Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

FOTÓGRAFOS




 
Grandes fotógrafos atuaram no Rio mostrando suas belezas.
 
Malta mostra uma visão da Lagoa nos anos 30, A. Arnessen mostra o Aeroporto Santos Dumont, o Ministério da Educação é uma Foto Kikoler e a igreja de São José/Palácio Tiradentes é de autoria de P. Heymann.

13 comentários:

  1. Bela homenagem a alguns destes artistas que registraram a história de modo peculiar.Fotos incríveis.
    O Biscoito já pode desempacotar...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D:.

    O gerente do espaço foi modesto ao citar somente quatro fotógrafos. Mas, se fosse citar todos iria até o fim do ano. Havia os fotógrafos profissionais e vários amadores, que nos trouxeram tesouros inestimáveis.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    Sempre considerei a arte da fotografia, além do domidom da técnica, um fator sorte. Tipo: Você tem que estar no lugar certo, na hora certa, no momento certo, com o ângulo certo, e etc.
    Todas são muito bonitas.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Interessante o caráter totalmente Art Deco do aeroporto Santos Dumont.Estas fachadas devem ter desaparecido ao longo de várias reformas/ampliações. O contraste entre o barroco tardio da igreja de São José e as caneluras neoclássicas da colunata da ALERJ é muito marcante também.No caso do MEC,este Kikoler é certamente parente do Sr.Arno Kikoler, que eu conheci pessoalmente, produtor dos kits Revell no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Bela homenagem aqueles que com seu olhar especial, mostram a todos, aquela beleza que nem sempre os nossos olharem conseguem captar. Gosto muito de fotografia, é meu hobby, embora nos dias de hoje, quase não tenho saído para fotografar no Rio. Uma pena esta restrição imposta pela insegurança da própria cidade mais bela do País, mas quem é louco de sair pelas ruas do Rio, com material fotográfico caro e se arriscar a ser roubado na prática de seu hobby.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

       Parabéns por chegar e ultrapassar a marca das 500k.

    ResponderExcluir
  7. Respirando fora do pacote; a terceira fotografia mostra o MEC com as construções da Santa Luzia (acho que há um restinho do Morro do Castelo...) e os prédios da Beira Mar, ao fundo. A Avenida Graça Aranha era uma calma só, ao contrário de hoje, onde passam todos os ônibus remanejados pelo "Nervosinho".
    Os automóveis da direita são táxis, dois Chevrolet, o mais próximo é 1937 e o outro é 1939. Encoberto, está um Ford 38, da mesma safra dos Chevrolet.
    Do outro lado, na Araújo Porto Alegre, está um Chevrolet 1940.
    Qual seria a data razoável da foto? 1942-1946?

    ResponderExcluir
  8. Uma foto de qualidade em P&B sempre tem o seu charme.
    Mesmo entre as recentes é possível encontrar na internet fotos do Rio com inspiração artística.
    Se fosse um "Onde É?", meu palpite seria terminal de hidroaviões no lugar de Aeroporto S. Dumont.

    ResponderExcluir
  9. Revendo as belas fotografias, chamou-me a atenção a pouca largura da rua na frente da Igreja de São José. Seria um trecho da Primeiro de março?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era a Rua da Misericórdia.
      Demoliram as construções em frente a igreja para criarem a Av. Antônio Carlos.

      Excluir