Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

IGREJAS




 
Hoje temos um desafio: as fotos mostram igrejas  na Pavuna, em Bangu e em Campo Grande.
Quem poderia fazer comentários sobre elas?

23 comentários:

  1. Em um dia de feriado católico, a postagem é bem sugestiva, ainda mais quando é flagrante a decadência da fé católica no Brasil. Todos aqui cumpriram os "ritos" da fé católica desde tenra infância mas por razões diversas, muitos enveredaram por outros caminhos, já que a fé inteligente rege mentes esclarecidas...

    ResponderExcluir
  2. a única que conheço é a segunda, que é a Igreja de Santo Antonio na Pavuna. Nem lembrava o nome dela e tive que pesquisar. Fui padrinho de casamento de ex-funcionária nela. A primeira e a última parecem ser a mesma, antes e depois da conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente diferentes.

      Excluir
    2. Não são. Se forem contemporâneas diria que foram projetadas pela mesma pessoa.

      Excluir
  3. A 1ª foto, a Igreja acho que é a da Matriz que fica na praça da matriz, também junto à rua da Matriz em São João de Meriti.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não conheço nenhuma delas, mas a igreja da quarta e última foto é de Bangu, pois o estilo de construção com tijolo aparente é o mesmo da famosa, e atualmente desativada, fábrica de tecidos daquele bairro. E considero que não é a mesma da primeira foto, Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o fábrica desativada é hoje o Bangu Shopping. Sobre as igrejas que ilustram as postagens, as duas de cima são, de cima pra baixo, a Matriz de São João de Meriti e a Santo Antônio (Pavuna). Desconheço as outras.

      Excluir
  5.   A Igreja em São João de Meriti na praça da Matriz:


    https://goo.gl/maps/5fDff9CnMUn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É efetivamente a igreja da Matriz de S.J. de Meriti. Mas é uma "meia verdade", já que Pavuna e São João são separados por uma rua. Pode não parecer nada mas até 1975 pertenciam a estados diferentes. Isso pode ser constatado na arquitetura de ambos e é notória a diferença, já que o atraso e a sujeira do "Velho Estado do Rio" parecem ainda presentes "do lado de lá". As marcas desse atraso continuarão pelo decorrer dos séculos. É como um "karma"...

      Excluir
    2.    O bairro da Pavuna e o centro de S.J. de Meriti "funcionam" como se fossem uma coisa só.

         O rio Pavuna separa as duas localidades.

      Excluir
  6. Pelo menos em termos de igreja a ZN está bem prestigiada no SDR.Quero ouvir o chororô ...**A igreja Católica demorou a pelo menos tentar mudar.No Brasil deu campo aos "evangélicos ",mas ainda comanda um batalhão. Hoje,por exemplo,É um feriado tipicamente católico. Como outros de alcance maior.

    ResponderExcluir
  7. Bacana o post de hoje.

    A quarta foto é a Igreja de Santa Cecília, construída no início do século XX, que delimita o início da Rua Cônego de Vasconcelos. Possui o mesmo padrão de revestimento de tijolinhos vermelhos que as casas das vila operárias tinham, construídas pelos ingleses no início das atividades da Fábrica de tecidos Bangu.

    ResponderExcluir
  8. A terceira foto está lembrando muito a antiga capela de Sant'Ana, que fica na localidade de Capoeiras, próximo da Estrada do Mendanha; numa época que essa região de Campo Grande era praticamente rural.

    O mês de julho é marcado pelas conhecidas festas julinas, com suas quadrilhas, comidas típicas, entre outras características. Além disso, este mês também é lembrado por ser o mês dos avós, já que, no dia 26 deste, segundo a tradição católica, comemora-se o dia de Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria, consequentemente, avós de Jesus Cristo.
    O bairro de Campo Grande, entre outras igrejas tradicionais da região, abriga a igreja de Sant'Ana, localizada na Estrada do Mendanha, próxima ao West Shopping. Sua origem remonta ao ano de 1754, quando foi construída a primeira capela de Sant'Ana, em Capoeiras, sendo edificada por João Pereira de Lemos.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e bom feriado também.
    Nenhum desses lugares é minha jurisdição, porém, já fui a vários desses lugares como os citados pelo Luiz.
    Acreditou eu que a terceira foto seja quase na divisa entre Realengo com Bangu.
    A construção é situada nas proximidades de onde ficava o antigo paiol de explosivos do Exército.
    Acredito de que o nome seja PÇA do Canhão.

    ResponderExcluir
  10. Em tempos de fundamentalismo evangélico, mas faz-se necessário dizer aqui que as igrejas católicas quando ficam prontas, a maior parte delas são muito atraentes.
    É uma pena que a beleza a arquitetônica nem sempre seja valorizada.
    Isso é notório no que o próprio comentarista Joel dissera 07:32, quanto também no descaso que a sociedade tem.

    ResponderExcluir
  11. As igrejas da foto devem ter sido construídas há muito tempo.Vejo que na atualidade os templos cristãos comportam mais fiéis do que os católicos.Nos templos cristãos não existe a veneração de santos que segundo entendimento,foram santificados por outros homens.Nos templos cristãos os cultos são gratuitos embora a imprensa e os curiosos digam que são cobrados.Deus não precisa de luxo nem de paramentos para mostrar seu poder e por isso as igrejas são mais simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e os templos católicos não são cristãos, por um mero acaso ? Palavra que não entendi...

      Excluir
  12. Se eu pudesse,a minha igreja seria amais suntuosa possível. É que o povo gosta de luxo.Não gosta de pagar por ele.Depois que criaram a tarja verde o negócio complicou e com a crise atual os dizimistas sumiram.Ontem,por exemplo,um fiel teve a cara de pau de dizer que a tarja verde era ruim para ele e que deveria ser boa para o pastor...E querem o milagre na hora.Vida de pastor não é a beleza que todos pensam.Assim muitos deles preferem ser...políticos!!!

    ResponderExcluir
  13. Estou com o Pastor. Quem chegou primeiro leva o maior pedaço. Colonização é coisa séria e nós fomos colonizados por outros povos e a prova é essa aí em cima. Hoje a coisa está um pouco mudada mas ainda se sente o peso da tradição desses colonizadores.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas informações de nossos comentaristas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos.

    Só tinha visto (que me lembre) a última igreja, em outras fotos.

    Hoje o SDR involuntariamente alcançou até a baixada, para lamento de alguns comentaristas.

    ResponderExcluir
  16. Realmente a segunda foto é da Igreja de Santo Antônio, na Pavuna, onde inicia a antiga Estrada Rio do Pau.

    ResponderExcluir
  17. Ainda lembro-me da história contada pelo meu pai Jorge dos Santos Souza. Na época ele tinha aproximadamente uns 14 anos. Quando Ajudou a demolir este " Humilde Monumento Divino " sob o comando de seu Mário e dona Alzira. Famosa Capela de Sant' Anna. Onde as ladainhas eram rezadas em LATIM

    ResponderExcluir