Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de maio de 2019

BOTAFOGO


 
Hoje temos duas fotos garimpadas pelo Nickolas Nogueira, desta vez mostrando um aspecto da Praia de Botafogo/Morro da Viúva.
As pistas do Aterro em construção, vários prédios da região subindo e a Embaixada da Argentina ainda lá, na Praia de Botafogo, na altura da Rua Farani.
A bela casa, como vários dos palácios da cidade, foi construída pela família Guinle e até hoje seus restos podem ser vistos pela cidade, como a sua porta que acabou no apart-hotel Tiffany´s ,em Ipanema, na Rua Prudente de Morais.
No lugar desta casa foi construído o Edifício Argentina, desde os anos 70.
A segunda foto, em outro ângulo da Enseada de Botafogo, também dos anos 70, mostra em destaque o antigo palacete da família Guinle, que passou a abrigar a embaixada da Argentina a partir de 1937 até sua transferência para Brasília em 1972 (canto inferior direito).


21 comentários:

  1. Nada iria comentar visto o nome da postagem (título, jamais), mas na casa da Embaixada da Argentina há no cômodo à direita, uma cobertura com uma série de equipamentos iguais. Seriam resfriadores de ar condicionado central?
    Termos prédios numa vista como essa é um crime contra o bom gosto. A orla não poderia ter mais do que 3 pavimentos; aliás todas as orlas, depois o gabarito poderia subir conforme o afastamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo.
      Quanto ao título da postagem vou ter mais atenção...

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Botafogo reduzido a reles bairro de passagem felizmente ainda manteve parte de suas mansões e palacetes. O velório da Beth Carvalho será no salão nobre do BFR.

    FF: covardia programarem jogos do brasileiro simultâneos a um Barcelona X Liverpool... Mesmo que neste último tenhamos que deixar quase no mudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Covardia total. O jeito é um na TV e outro no tablet (sem som. é claro).

      Excluir
    2. Para mim não faz diferença nenhuma, pois não assisto jogos de times de futebol brasileiro. Assim como quando jogava minhas peladas, só jogava pelada se fosse em torneios ou campeonatos, times contras só quando o adversário era de peso, pelada da rua só o racha da Academia X Bois com Abóbora valendo a despesa de almoço e bebida após o jogo. Para assistir jogos de futebol de times brasileiros hoje em dia, só sendo um torcedor fanático pelo seu time, ou não entender nada de futebol.
      E por falar em Champions, que time caprichado esse do Ajax, sem nenhuma grande estrela, mais com um conjunto muito bom e um esquema tático perfeito, combinando muito bem tanto as ações de defesa, meio de campo e ataque. Dá prazer assistir os seus jogos. Ontem mesmo sendo atacado durante todo o 2º tempo, em nenhum momento se perdeu e as poucas ações do Tottenham foram de bolas alçadas na área. Já o jogo de hoje eu não perco de jeito nenhum, e se der uma final Barça X Ajax vai ser o jogo do Ano. Mas para quem gosta de sofrer, vem aí o Campeonato Sul Americano de Seleções, aproveitem para comprovar o que eu sempre disse, o Neymar é uma figurinha criada pela mídia e jornalistas esportivos brasileiros, nada mais do que isso. É um jogador com habilidade, porém totalmente burro na visão de jogo, e prima dona do time devido a imprensa, se achando o dono do espetáculo.

      Excluir
    3. Lino,o Neymar está inserido dentro do contexto da imprensa para mantar foco em algum "artigo nacional" e aí manter faturamento via publicidade.Grande jogo de interesses. É só ver a postura de Chatão Bueno e seus asseclas,globais ou não.

      Excluir
    4. Lino e Belleti, vamos ver agora até onde vai a "autoridade" do Tite após o grande exemplo que o neymala deu aos jovens, ao aplicar um "jab" em um torcedor que apenas reclamou do empenho do time. Na França terá sua punição, mas em termos de "seleção"...quem manda é o $$$$. O neymala deveria saber que não tem bem que dure para sempre e hoje não desperta mais o interesse de nenhum grande clube europeu.Farrista, folgado e descomprometido com os interesses do clube pelo qual atua.

      Excluir
  3. Quando criança eu estive algumas vezes nesse prédio Embaixada Argentina. Uma amiga de meus pais, Dolores Santa Clara, era funcionária de embaixada e por causa disso estive no prédio. Se não me falha a memória, ficou abandonado por um bom tempo até ser demolido. Uma pena. Essa região de Botafogo sofreu grandes intervenções e demolições. A Pinheiro Machado não suportaria o atual transito se essas intervenções não tivessem sido realizados.### Voltando ao assunto da circulação de bondes e Trolley-bus simultaneamente na Praia de Botafogo em 1962/63, isso foi possível porque enquanto os bondes circulavam pela pista interna junto à calçada, os Trolley-bus circulavam na pista do meio. Para chegar à Copacabana e Ipanema, os bondes entravam na Voluntários da Pátria ou São Clemente, Real Grandeza, e Túnel Velho, enquanto os Ônibus Elétricos entravam na Rua da Passagem para alcançar o Túnel Novo e chegar ao ponto final na altura da Rua Inhangá. Para a Praia Vermelha, os ônibus elétricos utilizavam o mesmo roteiro do bonde da linha 4, que foi a primeira linha a ser erradicada em Setembro de 1962. Como curiosidade, as duas primeiras linhas de bonde erradicadas na zona norte foram a "Coqueiros" e a "Itapiru-Barcas em 1963 devido à construção do acesso ao túnel Santa Barbara, inaugurado um ano depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os bondes para e de Copacabana usavam a São Clemente e a General Polidoro. Não entravam ou saiam da Voluntários.

      Excluir
    2. Depois de Setembro de 62 eles não poderiam entrar na General Polidoro, pois para isso teriam de entrar antes na Rua da Passagem. Essa rua era o caminho para os Trolley- bus alcançarem o Túnel Novo. Voluntários ou São Clemente era o caminho. Na época da erradicação dos bondes muitas alterações foram feitas. Tenho um recorte de O GLobo de 1964, onde Fontenelle promoveu uma dessas alterações. Vou procurar e enviar para o SDR.

      Excluir
  4. Vou ver se passo ai mais tarde...O casarão me faz lembrar uma igreja bem constituída,com tudo de bom para os dizimistas e nada para tarja verde.Em tempo:pastor cubano não entra.

    ResponderExcluir
  5. A visão da enseada é sempre bela, desde que os prédios permitam.
    O Biscoito observou bem a torre de resfriamento, para mim, que sou leigo em refrigeração, bem desproporcional ao tamanho da mansão onde funcionava só uma embaixada. O que mais os argentinos poderiam fazer ali além de diplomacia? Ou eles criaram um clima de inverno em Bariloche lá dentro, como incentivo aos potenciais turistas interessados na terra deles?

    ResponderExcluir
  6. indo para o centro e ver aquela mansão de Casablanca na Praia de Botafogo era quase alucinógeno. Com 14 anos visitei o imóvel para entrevistar o Embaixador, para um trabalho do Colégio Santo Inácio. Tipo do imóvel que exigia tombamento. Salvo engano caiu na época do Marcos Tamoyo, que segundo ouço fez muito para a cidade, mas teria feito muito para si também.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Luiz,pessoal,
    A família Guinle construiu três mansões relativamente próximas, esta da embaixada da Argentina, a da rua São Clemente e o Palácio da Cidade, no parque que leva o nome deles. Esta infelizmente desapareceu,mas pode ser vista em um filme dos anos 60, cujo nome não me lembro agora, cujos personagens moravam nela. Acho que era com o Walter Foster.
    Esta porta do Tiffany é interessantíssima, em estilo Império (Napoleão I). Seria de se perguntar - e pesquisar, é claro - se foi feita sob medida para a casa do Guinle ou se foi importada de alguma demolição anterior na França, posto que é a única deste estilo que eu conheço no Rio.

    ResponderExcluir
  8. Meus caros: Poucos torcedores excetuando alguns participantes desse conceituado blog, e que assinem uma tv por cabo como eu, assistirão ao jogo Barcelona x Liverpool.
    Quanto ao bairro de Botafogo foi como tantos outros da zona sul descaracterizado pela ganancia .imobiliária e incompetência administrativa dos governos estadual e municipal.

    ResponderExcluir
  9. Minha área. O Pastor que não se atreva passar por essas bandas pois os postes já estão marcados a custa de 8 dúzias de guaraná.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaraná é coisa do Capeta.A cantilena da maçã é pura cascata.






      Excluir
  10. "Classe é classe". Isso se aplica ao comentário do GMA das 9:45. Poderia empregar muitos adjetivos para qualificar o então prefeito do Rio mas preferiu faze-lo de forma inteligente e igualmente contundente.

    ResponderExcluir
  11. Vi o jogo do Barcelona. Liverpool massacrando e em uma bola o Barcelona abre o placar com um ex-jogador do clube inglês. No segundo tempo a mesma receita e o Liverpool desabou. O Messi para variar acabou com o jogo. Nos últimos minutos o Barcelona perdeu varias oportunidades de ampliar ainda mais o placar. E o Liverpool no máximo acertou a trave... Só depois fiquei sabendo que "a lei do ex" também valeu em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  12. Grandes atuações do Messi e do Ter Stegen. Camisa pesa. Placar dilatado para o que foi o jogo.
    No Sul os erros de sempre. Uma defesa fraca, tomando gols infantis e um ataque em que ninguém sabe onde deve atuar. Abel anda perdidinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epa camisas de mesmo peso, ambos ganharam 5 vezes a Champions. Agora quem tem Messi, já sai com 1x0. Hoje já tenho minhas dúvidas entre Maradona X Messi. Mesmo com o Liverpool dominando o início do 2º tempo, e a minha mulher dizendo o Messi hoje está naqueles dias, eu falei espera ele pegar uma bola do meio de campo pra frente, num contra ataque do Barça, não demorou 2 minutos de jogo, aconteceu o 2º gol do Barça. E a falta que ele bateu, aquilo eu chamo de xingar a mãe do goleiro, com o revolver na mão apontando para cabeça, não permite a menor reação, só voar para ter o privilégio de ver a bola entrar bem de pertinho.

      Excluir