Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de maio de 2020

IGREJAS

Foto do acervo do Correio da Manhã mostrando a simpática igrejinha de São Conrado.

Foto do acervo do Correio da Manhã mostrando a igreja de Santo Antonio dos Pobres na Rua Cesário de Melo, em Campo Grande. No poste vemos cartazes de propaganda eleitoral do candidato Costa Rego, da UDN.

Foto do acervo do Correio da Manhã, publicada na década de 50, mostrando a Matriz Provisória de São Luiz Gonzaga, em Madureira.

Os que conhecem estas igrejas poderão dar mais informações.

14 comentários:

  1. A primeira foto, não seria a Igreja em São Conrado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem total razão. Por distração copiei a legenda do Correio da Manhã e não me dei conta. Obrigado pela correção.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Sobre as duas primeiras não posso falar, mas a terceira foi onde fiz a Primeira Comunhão em 1981, assim como meus irmãos anos antes. Era onde íamos quando morávamos em Madureira. Não entro lá há mais de trinta anos.

    Sobre ontem, Dia das Mães, à noite, minha irmã fez uma reunião virtual conosco e minhas primas e minha tia ainda viva. Foi bom elas poderem se rever depois de mais de dois meses em muitos casos.

    ResponderExcluir
  3. Conheço apenas a de São Conrado. Não sou grande conhecedor de igrejas, já que após a "doutrinação obrigatoria" como crisma e primeira comunhão às quais as crianças eram submetidas no passado, eu soube "andar com pernas próprias pelos caminhos da fé". Cada um que procure usar de seu livre arbítrio. Mas "fico cá a pensar":Quanto dinheiro empregado nessas construções e nos custos de manutenção, bem como na "estrutura clerical" existente no planeta? Será que Jesus precisa disso reger seus filhos e abençoa-los?

    ResponderExcluir
  4. Depois da correção feita no texto pelo gerente a respeito da primeira foto, posso dizer que a via várias vezes quando passava por São Conrado. A igreja foi retratada por Marc Ferrez em um de seus autocromos coloridos da década de 1910.

    ResponderExcluir
  5. Pegando um gancho com o Joel, penso que o batismo deveria ser suprimido dos sacramentos cristãos, vez que a criança não tem discernimento, nem o livre arbítrio de escolher qual crença ou religião a seguir.
    Aí sim, ao final da adolescência e início da vida adulta iria escolher a crença quelhe conviesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou elencar os as razões pelas quais faço minhas restrições à igreja católica, mas se fizer uma pesquisa sobre a quantidade de atrocidades, perseguições, expropriacões, usurpacões, e outras vilanias praticadas pela igreja romana desde seu início, demoraria horas. Pesquise apenas sobre a perseguição aos Templários em 1307 e a consequente instalação do Papado em Avingnon, o Conclave de "portas fechadas" de 1316, a Santa Inquisição, e as Cruzadas. Se pesquisar garanto que seu conceito irá mudar radicalmente.

      Excluir
  6. Quando vi a primeira foto logo pensei na Igreja de S. Conrado, mas não teria tanta certeza a ponto de questionar, como fez o Mauro Marcello.
    As demais eu não conhecia.
    O Costa Rego seria da família que fez loteamentos na região da Leopoldina e batizou algumas ruas por lá?

    ResponderExcluir
  7. A igreja da segunda foto é muito parecida com a igreja de Santo Antônio de Pádua e N.S. da Boa Vista, do Cachambi. (antes da Reforma). Segundo pesquisa feita pelo Padre Wagner,Igreja dedicada a N.S.da Boa Vista,essa é a única no mundo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos. Embora tenha curiosidade em conhecer igrejas, tanto no Brasil como no exterior, pois gosto de observar a arte sacra que encontramos nelas, estas 3 igrejas jamais entrei nelas.

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: a igreja de São Luiz Gonzaga que eu conheci nos anos 70 não foi bem essa da foto dos anos 50. Já havia sido ampliada ou reconstruída.

    ResponderExcluir
  10. FF: mais uma prova que o Brasil não é um país sério. Mas é bem irônico...

    https://odia.ig.com.br/brasil/2020/05/5914263-organizador-de-manifestacao-bolsonarista-contra-o-stf-pega-covid-19-e-vai-para-uti.html

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de religiões, mas gosto de ver e entrar nas igrejas antigas. Paraty, cidades históricas mineiras, Salvador e Olinda são pratos cheios.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho a foto de quando fiz a Primeira Comunhão na Igreja de Santa Therezinha na Rua Mariz e Barros. Era uma turma inteira do Instituto de Educação. A doutrinação começava nos bancos escolares, daí a quantidade de meninos de sete anos que participavam da liturgia. Naquele tempo a doutrinação católica era presente. O contato com a religião era muito bom para as crianças de antanho, já começava a incutir valores judaico-cristãos em suas jovens mentes. Hoje em dia, principalmente nas escolas públicas, as crianças são doutrinadas para se interessar por práticas inaceitáveis e muitas vezes imorais. Uma pena, já que mais tarde muitas delas se interessarão pelo esquerdismo e suas consequências que incluem homossexualismo e consumo de drogas.

    ResponderExcluir