Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

LARGO DO MACHADO




 
Esta fotografia, do início do século XX, provavelmente de 1910, e que mostra a região do Largo do Machado, é tão boa que permitiu uma série de detalhes, que estão expostos nas fotos secundárias.
À direita vemos o prédio da Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico, com seu relógio marcando 10h35min. Ao lado deste local, talvez onde está a padaria e confeitaria (com persianas merecendo uma troca), seria construído, anos depois, o Cinema São Luiz, cuja inauguração se deu em 22/12/1937. O famoso Café Lamas era vizinho (uns dois prédios depois) do prédio da Ferro Carril e, já no final do século XIX, se notabilizava por ficar aberto 24 horas.
Junto ao prédio da Ferro Carril vemos um enorme "out-door": "A belleza depende da saúde. Vinol dá saúde".
Observem que a Rua do Catete "entrava" na direção do Largo, o que deu motivo para o Metrô devastar o lugar. Aliás o traçado sinuoso dessa rua dá pistas de sua origem relacionada ao braço do Rio Carioca que saía na Glória. Acho que alguns sobrados sobreviveram até os dias de hoje.
Ao fundo, no alto do sobrado, na direção do grupo de palmeiras, o anúncio "Usem só Calçado Rocha". Nesta calçada, em frente dos "Calçado Atlas", na porta da sapataria um grupo de alunas de colégio em seu uniforme branco, com chapéu e barras escuras ao nível da cintura. Atravessando a rua, à esquerda, duas lavadeiras com suas trouxas na cabeça. Uma carroça puxada por cavalos segue um "moderno" automóvel de placa 528 (é preciso aumentar bastante a foto para esta visualização).
 Os anúncios nas grades que protegem as árvores da ilha são da loja "Parc Royal". A ilha é a famosa "Ilha dos Prontos", tão falada por Luiz Edmundo, que surpreendentemente sobreviveu no meio dos automóveis até os anos 50, talvez por ficar desalinhada com a Rua do Catete.
Um belo poste de iluminação está semiescondido pelas árvores, sendo que, encostado na primeira delas, um provável funcionário do Lamas, com avental, descansa na sombra. Vários funcionários da companhia de bondes podem ser vistos pela rua.
Sob o anúncio de "Vinol" há um anúncio de água mineral e, pregados no tapume, cartazes de cinema onde se pode ler: "King of entertainers and entertainer of kings - Raym...".

24 comentários:

  1. Estava de butuca, esperando a volta do blog. Finalmente...

    ResponderExcluir
  2. E, como sempre, um piso impecável; certamente um asfalto de primeira qualidade.
    A foto é sensacional, mas deixo para o Gustavo identificar a aranha dos anos 00.

    ResponderExcluir
  3. As persianas eram externas às janelas, daí o péssimo estado. Nas janelas da Ferro Carril também há (em 3 janelas, mas estão recolhidas).

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Luiz, pessoal,
    Saudamos seu retorno,as postagens são excelentes e estavamos sentindo falta delas.
    O frontão da Companhia é digno de nota, com relevos em estuque representando guirlandas e o que parece ser um bonde de frente, com o número 891 ou similar.Teria a ver com a numeração do prédio ou seria uma data de construção?
    Ao fundo, o renque de palmeiras imperiais indica a entrada de algum palacete de importância. O último sobrado à direita (segunda foto) tem características Art Noveau, como aquela abertura circular no pavimento superior.

    ResponderExcluir
  5. Bom retorno, Dr. D'.

    O Largo do Machado é passagem obrigatória para ir ao IPP, coisa que não faço já há algum tempo.

    ResponderExcluir
  6. A garagem da Jardim Botânico tinha profundidade e seu acesso foi ampliado em um tempo posterior ao da foto. Naquele tempo o Largo do Machado ainda era uma região "refinada", depois o padrão decaiu, "visse"? Na última foto aparece um eleitor do P.T em plena atividade, atrelado a uma carroça...

    ResponderExcluir
  7. Fim dos tremores com o retorno do SDR.Foto,de fato,com muitos detalhes e em especial o Vinol,preferido do Ceará,individuo,para baixa de energia e outras deficiências...
    Estive poucas vezes no Largo do Machado,mas considero uma região interessante.
    FF: Mais uma vez uma empresa do porte da Vale do Rio Doce manda uma banana para o povo brasileiro.Se não bastasse Mariana repete a coisa agora em Brumadinho,com agravamento em numero de vitimas fatais.Um grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom retorno!
    Na verdade é a famosa dupla Lulu & Dudu antes da aposentadoria. Porém só um deles apareceu na foto. Como ficou "dis costas" não sei dizer qual dos dois. Só se algum veteraníssimo comentarista do SDR aparecer para identificar pela parte posterior.
    Veículos automotivos e de tração animal compreensivelmente evitando passar por cima do feixe de trilhos de bonde.
    Interessante a concorrência lado a lado no comércio de calçados.
    Já os reclames em tapume, incluindo o "out door" eram uma poluição visual, mas o do cinema era muito pouco modesto, apesar que naqueles tempos ainda com o rádio no mínimo ainda engatinhando (assim mesmo nada no Brasil), ir ao cinema, mesmo para ver filmes mudos, devia ser um programa muito desejado.
    A Tya aparece lá do outro lado da "ilha", caminhando rumo a casa da Nalu, para colocar as tricotadas em dia.

    ResponderExcluir
  9. SDR de volta isso é muito bom. Fotos magnificas inclusive enviarei a primeira para os fans dos elétricos em Portugal.

    ResponderExcluir
  10. A foto mostra a dualidade de bitolas, o que significa que a tração animal ainda estava ativa e prova a idade remota das fotos. FF: Quanto à tragédia de Brumadinho, não foi a primeira a debochar da pachorra e da indiferença que está entranhada no DNA do povo brasileiro e outras ocorrerão enquanto medidas efetivas não colocarem fim nessa triste sina. Embora já se saiba (como na tragédia de Mariana) quem são os responsáveis, as coisas agora podem tomar um outro rumo. E ainda fora de foco, uma ação judicial foi impetrada no Tribunal de Justiça pedindo o afastamento do procurador geral de justiça do Rio de Janeiro, chefe do Ministério Público Estadual, em razão de ter indevidamente "quebrado" o sigilo bancário do Senador Flávio Bolsonaro e revelado-os à Rede Globo. A foto dele em um restaurante da zona sul em confabulação com um repórter da Globo News está na mídia e nas redes sociais. Mais uma prova do aparelhamento da mídia que "vê ou fabrica" fatos que "em tese", possuem uma certa gravidade caso sejam verídicos, mas "não viu" Sérgio Cabral, Pezão, e 80% dos deputados estaduais saquearem o RJ, nem tampouco Lula, Dilma, Temer, Gilmar, Mello, e outros muitos "quebrarem o Brasil". Não à toa que membros do MPRJ recebem os subsídios mais altos do planeta e absurdamente despropositais e inadequados em um Estado falido.

    ResponderExcluir
  11. A falta desse blog causa-nos crises de abstinência. Adoro ver essas imagens de rua dessa época.

    Um amigo meu me comentou agora à pouco que o Bozo estava na sala de cirurgia. Ia comentar com ele que desejava para o Bozo o mesmo que ele desejou pra Dilma e dona Mariza (lembram-se). Mas contive-me, pois meu espírito autruista e humanitário assim não permite e desejei que tudo ocorra sem qualquer problema.

    Quem sabe na transfusão ele receba sangue de um negro, um índio, ou um gay para ajudá-lo em sua recuperação e que o torne um ser mais humano.... 😇

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia de Bolsonaro transcorreu sem a necessidade de qualquer transfusão. A Justiça Divina é infalível e inquestionável!

      Excluir
  12. Boa Tarde! Achei que a volta só aconteceria em primeiro de fevereiro. A turma está afiada,já disseram quase tudo. Acho que na foto 2,tem uma pessoa sentada na ponta do telhado do prédio da direita. Na 3 um funcionário passa piche dentro da linha. ( Esse procedimento só acontecia nas curvas). No DLU era costume usar os Bartodos,(também conhecidos por burrão),e que geralmente são de pelagem branca,para serviços outros,deixando para os burros o transporte do lixo.

    ResponderExcluir
  13. O Catete, Largo do Machado, e cercanias, possuem uma grande quantidade de apartamentos do tipo "conjugado", onde famílias inteiras residem em espaços de pouco mais 20 metros quadrados. Para isso é dado um nome: Promiscuidade! O novo plano diretor da cidade do Rio de Janeiro prevê imóveis com dimensões pouco maiores às descritas e isso é muito ruim para o "modus vivendi" da urbe.## O proselitismo é um dos piores defeitos do ser humano, já que, apesar de "polido", é uma atitude antidemocrática.## Nélson Rodrigues tinha fixação em "temas de alcova" e sua obra comprova isso, e apesar do "grave defeito" de ser tricolor, tinha lances geniais e "quase proféticos": Quase, pois apesar da enorme quantidade e de suas inúmeras tentativas, "o mundo não será dominado pelos idiotas"...

    ResponderExcluir
  14. Bom retorno ao titular do SDR. Agora resposta para o Pastor: Eu fui criado com papa de Jatobá com carne de avuante. Já estou nos 7.3 sem fazer revisão a não ser a do infarto do ano passado. De resto tá funcionando tudo. Meu segredo: Guaraná, paçoca de carne seca com cebola roxa e de quebra uma gemada de ovo de Capote com raspa de joá. De resto, não bebo, não fumo e não como sanduba do Tio Donald. Acordo as 5 da matina e ainda trabalho na Calango com empenho de iniciante. Agora conheço de gente que precisa de incentivos colorido para a empreitada. É mentira Terta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Ceará,individuo,vc tem toda razão.As vezes nem milagre multicolorido resolve a parada,mas vou te falar uma coisa:na minha igreja não se pode faltar com a verdade. É pecado!!!

      Excluir
    2. Com relação ao comentário do Menezes, havia na rua da Constituição a "Pharmacia Cordeiro", estabelecimento tradicional do tempo de "D.João Charuto" e famosa em um passado desprovido de estimulantes sexuais. Seus "boticários" produziam uma formula de nome "Guaracola", composta de Noz cola e catuaba marapuana. Nos anos 80 fiquei curioso com os "milagres" contados por um tio que tinha mais de 50 anos. Com vinte e poucos anos, uma saúde de ferro, e muita disposição, resolvi experimentar o tal elixir na convicção de poder "acionar os sinos de Notre Dame". Não percebi nada demais e achei que era propaganda enganosa. Mas certamente algum comentarista "mais antigo" sabe mais sobre essa "Pharmacia". FF: Descobri em meus arquivos os folders da propaganda dos edifícios Alaska e Egalité, ambos de 1952, contendo plantas dos apartamentos, preços, e condições de financiamento. Se o gerente se interessar, posso enviar para publicar no SDR.

      Excluir
  15. Quase oito horas de cirurgia. Convém observar os próximos três dias.

    ResponderExcluir
  16. O subproduto do eleitor do PT voltou com tudo.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite a todos. Retorno do SDR, seja bem vindo mestre Dr. Luiz D'. As fotos de hoje são de uma qualidade deslumbrante, pode-se ver uma cidade limpa, organizada, bonita, que dava prazer de se passear por ela.

    ResponderExcluir