Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de maio de 2020

ONDE É?




Nesta sexta-feira chuvosa como a da última foto aí vão três desafios que, certamente, serão superados com facilidade pelos comentaristas do "Saudades do Rio".

26 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Tenho minhas desconfianças mas vou me ater a alguns detalhes.

    Na primeira foto, à direita, aparece a Galeria Silvestre, que deve ajudar muito na identificação.

    Na segunda, a loja da Gasbrás à direita e algumas propagandas à esquerda, como a da Gelatina Royal e da Goodyear. Os carros deixo para o biscoito...

    Na terceira, o ônibus Malvino Reis X Ipanema deve ajudar a identificar o local. O prédio ao fundo também.

    Como disse antes tenho minhas desconfianças mas não quero arriscar. Tenho a impressão de já ter visto antes a primeira foto.

    ResponderExcluir
  2. Primeira foto acredito ser Praça Barão de Drummond com a Rua Luis Barbosa, em Vila Isabel.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Nunca fui bom nessa brincadeira. Apenas acertei uma vez. O ônibus da foto me fez recordar um ônibus de lata igual a esse da foto que tive nos meus dias de criança.

    ResponderExcluir
  4. A primeira foto é nos anos 70 na esquina da rua Luis Barbosa com a Praça Barão de Drumond em Vila Isabel, a segunda é no Centro e ainda estou na dúvida, e a terceira é no Largo do Machado.

    ResponderExcluir
  5. Penso que alguns comentaristas vão acertar em cheio,pois cada local oferece uma dica.Na primeira aquela garagem com placa de Atlantic e a loja que parece ser uma filial da Galeria Silvestre,na segunda a Gasbras e a construção assinalada e por ultimo o ônibus indo para Ipanema.Os detetives podem fazer a festa para sair do bonde.Eu como apenas chuto,diria Botafogo,Centro e Copa...não necessariamente nessa ordem RRSSSSS...

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Na foto 1, acredito ser a antiga Praça 7 em Vila Isabel.A Rua que está a frente é a Luiz Barbosa. Na 3, O Gostosão da Nacional ainda está inteiro.

    ResponderExcluir
  7. A última foto já foi publicada, mas não identificado o local. Só o ônibus: Um GM TDH4008 e era importado dos EUA. Os montados no Brasil eram sob chassis ODC 210.

    ResponderExcluir
  8. Tem cara de ser no ponto final da Zona Norte.

    ResponderExcluir
  9. Terceira foto, o ônibus está na Rua Paula Brito, vindo da Rua Uberaba, ao fundo.

    ResponderExcluir
  10. A segunda foto é na Primeiro de Março, tendo ao fundo o Morro de São Bento. Quanto a terceira foto e apesar do letreiro do ónibus da Mosa, não identifiquei a região da Praça Malvino Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel: Embora a carroceria seja a mesma esta da foto é um "Gostosão" da Nacional, está em cima de um chassis GM,com motor traseiro. os da M.O.S.A.tinham a mesma carroceria,mas adaptada para outro chassis da GM, menor e com motor na dianteira, e eram conhecidos como "caixotinho"

      Excluir
    2. Mauro, você é a palavra abalizada. De ônibus eu conheço muito pouco.

      Excluir
    3. Perfeito Rua Primeiro de Março, ainda tem esses prédios lá: https://goo.gl/maps/cxXtqh4akMfmzuqm6

      Excluir
  11. Galeria Silvestre,a galeria da Luz..Tive um primo em segundo grau que trabalhou na loja do Centro,salvo engano na Sete de Setembro.Estive lá umas 3 x e era uma loja bem interessante nos anos 60.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Depois do sol, quem ilumina o seu lar é a Galeria Silvestre". Pi!... pi!...pi!. Era na Sete de Setembro mesmo.

      Excluir
  12. Nelson Teich, ministro da Saúde, pediu o boné. Mais uma vítima da máquina bolsonarista de triturar. Uso da cloroquina foi o pivô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deixei de discutir política faz tempo, mas parece que o uso de Cloroquina vai além de interesse político, e sim financeiro. Há Bilhões de dólares em jogo que aguçam o interesse de muitos laboratórios. Outro ponto que é risível é o da Presidente da Fiocruz, uma "socióloga" esquerdista e sem qualquer formação em área biomédica e em pesquisa, "recomendar o isolamento total"...Como se o Brasil "não é para amadores" e se supera sempre...

      Excluir
  13. Eu ia errar tudo... biscoito só entende de carro. Foi bom terem falado do "caixotinho", o ônibus da Viação MOSA que fazia o Mauá-Fátima. Outro dia, escrevi mo meu blog farináceo (obiscoitomolhado.blogspot.com) sobre ele e só me lembrava de que era Chevrolet, com motor dianteiro.
    Na segunda foto há uma sequência bem interessante de figurinhas carimbadas do mundo maravilhoso do automóvel antigo: a partir do cantinho direito, começamos com um Hudson parcial do começo dos anos 50, depois um Lincoln 1949 Club Coupé, 1950 DeSoto Deluxe; no lado esquerdo há um Mercedes-Benz de 1956 em diante, o que data a fotografia para quase anos 60.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destaco o Chevrolet 55 encostado no paredão e o Pontiac 51 ou 52, com a viseira sobre o para-brisa

      Excluir
  14. A foto 3 está difícil. O Mauro Marcello está errado, já que tanto a Paula Brito quanto a Uberaba nunca tiveram circulação de bondes, e a rua do fundo da foto mostra "andorinhas" que sugerem circulação de bondes em linha singela. Naquele ponto a Barão do Bom Retiro possuía linha singela que retornava do Engenho Novo, já que na ida ela começava na Praça Verdun, José Vicente, Teodoro da Silva, e Alexandre Calaza. Mas as construcões que aparecem não condizem com o local, o qual passo diariamente. A foto é dos anos 50, já que a placa do ônibus é do DF. Está confuso, vamos ver a resposta do "gerente".

    ResponderExcluir
  15. Luis Barbosa e Primeiro de Março estão certas.
    A terceira já foi publicada e não se chegou a uma conclusão. Coloquei de novo na esperança de alguém identificar.

    ResponderExcluir
  16. Posso garantir: a última foto não é no Grajaú.

    ResponderExcluir
  17. Se a minha memória ainda não estiver contaminada pelo "alemão", acho que a terceira foto apareceu no "Sherlock", lá no Terra, e foi descrito como Grajaú.

    ResponderExcluir
  18. Hoje todo mundo com cara de Teich. Mais um detonado pelo "Paciente 5"...

    ResponderExcluir
  19. Acho que matei a charada da foto 3. O ônibus entrou na rua Borda do Mato. Ao fundo a curva da Barão do Bom Retiro em sua junção com a Barão de Mesquita 998. No local dos prédios ao fundo existem edifícios de apartamentos que fazem parte do "correr de prédios" na altura do Banco Itaú.

    ResponderExcluir
  20. Tava achando que o segundo era a rua da Lapa e a terceira na praça Tiradentes, mas eu não tenho muito conhecimento do Rio antigo, então prefiro acreditar no que estão dizendo.
    E torcendo que venha logo um bom ministro da saúde que permita a população, principalmente aos mais pobres, tomarem os remédios bons e baratos e que pare o autoritarismo de dizerem o que podemos ou não tomar, onde podemos ou não ir e se devemos ou não trabalhar

    ResponderExcluir