Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

FLAMENGO - UMA PAIXÃO ETERNA

Hoje, aos 125 anos, continua despertando paixões. Mais uma vez campeão.

A bandeira do Flamengo no esporte é uma glória,

Que se agita sempre, na derrota e na vitória.

Muitos não sabem, mas este é o hino oficial. O de Lamartine Babo, do "Flamengo, Flamengo, tua glória é lutar", é o mais popular.

Sócio "aspirante" desde 1958.

Sócio "proprietário" desde 1962.

 

Sócio "remido" desde 2012.

Este "post", comemorativo do título do Campeonato Brasileiro de 2020, entra na categoria "eventos importantes" do Saudades do Rio.


20 comentários:

  1. Bom Dia! Tinha certeza que hoje teríamos Flamengo por aqui. Acredito também que os comentários ficarão próximo dos 50. Faltam 67 dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentarista Esportivo, o verdadeiro26 de fevereiro de 2021 às 09:56

      Nem tanto, Mauro. A maioria que comenta é da turma "do contra" (vascaínos, botafoguenses e tricolores).

      Excluir
  2. Sou rubro-negro, pálido, feliz com a conquista, porém consciente de que este time de ontem perderia de goleada do time que jogou com o Liverpool.
    Eu poderia escolher qualquer outro rival da caminhada de 2019, mas me detenho no time europeu porque acho que hoje se joga na Europa o que há de melhor em futebol. Basta acompanhar uns jogos da Premier League que o cidadão já não consegue assistir a nenhum do Brasileirão. E olha que pode incluir os lanternas tipo Fulham e vai se verificar que o nível é sempre muito superior.
    Acredito que se a CBF e seu treinador não acordarem, não vai ser em 2022 que abocanharemos a Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentarista Esportivo, o verdadeiro26 de fevereiro de 2021 às 09:55

      Claramente este tipe de 2020 é inferior ao de 2019. O poderio econômico da Premier League não tem comparação possível. Considerando que há uns 2000 jogadores brasileiros jogando fora do país aqui restaram os muito jovens ou veteranos em fim de carreira. O nível é muito baixo.

      Excluir
  3. Bom dia...

    Saudações Rubro-Negras.

    Flamengo octacampeão brasileiro, não precisa dizer mais nada.

    Agora, no 1° tempo houve um pênalti claríssimo para o Inter, não há como negar, porém, o Inter perdeu "para ele mesmo" na reta final do campeonato!

    Parabéns Nação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentarista esportivo, o verdadeiro26 de fevereiro de 2021 às 09:53

      O penalty poderia ter sido marcado mas na origem do lance houve infração de mão do Daniel Alves. O penalty seria anulado. E nem interferiu no resultado.

      Excluir
    2. Você "misturou as bolas", não há como acontecer mão do Daniel Alves na origem do lance se estou mencionando o jogo do Inter que era contra o Corinthians e o Daniel Alves jogou contra o Flamengo, me refiro ao pênalti não dado em Porto Alegre que foi justificado como "mão de apoio", o que não faz nenhum sentido, pois era uma assistência clara de gol, de qualquer modo, Flamengo campeão.

      Excluir
    3. Comentarista Esportivo, o verdadeiro26 de fevereiro de 2021 às 10:39

      Tem razão, me confundi. Mas a nova regra diz que se o jogador que deu o carrinho está se apoiando no chão, num movimento natural, não deve ser marcado o penalty.

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Mestre Dr. Luiz D' fico muito contente e feliz em ver que o coração do mestre se encontra em perfeito estado de saúde, visto os súbitos acontecimentos ocorridos ao final do jogo de ontem. Ter passado pelos cerca de 3 minutos de intenso pânico sem qualquer distúrbio, demonstra que seu coração está em grande estado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Venceu o melhor time do campeonato, não há dúvida nenhuma disso. Porém, o flamengo de sucesso é um bom negócio para muita gente. Nos anos 90, eu via a desorganização e incompetência das diretorias rubronegras e pensava: "o dia que tiver alguém com um mínimo de capacidade na gestão nesse clube, vai ficar complicado para os outros".

    E por que isso? Porque tudo sempre foi muito mais fácil pro flamengo: imprensa, arbitragem, CBF...como consequência, a formação de uma torcida muito maior que a de seus rivais locais...se não dominou o futebol pelo menos no RJ há mais tempo foi por esbarrar na própria incompetência de seus administradores e também pelo modelo de gestão de clubes que imperou até pelo mens o início do século XXI. Com a entrada maciça de capital no esporte, é óbvio que os recursos iriam fluir para os caminhos em que se vislumbre maior retorno.

    Fora alguns mecenas que ainda mantêm a verve de clubes com Palmeiras e Atlético(MG), a tendência natural é que se concentre a força (leia-se, dinheiro) no Flamengo no RJ e em mais um ou dois clubes de SP, um deles certamente o Corinthians.

    Nada disso anula a profunda incompetência de administradores de clubes como Vasco, Fluminense e Botafogo, que não têm muito do que reclamar nesse aspecto. Mas devem estar cientes do novo equilíbrio de forças (dinheiro) do esporte e tomar ciência dos papéis que têm/terão nesse espetáculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando nos anos 90 o Fla trouxe o Romário e isso serviu de motivação para os demais clubes do Rio. Mas realmente não havia planejamento financeiro, além de "olho grande" nas "comissões" nas negociações para compra de passes de jogadores. E isso acontece até em clubes de menor expressão com quantias envolvidas para bem menos, claro.
      No caso do Vasco eu acho que o problema começou quando o Soares Calçada passou a chave do cofre para o então vice de futebol Eurico Miranda, em 2001.

      Excluir
  6. Flamengo, Botafogo, Vasco, etc. Que "são" isso? Para mim, não passam de nomes associados a quadrilhas de bandidos que assaltam, brigam e matam em dias de jogo. Simples assim.

    Não torço e jamais torci por time de futebol, embora lá pelos 1950s tivesse simpatia pelo Canto do Rio, simplesmente pelas cores do seu uniforme de então.

    Algumas vezes fui ao Maracanã, levado pelo meu tio, botafoguense doente. Assistia ao Torneio Início. Nada que fizesse meu coração disparar.

    A última vez em que estive no Maracanã foi em 1977, numa eliminatória pela copa do ano seguinte.

    Mas uma imensa felicidade sentia a cada gol que a Alemanha fazia gol contra o Brasil, no memorável 7 x 1. Vibrava de alegria, apesar das ameaças de apanhar da minha esposa. Vibração essa que começou ao ouvir o hino alemão. Deutschland über alles.

    ResponderExcluir
  7. Todos sabem que sou são-paulino, mas torci pelo mengão como se fosse meu time. Os últimos minutos fizeram retornar a Fibrilação atrial. Não tem problema! Viva o Flamengo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu, como tricolor, aprendo que não tem como secar e torcer contra o urubu, pois até quando ele perde, ele ganha...

    ResponderExcluir
  9. Nunca escondi aqui que sou torcedor fervoroso do Botafogo e repito a minha frase de sempre: vence no futebol de pontos corridos o clube que possui o melhor elenco e o melhor elenco disparado é o do Flamengo e ponto final. Desde sempre defendi em rodas de papo com amigos que o campeonato brasileiro deveria disputado no sistema de pontos corridos, exatamente como funciona na Europa há cem anos. Premia o melhor elenco, a regularidade e o melhor planejamento num todo. O exemplo a defender a minha tese, remonta ao brasileiro de 1992. O Botafogo tinha o melhor elenco disparado, teve o maior número de vitórias e melhor saldo de gols, classificando-se em primeiro lugar. Na final pegou o Flamengo, que tinha feito 8 pontos a menos no somatório total e num dia inspirado do rubro, perdemos o título. Foi feita a justiça? óbvio que não. Todos os 8 pontos e vitórias a mais conquistadas pelo Botafogo sumiram literalmente pelo ralo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os campeonatos estaduais e a Libertadores ainda dão pouquíssima vantagem para quem é o melhor na chamada "fase de pontos".
      Inclusive nos tempos de mais equilíbrio entre os grandes do Rio, ser o mandante, por maior pontuação, em final no Maracanã nem era considerada uma vantagem.

      Excluir
  10. Que pena, não consegui comentar mais cedo. Octacampeão!
    Depois do fim do jogo do Inter, ainda na postagem de ontem, quase comentei com um "Salve o Coríntia, ô meu" em agradecimento, mas fiquei assistindo a entrega das medalhas e taça, acabei esquecendo.

    ResponderExcluir
  11. Na Alemanha e na Itália o domínio de Bayern e Juventus provocou uma certa monotonia em seus respectivos campeonatos e considero que as seleções dos dois países até caíram de produção por isso. Por enquanto a atual temporada está mais equilibrada.
    Na Inglaterra não há diferença, por mais que entre os clubes aconteça uma boa disputa, tem tanto estrangeiros lá que na faz efeito sobre a seleção inglesa, que sempre é só mais ou menos fora de seus domínios, com raros momentos de brilho.

    ResponderExcluir
  12. Flamengo ganhou o título merecidamente mas isso não tira a decadência do futebol do Rio, aliás como todo o Estado. Vasco e Botafogo na segunda divisão e pior com chances de não voltar ano que vem. Clubes tem que virar empresas, somente assim sairemos desses amadores aproveitadores.

    ResponderExcluir
  13. Saudades de acompanhar os jogos na Gávea...lembro-me bem que, durante a década de 90, sempre estava presente nos jogos durante a semana, à tarde. Bons tempos...

    ResponderExcluir