Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de março de 2021

PIER DA URCA





 Hoje temos fotografias enviadas por Hugo Hamann, a primeira do Malta, do acervo do IMS.

Vemos o “píer” existente no Forte de São João na Urca, em quatro tempos, sendo que a última foto é de domingo passado.

Este “píer” servia de ancoradouro para embarcações tendo, na sua extremidade, um abrigo para embarque e desembarque.  

Na segunda foto vemos o “píer” cercado por banhistas, já com uma estrutura superior em concreto. Para desespero dos pais muitas crianças mergulhavam dali. Havia que se ter muito cuidado, pois era raso e o risco de acidente era grande.

Por causa da maresia, a estrutura em arco de concreto foi danificada, com ferragens ficando expostas, tendo sido então demolida como vemos nas duas últimas fotos.

Conta o Carlos Candeias, nosso comentarista que ora brilha no “The Voice +”: “Já tive uma carteirinha e frequentava as instalações do Forte. Eu era um dos garotos que mergulhava da estrutura de concreto e com certeza o mais desmiolado de todos. Mergulhava sempre do lugar mais alto e na hora em que a maré estava mais baixa. Claro que vivia de nariz arranhado. Bons tempos. Hoje, na condição de vovô, só de pensar nessas loucuras fico arrepiado. Sou um sobrevivente..."

Vemos nas fotos o prédio cinza atrás do “píer”, o da esquerda, cujo bar virou um "point", o Edifício Tabajaras, situado na esquina de Candido Gaffrée com João Luiz Alves. Ali funcionava antes do “Bar da Urca” o bar Tabajaras de propriedade do Sr. Pinto. O outro prédio fica na João Luiz Alves, ao lado do Tabajaras. Foi construído no terreno onde funcionou o falido Urca Praia Clube.

Quanto às praias do Forte a melhor é a “de fora”. Ela fica no sopé do Pão de Açúcar, do lado oposto ao da Praia Vermelha, e era, nos velhos tempos, tão pouco frequentada, que era rica em tatuís. A “de dentro”, sem ondas como vemos nas fotos, tem águas calmas, mas raramente limpas por causa da Baia da Guanabara.

Na foto em P&B vemos uma garotada de touca na praia e, provavelmente, era o grupo da Colônia de Férias que sempre acontecia no Forte. O uso da touca era obrigatório. O barco talvez estivesse ali para levar o grupo para um passeio na baía - um dos pontos altos da Colônia, junto com o passeio pela velha fortaleza histórica, subindo o morro.

18 comentários:

  1. Bom Dia! Sempre achei a Urca um lugar calmo para se morar.Mas hoje estou convencido que no Rio não dá mais. Depois da pandemia decidirei para onde ir. faltam 56 dias.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa matéria, mas acho que a fotografia com a embarcação é na Praia da Urca, a do Cassino. Já perguntei ao Hugo, mas ele só vai ver às 9 horas, ou mais. Achei a posição relativa do Corcovado bem definitiva.

    ResponderExcluir
  3. Já vi que me equivoquei, com minha posição relativa, o portão do forte está bem visível ,a segunda foto. Falhas de um observador automobilístico.

    ResponderExcluir
  4. A Fortaleza de São João me traz boas lembranças de minha infância e início da adolescência. Tinha um amigo, vizinho na mesma quadra, que o pai era militar do exército e vira e mexe nos levava em seu fusca azul calcinha para desfrutar as praias do Forte. Nossa maior diversão era justamente mergulhar deste píer, que lembro estar sempre lotado de crianças, como na foto 2. Também frequentávamos a praia de dentro e batíamos uma bolinha na quadra de salão da Escola de Educação Física do Exército. Era um programa que consumia todo domingo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Hoje é dia de ler os comentários e aprender.

    ResponderExcluir
  6. Também participei de uma colônia de férias no forte da Urca nos anos 1950. Tenho boas lembranças e algumas fotos. Vou ver se acho e mando para o gerente.

    ResponderExcluir
  7. Luiz como faço para enviar fotos pertinentes a alguma postagem?

    ResponderExcluir
  8. O email de contato do blog é luizd.rio@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Para mim um território desconhecido, no máximo cheguei perto da portaria do forte. E isso há mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  10. De fato a melhor praia do complexo do Forte da Urca é a do sopé do Pão de Açúcar. Sou frequentador assíduo desse local juntamente com minha esposa. As vezes não está muito limpa, dependendo das correntes das marés mas não deixa de ser um oásis. Ainda ontem estiver até perto das 20 horas por lá tentando pescar alguma coisa. Na verdade faço quase sempre esse programa, depois das 17 horas, para desestressar. O acesso é muito restrito e por essa razão o local é totalmente seguro.

    ResponderExcluir
  11. Não conheço essas praias do Forte de São João. Como é a restrição pra entrar? Tem que ser militar?

    ResponderExcluir
  12. Hoje não sei, mas antigamente os moradores da Urca que conheciam algum militar recebiam uma carteirinha para acesso.

    ResponderExcluir
  13. Pôxa, que pena; parece que deve ser igual à Marambaia.

    ResponderExcluir
  14. Ganhei muito dinheiro com esse bairro!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Dr. D'.

    Dia diferente, hoje. Levantei estranho e com labirintite. Só melhorei depois de alguns efeitos colaterais. Minha irmã levou nossa mãe para a segunda dose.

    Só agora estou vendo a postagem. Mais uma aula... O mais perto que cheguei dali foi no IME, uma vez à noite...

    ResponderExcluir
  16. Frequentei o local uma época pois tive contusão e fui atendido pelo massagista "Pai" Santana, que era do Exército. Local muito bonito, mas me incomoda espigão de 14 andares (creio) moradia dos oficiais. Monolito cravado na rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse prédio realmente agride o visual, mesmo de quem olha de bem longe.

      Excluir
  17. Esse lanchão estacionado no pier levava as crianças da colônia de férias pra passar na Baía. Havia um dia só pra isso. Era emocionante ver o Forte da Laje de pertinho. Eu não só mergulhava do lugar mais alto, ainda também gostava de correr e saltar por sobre as escadas no local de desembarque. E você não vai lembrar que foi na Praia de Fora que a cidade foi originalmente fundada?

    ResponderExcluir