imperial que remonta a 1827 e que criava a obrigatoriedade do tratamento de bacharéis em direito pelo título de "Doutor", ainda que os mesmos não tenham defendido qualquer tese de doutorado. É uma "vingança contra os doutores da "lava-jato". Menos mal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E "data vênia " ainda persiste?

      Excluir
    2. Nunca me incomodei ou fiz questão de ser chamado de "doutor", apesar de ser pós graduado e ter outros títulos, inclusive o que mais prezo que é ser Procurador Federal. Mas o que de fato me surpreende é um tipo de comentário oriundo logo de alguém que por força de sua atividade profissional teria que ter a pachorra de investigar a notícia que não passa de um embuste, uma notícia dita "fake", com origem em um site de boatos. Os advogados são assim chamados, de doutores, por uma mera formalidade, assim como aos juízes também não existe qualquer obrigação legal de serem denominados meritíssimos, ou excelência, uma mera reverência que aqui por vezes é tratada com ironia ou deboche pelo mesmo subscritor do referido registro. Isso acabou por pertencer a uma das fontes dos Direito que são os usos e costumes. Se o açodado autor do comentário fosse um "foca" (jornalista principiante) teria dado uma "barrigada". Lamentável. http://www.boatos.org/politica/temer-revoga-decreto-advogado-doutor.html

      Excluir
  13. Recomendação da Tia Nalu :no cabelo só Loção Xambu.

    ResponderExcluir
  14. Interessantes amostras do cotidiano do popular transporte do carioca nos anos 40 ou 50. As fotos noturnas então, são raras.
    E aquele casal, ali à esquerda na direção dos luminosos do Campari e do apagado da Coca-Cola, o que estaria procurando? Ou a jovem estava mostrando a nova dança do tal de Rock and Roll?

    ResponderExcluir
  15. E no dia 04 de Maio às 19:00 horas do mesmo ano, também no jogo de bicho foi substituído o sorteio do Constantino pelo da Loteria Federal, com o mesmo slogan vale o que está escrito.

    ResponderExcluir