Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de março de 2021

IGREJA ANGLICANA

A imagem de hoje, garimpada pelo JBAN, mostra a Igreja Anglicana (Templo dos Ingleses) na Rua Evaristo da Veiga, na década de 1920. Podemos ver no canto esquerdo da foto, uma nesga da atual Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro (Palácio Pedro Ernesto). À direita, fora da foto, a Rua 13 de Maio e o Teatro Municipal.
No local do templo e dos sobrados à direita, existe hoje o Edifício Municipal.

A Igreja Anglicana, levantada pela colônia inglesa do Rio, no século XIX (foi a primeira deste culto na América do Sul) ficou neste local até 1942. Hoje está na Rua Real Grandeza, em Botafogo.

Foi construída em 1819 através de um acordo de amizade entre Portugal e Inglaterra. Foi o primeiro templo não-católico oficialmente construído no Brasil. Na mesma época foi construído o Cemitério dos Ingleses, na Gamboa.

Esta foto foi enviada pelo Helio Ribeiro. A pedra fundamental da capela dos ingleses foi lançada em 1819, na entrada da Rua dos Barbonos (atual Rua Evaristo da Veiga), no pátio da casa que foi do Bispo José Joaquim Justiniano de Mascarenhas Castello Branco. A construção deste primeiro templo protestante no Rio deve-se, conforme conta Dunlop, à permissão contida no Tratado de Amizade e Comércio, que no art. 12 preceituava: "Sua Alteza Real o Príncipe Regente de Portugal declara e se obriga no seu próprio nome e no de seus herdeiros e sucessores a que os vassalos de Sua Majestade Britânica, residentes nos seus Territórios e Domínios, não serão perturbados, inquietados, perseguidos ou molestados por causa de sua Religião, mas antes terão perfeita liberdade de consciência e licença para assistirem e celebrarem o serviço divino em honra do Todo Poderoso Deus, quer seja dentro de suas casas particulares, quer nas particulares Igrejas e Capelas que Sua Alteza Real agora e para sempre graciosamente lhes concede a permissão de edificarem e manterem dentro de seus domínios e conquista, contato que as sobreditas capelas sejam construídas de tal maneira que exteriormente se assemelhem a casas de habitação e também que o uso de sinos não lhes seja permitido."

Foto do Arquivo Brício de Abreu / Brasiliana Fotográfica.  Fotógrafo: desconhecido. Muito interessante o edifício art-déco na esquina da Evaristo da Veiga com a Senador Dantas, onde hoje é um Bradesco. A capela foi remodelada no final do século XIX segundo planos do arquiteto Jannuzzi. Na década de 1940 a igreja mudou para uma magnífica propriedade na Rua Real Grandeza, em Botafogo, sucumbindo à construção de arranha-céus no Centro.

 

 

10 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Não estou certo, mas a última foto poderia ser de um dos filhos do Malta.

    Não conheci essa igreja (nem tinha como), mas há perto da Praça Tiradentes uma outra igreja, acho que Metodista, que cheguei a passear pela parte externa, uma vez com minha irmã, com estátuas. Atualmente esse programa não estaria disponível pelas restrições sanitárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente confundi Presbiteriana com Metodista. Mas não tinha dado certeza...

      Excluir
  2. Área do "Bola Preta". O nosso nosso" comentarista olímpico" tem razão. A igreja metodista fica na rua Silva Jardim na Praça Tiradentes, maus ou menos no local do Antigo Teatro Lírico. Curiosamente até pouco tempo atrás era frequentada por ninguém menos do que "Benedita da Silva", que obviamente dispensa comentários.### Hoje é um dia dia grandes reflexões...

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Hoje(amanhã) vou acompanhar os comentários, de igrejas não manjo nada. Faltam 34 dias.

    ResponderExcluir
  4. Edifício Municipal, que abrigava a antiga sede do Cordão da Bola Preta, que mudou-se para a Rua da Relação, 3. Também tem uma Catedral Anglicana do Rio de Janeiro, à Rua Haddock Lobo, 258, logo após a Igreja dos Capuchinhos.

    ResponderExcluir
  5. O ângulo da foto 3 é fora do comum.
    Essa citada reforma que deixou o templo com aparência de igreja, foi possível após a proclamação da república que tornou o Brasil um país laico.
    Ontem mesmo estava lendo sobre a mais antiga amizade entre países, a de Portugal com a Inglaterra. Assim com em 1819 houve uma simples permissão para a construção do templo anglicano, no texto que li contava uma passagem bem mais complicada, sobre a permissão para pouso de aviões ingleses nos Açores durante a 2ª. Grande Guerra, mesmo com a neutralidade portuguesa.
    Em tempo: na Rua Silva Jardim, imponente é a Catedral da Igreja Presbiteriana do Brasil, de tradição protestante (não confundir com uma tal Igreja Presbiteriana Viva, que parece mais no estilo neo-pentecostal).
    E se tem alguma Metodista por lá deve ser mais escondida.

    ResponderExcluir
  6. O fim da influencia francesa e a 2ª guerra mundial com o nosso Plano Marshall destruíram o centro do Rio. Uma lástima. Buenos Aites manteve a aparência tradicional e aqui a modernidade chegou. Uma Sucupira marítima, à qual forma agregadas agora milícias. Pena. FF : por conta de curiosidade sobre o navio encalhado no Suez caí num site de rastreamento de navios no mundo em tempo real. VESSELFINDER. Fui ver no Rio e não havia nenhum. Explicação de especialistas. Portos do Rio quebrados ou ineficientes. Tudo vai para Santos, Itajaí, etc. que aparecem congestionados no tal site.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos. Muito marcante a história dessa igreja e a religião anglicana no Rio. Hoje existe ao lado da Igreja dos Capuxinhos, a Igreja Anglicana do Brasil, não sei a ligação dela com a da foto. Quanto a destruição da arquitetura urbana da cidade, ela é contínua, em breve deverá destruir o pouco que restou, mesmo que algumas áreas e prédios estejam preservados pelo patrimônio histórico, mesmo assim irão ao chão, pela simples razão, leis e proteções não conseguem competir com dinheiro e incêndios criminosos. E assim é o meu Brasil varonil, nada e ninguém sobrevive ao enfrentamento do dinheiro. Preservação de valores históricos, respeito ao patrimônio da cidade e do País, não se preservam com leis ou prisão dos infratores, isso se faz com educação e cultura, isso o dinheiro não compra, a educação e a cultura, formam a mente e a consciência do cidadão, isto nenhum dinheiro do mundo compra.

    ResponderExcluir
  8. Na época que ainda construíam no centr, agora os lugares fechados e abandonados imperam.

    ResponderExcluir