Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

AVENIDA ATLÂNTICA - DÉCADA DE 50


Vemos hoje duas fotos da Av. Atlântica na década de 50, época em que a conheci e passei a admirar. A primeira é do Acervo de Marina Hermanny Freire e a segundA é do Acervo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Em ambas estamos no trecho do antigo Posto 5, nas vizinhanças do Hotel Miramar.

A Avenida Atlântica foi projetada no Governo Pereira Passos e construída entre 1906 e 1908. Em 1912, o Prefeito General Bento Ribeiro Carneiro Monteiro, considerando que a "Avenida Atlântica, pelos atrativos naturais que a cercam, deve constituir logradouro especialmente destinado a passeio, proibia o tráfego de veículos de cargas ou mercadorias e, bem assim, o de carros fúnebres, salvo aqueles que se destinarem a pontos nela situados".

Em 1913 foi alargada e, em 1918, foi destruída, em grande parte, pelas ressacas, sendo reparada pelo Prefeito Amaro Cavalcanti - esta reconstrução foi assinalada pelo lançamento de um marco de pedra em 1919.

Em 1921 foi melhorada em grande trecho pelo Prefeito Carlos Sampaio.

Em 1970 a avenida foi alargada e a praia foi ampliada por Negrão de Lima, desaparecendo a pista única de mão e contramão.


27 comentários:

  1. Bom Dia! Os fatos citados acima ,já os conhecia. Mas por certo alguns novos virão nos comentários.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Passei inúmeras vezes pela avenida e algumas (poucas) vezes andei por ela, mais pelo Posto 3. Fora as idas ao forte.

    Como a avenida foi aberta depois das ruas internas, as casas tinham seus "fundos" virados para o mar. Isso foi resolvido nas décadas seguintes. São famosas as fotos de ressacas na avenida ao longo do século XX.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que a Zona Sul, pelo menos, não entrou na onda das mudanças de nomes consagrados promovidas por vereadores que não têm coisas mais importantes pra fazer. Suburbana virou Dom Helder Câmara, Automóvel Clube virou Martin Luther King Jr, Alvorada virou Airton Sena e até a Sernambetiba virou Lúcio Costa. Já pensou perder-se nomes de logradouros como Atlântica? Já haviam alterado Montenegro para Vinícius de Moraes, mas não conseguuram alterar o nome Vieira Souto para Tom Jobim; ainda bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Acho que nome de rua também é patrimônio cultural, e nunca deveria ser alterado. Quer homenagear alguém? Aguarde a abertura de nova rua e faça-o. Se esses vereadores tivessem mais o que fazer, não teríamos perdido vários nomes de ruas, como Cadeia Velha, Piolho (nada a ver com o bicho), Imperatriz, Direita, Cano, Sacramento, Violas, Pescadores, Ourives, Nova da Prainha, Larga de São Joaquim, Areal, Mata-Cavalos, Mata-Porcos, Nova do Imperador, etc.

      Excluir
    2. Benfica,CCPL, Jacarezinho,Vieira Fazenda,Higienopolis,Maria da Graça,Del Castilho,Cachambi,Norte Shopping,Trajano, Pilares, Abolição,Padre Nóbrega,Piedade,Quintino e Cascadura. Uma avenida que passa por todos esses bairros tem a obrigação de se chamar Suburbana.Alguém querendo homenagear D. Helder, deveria faze-lo lá na Cruzada S. Sebastião ou Imediações.

      Excluir
    3. Ainda hoje chamo algumas pelo nome de origem, como a Sernambetiba (até porque tenho minhas implicâncias com o Sr. Lúcio Costa). O nome das ruas é patrimônio e história viva, apagá-los é impedir aos novos acesso à nossa história.

      Excluir
  4. Na foto do posto Texaco vemos um Skoda 1948-51 (ali tinha um mecânico de Skoda e outras esquisitices) e na calçada um resplandecente Chevrolet 56, provavelmente Bel-Air e, com a minha imaginação alimentada por estes fortes dias de verão, sem coluna, para a janela da frente ter continuidade atrás e refrescar um pouco mais.
    Na avenida, sentido Leme, um Jaguar Mark V, de 49 a 51, segue esquentado (sempre) apesar de ser prateado; quase cruzando com o Jaguar, um conversível GM, torrando no sol do meio-dia.
    Na foto 2 - que apareceu encurtada outro dia - tive o prazer de identificar o carro atrás do Oldsmobile 51; é um Austin A-70 Hampshire, de 48 a 50. Eu o considero como o mais elegante Austin já fabricado. Não é grande, mas é bem proporcionado, chique.
    Perguntavam ao Fred Astaire sobre o seu par preferido, entre as dezenas de atrizes-dançarinas com quem contracenou. Sempre elegante como um Austin Hampshire, Fred dizia: Gene Kelly! Assim, ele não deixava de responder e não desagradava a todas menos uma das colegas.
    Como eu não tenho tantos escrúpulos, eu apontaria o Hampshire como um dos meus carros favoritos. Havia um na rua da feira, cor de manteiga, imaculado, que fazia a minha alegria de menino. Toda sexta-feira seu dono o estacionava na minha rua, para não interferir com a montagem das barracas...

    ResponderExcluir
  5. Vou dar uma de obiscoitomolhado estagiário, como enxerido: na primeira foto, vemos pela traseira um Skoda 1101, um Chevrolet Bel-Air 1956, atrás dele outro Chevrolet na faixa dos 1949/50 e indo de traseira parece um Jaguar Mark V.

    Quanto ao conversível que vem vindo, eu me lembro deles rodando aqui no Rio, mas não recordo a marca.

    ResponderExcluir
  6. Na segunda foto, o carro mais em destaque, parado junto ao meio-fio, parece um Oldsmobile 1950. Atrás dele, um modelo que eu me lembro circulando no Rio, porém me falha a memória quanto à marca. Acho que não era muito comum.

    ResponderExcluir
  7. Assim que me separei da minha primeira esposa, morei durante quatro meses num kitchenette da rua Miguel Lemos, número 8, esquina com avenida Atlântica. Bons tempos, apesar do tumulto emocional. Acordava cedo, caminhava (nunca fui de correr) até a Princesa Isabel, ia até o posto seis e voltava para casa. Nos fins de semana, pegava uma bicicletinha aro 20" e pedalava até o Santos Dumont. Raramente ia à praia, para não me aborrecer vendo os ratos de praia patrulhando a área e escolhendo suas vitimas.

    Uma vez, como o pneu da bicicleta furou, peguei a da minha filha, uma aro 20" cor-de-rosa, com cestinha na frente, e lá fui eu, ouvindo de vez em quando zombarias a respeito da minha masculinidade.

    ResponderExcluir
  8. Quanto à praia em si, só frequentei quando criança, na altura da Princesa Isabel, sob a proteção do meu tio, que me levava (e ao meu irmão) para mergulhar, seguros pelas mãos.

    Como adulto, sempre temi o mar de Copacabana, pois não sei nadar. Preferia Arpoador e Ipanema, altura da Farme de Amoedo. Isso nos primeiros anos da década de 1970.

    ResponderExcluir
  9. Pra completar na última foto a pontinha de um Chevrolet 57...

    ResponderExcluir
  10. Na primeira foto,o conversível que vem de encontro ao jaguar,quase com certeza um Buick roadmaster 53,atrás dele com certeza vem um buick

    ResponderExcluir
  11. Essa fotos icônicas trazem lembranças agradáveis de um tempo que se foi. 1) A primeira ida a essa praia para um banho de mar e assistir a uma exibição de aeromodelismo VCC (Voo Circular Controlado), comemorando a então Semana da Asa; 2) Batendo uma linha de passe próximo à pista de rolamento e ouvindo uma voz vindo de um dos prédios da orla avisando a um dos jogadores que o almoço estava servido; 3) O barulho típico que a areia fina produzia quando se caminhava firme, além da "fauna" que ela continha (tatuís etc.); 4) O futebol de areia em memoráveis amistosos contra os times locais. Depois das obras de ampliação tudo mudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. .. e para pior, sem dúvida. Não se trata de saudosismo, e sim de simples constatação.

      Excluir
  12. O nome do prefeito General Bento Carneiro virou nome do personagem vampiro de Chico Anysio, talvez apenas coincidência. Já o bairro, da Zona Norte, foi em sua homenagem mesmo.

    Pereira Passos virou nome de ruas em Sepetiba e em Duique de Caxias.

    O prefeito Amaro Cavalcanti virou avenida no Méier.

    Uma rua do Centro se chama Carlos Sampaio, não sei se em homenagem ao prefeito, mas existe um Livro: A Vitrine e o Espelho, O Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Escrito por Carlos Kessel, em 2001, pela Prefeitura do RJ, na gestão do prefeito Cesar Maia. segue o link para PDF:
    http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204430/4101436/a_vitrine_e_o_espelho.pdf

    Já o Negrão Lima, entre outras coisas, virou nome do Viaduto de Madureira.


    Ansioso pelo 1º Milhão de visualizações do blog. Falta pouco!!!



    ResponderExcluir
  13. Corrigindo meu comentário: atrás do Bel Air 1956 não está um Chevrolet 1949/50. Talvez seja outro 1956, mas não tenho certeza.

    ResponderExcluir
  14. Eram bons tempos aqueles em que morei na Avenida Atlântica 4066, entre os anos de 1969 e 1971. Fui testemunha da obra de duplicação, a qual acompanhei da janela de meu quarto diariamente. Acordava às 07:00, estudava até às 10:00, depois meia hora de praia, em seguida ia caminhando para o Colégio Brasileiro de Almeida em Ipanema onde ficava até às 16:30, voltava com pressa para dar um mergulho antes de escurecer, e às 20:30 já estava dormindo. Só essa narrativa me deixou "com a língua de fora". Mas "os tempos eram outros"...

    ResponderExcluir
  15. Meus amigos, com o calor que está fazendo, só um mergulho na Praia de Copacabana para aliviar um pouco; mas, na praia antiga, antes do aterro, com faixa de areia bem menor e sem COVID ...voltando no tempo, quando até o calor parecia mais suportável.

    ResponderExcluir
  16. Hoje em dia, para não me aporrinhar com ratos de praia nem com arrastões, prefiro tomar banho de sol na minha praia particular, a Terrace Beach. Embora perto de favela, uma fileira de edifícios se interpõe entre minha praia e a favela, dominuindo os riscos de eu ser presenteado com uma bala perdida.

    Sons de disparos eventualmente são ouvidos, mas isso é comum nessa cidade que tantos amam. Me incluam fora disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "Terrace Bach" fica próxima à clínica veterinária onde costumo tratar o meu Pinscher e da Pizzaria que faz pizza de alho que "tudo de bom". Já experimentou?

      Excluir
    2. Se a veterinária é a MyVet e a pizzaria é a Rei das Pizzas, sim.

      Excluir
    3. Existem promoções ótimas. Pizza grande de vários sabores sai por 27 Reais se for buscar.

      Excluir
  17. Não abro mão de Montenegro, Sernambetiba, Suburbana. Nem das regiões dos velhos postos de salvamento de Copacabana, Ipanema e Leblon, o que causa muita confusão com os mais jovens, pois alguns mudaram de lugar e outros nem existem mais. E o que dizer de que nos encontramos na Esplanada ou no Bar 20, perto do Astória? Ou em frente ao Rian?

    ResponderExcluir
  18. Muitos comentaristas de memória e olfato aguçados, para não dizer da visão microscópica, fizeram complementos. Como foram vários, não respondi a cada um e sim aqui. Na foto 1, o carro atrás do Chevrolet 56 é um Cadillac 54.
    O conversível que cruza com o Jaguar é um GM com certeza; não garanto ser Buick, mas se o Erick jura, tá jurado e parece mesmo. Vale para o carro atrás.
    A pontinha de Chevrolet 57 pode ser muita coisa, mas o faro está em boa direção, é um GM.
    Ninguém falou, mas o sedan em primeiro plano na foto 2 é um Ford 1949.

    ResponderExcluir
  19. Voltei...

    Longe da querer controvérsia, mas "avenida suburbana" já foi uma mudança de nome. O nome original era Real Estrada de Santa Cruz, com vários trechos rebatizados ao longo do tempo. Um trecho até hoje ainda leva o nome, adaptado, de Avenida Santa Cruz. O resto, tudo rebatizado...

    ResponderExcluir