Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de junho de 2019

RUA BARATA RIBEIRO





Esta casa na Rua Barata Ribeiro é bem conhecida dos comentaristas. A primeira foto mostra como era inicialmente, com apenas dois andares. Foi construída no final dos anos 30 pela H.C. Cordeiro Guerra.
 
A segunda foto mostra as obras feitas em 1944 para a construção do 3º andar.
 
As fotos seguintes mostram um esboço de como era o interior.
 
Como já falamos ontem, é curioso observar que só havia dois banheiros completos: no 2º e no 3º andares. Eventuais visitas, para usar o banheiro, tinham que subir a escada para o 2º andar. O único banheiro no térreo era o dos empregados.
 
Curiosidades:
1) Havia uma mesa de ping-pong em frente ao quartos dos empregados.
2) A sala de visitas era um lugar de uso raríssimo.
3) As refeições eram na sala de jantar, a copa era usada para o café da manhã.
4) As brincadeiras eram futebol no térreo e jogos na varanda do 2º andar.
5) No 3º andar, no terraço, ficavam cerca de 100 passarinhos em gaiolas e viveiros, diligentemente cuidados por meu avô.
6) O acesso ao forro sob o telhado era sempre uma aventura interessante. Fosse para explorar a tralha que havia por lá, fosse para ajustar a antena da televisão, cuja recepção era péssima devido ao morro dos Cabritos.
7) A bomba para puxar água era item fundamental. Baldes eram usados para captar água da chuva e encher banheiras e caixas d´água.

17 comentários:

  1. No Cassino, em Rio Grande, as casas tinham calhas para captação de água da chuva para uma cisterna, já nos anos 20. A tarefa do meu pai era esperar a primeira chuvarada - que era desperdiçada, pois continha impurezas - e operar um desvio para a água ir para a caixa.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia! Conheço uma região no interior de Minas onde as casas ainda são assim,muros baixos e tranquilidade geral.Um dos segredos: Lá não se dá emprego para ninguém que não seja nativo e morador da região. FF. O tempo hoje pede um chocolate quente com broa de milho e requeijão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Excelente texto. Vou esperar ver as plantas em uma tela maior para fazer mais comentários. Mas, pelo menos, posso dizer que o banheiro de empregados no térreo era provavelmente uma novidade, que podia ser usado emergencialmente por pessoas com dificuldade de locomoção ou para "urgências"...

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de estrutura doméstica com alojamento de empregados não existe mais e é atualmente inviável. Mas existem muitos apartamentos na zona sul com esse tipo de "comodidade". O apartamento de minha tia na Joaquim Nabuco, construído em 1965, possui dois quartos de empregada. Além disso possui uma imensa área de serviço, despensa, copa-cozinha, salão de visitas, sala de jantar, escritório, vestíbulo, quatro quartos, lavabo, e curiosamente um banheiro social com duas portas: uma voltada para a área de serviço e a outra para o corredor interno, além de uma suíte. Possui uma única vaga na escritura. Uma configuração dessas atualmente é absurda, já que a quantidade de banheiros é pífia e o número de vagas de garagem é ridículo, já que todos os sete apartamentos juntos possuam treze veículos. Uma conta que não fecha.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Gostei das plantas executadas "para o post"...bom trabalho!
    Quando foi feita a obra para o terceiro andar, houve contratação de engenheiro e/ou arquiteto para o cálculo? Não sei se a estrutura já previa acréscimos para cima, daí a curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi contratada a mesma firma que construiu a casa original.

      Excluir
    2. OK,eles já tinham tudo em arquivo.Esta é a maneira certa de se fazer as coisas. Agradeço a resposta.

      Excluir
  6. Mesmo na Idade Média, as cidade portuguesas e espanholas onde havia dominação mourisca, as construções dispunham de água corrente que jorrava de fontes. Essas construções mouriscas existem até hoje na Europa e mesmo no Brasil. A "podridão medieval" cultivada pelos europeus ultrapassou os séculos em muitos lugares ainda persiste. O chamado "estilo compoteira" tão criticado por Pereira Passos, foi aqui implantado pelos portugueses e consiste em imóveis com uma frente exígua e com fundos extensos, o que significa que os cômodos ficavam ao longo de um corredor e não havia janelas, e sim uma pequena clarabóia de vidro no teto, e tinham o nome de "alcova". Um único banheiro ficava junto à cozinha. Meu pai tinha um amigo português que residia em um imóvel desse tipo na rua Gen.Caldwell, o qual eu tive a oportunidade de conhecer. Cordeiro Guerra era um "construtor português" cuja firma cresceu e virou uma grande construtora. Meu pai nos anos 60 atuou como seu advogado...

    ResponderExcluir
  7. Como diz o titulo do blog, foi um Rio que passou.
    Os tempos agora são outros,muito mais sombrios e tenebrosos.
    Não há retorno,estamos realmente perdidos.
    Falando de política,o Lula vai ser solto em breve,esse será o preço a ser pago pela aprovação da nova previdência (premio maior fora outros menores).
    Em tempo: A Churrascaria Estrela do Sul da Av, Maracanã cerrará suas portas no mes de Julho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As de Botafogo e Jacarepaguá já tinham fechado anos atrás. Fui algumas vezes nelas. Ainda sobrou alguma??

      Excluir
    2. A razao essencial foi a mudança da Capital. O Rio nunca se recuperará deste golpe.

      Excluir
  8. Recado para o comentarista que assina Menezes e que ontem falou abobrinhas:Do Contra gosta de modernidade.Banheiro com louças de primeira,duchas de agua quente/fria,chuveiro elétrico ou a gás ,blindex e se possível uma Jacuzzi para relaxar.O que estavam discutindo ontem era aqueles quartinhos e casinhas de antanho que nem mesmo para aliar serviam pois também não tinha agua.E nem sei se tinha o famoso papel higiênico ou se era na base do Jornal dos Sports.Eu sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  9. Jornal dos Sports ou Sabugo de milho ou telha de barro. Era possível usar de tudo.

    ResponderExcluir
  10. Sr Do Contra, não era muito recomendável o uso do Jornal dos Sports, devido à pigmentação rosa. A alternativa seria O Globo, ou o bom e velho papel de pão.

    ResponderExcluir
  11. Este blog está restrito a comentários sobre política e virou também uma página policial.Assuntos como a libertação de um presidiário ou o fechamento de uma churrascaria inexpressiva fogem à finalidade de um blog de memória.Seria falta de assunto,falta de imaginação,ou de comentaristas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesso sempre este blog e acho legal que aborda assuntos diversos sem necessidade de ficar na mesmice.

      Excluir