Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

PRAÇA JACARANDÁS - JARDIM BOTÂNICO

Um dos locais mais agradáveis da Zona Sul carioca é o conjunto de ruas que fica no Jardim Botânico, entre a própria Rua Jardim Botânico e o Morro do Corcovado, entre o Parque Lage e o Túnel Rebouças. Quem explorar a região de carro, podendo até entrar pelo Jardim Botânico e sair pelo Humaitá, vai se deparar com ruas tranquilas, com muitas casas e prédios baixos, uma temperatura alguns graus abaixo do resto da cidade e muito verde. É a área que vemos nesta imagem do Google. Vamos ver hoje duas fotos da Praça Jacarandás (ou Praça dos Jacarandás), que fica junto às ruas Araucária e J. Carlos, próximo à Rua Maria Angélica.

 

Esta foto foi enviada pela Ana, antiga comentarista do “Saudades do Rio” no tempo do Terra e pertence à família de seu marido dela. O lugar calmo, com poucos prédios baixos, ainda permitia ver lá ao fundo a Lagoa Rodrigo de Freitas, hoje tapada pelos inúmeros prédios erguidos entre a Rua Jardim Botânico e a Lagoa. Este local foi onde morou a comentarista Beatrice Portinari durante a infância.


A foto é da Praça Jacarandás e foi tirada da varanda do prédio onde os sogros da Ana moravam na Rua Araucária. O local era muito agradável e tranquilo, talvez por não servir de passagem. A praça é pequena. O terreno em primeiro plano (com árvores grandes) está hoje ocupado por um prédio. Esta foto é dos anos 50, mas muita coisa ainda permanece igual na região, principalmente à medida que se afasta da Rua Jardim Botânico e se vai subindo o morro. 


Esta outra imagem do Google mostra a Praça Jacarandás atualmente, minúscula, mas ainda com seu charme.

 

9 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Em tempos de especulação imobiliária, tenho pena de locais como este, que poderiam ser um possível alvo.

    Locais bucólicos estão em extinção.

    ResponderExcluir
  2. FF: em tempo, hoje é o dia nacional da kombi...

    ResponderExcluir
  3. Essa parte do Jardim Botânico era muito tranquila, principalmente antes da abertura do Túnel Rebouças. Com a abertura do Túnel em 1967 o movimento na região aumentou gradativamente, mas ainda assim continuou tranquila. Mas isso é coisa do passado. Infelizmente locais ermos e próximos a morros, matas, e encostas, são problemáticos por razões de segurança e a região do Jardim Botânico e do Horto Florestal não é diferente.

    ResponderExcluir
  4. Moro aí perto, na Arthur Ribeiro. As construtoras atacando as casinhas e pequenos prédios do Jardim Botanico para a construção de mini moradias. Muitas já foram abaixo. E tem a Lei Organica do Municipio que manda estudar o impacto do trafego no entorno, mas com os bandidos vereadores, e um Prefeito de quem gosto, mas que tem que ficar atento aos interesses, a Cidade vai mudando... para pior. Mas área ainda é uma delícia, bom passeio.

    ResponderExcluir
  5. Taí, nunca tinha prestado atenção na ligação por cima do túnel, entre o Jd. Botânico e Humaitá.
    Mesmo assim se imagina que a região é cheia de cancelas e vigias, em ruas "privatizadas" por moradores.
    Não é o caso, se o texto do gerente não se refere a um passado que gostaríamos que fosse a situação atual.

    ResponderExcluir
  6. Há algumas ruas com cancelas mas vale o passeio subindo pela Maria Angélica e descendo pelo Humaitá. É gostoso ver este outro Rio.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a todos. Esta região é muito bonita, assim como aqui na Tijuca a região da Usina e Alto da Boa Vista, porém aqui as favelas desvalorizaram os imóveis e trouxeram o medo. Mas fazer o quê? Num País, onde bandido tem melhor tratamento do que o cidadão trabalhador e que paga impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado Lino, muita gente vai achar que é "preconceito"! Vão dizer que eles tem direito a moradia, energia elétrica, gás, e internet, "de graça", afinal a "burguesia" foi a culpada por sua "desdita" e tem com eles uma "dívida social". Muita gente vai achar que você é "homofóbico" ou "fascista" rsrsrs.

      Excluir