Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

BILLY GRAHAM NO RIO


O famoso pregador americano Billy Graham já havia estado no Brasil nos anos 60, mas o grande sucesso foi na visita feita em 1974 quando arrastou multidões para vê-lo. 

Este cartaz anunciando sua vinda está gerando muita discussão entre os conhecedores do Rio Antigo, pois ainda não foi identificado o local do mesmo. Embora muitos acreditem ser em Copacabana, o grande conhecedor do bairro, Andre Decourt, não concorda.

William Franklin Graham nasceu a 7 de novembro de 1918, numa família presbiteriana que vivia numa quinta perto de Charlotte, na Carolina do Norte. Segundo as suas próprias palavras, na adolescência estava mais preocupado com raparigas e beisebol, até ouvir um sermão que o levou até Deus. Foi ordenado em 1939 numa igreja batista, quatro anos antes de casar com Ruth Bell, filha de missionários que tinham estado na China.

E pouco tempo depois lançou-se à estrada, pregando em tendas, a congregações e multidões cada vez maiores. Décadas depois encheu estádios, de Nova Iorque a Wembley, em Londres, passando mesmo pela Coreia do Norte, nos anos 70 do século passado.


Aqui vemos Billy Graham discursando, talvez na sua chegada ao Rio. À direita vemos o Governador Chagas Freitas.

O maior estádio do mundo naquele momento, o Maracanã, lotou para sua grande Cruzada Evangelística.


Segundo o "site" dele: "The final night of the Crusade drew an estimated 225,000 people, which set a record then for Maracana Stadium, a venue that hosted soccer games. At the time of the event in 1974, this was the largest crowd to attend an evangelistic service in the western hemisphere. A panoramic view of the stadium during that final night."

18 comentários:

  1. Os Norte-americanos são pródigos em criar "seitas religiosas" de diversas modalidades, porém com a única finalidade de obter lucro fácil. Nesse caso específico o formato foi copiado com sucesso no Brasil, tanto é que atualmente mais de 400 "denominações evangélicas" no Brasil. Dinheiro "não cai do céu" e "não existe almoço grátis" são dois fatores que devem ser observados.

    ResponderExcluir
  2. Estacionados em cima da calçada, uma vemaguete e um fissore.

    ResponderExcluir
  3. Não dou a menor pelota para pregadores, sejam plásticos ou de madeira, mas na primeira foto vemos uma ambulância Veraneio, uma Vemaguet, um Fusca e um FNM 2150, de 1969 em diante. O espelho aerodinâmico deve indicar um ano posterior, vou ver se descubro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FNM 2150 modelo 1970, em relação ao do ano anterior, teve o espelho retrovisor interno modificado, passando a ser instalado no teto e não no painel; além disso, foi disponibilizado o retrovisor externo tipo "concha".

      Excluir
  4. Olá, Dr. D'.

    Como eu já comentei no grupo, apesar de minha mãe ser católica, ela foi a um desses "espetáculos" de tele-evangelhistas nos anos 70. Ou desse ou do Jimmy Swaggart. Minha madrinha, cunhada dela, que levou. Lá em casa tinha uma bíblia dessa época.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o espelho do 2150: no lançamento, no salão em 68, não havia espelho nenhum, mas em 1970, as fotografias da propaganda já mostravam exatamente como está na primeira foto.

    ResponderExcluir
  6. Curiosidade: o tele-evangelhista Jimmy Swaggart é primo do cantor e compositor Jerry Lee Lewis.

    ResponderExcluir
  7. Até que eu gostaria de saber a opinião dos luteranos, presbiterianos e outros protestantes mais tradicionais sobre esse Billy Graham.
    E, coincidência ou não, Edir Macedo e RR Soares fundaram a IURD uns 3 anos depois.
    Mais outros 3 anos e Soares começava sua "carreira solo" fundando outra igreja, assim como outros pastores e "pastores" foram criando outras e mais outras no ramo neo-pentecostal.

    ResponderExcluir
  8. Lembro-me bem dessa vinda do Billy Graham aqui. Causou um "furor" entre os crentes, em muito menor representatividade naquela época.
    Não faço qualquer distinção entre as religiões, sobretudo no universo cristão. Os evangélicos, mais notadamente os pentecostais, evidenciados na mídia recentemente, não fizeram nada muito além do que a igreja católica fez ao longo de séculos: sem possuir uma máquina, uma chaminé, um processo de produção sequer, ganharam e ganham fortunas vendendo um "produto" fácil de vender, cuja matéria-prima povoa os corações e mentes de milhões de seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sonho de todo publicitário: um produto invisível, intangível, "fácil de vender" e que só pode ser usufruído depois da morte...

      Excluir
    2. Acredito que a grande maioria dos comentaristas aqui "neste sítio" creia em Deus, embora também haja "agnósticos". Católicos, evangélicos, e espíritas, conhecem uma passagem bíblicas em que Jesus afirma: Meu reino não é deste mundo! É claro que quem conhece a profundidade dessas palavras crê nessa afirmação (inclusive eu). Mas as Igrejas Pentecostais oferecem aos néscios, incautos, e afásicos, todas as "maravilhas do mundo terreno" como casas, imóveis, e tudo que o dinheiro pode comprar. O convencimento é tal que até mesmo pessoas esclarecidas se deixam levar por "parábolas e fatos que em tese teriam acontecido há milhares de anos". E baseados nessas "parábolas' é que são feitos os "propósitos para Deus". "É aí que mora o perigo, pede-se milhões como se fossem "moedinhas". São "fundamentalistas" e "crêem literalmente naquilo que está escrito": se na Bíblia está escrito que "Deus criou o Mundo em seis dias e descansou no sétimo", sem levar em consideração que a duração de um dia varia de acordo com a órbita de um planeta em torno de uma Estrela, nem a existência de bilhões de estrelas e de seus respectivos sistemas planetários, assim eles crêem. Demover pessoa assim de tais disparates é uma tarefa impossível. Na Idade Média Igreja vendia "indulgências" e e também "o perdão de Deus" por grandes somas. Os discípulos de Martinho Lutero copiaram o método e os "Pentecostais aperfeiçoaram".

      Excluir
  9. Atualizei o texto da segunda foto, pois o "copy&paste" tinha ficado incompleto.

    ResponderExcluir
  10. Graham tinha o apelido de “A metralhadora de Deus”.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos. Nessa época meu negócio era jogar bola e ir para gandaia, acho que se até Deus viesse a terra eu não daria importância. Outra coisa que não consigo entender de maneira nenhuma, como uma pessoa que trabalha o mês inteiro (os que realmente trabalham), pode pegar e dar 10% do seu salário, para esses caras, não deve dar o menor valor ao seu dinheiro e ao seu trabalho, tenho certeza que pelo menos 50% dessas pessoas são inscritas nesses programas de bolsa esmola. Pastores são todos um monte de charlatões que enganam os fieis desesperados e pobres ignorantes. Acho que a única coisa certa dos comunistas foi proibir com as religiões.

    ResponderExcluir
  12. Fiz o ginasial e científico nos idos de 63 a 70 no Colégio Batista lá no final da José Higino na Tijuca. Boas recordações daquela época. Muita coisa conheci sobre esse Pastor Billy Graham que era considerado o melhor pregador do mundo na época. Assisti muitos filmes sobre suas atuações na América e de fato tinha uma enorme habilidade de manter a multidão atenta as suas pregações. Claro que tinha em volta de sua pessoa um equipe completa de mídia que completavam as apoteóticas pregações..

    ResponderExcluir