Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de junho de 2019

CENTRO

 
Meio sem tempo hoje, deixo para os comentaristas comentarem a foto.

15 comentários:

  1. Região da Misericórdia, jurisdição de um "caudilho virtual" supostamente desaparecido, deixo os comentários para frequentadores região ou para "Anônimos" interessados...

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Nos tempos em que era menos perigoso pescar na Pça 15,por várias vezes peguei peixe-porco (peroá para os Campistas),no cais próximo onde atracava as Valda. FF Para hoje, abacate batido no leite e uma fatia de peito de peru no pão 7 grãos.

    ResponderExcluir
  3. Bela fotografia, deve ser do começo dos anos 60, pois do Mercado só restou a torre do Albamar e a Perimetral ainda não parece estar em tráfego; já a aglomeração de automóveis em torno da ponte da Valda mostra que a barcaça é ansiosamente aguardada. O Ministério da Agricultura também merecia maior permanência.
    Quanto ao prédio do Fórum, certamente haverá comentário sobre a fase da construção. Interessante a visão dos Ministérios da Fazenda e do Trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torre do Albamar já é demais,pois aquele mercado era uma imundície e uma esculhambação.Sou Do Contra.

      Excluir
  4. Beleza de foto.De que ano seria?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Eu gostava da cúpula do Ministério da Agriculatura, toda envidraçada. Fazia um tipo de simetria com a cúpula da ALERJ.
    Qual será aquela construção baixa, logo à esquerda do Ministério, e em frente ao MHN?

    ResponderExcluir
  6. Brincadeiras à parte, a foto é do final dos anos 60, já que percebe-se a Avenida Perimetral pronta e o arcabouço da construção um dos prédios do Fórum. A demolição do Mercado Municipal se arrastou durante alguns anos em meio à conclusão da Perimetral e obras viárias. Acredito que se houvesse uma revitalização na época, a demolição do Mercado seria evitada. Havia ainda o ponto de embarque nos "Ferry boats" para Niterói mas na época da foto já estava desativado. Como a Ponte Rio Niterói foi inaugurada em Março de 1974 e o sistema de Ferry boats ainda funcionou algum tempo, a foto foi feita à partir daí...

    ResponderExcluir
  7. Depois do Porto Maravilha, teríamos o Mercado Municipal Maravilha e o Morro do Castelo Maravilha, se preservados até o atual século.
    Em 2022 vai ter festa pelo Bi-centenário da Independência. Será que teremos obras para grandes eventos no Rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da fria que nos aprontaram na Copa e nas Olimpíadas, o Rio aguenta pagar mais obras para "grandes eventos" ?

      Excluir
  8. Predio do Foro no esqueleto à direita. Atrás dele prédio do Joquei, hoje abandonada a parte da frente. Gostava do Albamar, sempre cheio no almoço nos anos 80, onde comia ova de peixe frita. Era propriedade dos garçons, condição imposta por Carlos Lacerda para não demolir o prédio do Restaurante. Lamento não ter conhecido o Mercado Municipal. Hoje a CADEG faz relativo sucesso. Proximidade do Bicentenário da Independencia, grande efeméride!

    ResponderExcluir
  9. No meio da foto, em baixo, Museu Histórico Nacional, Igreja N. S. de Bonsucesso, MIS ou NRA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GMA tudo o que vc escreveu está aparecendo,exceto a igreja. O fotógrafo estava exatamente no eixo do pórtico do MIS

      Excluir
  10. Linfo.

    A razao essencial do enfeiamento foi aa mudanç da Capital. O Rio nunca se recuperará deste golpe.

    Hora de apoiar o projeto "Rio Segundo distrito federal"

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos. Só vejo de bonito nesta foto, a torre do mercado onde funciona o restaurante Albamar, o prédio do Ministério da Agricultura e o Cristo Redentor ao fundo.
    Fosse eu mais um Prefeito Maluco da Cidade, e para desespero do Sr. Do Contra, demoliria tudo da Esplanada do Castelo, reconstruiria o Mercado Municipal conforme seu projeto original, reformaria todo o seu entorno conforme o projeto da área do Cais Pharoux, reconstruiria o Morro do Castelo, com todo o casario original, igreja de São Sebastião e o Mosteiro dos Jesuítas e o antigo Forte. No Mosteiro e no Forte instalaria a Sede da Prefeitura. O Novo Mercado funcionaria como o Mercado da Ribeira em Lisboa, Mercado São Miguel em Madri, Borough Market em Londres. E já que é para contrariar o Sr. Do Contra, mudaria o nome da Av. Rio Branco e retornaria o nome para Av. Central, desapropriava todos os Prédios comerciais modernos construídos, e reconstruiria todos os prédios da fase Pereira Passos, começava pelo Ed. Avenida Central, e jogava os escombros nas cabeças dos camelôs que ficam no Largo da Carioca. E bom final de semana para todos, mesmo com esta Cidade abandonada, pelo Prefeito e o Governador.

    ResponderExcluir