Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

TRILHA NOS TRILHOS




 
Na época dos paralelepípedos e dos bondes era imprescindível ter a habilidade de dirigir com as rodas sobre os trilhos dos bondes.
Nas fotos de hoje podemos observar esta manobra em diferentes anos e locais.
1)      1966 – Rua Barão de Bom Retiro com Rua Dona Romana, lá vai o táxi com banda branca e banda preta.
 
2)      1963 – Reboque do Automóvel Clube do Brasil e outro caminhão sobre os trilhos.
 
3)      Data e local não identificados. Lá vem a ambulância. Os letreiros à esquerda estão ilegíveis.
 
4)      1964 – Rua 24 de Maio. O Aero-Willys do início dos anos 60 e o lotação 251 na contramão, ambos sobre os trilhos.
 

26 comentários:

  1. A predileção do SDRL por reboques é marcante. Deve haver qualquer coisa na infância do redator.

    Foto 1 - Para o Jason Vogel, que teve um Chevrolet 1951, com bandas pretas. E foi ao Uruguai, há coisa de uns 10 anos.
    O local parecia Santa Teresa, mas como eu não conhecia o táxi, vi logo que não era.

    Foto 2 - Dois Ford F-350. O reboque é nacional, de 1959 e o caminhãozinho é 1957, americano, já com a carroceria moderna que sairia aqui em 1963, porém com a grade modificada.

    Foto 3 - A ambulância é Chevrolet, de 1948 a 51. É a chamada Boca de Sapo. Vou ajustar os apelidos, seguindo recomendações.

    Foto 4 - Aero-Willys 1962 e um lotação sobre chassis LP-312 (até 59).


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para corroborar vou fazer uma nova publicação sobre o Urubu...

      Excluir
  2.    Bom dia!
    Vias de paralelepípedos são um pouco incômodas, mas mais bonitas e ecológicas. Deveriam continuar assim, pelo menos, nas ruas residenciais.

    ResponderExcluir
  3. "Bom dia".

    Os paralelepípedos causavam muitas trepidações nos veículos e os trilhos pareciam mais estáveis. Além de que na chuva, os paralelepípedos eram mais escorregadios. O risco de ficar sobre os trilhos recaía nos pneus, caso houvesse alguma imperfeição (rebarba).

    Algumas ruas ainda são de paralelepípedos ou onde há calçamento deficiente de asfalto aparece por baixo o paralelepípedo original.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a foto 3 é da 24 de maio também. Em frente à Aliança dos Cegos.

    ResponderExcluir
  5. Na primeira foto aparece à direita a entrada da vila onde mora um conhecido comentarista "deste sítio". A terceira foto de local não identificado da zona norte, aprecem no canto à esquerda "Tião Medonho" e Manoel Godinho. Estariam planejando algum assalto?

    ResponderExcluir
  6. Os calçamentos com paralelepípedos muito bons para cidades tropicais como o Rio,pena que asfaltaram tudo. Fotos sensacionais ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O paralelepípedo escoa melhor a água e o ambiente fica mais fresco.

      Excluir
    2. ...além de ser mais durável que nosso ordinário asfalto que logo vira buraqueira.

      Excluir
    3. ... Na B.do bom retiro é preciso mesmo asfalto devido ao tráfego intenso. Talvez pudessem usar algum tipo de paralelepípedo com o topo mais regular(não sei se existe).

      Excluir
  7. Risco maior de danos aos pneus com sensação de desfile em asfalto.O banda branca já estava em desacordo,Mais parecendo o time do Flamengo.Ser socorrido por uma Boca de Sapo não deixa de ser um espanto.

    ResponderExcluir
  8. Na época, chama-se a isto "Chapinhar" ( a pronuncia era essa...). Muito bom para rasgar as laterais dos pneus Brasil...

    ResponderExcluir
  9. Na época do trilhos eu ainda não dirigia mas gostava da sensação de andar sobre os trilhos. Os trilhos molhados não escorregariam mais que os paralelepípedos?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Belas fotografias, os trilhos de bondes eram ótimos para rasgar pneus, sempre dirigi cortando os trilhos e andando entre eles, era sempre a melhor pavimentação das ruas de paralelepípedos. Como não sou tão velho assim, visto que quando tirei a minha carteira de motorista já fazia anos que os bondes tinham saído de circulação, mas como sempre ia a Santa Teresa, lá dirigia desta maneira. Realmente a foto 3 parece a R. 24 de Maio como disse o Luiz Antônio, se do lado direito desse para ver o muro ou as grades da linha de trem, confirmaria com certeza o local.

    ResponderExcluir
  11. Você anda numa rua ou estrada calçada com paralelepípedos, em Portugal, e parece asfalto. Quando trocaram o pé-de-moleque por paralelepípedos, nos anos 50, as ruas de Santa Teresa eram perfeitas; os operários da Light trocavam os dormentes e continuava tudo liso. Hoje é vala atrás de vala, há lugares com buracos crônicos, apesar de chumbarem as pedras no piso de concreto. Acho que alguém desaprendeu... um dia, conversando com um "engenheiro" da Prefeitura, ele teve a petulância de me responder: "Ah, paralelepípedos de Santa Teresa não têm jeito".
    Nunca mais falei com este cidadão.

    ResponderExcluir
  12. O Corinthians já mandou o tampão para o seu devido lugar e o Flamengo insiste no Mosquito sem pilha que a cada dia está mais enrolado sem saber o que fazer.Ja passou para o quarto e breve vai estar na cozinha.Estou injuriado e cansado de tocar está corneta.

    ResponderExcluir
  13. Já identifiquei o local da foto 3. Podem dar seus palpites, pois à noitinha vou revelar. Só digo que é na zona norte.## A foto 1 é anterior à 1966.

    ResponderExcluir
  14. Na terceira foto tem um "poste" inclinado à esquerda, talvez uma cancela de trem. Nesse caso um dos "meliantes" citados pelo Joel estaria disfarçado de "o homem da cancela", com quepe e uma muito pequena guarita, que pode ser só uma cobertura mínima.
    Esses detalhes podem ajudar a identificar o local.

    ResponderExcluir
  15. Fora de foco: Jair Bolsonaro foi atacado à faca em um ato de campanha em Juiz de Fora. Ele está fora de perigo devido apesar de não estar usando balístico. Perdeu pouco sangue e está fora de perigo. O vídeo é impactante. O agressor foi preso em flagrante e responderá por tentativa de homicídio.

    ResponderExcluir
  16. Lamentável sob todos os aspectos. O radicalismo, a intolerância, que separam os brasileiros não leva a nada bom.
    Soube por um colega de Juiz de Fora que houve uma lesão no fígado e numa alça intestinal. Será operado pelo Dr. Glaucio.
    Cada vez mais vamos para o fundo do poço.

    ResponderExcluir
  17. Caramba, teremos agora uma enxurrada de "teorias da conspiração", de todos os lados, de todas as matizes políticas e partidárias, de todas opiniões. Enfim, é triste; mas, são os caminhos, duros e trabalhosos da democracia. A desejar pronta recuperação ao candidato.

    ResponderExcluir
  18. O imbecil conseguiu transformar o ... nem sei como chamá-lo em vítima. Um desequilibrado que pode aparecer em qualquer lugar. Mas as teorias conspiratórias já estão a todo vapor por causa da antiga filiação política desse imbecil.

    Dr. D', o dano no fígado foi descartado. Houve lesão nos dois intestinos.

    ResponderExcluir
  19. Ele é bem intencionado. Torço muito para que recupere a saúde.

    ResponderExcluir
  20. Lamentável. Se um atentado contra a vida de qualquer cidadão tem que ser apurado com rigor, imagine quando é contra um representante do povo, seja deputado, senador, vereador ou qualquer outro cargo conquistado pelo voto popular, independente de ser candidato a presidente da república ou não.
    Por mais que tenha defeitos, não queremos ver a democracia sofrendo atentados.

    ResponderExcluir
  21. Lamentável sob todos os aspectos o ocorrido em Juiz de Fora.E assim um marco contra a democracia.Espero que a vítima se recupere bem.

    ResponderExcluir
  22. Brasil, o país da piada pronta até em episódios de alta gravidade.

    O Bispo que tentou matar o Messias.

    ResponderExcluir