Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de junho de 2019

RUA BARATA RIBEIRO



 
As fotos de hoje foram enviadas pelo amigo GMA, a quem o "Saudades do Rio" agradece. Continuamos falando da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana.
Nela aparece a casa onde morou a mãe dele e o ano da foto é 1944. A simpática casa ficava na Rua Barata Ribeiro nº 539, entre as ruas Santa Clara e Raimundo Correa, a uma quadra das casas mostradas esta semana em outro “post”.
Vizinhos da família do GMA eram o Sr. Maia, uns alemães no nº 535, a família de Mario e Nelson Rodrigues numa vila que faz fronteira com a Travessa Angrense e, do outro lado da rua, o Colégio Santa Filomena.
As duas últimas fotos mostram a casa já nos seus últimos dias e um aspecto do quarteirão da Rua Barata Ribeiro, entre as ruas Santa Clara e Raimundo Correa, onde foi construído um prédio de apartamentos no lugar da casa.
Conforme o Decourt já comentou, este trecho da Barata Ribeiro era o mais novo da rua, aberto somente no final dos anos 20 e junto com os trechos subsequentes até a Djalma Ulrich bem mais estreita que a Barata Ribeiro de verdade, que ia até a Rua Siqueira Campos. Explico: havendo uma interrupção do traçado na Siqueira Campos o que é a Barata Ribeiro hoje recomeçava na Constante Ramos, com outro nome e outro PA, bem mais estreito, tendo a caixa da rua variável de 7 a 9 metros de largura. Este trecho chamava-se Rua Dr. Pereira Passos.
Pena foi ter a Barata Ribeiro ter perdido a simpática arborização que tinha nesta época.

11 comentários:

  1. Bom Dia! Copacabana ainda tem muita coisa para mostrar. Como diria o Coronel Fagundes; Tô de olho! FF. Ainda está frio, vou repetir o chocolate de ontem com torradas e geleia de pêssego.

    ResponderExcluir
  2. O SDR parabeniza o editor de O PHAROL e diretor geral da CMI pelo aniversário.
    YES! YES! YES!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    E irreal ver a Barata Ribeiro (entre outras) com casas e vilas, num cenário bucólico. Outras áreas da cidade sofreram o mesmo processo especulativo com o correr dos anos. Algumas ainda sofrem, apesar de a bolha ter estourado, como previsto há algum tempo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Deve haver um certo intervalo de tempo entre as duas primeiras fotos. Nota-se que a vegetação era bem maior, e o poste não havia sido colocado ainda.
    A última foto deve ser de algum arquivo de imobiliária, bateram à máquina por cima.Nunca tinha visto isso.

    ResponderExcluir
  5. Grande Derani, meus parabéns. Grandes dias do Pharol e é bem verdade procurei bastante no mapa a CMI. Mas parece que fechou. Pena mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Ao que vejo o comentário que enviei mais cedo não vingou.Falava sobre as mudanças(para pior, é claro) de Copa e ao mesmo tempo mandava um abraço ao Derani.

    ResponderExcluir
  7. Vi Neymar na tela.Desta vez,caindo e apanhando...

    ResponderExcluir
  8. A modernização da cidade cobrou seu tributo não só em Copacabana mas em todas as regiões do Rio. A gigantesca obra do BRT por exemplo, desfigurou a região de Campinho, Domingos Lopes, Praça do Patriarca, e praticamente toda a área de D.Clara. O "impacto urbanístico e cultural" é obviamente minusculo se compararmos com Copacabana, mas afinal e guardadas as devidas proporções, cada um tem o lugar que merece...ão

    ResponderExcluir
  9. Vários bairros se desfiguraram, alguns pra melhor, outros pra pior. O exemplo mais evidente é a Barra e adjacências.

    Copacabana até o final do século passado era o bairro mais povoado do Brasil; agora é o segundo, perdendo pra Rocinha.

    Parabéns ao Derani.

    ResponderExcluir
  10. Copacabana em 1958 tinha de cinco a seis vezes menos moradores. O fato é que o espaço físico é o mesmo, o que agrava ainda mais a situação. Com milhares de carros em ruas que não dispõem de estacionamento e com prédios cuja grande maioria também não dispõe de vagas, a situação é complicada. Diga-se de passagem que mais de 85% dos prédios tem mais de 60 anos. O que fazer?

    ResponderExcluir
  11. FF - "Espetáculo" dantesco agora há pouco no Jacarezinho, na dita "Cidade da Polícia", com a chegada do "menino" para depoimento na delegacia cercado pelos cinegrafistas, fotógrafos e empunhadores de microfones ou celulares... Quase virou cena de pastelão com um strike em cima da cadeira de rodas. O "menino" saiu pulando para dentro da delegacia...

    ResponderExcluir