Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

ONDE É?


Identificação correta: Rua General Glicério, antiga Rua Aliança, por conta desta fábrica que aparece na foto acima.
Segundo nos conta Renato Rezende, "a Fábrica Aliança, situada num vale dentro do próprio vale das Laranjeiras, fundada em 1880, foi uma das maiores têxteis do Brasil, responsável pela fixação no bairro de centenas de famílias de operários, tanto nas famosas vilas que ainda existem em Laranjeiras quanto nas casas simples das ruas de encosta do Morro Mundo Novo. Falida e sucateada em 1935, a antiga fábrica deu lugar ao empreendimento Cidade Jardim Laranjeiras, um conjunto de 13 prédios, hoje tombados por seu valor arquitetônico, no alto da Rua General Glicério."


 

16 comentários:

  1. Jeitão de General Glicério. Início dos anos 60, pelo DKW que se afasta , entre as árvores. Um Henry J e um Chevrolet 51 tomam o lugar dos pasteis da feirinha de sábado.
    Ia muito na General Glicério nos anos 50 e 60, para visitar tios agregados, que me adotaram como sobrinho e era ótimo passear com eles no Chevrolet 51 pelo Rio, da Quinta ao Joá. Quase tudo no cimento armado, como a Rua Julio Ottoni, caminho obrigatório na volta.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Frequento de vez em quando aos sábados esta pracinha da foto, fico exatamente no local da pessoa que está atrás do cara que aparece na ponta da praça. Ali me instalo ao lado da barraca do meu amigo Luizinho, o rei da Caipirinha da cidade, sempre escutando uma roda de choro ou de samba, que se forma neste local aos sábados no horário da feira. Ando em falta com ele, pois não tenho aparecido na barraca nos últimos meses, nem aí e nem na Praça São Salvador aos domingos. Para quem gosta de caipirinha, e se um dia for na barraca do Luizinho, aconselho a tomar a caipirinha de tangerina com gengibre, coisa muito especial. Um pena que as Tias Alcyone e Nalu estejam desaparecidas, daria uma sugestão de comerem o pastel ou o bolinho de bacalhau nas barracas que ficam exatamente onde se vê o caminhão estacionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lino observou muito bem a ausência das tias. Como a região é reduto delas e também da tia Evelyn, fica o questionamento: Onde andam as tias? Foram tricotar em outras paragens ou fazer companhia para tia Evelyn em busca de novas cafetarias?

      Excluir
  3. Não conheço de perto esses imóveis tombados mas acredito que sejam de razoável qualidade. Esses grandes conjuntos, se bem construídos, poderiam ser uma boa solução para o Rio. Os "Minhocões da Gávea e o de Benfica são bons exemplos. Se não me engano existe um prédio desse tipo popular nas proximidades na rua das Laranjeiras, o edifício Zacatecas. Estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Joel, O Ed. Zacatecas fica na rua das Laranjeiras, 210, junto à rua Pereira da Silva.
      dá uma olhada em... https://tinyurl.com/y8dd4qwj

      Excluir
  4. Bom dia.

    Hoje o Biscoito foi tão rápido que nem ficou molhado... Só se for de chuva daqui a pouco...

    O prospecto do Cidade-Jardim Laranjeiras é velho conhecido do SDR.

    ResponderExcluir
  5. Jurisdição das sumidas comentaristas Nalu e Evelyn. Aliás não seria surpresa se contassem que a Nalu e a Tya Alcyone já cumpriram o programa que o Lino sugeriu, com uma ou outra parada para "tricotar" na pracinha em foco.
    Aquele túnel projetado no segundo panfleto sairia em algum lugar entre o Santo Inácio e a entrada do Santa Marta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo na Pça São Salvador já encontrei com a tia Nalu algumas vezes, numa delas batemos longos papos na barraca do Luizinho, depois nas demais ela não pode parar para bater papo.

      Excluir
  6. Bom dia!
      Os apartamentos são bons, mas não há garagem para todos.
    O tombamento é meio ridículo, não se justifica.

    ResponderExcluir
  7. Imagino que as Tias Nalu e Alcyone em priscas eras batiam ponto no local,com tendências para proveito maior junto a ambulantes.***Não conheço bem o local e vou aguardar mais detalhes.

    ResponderExcluir
  8. Peralta,o implicante1 de agosto de 2018 às 10:28

    Ainda aposto que as tias estão em Curitiba.Solidariedade...

    ResponderExcluir
  9. Esse túnel evitaria o trânsito de carros na rua "Mundo Novo" cuja descida fica junto à casa de saúde Doutor Eiras no final da Marquês de Olinda. Mas há muito tempo o poder público passou a investir onde há grandes espaços para desenvolvimento. A Barra e o Recreio foram exemplos do crescimento da cidade, onde se chegou a se aventar a possibilidade de constituírem um município à parte. Mas o inconveniente desses grandes "booms" expansionistas são as regiões periféricas dos mesmos, os chamados "puxadinhos", onde serviços públicos precários ou inexistentes, a falta de segurança, transportes, e de mobilidade urbana, fazem dessas urbes locais perigosos. Exemplos como os "sub-bairros" de Jacarepaguá e da Zona Oeste, que não saem do noticiário policial, são bem vivos...

    ResponderExcluir
  10. Morei na principal saída do Cidade-Jardim Laranjeiras (rua Prof.Estelita Lins) de 1969 a 1979, logo depois de casar. Foi lá que minha falecida espôsa andou com meus dois filhos mais velhos, com carrinho de bebês e onde conheceu (acho que eram 6 ao todo) outras mães, que se encontravam na mesma situação, e que ficaram amigas pelo resto de suas vidas.
    Lino, pensei que o chorinho fôsse realizado na Praça Ben Gurion, na confluência das ruas Prof.Estelita Lins com rua das Laranjeiras. Meu filho, quando morador do bairro, era freqüentador assíduo do referido evento.

    ResponderExcluir