Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ENSEADA DE BOTAFOGO



 
As fotos de hoje mostram a Enseada de Botafogo junto ao Mourisco.
As fotos das regatas são de 1951. Entre os participantes se encontravam remadores do Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Guanabara, Fluminense Natação e Regatas (de Niterói), São Cristóvão, Gragoatá, Internacional, Boqueirão do Passeio, Piraquê, Lage e Icaraí.
Havia provas de “yoles franches a 8 remos”, “Yoles franches a 2 remos”, “Yoles gigs a 2 remos”, “Yoles gigs a 4 remos”, “Outriggers a 2 remos, com patrão”, “Double trincado”.
As regatas que abriam a temporada destinavam-se particularmente aos que se iniciavam na prática do esporte das palamentas.
Podemos observar como era a área do Mourisco antes da abertura do Túnel do Pasmado em 1952. A Av. Beira-Mar terminava exatamente em um largo (cul-de-sac).
Vemos, da direita para a esquerda, o Pavilhão Mourisco, a sede do Botafogo e o Clube Guanabara, à esquerda, com sua piscina de água do mar. Ao fundo a Policlínica de Botafogo. No morro, à direita e no alto, vemos a mansão Fonseca Costa.
As regatas, depois dos anos 50, passaram a ser disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas. Inicialmente a chegada era perto da Fonte da Saudade. Quando se pensou em construir o Estádio de Remo, o local seria por ali, mas logo se verificou que a celeuma seria grande, por obstruir a vista da Lagoa para os moradores do entorno. Assim, a solução foi um aterro nas imediações da Rua Mario Ribeiro, onde finalmente foi construído o estádio. Mudou-se, portanto, o sentido da raia, com a largada perto da Fonte da Saudade e a chegada perto do Jockey, não sem muita discussão.

15 comentários:

  1. Embora me custe escrever o nome, a Enseada de Botafogo é um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro. Já foi chamada de Le Lac, mas foi há 450 anos.
    Merecia mais carinho da parte da CEDAE. Embarcar no Guanabara é uma atitude de risco. Remei lá, tinha que botar o pé na água, mas levava uma garrafinha de água para "enxaguar".

    ResponderExcluir
  2. Também acho o local lindíssimo mas as condições da água do mar são lamentáveis. Já tinha visto fotos de regatas na praia do Flamengo mas não lembro de ter visto na praia de Botafogo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Realmente a vista da Enseada é uma coisa muito bonita, tanto olhando da avenida frontal a Enseada, como do bairro da URCA. O Remo já foi um esporte que atraiu muitos adeptos, conceitualmente é um dos esportes mais completos em termos físicos para um atleta. A visão que me dá estas fotos antigas do Rio de Janeiro, quando são mostrados eventos de qualquer natureza que ocorriam na cidade, é que a cidade parecia um grande condomínio, assim como era na minha infância e juventude os bairros onde se morava, onde todos praticamente se conheciam. Já quanto a despoluição da Baía de Guanabara, isto é impossível nos dias de hoje, não só pela falta de uma rede de saneamento e tratamento de esgotos na cidade, como pelos diversos pontos de lançamento de esgoto clandestinos, a quantidade de favelas que circundam a Baía de Guanabara, e a falta de educação da população, que seria a razão principal para que ocorra uma mudança de comportamento da população.

    ResponderExcluir
  4. Nas duas fotos da regata, aparece um guindaste de grandes proporções. Estaria ali para a finalização do Túnel do Pasmado?

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus, que besteira escrevi ali em cima no outro comentário. É claro que já vi inúmeras fotos de regatas na praia de Botafogo. Era ali que ficava o Pavilhão de Regatas desde o início do século XX até os anos 30, se não me engano. Desculpem.

    ResponderExcluir
  6. E uma pena o Remo ter perdido seu lugar de destaque no esporte carioca. Na minha infância, pelo menos lá em casa, ele era lembrado, perdendo, claro, só para o futebol e o basquete, que ainda tinha influência dos bons tempos do Kanela.
    Aliás, o Botafogo nesse ano de 2018 se tornou o que consideramos o "Campeão de Terra e Mar", pois conquistou o Carioca no futebol e no remo.
    O guindaste, movido à vapor, tem aparência de draga, e acredito que estava ali para retirar material do fundo da enseada. Vai ver as embarcações que circulavam naquele trecho já estavam raspando em bancos de areia.

    ResponderExcluir
  7. De fato,belíssimo local.

    ResponderExcluir
  8. Em 1965 eu aprendi a nadar no Guanabara, cuja sede na época ficava na altura do "Sol e Mar", mas acabei praticando natação na sede do Botafogo que era em frente e melhor aparelhada. Os túneis foram a desgraça de Botafogo, já que sem eles o bairro seria um polo de esportes aquáticos. FF Pelo andar da carruagem, creio que novos tempos se avizinham. A vontade popular respondeu nas urnas com uma clara mensagem: "Esquerda jamais!" A eleição de Bolsonaro dispensa qualquer comentário adicional. No Rio de Janeiro os conluios e alianças espúrias e imorais de Eduardo Paes com políticos do MDB aliados de Cabral, Pezão, & cia, foram a sua perdição e a resposta veio nas urnas. Wilson Witzel declarou que não nomeará políticos para seu secretariado e que "não tem rabo preso com ninguém". Ele "fechou" com as forças de segurança e os "narcopolíticos" devem colocar as barbas de molho. Quanto a Bolsonaro, ele reafirmou que em Janeiro vai enviar P.Lei para revogar o estatuto do desarmamento. Projetos que preveem a criminalização de movimentos sociais estão sendo elaborados. Assim o MST, o Foro de São Paulo, e outras facções criminosas terão o destino correto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a situação do país continua difícil embora menos pior. Além dos 44 milhões que votaram no candidato do PT há outros 40 milhões que não votaram em nenhum dos dois.

      Excluir
  9. Engraçado, ninguém questionou a lisura das urnas eletrônicas...

    ResponderExcluir
  10. O exercício da democracia é salutar, pois deve-se defender inclusive o direito de opinião daqueles que divergem das nossas. É uma pena que alguns não expressem claramente as suas e outros preferem a posição mais cômoda: "em cima do muro". Mas é parte do jogo democrático. FF: O campeonato brasileiro de 2018 vai ser como as eleições e vai dar o obvio: O Palmeiras.

    ResponderExcluir
  11. Para ser mais exato, no balanço da matemática fria e indiferente: dos 147 milhões de brasileiros com direito a votar, quase 90 milhões (61%) não votaram no presidente eleito. Só de abstenção tivemos mais de 20% do eleitorado total.
    Observação: nem todos deixam de comparecer por vontade própria (viagem à serviço ou estudo, mudança para longe, doença e até mesmo falecimento após o balanço final do TSE).
    Faltam só uns 16 milhões para aderir ao próximo governo, talvez no primeiro ano, fora os que estão completando 18 anos esse fim de 2018 e mais 2019. E também tem aqueles 5 milhões que tiveram o título de leitor cancelado por falta de cadastramento biométrico, dos locais onde isso foi obrigatório.
    Muitas vezes um chefe de estado, para conseguir conquistar mais corações e mentes, mudando alguns rumos originalmente planejados, e assim conseguir chegar à maioria, pode acabar desagradando boa parte daqueles que o apoiam desde o início.

    ResponderExcluir
  12. A Vitória do Palmeiras no campeonato deverá ter uma cota atribuída a diretoria do Flamengo que preferiu ver a banda passar ao invés de agir com a manutenção de uma Comissão Tecnica muito ruim e a presença daquele Mosquito sem pilha e seus asseclas por período longo.As contratações também foram feitaem cima da perna e ao que indica com vantagem para alguns.Vou continuar cornetando e sem trégua para os oportunistas.

    ResponderExcluir
  13. "Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude"

    Não vejo mudança real no Brasil, até que toda a sociedade se comporte de forma correta. Não vejo isso em nenhum dos lados.

    ResponderExcluir