Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de outubro de 2017

BOTAFOGO


 

A primeira foto, provavelmente de pouco antes de 1920, mostra uma casa e vila na Rua São Clemente, quase chegando ao Largo dos Leões.
Alguém saberia dizer como a vila particular que aparece na foto se transformou na Rua Alfredo Chaves, que dá acesso à Rua Icatu?

Podemos observar ainda que a parada de bonde (poste marcado de branco) era bem em frente à casa, junto ao antigo lampião. E ainda havia, à esquerda, uma casa colonial.

A segunda foto, do acervo do JBAN, mostra uma planta de 1926 com a vila ainda com portão. Os nomes das ruas provavelmente foram colocados em data posterior.

Segundo o Cau Barata, esta região foi adquirida em 1800 por Custódio Moreira Lírio e tinha 200 braças de testada para o Caminho de São Clemente e fundos até as vertentes do morro. Nessas terras surgiram a Rua Alfredo Chaves, Rua Barão de São Clemente (Rua Icatu, Rua Sarapuí), Largo dos Leões (Rua Mário de Andrade, Rua Mário Pederneiras). Posteriormente foi dividida em lotes.

12 comentários:

  1. Daria um belo templo para a minha igreja.Na parte dos fundos poderia ser instalada uma sala de diversões e recebimento de dízimo. Vou olhar a planta com mais calma e pensar em outros investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Hoje é dia de aprender, nada sei sobre este local.
    PS. Agora vamos rumo ao 1.000.000 de visitações. Parabéns ao SDR e ao seu gerente.

    ResponderExcluir
  3. Acho que também daria uma bela empresa de AC, mas somente para atendimento aos abonados. Tarja verde como fala um certo Pastor estariam fora. Chego a sonhar que seria uma maravilha a sede da Calango ser nesse imóvel onde no segundo piso ficaria o salão de chá para fechamento de contratos de instalações e obras.
    No fato do foto: Viver no Humaitá e adjacências nesses tempos deveria ser maravilhoso pois se tem a impressão de estar vivendo na região Serrana com esse cenário bucólico.

    ResponderExcluir
  4. FF: ontem 40% dos comentários contendo réplicas e tréplicas não foram publicados.
    Não vale a pena manter disputas pessoais por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a deus o SDR continua firme.Sem ele,estou fora.Não manjo nada de outras mídias e acho que o modelo daqui é muito bom.Chegou aos 100.000 acessos não foi por acaso.Sem espanto.
      Com relação as disputas pessoais,penso que o nosso gerente sabe perfeitamente de onde são emanadas.Com espanto!!

      Excluir
  5. Tia Nalu conhece bem a Cova dos Leões.Disse que fica em Brasilia.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Região que conheço de passagem. Seria o morro Santa Marta à direita? Parecem ser casas de trabalhadores. Quando conheci Botafogo já era um lugar de transito complicado e de aluguéis caríssimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ! APG, o nome do morro é Dona Marta, enquanto o da comunidade é Santa Marta.

      Excluir
  7. Boa tarde a todos.
    Várias casas clássicas ainda persistem no bairro de Botafogo, o que é bem diferente de outras áreas como o outro bairro de times, o Flamengo.
    Já vi casas nesse estilo tanto em Botafogo quanto na Tijuca.

    ResponderExcluir
  8. Teoria da Conspiração17 de outubro de 2017 às 13:12

    Alô,alô meus amigos eu estou no pedaço e prometo que dentro de uma ou duas rodadas no máximo vou dar a classificação final deste campeonato que vocês acham que é sério mas que passa pelo meu crivo direto.Em tabelinha com a Rede Globo vamos só ratificar algumas coisas que estão armadas desde o início como o campeão,os 4 da Libertadores e os 4 rebaixados.Juizes e bandeirinhas devidamente engavetados bem como vários jogadores que são chamados de traíras e que gostam de uma grana extra.Expulsões combinadas e cartões importantes só para configurar a armação.Só não acredita quem não acompanha e vou adiantando que o São Paulo não vai cair.Volto em breve com os dados mais que concretos.

    ResponderExcluir
  9. Pode-se dizer que a parada de bonde é o início do Largo dos Leões.
    Pelas fotos de 2016 do Google Street View, a maioria das casas da vila continuam como estão na foto acima, apenas com variações de cores. Algumas sofreram bastante modificações.
    A favela Dona Marta tem entrada pela Praça Corumbá, que fica distante uns 500 metros do Largo do Leão, sentido Praia de Botafogo.

    ResponderExcluir
  10. O SDR está nesse endereço desde 21/12/2016 e com pouco mais de 100.500 visitas, o que dá uma média de 330 a 340 visitas por dia. Eu não sei a média de outros blogs, mas eu acho um ótimo número.

    ResponderExcluir