Total de visualizações de página

sábado, 6 de novembro de 2021

ITAJUBÁ HOTEL

O “Saudades do Rio” constantemente é acionado por pesquisadores e temos o maior prazer em ajudá-los no que for possível. Por exemplo, o tema de hoje foi solicitado pelo J.P.B.Lopes. Esta semana recebemos também pedido de A. Assumpção sobre foto de Hans Mann. Outro dia do P. Tinoco sobre a sede do Flamengo, M. Groot sobre os aeroportos do Rio, L. Viola sobre o posto de gasolina da Catacumba, E. Mello sobre os pracinhas, A. Aram sobre bondes e por aí vai.

Para atender ao Lopes me valho de fotos do prezadíssimo Rouen, no seu “Arqueologia do Rio”.

Em 01 de junho de 1928 foi inaugurado o Itajubá Hotel, na Rua Alvaro Alvim 13/27, Bairro Serrador. O “Bairro Serrador” foi ideia de Francisco Serrador que, no local do Convento da Ajuda, construiu, naqueles terrenos baldios, o que é hoje a Cinelandia.

Assim escreveu o “Correio da Manhã”, no dia da inauguração do Itajubá Hotel: “A obra tendente a transformar o Rio de Janeiro num centro de turismo, aproveitando-se para isso as admiráveis condições de nossa cidade, banhada por uma baía maravilhosa e com aspectos naturais de um pitoresco inédito e deslumbrante, está tendo o concurso espontâneo dos capitais particulares. Tem salões magníficos, 200 quartos, sala de banho, salões para festas, salas ricamente decoradas e mobiliadas para banquetes e para jantar, instalações magníficas de cozinha e de copa, bar, barbeiro, etc.”

O Itajubá Hotel mantinha uma famosa orquestra que acompanhava cantores como Francisco Alves, Sylvio Salema, Demetrio Ribeiro Sobrinho, Esmeraldino Reis.

Recebia figuras notáveis da política, dos esportes e das artes e, segundo o Menezes, muitos cearenses que vinham ao Rio (junto com os hotéis OK e o Ambassador). No final da década de 20 do século passado o campeão italiano, Bologna Football Club, ficou hospedado neste hotel antes da partida contra o “scratch” carioca. O “Correio da Manhã” dá conta de que os fascistas do Rio adquiriram grande quantidade de ingressos para o jogo nas Laranjeiras, em 25/07/1929. Pelos italianos os destaques eram Della Valle, Baldi, Genovesi, Pitto, Schiafo, Banchero, Magnozzi e Gasperi. Entre os cariocas tínhamos Joel, Pennaforte, Floriano, Rinner, Nilo, Waldemar, Fausto, Paschoal, Arthur. Pouco tempo depois também se hospedaram neste hotel os jogadores do F.C. Torino para jogo em São Januário.

Uma etiqueta de mala do Itajubá Hotel.


Se compararmos este cartão atual do Itajubá Hotel com o da primeira foto podemos verificar que naquela o desenho do hotel está espelhado.


No blogspot literaturaeriodenaeiro encontrei esta foto: o Edifício Itajubá, com doze pavimentos, atrás da carreira de prédios da Cinelândia, em foto da revista “O Cruzeiro”, de 1928. Na época o mais alto do grupo de arranha-céus do “Bairro Serrador.”



Não percam o "Restaurant á Carta" e a "Orchestra ás Refeições". Certamente encontrarão o Professor Pintáfona por lá.

12 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Passei por esse hotel inúmeras vezes nas minhas andanças pelo centro. A localização era privilegiada, bem perto do STF e do senado, assim como outros hotéis da região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Augusto, mesmo atrasado acrescentei uma informação à sua dúvida de ontem.

      Excluir
  2. Mais uma postagem retratando um Rio de Janeiro "de outro planeta", bem diferente do Rio que nós conhecemos. Um Rio civilizado que podia dispor de instalações hoteleiras dotadas de funcionalidade modernas e e visando uma crescente vocação para o turismo. Mas fica uma dúvida: seria esse hotel dotado de "suítes"? ## O texto do Correio da Manhã mencionando os "fascistas cariocas" seria impensável hoje em dia, já que imputar a alguém uma conduta criminosa constituí crime contra a honra, que no caso específico é o de "Calúnia" (artigo 138 do C.P). Mas como o fascismo na época não era considerado crime, nada demais.

    ResponderExcluir
  3. Muitas recordações do Itajubá. Meu cursinho pré vestibular ficava no edifício da esquina oposta e a ruela é tão estreita que da janela da sala a impressão era de se estar dentro dos quartos do hotel (deviam ser os mais baratos).

    ResponderExcluir
  4. Acabo de ver no Google Mãos. O bicho tá lá

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Para marcar presença e acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  6. Amanhã teremos novas fotos do Itajubá enviadas pela tia Milu, a quem o SDR agradece.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com o site de hotéis booking.com, a diária para um casal sai a 180 reais. E recebeu uma boa quantidade de elogios, com média de 8,8 pontos.
    Apesar da rua apertada hoje em dia para fotos da fachada realmente podemos conferir que o cartão tem a cópia do prédio a partir de uma foto espelhada.
    O arranha "céo" deve ter durado pouquíssimo tempo como o maior do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diária de casal a 180 Reais é um valor bem razoável. Resta saber se o nível da "hospedagem" é bom ou o hotel está servindo para "programas fugazes". É bom atentar para o fato de que "casais" atualmente podem ser de "dois homens", "duas mulheres", dois travestis, ou "outro tipo de combinação". Saudades dos tempos da Delegacia de Costumes e do Delegado Deraldo Padilha...

      Excluir
  8. ainda está na ativa? Deve estar, pois que há uma etiqueta com número de fax, que é coisa moderna, década de 1990.

    ResponderExcluir
  9. Já li que até a 2a. Guerra Mundial ser chamado de ditador era até considerado um elogio. No Brasil, além dos integralistas, fascistas e nazistas foram mais que tolerados, até que veio o golpe do Estado Novo e o Getúlio não quis nenhum concorrente, de qualquer partido, todos fechados por ele.
    Tanto que o embaixador alemão teve que sair do Brasil ao protestar contra o fechamento do Partido Nazista (mesmo aqui era só para os nascidos na Alemanha), no início de 1938.
    E hoje existem os neo nazistas e fascistas assumidos na rede. Somente os não assumidos é que processariam alguém.

    ResponderExcluir