Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ONTEM E HOJE

 



No antigo fotolog do Terra a cada foto do Rio antigo o prezado Rafael Netto buscava foto atual do mesmo ângulo, num trabalho muito interessante. 

A foto colorida é de 2005. 

O local deste mirante é na subida entre Glória e Santa Teresa, no encontro das ruas Hermenegildo de Barros, Taylor e Barão de Paranaguá. 

17 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    A foto colorida já tem mais de quinze anos... Uma foto atual pode mostrar ainda mais diferenças, dependendo do local. A cidade em constante mutação.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, uma saudação a todos os professores. Em especial, à minha "primeira". Minha irmã brincava de "dar aulas" para mim e hoje recebe para isso. Pouco...

    ResponderExcluir
  3. Terra ignota para mim. É Santa Teresa. Se disessem que é Luang Prabang, Kualu Lumpur, Tegucigalpa, Bandar Seri Begawan, eu acreditaria.

    ResponderExcluir
  4. Lugar ermo e com uma vista muito bonita da baía e do Aterro. Nesses tempos de roubo de tudo que é de metal, será que o simpático poste ainda está lá?

    ResponderExcluir
  5. Em determinados trechos de alguns logradouros até o Street View já está desatualizado, então a tarefa do Rafael Netto já seria bem vinda de volta.

    ResponderExcluir
  6. A respeito do nome de uma das ruas citadas, o barão foi promovido (ou rebaixado), é na verdade Visconde de Paranaguá. E a praça onde estavam os fotógrafos tem o nome da atriz Glauce Rocha.

    ResponderExcluir
  7. Essa região está "fora da minha jurisdição" e por isso deixo os comentários inerentes ao local com os especialistas. FF: Hoje é o Dia do Mestre. Em um país onde a educação está nos estertores não há o que comemorar. Quando vemos o nível catastrófico da educação da grande maioria das pessoas com menos de 35 anos, dá para perceber a dimensão do estrago. O pior de tudo é que diante desse quadro dantesco, grande parte da mídia elege o responsável por essa tragédia como o "Patrono da Educação Brasileira".

    ResponderExcluir
  8. Os culpados desta tragédia são os que há décadas negligenciam a Educação.
    Ministros incompetentes, governos que remuneram mal os professores, escolas em péssimo estado de conservação, elites que têm interesse em manter o “status quo” para dominar, desigualdade social brutal e por aí vai.
    Qual é o plano educacional do quarto ou quinto ministro da educação deste último governo?
    O que virá de bom com cada vez mais cortes na Educação e na Pesquisa?
    A grande maioria de pessoas com menos de 35 anos é vítima do que lhe é oferecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, as conclusões apresentadas por você são óbvias para quem pensa um pouco.
      Ao longo do tempo a diferença entre as escolas públicas e privadas tornou-se gigantesca, contribuindo para aumentar ainda mais a desigualdade social.
      À classe média, sempre o "recheio do sanduíche", restou fazer das tripas coração para tentar pagar as mensalidades (caríssimas) das escolas privadas.

      Excluir
    2. Nenhum país foi pra frente sem sangue. Os políticos que estão no poder grande maioria deles a elite econômica não quer mudança.
      Pensões absurdas, carros, empregados, férias de 60 dias, motorista...
      O povo deveria protestar para instituir referendos e plebiscitos ao menos na esfera municipal e estadual. Acabando com esses absurdos.
      Mas não ficamos como cordeiros.
      Eu já desisti desse país, me mudei para o Canadá. Meu filhos terão um futuro melhor.
      Branco rico gosta de falar em meritocracia da faculdade, concurso público. Como isso é possível com nossas diferenças sócias. Como uma criança negra, da favela, escola pública terá a mesma capacidade de alguém que sempre teve uma excelente estrutura.
      Não adianta, temos essa anta no poder que nem militar brasileiro conseguiu ser.

      Excluir
    3. Culpar uma pessoa pela tragédia educacional brasileira é cinismo, falta de conhecimento ou pura perseguição.
      O brasileiro não gosta de estudar, com poucas exceções. Quando estava no 2º grau, uma colega me falou que só estudava porque era preciso. Fiquei estarrecido, mas muito tempo depois percebi que esse pensamento era (e é) comum entre os jovens.
      Tenho sobrinho que estuda em escola municipal da Baixada. Está no 3º ano e mal sabe fazer contas de subtração. Não decorou a tabuada e conta de divisão, nem pensar. Outro já está no 2º ano e ainda não sabe ler.
      Quem tem a sorte de ter pais presentes que cobram e incentivam os filhos a estudar conseguem até terminar uma faculdade, mas a grande maioria fica pelo meio do caminho.
      Somando-se à desídia dos estudantes e de seus pais, temos todos os problemas que o Gerente citou e assim chegamos a essa tragédia: os jovens fingem que estudam, a escola finge que ensina e a desigualdade só cresce, com exceções

      Excluir
    4. Você tem razão Anônimo, não há interesse ou estímulo, tanto para o corpo docente como para o corpo discente. Nos meios "mais humildes" para que saber ler ou escrever corretamente se o objetivo da maioria é ser MC, funkeiro, "influenciador digital", ou "gerente do movimento"?

      Excluir
    5. Anônimo, lamentavelmente, vc não se identifica. Aqui, no RJ , apenas o Brizola e o Darcy fizeram algo pela educação. Tudo o que fizeram foi para o lixo quando saíram do poder. O Problema do seu sobrinho é o mesmo de todos. Falta de incentivos e de estrutura para os alunos. Enquanto as coisas ficarem assim, teremos jovens desmotivados.

      Excluir
  9. "Nada está tão ruim que não possa piorar" - FDP

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos. Este local observando as fotos acima e se observamos o local nos dias de hoje, está tal qual a nossa educação pública, cada vez pior. Isso poderia ser resolvido com maior facilidade, basta tornar o ensino universitário pago, toda a verba desta área remanejada para o ensino básico. A grande realidade da educação no Brasil, é que ela sempre foi piorando ano a ano desde a República. Se reclama muito da redução das verbas da educação, porém ela sempre foi a que mais foi desviada e a que mais promove mordomias, principalmente no ensino universitário.

    ResponderExcluir
  11. Essa tragédia não é responsabilidade de uma só pessoa, mas sim de gerações de políticos canalhas ou omissos. Pode ser acompanhada pelas notas que o Brasil recebe no Pisa, sempre decrescentes. Nosso destino como nação é o fosso dos países irrelevantes...

    ResponderExcluir