Total de visualizações de página

domingo, 12 de setembro de 2021

EXPO DE 1922 - PAVILHÃO DE ESTATÍSTICA

Hoje vemos o autochrome colorido de Marc Ferrez, do acervo do IMS, garimpado pelo Henrique Hübner, mostrando o Pavilhão da Estatística, que mostrava a riqueza do Brasil a partir dos números. Projetado por Gastão da Cunha Bahiana, professor da antiga Escola Nacional de Belas Artes, o prédio tinha um estilo sóbrio, avesso ao neocolonialismo e modernismos que estavam se popularizando naquele período.

Após a Expo de 1922 o prédio se tornou repartição pública: foi sede da Vigilância Sanitária Portuária e, por muitos anos, posto de vacinação. Lembro que foi lá que tomei a vacina da Febre Amarela, exigência para viajar ao exterior nos anos 70. O prédio perdeu sua cúpula, mas sobrevive na Praça XV bastante modificado. No fim dos anos 1990 uma parte foi ocupada pela Polícia Federal e outra com o serviço de Vigilância Marítima. Atualmente ali funciona o CCMS (Centro Cultural do Ministério da Saúde). 

Nesta foto enviada pelo Carlos Paiva vemos um trecho da Praça XV e parte do Aeroporto Santos Dumont, em 1951. Podemos observar, na parte de baixo, a barca de veículos. De cima pra baixo vemos o terminal da PAA/Panam/Panair, hoje III Comar, terminal de hidroaviões do Santos-Dumont, hoje Instituto Cultural da Aeronáutica, pavilhão de Caça e Pesca da Expo 22, já muito modificado. Demolido, no lugar existe o salão do Clube da Aeronáutica. O Pavilhão da Estatística da Expo 22, hoje Centro Cultural do Ministério da Saúde. O torreão sobrevivente do Mercado onde era o Restaurante Albamar. À direita o Museu Histórico Nacional, na época provavelmente ainda com as cicatrizes da demolição dos acréscimos da Expo 22. E esta região foi desfigurada pela construção da Perimetral, que viria abaixo após alguns anos de vida. Aquele flutuante quadrado sobrevive e hoje em dia é o Argonauta, localizado a algumas dezenas de metros da Mureta da Urca, em frente ao Bar Urca.

Vemos o Pavilhão de Estatística ainda em fase de construção. No Pavilhão de Estatística estavam os trabalhos da Diretoria Geral de Estatística e a Estatística Comercial. Foi inaugurado em outubro de 1922 com a presença do Presidente da República. A cerimônia foi conduzida pelo Diretor Geral de Estatística, o Dr. Bulhões Carvalho. 


O Pavilhão de Estatística em funcionamento. Ali se mostrava o que representou a obra do Recenseamento Geral da República, levada a efeito em 1920. Cartogramas, quadros, pinturas, desenhos, diagramas, cartas, etc, mostravam como era o país.

2 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Os poucos pavilhões sobreviventes da Expo 1922 estão espalhados pelo centro. Este, além do (ainda) atual MIS e a ABL. O prédio do MHN já existia e foi adaptado para o evento. Algum outro?

    Sempre via essa estrutura quando ia para a estação das barcas ou, mais recentemente, nas idas à feira da Praça XV.

    ResponderExcluir
  2. Em 51 já não tinha mais a cúpula...por que sera que tiraram?

    ResponderExcluir