Total de visualizações de página

domingo, 28 de outubro de 2018

BANHO DE MAR


 
O banho de mar na Praia do Flamengo, como podemos ver nas fotos, era um grande programa antigamente.
A vigilância funcionava como o “Correio da Manhã” noticiava em 1933: “Por terem invadido a zona delimitada ao banho de mar, no Flamengo, foram remettidos á ordem das autoridades do 6º districto, para a Policia Maritima, que os fará enviar á Capitania do Porto, três barcos a remo, denominados “Nino”, “Julio Furtado” e “Isza”, os quaes eram dirigidos pelos respectivos tripulantes”.
Eram famosos, também, os banhos de mar à fantasia, como os da década de 50. Em 23/02/1954 a notícia do “Correio da Manhã” era “Uma festa formidável marcou mais um triunfo do grupo “Flamengos de Verdade”.
Se alguma dúvida porventura pairasse ainda sobre ser o “Mengo, o maior”, certo se dissiparia em definitivo na manhã do último domingo, por ocasião do banho de mar a fantasia levado a efeito em frente à antiga sede sob o patrocínio do grupo “Flamengos de Verdade”.
 Multidão incalculável acorreu à Praia do Flamengo para apreciar e aplaudir o desfile de 19 representações dos mais famosos conjuntos carnavalescos desta capital.”

9 comentários:

  1. Bem, depois de tapar o nariz e apertar as teclas da urna, nada como estas belas colorizações do Nickolas para melhorar o domingo.
    O Aterro é formidável mas esta antiga praia do Flamengo tinha seu charme.
    Alô, Corneteiro Velho, o que foi aquele gol perdido pelo Paquetá ontem?

    ResponderExcluir
  2. Na areia, com roupa à moda de marinheiro e meias.... Totalmente inconcebível nos dias de hoje !

    ResponderExcluir
  3. Era uma outra realidade onde havia um povo educado.FF: As ruas estão tumultuadas desde cedo e um fato me chamou atenção: As seções eleitorais por onde passei na Tijuca e no Grajaú estão policiadas por soldados do exército e não pela Polícia Militar, o que foge à normalidade mas é compreensível. Hoje se inicia uma nova era no país mas "muita água ainda vai rolar" antes que o Brasil se erga. Hoje em O Globo foi publicada uma matéria na página 45 que mostra um pequeno capítulo da tragédia chamada Rio de Janeiro. Depois de lerem a matéria, entenderão a razão pela qual muitos políticos do atual "establishment" terem aversão ao choque de moralidade que virá com o novo presidente. A realidade mostrada acontece porque "as cabeças coroadas" da política assim o desejam. Aliás "há rumores" que aquela região é um "curral eleitoral" da família de um dos políticos que foi derrotado na última eleição para o governo do RJ...

    ResponderExcluir
  4. Um bom programa de domingo.
    Mais espectadores do que frequentadores na praia.
    Na primeira foto o hotel que não existe mais, mas aparece com certa frequência nos Fotologs do Rio Antigo.

    ResponderExcluir
  5. Os institutos de pesquisas eleitorais resolveram que em seus cálculos os indecisos são "votos inválidos". Bem escondido nos textos da mídia vi uma pesquisa com 2%¨e a outra com 5%, diferença maior que os limites de erros. Numa disputa apertada, descartar isso no cálculo pode ser "suicídio" dos institutos. Isso sem falar na abstenção, pois nem todos deixam de comparecer porque querem.
    Observação: chamar de "voto" as opiniões para pesquisa já é uma grande pretensão dos ibopes da vida. Exceto quando perguntam depois do eleitor votar, chamadas de "boca de urna", e que serão divulgadas daqui a pouco, às 5 da tarde, para o governo do estado. Para presidente será às 7 da noite. Mesmo assim parecem ignorar abstenção também, podendo ser levados ao erro.

    ResponderExcluir
  6. São 18:30 e com quase 70% de urnas apuradas, Wilson Witzel tem 60% dos votos e é o governador eleito. Certamente "o bicho vai pegar" no próximo ano e tudo voltará a ser como no passado. A "Ordem e o Progresso" serão as palavras de ordem!

    ResponderExcluir
  7. São 19:07 e com 90% das urnas apuradas, Bolsonaro é o novo presidente do Brasil!

    ResponderExcluir