Total de visualizações de página

domingo, 4 de agosto de 2019

REMO





Continuamos na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na primeira foto, perto dos anos 70, vemos uma regata acompanhada por numeroso público. O Panorama Palace Hotel estava em construção e a favela da Catacumba ainda existia.
 
Na segunda foto, do final dos anos 60, um solitário remador treinava no seu "single-skiff" nas vizinhanças do Corte do Cantagalo.
 
A foto colorida mostra um "quatro-com" do Flamengo, muito vitorioso, com Antônio Maria na sota-voga e Nelson Parente na sota-proa. Não lembro do nome dos outros dois.
 
A última foto mostra o "dois-sem" do Flamengo, também muito vitorioso, com Nelson Parente e Carnaval. A Favela da Praia do Pinto já havia sido removida. 

17 comentários:

  1. Bom dia a todos.
    Não sabia dava tanto público assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã publico uma foto do estádio de remo lotado. O público era estimado em 5000 pessoas.

      Excluir
  2. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Na primeira foto, é interessante notar a construção à direita,sobre o morro, ainda com a grua instalada.

    ResponderExcluir
  3. Verdade. O remo tinha um grande público. Lembro nos anos 60 meu pai me levando a pé pela hoje Auto Estrada Lagoa-Barra e uma multidão caminhando junto conosco para assistir as regatas.

    ResponderExcluir
  4. De fato,um grande público.Aqui em Vix o remo sempre teve destaque com as disputas entre Saldanha da Gama e Alvares Cabral.Eventual o Náutico Brasil.Hoje a coisa parece estar resumida a algumas eventuais disputas e parece que falta patrocínio.Mas já fez muito sucesso em outras épocas.O que se deduz é que hoje tudo está ligado a "negócio".Se nao tiver interesse$$$$$ a coisa nao anda.

    ResponderExcluir
  5. Luiz. Uma pergunta idiota: O que fez com que esse público fosse diminuindo ao longo do tempo? O Remo já foi, por alguma vez, uma paixão nacional como o futebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início do século XX as regatas na Praia do Flamengo e, principalmente, na Praia de Botafogo, onde ficava o Pavilhão de Regatas, rivalizavam em importância com o futebol e o turfe.
      Depois, com a mudança para a Lagoa, continuaram atraindo grande público que lotava o Estádio de Remo no final dos anos 50 até os anos 70.
      Rivalidades importantes e grandes remadores como Harry Klein, Belga, os Bancov, os irmãos Carvalho, entre muitos outros, atraiam multidões.
      Flamengo, Vasco e Botafogo duelavam. “Catarinas” eram importador para reforçar as equipes.
      Buck, técnico do Flamengo, era uma lenda. José Carvalho noz Vasco, Baltazar no Botafogo, eram conhecidíssimos.
      Assim como o turfe o remo perdeu espaço.
      O turfe tinha colunas diárias nos principais jornais, com acompanhamento até dos treinos dos cavalos.

      Excluir
  6. Tem torcedor do Flamengo que desconhece o escudo original do clube e até hoje utilizado pelo remo, mas foi lembrado na atual camisa reserva do futebol.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ! Belas fotos !
    Belletti, as provas de remo, aí em VIX, eram realizadas na travessia de Vitória para Vila Velha, ou onde ?
    Uma curiosidade, Dr.D., o Clube Monte Líbano fica onde antes era a Praia do Pinto ? Se não me engano, o clube é vizinho do Flamengo, correto ?
    Onde eram realizadas as provas de remo em Botafogo ? O Pavilhão de Regatas era saída ou chegada dela ? Em que posição ficava a raia ?
    Uma pena que as provas de remo e de turfe tenham perdido tanto do interesse do público, pois acho ambas emocionantes, principalmente a chegada delas. Teria a atitude de Jânio Quadros, proibindo as corridas de cavalo, às segundas-feiras, contribuído, de alguma forma, no desinteresse pelo turfe brasileiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muller,as provas eram realizadas na baia de Vitoria no trecho entre 5 pontes e Saldanha da Gama,sendo mais efetiva na Beira Mar,regiao central de Vix.Na outra margem,o município de Vila Velha.

      Excluir
  8. O Monte Líbano fica ao lado do Jardim de Alá. É vizinho da AABB, que é vizinha do Paissandu.
    A favela da Praia do Pinto ficava ao lado do Paissandu e do Flamengo, onde hoje é a Selva de Pedra.
    As provas de remo em Botafogo eram entre o Pavilhão e o Mourisco.
    O turfe morreu por não ter renovado seus assistentes. A garotada desde os anos 70 vem aderindo a novos esportes. Primeiro o vôlei ultrapassou o basquete. Depois o surfe e os esportes modernos passaram a atrair os jovens. Skate, bicicleta, corridas, etc

    ResponderExcluir
  9. Acho que o uniforme em estilo treino do time de futebol do Flamengo influenciou os jogadores a jogar em ritmo de treinamento hoje, enquanto o Bahia disputou um jogo oficial de Campeonato Brasileiro.
    A tentativa de "marketing" do fabricante de material esportivo do CRF foi um "tiro no pé".

    ResponderExcluir
  10. ótimas fotos. no filme Saudades do Rio aparece cena de corrida de lanchas na Lagoa

    ResponderExcluir
  11. Lindas fotos! Nelson Parente, não tive o prazer de conhecê-lo , mas o privilégio de saber q foi um grande atleta e excepcional ser- humano! Gratidão...

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, parabéns e obrigado pelo trabalho de resgate da história da nossa cidade. Na foto do quatro-com do Flamengo o timoneiro é o Nilton Silva Alonso (Gauchinho) e o proa parece ser o Wandir Kuntz.

    ResponderExcluir
  13. Complementando, o voga é o Wilson Reeberg (Tarzan).

    ResponderExcluir