Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

GÁVEA GOLF CLUB

A foto de Malta mostra São Conrado na primeira metade do século XX. Vemos as duas partes do Gávea Golf Club separadas por uma estreita estrada de terra. Uns 50 anos depois, com a construção da Auto-Estrada Lagoa-Barra a separação ficou muito mais movimentada e larga.

O Gávea Golf Club, em São Conrado, iniciou suas atividades golfísticas em meados dos anos 20 do século passado. É um dos clubes de elite da cidade. A foto, publicada pelo Decourt, é do acervo de Myriam Gewerc, produzida por seu pai, o Sr. Erich.

A sede do Gávea Golf Club, inaugurada em 1935. Foto de Peter Fuss.

Foto do National Geographic Magazine. Uma partida de golfe em andamento do Gavea Golf Club, em 1939.

Foto do campo de golfe no início dos anos 60.


 O campo de golfe quando do início da construção do Hotel Nacional no final da década de 60

Em foto dos anos 70, feita por Manolo Conde, vemos a parte do Gávea Golf perto do mar, com os hotéis Nacional e Intercontinental.


Também da mesma época e do mesmo autor da foto anterior vemos a parte perto do mar do Gávea Golf Club.

10 comentários:

  1. Bom Dia! Hoje (amanhã) vou ver os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    São Conrado na maioria das vezes foi passagem para mim nas indas e vindas para a zona sul. Mais nas vindas.

    Golfe é esporte ligado a uma elite por causa do custo do equipamento, apesar de existirem campos públicos. Algumas pessoas de baixa renda conseguem bolsas para praticar esse esporte. Geralmente empregados ou os carregadores.

    ResponderExcluir
  3. Nem parece o Rio de hoje. É outra cidade, com muito verde!
    Apesar de todo a apreço pela cidade, está difícil continuar a sofrer, digo, morar nessa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Nem desconfio onde fica esse clube.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.Um lugar pra ninguém botar defeito.Mas não é pra qualquer um,é pra milionário.Para jogar golf é preciso muito dinheiro.Mas esse campo daria um ótimo campo de futebol,que é popular e é um esporte coletivo.Mas a burguesia não gosta do que é coletivo.

    ResponderExcluir
  6. Augusto, seu comentário foi perfeito. Mesmo sendo um esporte reconhecidamente praticado pela elite, alguns caddies (nome dado aos carregadores das bolsas com os tacos dos jogadores) se interessaram pelo esporte e conseguiram praticá-lo depois de demonstrarem suas destrezas e, salvo engano, alguns se destacaram no ranking nacional. Falando do Gávea Golf and Country Club, mesmo não sendo da elite, o frequentei a partir de 1980, quando comecei a namorar a minha primeira esposa, que conheci na UGF, por conta dos pais dela serem sócios e jogadores. A sede é linda e lá fazia sauna todos os sábados e depois acompanhava o sogro no bar do clube, onde ficávamos conversando e bebendo cerveja com seus amigos. A recepção do meu casamento foi na sede do clube. No início do namoro, fiz uma média e pedi para acompanhar um jogo do sogro, no intuito de aprender as regras e entender a dinâmica do jogo, o que não me apeteceu em nada. Alguns dos 18 buracos ficam no alto, onde se tem uma vista belíssima da praia de São Conrado e do entorno. Tinha 23 anos à época e meu negócio era correr, jogar voleibol na praia e futebol. Mas resumindo, é um belíssimo clube.

    ResponderExcluir
  7. Os carregadores e outros empregados eram da Rocinha ou do Vidigal?Geralmente esses clubes de elite da zona sul tem pessoal das favelas próximas trabalhando.O Country Club de Ipanema também tem pessoal das favelas de Ipanema,Gávea,e Copacabana muita gente fala que é por segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande parte das empresas, lojas, clubes, condomínios, etç da zona sul tem moradores das favelas da região como funcionários, pela singela razão destas pessoas morarem perto, economizando tempo e dinheiro no transporte [o que é conveniente para empregados e empregadores] e estarem disponíveis.

      Excluir
    2. Sim, os caddies moravam na Rocinha ou no Vidigal.

      Excluir
  8. Golfe é basquete no chão com tacos ele bolinha. Requer paciência mas acho monótono.a área deve ser preservada , para evitar uma selva de pedra. A vista do Mirante das canoas é uma beleza .

    ResponderExcluir