Total de visualizações de página

sábado, 16 de dezembro de 2017

CALÇADA DA AV. ATLÂNTICA


 
As duas fotos de hoje mostram a calçada da Avenida Atlântica junto à areia. É curioso notar que houve mudanças no desenho das ondas, começando já nos anos 20 do século passado, após algumas ressacas.
O sentido das ondas variou conforme o administrador da época. Há algumas fotos antigas em que as duas orientações convivem, bem como já houve trechos com pedras portuguesas, com ladrilhos hidráulicos e até com cimento.
A primeira foto, enviada pelo prezado GMA, mostra um grupo de colegiais (alguém conseguiria identificar a que escola pertencem os uniformes?).
A segunda foto, já publicada por aqui, parece ser dos anos 40.

15 comentários:

  1. Estive há pouco tempo na Avenida Atlântica com o fito de examinar detalhes da via e fiz algumas constatações. Sentei-me em um banco de pedra que está exatamente onde se situava a pista de rolamento da "Velha Atlântica" e percebi que até a parte central mais elevada com a inclinação nos cantos junto ao meio-fio para o escoamento continuam como se tivessem sido cobertas com uma fina camada de pano. O granito usado na antiga calçada junto à areia e que era de boa qualidade, desapareceu com a nova calçada. O que foi feito dele? Foi vendido, doado, ou abandonado?

    ResponderExcluir
  2. Como era estreita a calçada da avenida Atlântica.
    O granito da antiga calçada é agora o que determina o final do calçadão junto aos prédios. Separa este calçadão dos estacionamento dos carros.

    ResponderExcluir
  3. A segunda foto foi tirada em frente a Praça do Lido, única de frente para o mar aberto no Rio.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. As ondas da calçada da Av. Atlantica, mudam de acordo com a maré de quem está no comando da cidade. Atualmente a calçada embora muito mais larga, apresenta menos espaço para os pedestres.
    FF. Quem será eleito o novo alcaide da cidade nas próximas eleições?
    Quais os possíveis candidatos?

    ResponderExcluir
  5. Outros tempos com tranquilidade total.Hoje o local é bastante agitado,digamos assim,não só pelo trânsito mas pelo numero de pessoas circulando(gente em excesso...)quiosques e ambulantes.Há um ano estava dando um giro por aí e a virada do ano foi no Leme.

    ResponderExcluir
  6. A ideia que se tem em ambas as fotos é de mansidão e tranquilidade. FF Na seção de O Globo "Há 50 anos", hoje vemos a foto do espaço vazio que era ocupado bela Boate Vogue. A foto é de 1960. Também fala dos planos do governo para a remoção de favelas, mas nem todas as elencadas foram removidas. Copacabana e Ipanema, livres do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, não se encontraria no estado decadente em que se encontra. Grande parte do crime, dos ilícitos, e da desordem urbana na região se originam "naqueles sítios". Jorge Dória, que interpretava um personagem que se via às voltas com um filho gay, tinha um bordão que cabe aqui: "Onde foi que eu errei?"

    ResponderExcluir
  7. O grande problema é que nossos governantes não querem perder votos, visando reeleições $uce$$ivas. A remoção de favelas é uma medida drástica e que deve ser implementada. A população precisa saber que além de ter Direitos, também tem Deveres! Criou-se a cultura dos "Direitos" e deu no que deu...
    O controle da natalidade é outro problema que um dia deverá ser enfrentado, apesar da grita de religiosos.
    Tudo passa por uma única via, chamada de Educação, a qual tem sido cada vez mais fechada para toda a população...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime Moraes, vejo que é um homem sensato. Educação sim, mas com deveres. Vara de marmelo e chibata também. Ontem assisti no Bom dia Rio mais um saque à caminhões de carga ocorrido em uma das favelas do Lins. Dispensando maiores comentários, percebe-se bandidos que são como "ratos caucasianos" e ratos precisam ter o tratamento adequado. Em 1348 um terço da população conhecida sucumbiu diante da Peste Negra, moléstia transmitida por ratos. Agora a situação é mais grave, pois os ratos são muitos e tem "apoio político". O que fazer? Construir-lhes piscinas e quadras de esportes? Proporcionar-lhes "lazer", bailes funk, e outros mimos? O controle de natalidade já não é mais eficaz.

      Excluir
    2. Professor Jaime,
      O crime desce o morro!
      Duas casas interditadas pela prefeitura, uma por falta de pagamento de impostos, outra por incêndio considerado duvidoso pela prefeitura, foram invadidas, reformadas sem uma placa de autorização pelo órgão, pelo contrário, existe uma grande placa com o aviso: AFASTE-SE. PROPRIEDADE PRIVADA!
      Obras nos canos da CEDAE foram feitas por pedreiros particulares e a casa já se encaminha para o terceiro andar. Carros da prefeitura passam, param no sinal, olham e seguem a vida!
      Após o despejo da primeira, invasão, grande reforma, e tranquilamente a vida continua.
      Para eles a lei não existe. As autoridades, cúmplices, fecham os olho$.
      Pacatos insulanos fingem que não veem. Parece tudo em PAZ.

      Excluir
    3. Não esqueçam que a Ilha tem um dono: Fernando Guarabu! A Subprefeitura da Ilha executa as suas ordens, sempre com a aquiescência de Crivella. Concordo com o Wolfgang, Joel Almeida, e outros que são inimigos ferrenhos das favelas.

      Excluir
  8. Terminada a temporada o Flamengo tem mesmo é que chorar com o que foi produzido e parece que está confirmado que esta diretoria é muito boa de gestão mas não entende nada de bola.Ficou no ora veja sim senhor.Não levou nem mesmo a Sul Americana que era premio de consolação.Vejam os investimentos e os resultados e aí fica fácil valiar.Gastar uma nota neste Everton Ribeiro que até agora nada jogou.Contratar Geuvânio,Romulo,Vaz,Rodolpho e outras porcarias que estão lá foi um absurdo.E ainda demorou a trocar de treinador deixando o Rueda chegar muito tarde. É hora de refazer tudo.Pode preparar uma barca bem lotada e ir dando mais vez a garotada.Reforço é para jogar e detonar pois de bonzinho o plantel está lotado.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ! Parece que o calçamento da rua, que aparece na primeira foto, não era lá dos melhores.
    Já no que se refere às favelas, me lembro que quando ainda funcionava a Escola Suisso-Brasileira em Santa Teresa, junto à Vila Jardim Santa Cecília, onde vários professores da escola foram morar, dada a proximidade da escola à mesma (ficava ao lado da vila), certo dia um dos professores suiços, vizinho meu, se virou para mim, enquanto olhava para a favela, conhecida como Morro dos Prazeres e exclamou: "Será que o pessoal aqui não tem a consciẽncia de que chegará o dia em que essa turma vai deixar a favela e invadir o asfalto ?" ... E agora, esse dia até já passou...
    O que é a diferença de mentalidade... que, aliás, faz toda a diferença...

    ResponderExcluir
  10. As ondas da calçada ficam mais de acordo quando paralelas à faixa de areia, como as ondas do mar.
    O uniforme com o triângulo no lado direito do peito que conheci era o da escola pública.
    E já que começou a "mesa redonda" do futebol: eu diria que 2 jogadores do Grêmio deixaram passar um "frango" pelo meio da barreira no gol do Real Madrid. O time espanhol pode até não ter sido eficiente nas finalizações, penso eu, mas o time gaúcho nem teve esse defeito, pois nem teve muita vontade de chegar ao gol.
    Obs.: não chamei de time brasileiro porque o clube, muitos torcedores e alguns jogadores não fizeram questão de comemorar com bandeira brasileira a conquista da Copa Libertadores, só do Rio Grande. É um direito, a liberdade de expressão, mas não peçam para ter a simpatia de todo o Brasil (porque dos Colorados já não têm mesmo).

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos.
    Lembro de uns 10 ou 15 anos atrás ler uma matéria de jornal em que a mulherada reclamava do calçamento de pedras portuguesas pois como vivemos em uma terra selvagem onde ainda não foi criado o sentido de Estado-Nação bem como outros quesitos necessários para o progresso da humanidade, volta e meia essas pedras soltam e viram futuras armas para baderneiros da esquerda quando há passeatas de esquerdistas ou de sindicalistas, ou então viram futuras armas nas mãos de delinquentes que são tratados como coitadinhos.
    A alegação dessas "madames" era de que essas pedras ajudam a quebrar o salto do sapato plataforma pois elas vivem numa constante "passarela" da vida.
    Lembro de que a época também diziam de que só havia uma Empresa no mundo que fazia o conserto disso e que a Empresa ficava em Portugal.
    Se é verdade ou não eu não sei. Apenas recordei tais fatos.

    Sobre o comentário do Anônimo das 14:10, ele tem toda razão. Eu sou inimigo Nº1 das favelas, pardieiros, cortiços, cabeças de porcos, valhacoutos e outros antros desse gênero.
    Sempre disse de que o objetivo é você retirar do indivíduo desses ambientes porém também retirar de dentro dele essa cultura hedionda, pois se não, vira o que virou no Governo Brizola aqui no RJ ou no Governo Petista em todo o país.
    É difícil mas é necessário ser feito.
    Daí eu concordo com o Jaime Moraes quando digo de que liberdade sem responsabilidade, acaba em criminalidade. Assim como progresso sem ordem, é inalcançável.

    Em relação da pergunta do Lino as 09:54.
    Hoje pela manhã conversava com amigos sobre como ficaria da situação do país e quais seriam dos prováveis candidatos a Presidente.
    Por mais uma vez chegamos da conclusão de que há de uma total ausência de nomes fortes para ocupar da pasta.
    Essa eleição de 2018 realmente será algo muito estranho da conta.
    E, no final de tudo, pairou de uma dúvida: Será que teremos eleições diretas para Presidente caso a saúde do Temer venha a piorar??????????
    Eis a maior dúvida, senhores!

    ResponderExcluir
  12. Depois de ver o jogo de um time só, assisti um verdadeiro jogo de futebol, Tottenham X Manchester City, o Tottenham perdendo de 4x0 aos 90min. de jogo, ainda partindo para cima do time do M. City, como se o jogo estivesse 0x0 e fez seu gol de honra, e o M.City, partindo para o ataque, querendo aumentar ainda mais o placar. Isso é jogo de futebol que dá prazer de assistir, mesmo sendo um VT sem eu saber o resultado do jogo.

    ResponderExcluir