Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

PALACETE MARTINELLI

No último post mostramos o palacete do banqueiro Custódio de Almeida Magalhães, projetado e construído pelo arquiteto Thomas Georg Driendl, na Av. Oswaldo Cruz nº 149, Flamengo. Hoje vemos fotos de Gyorgy Szendrodi e do acervo Time-Life mostrando o palacete após sua venda.

Conforme conta o sumido e prezado Marcio Bouhid, que tinha o fotolog “Lanterna Mágina”, no provedor Terra, este palacete mudou de mãos por volta de 1917. Comprado pelo Comendador Giuseppe Martinelli (o mesmo do edifício Martinelli em SP), o castelinho em estilo alemão foi totalmente reformado e modificado pelo arquiteto Antonio Virzi. 




A obra, que começou em 1919, nunca ficou completamente pronta. Por uma superstição do novo proprietário, que acreditava que morreria ao concluir a obra, a casa era sempre mantida inacabada. A riqueza de detalhes, os excessos decorativos e as inúmeras esculturas encontraram seu fim em 1976, quando o palacete foi demolido. Podemos ver, à esquerda, a escultura inspirada no "Discóbolo de Miron".

O terreno de 36 mil m2, no Morro da Viúva, hoje é a área de lazer do Condomínio Martinelli. A demolição teve o "nada a opor" de Lúcio Costa, na época responsável pelo órgão de preservação.


Segundo nosso amigo Gustavo Lemos, sobrinho-neto do banqueiro Custódio de Almeida Magalhães, falecido em 1917, a casa foi vendida pela viúva do banqueiro, Suzana Hirsck, para o Comendador Martinelli.

Foi nesta casa que aconteceu o famoso escândalo Barreto Pinto, que era o deputado casado com a filha do Martinelli. Ele foi fotografado de cuecas e por causa disso foi o primeiro deputado cassado da história da República por falta de decoro parlamentar. Segundo Barreto Pinto ele foi enganado por Davi Nasser e Jean Manzon, pois o repórter de “O Cruzeiro” garantira que publicaria a foto mostrando-o somente da cintura para cima. 


O palacete foi comprado por Sergio Dourado, que ali fez subir um prédio de 25 andares, quatro blocos e manteve a capela "do tempo do Comendador". Nos fundos do palacete, havia um túnel no morro com um elevador até o alto onde foram construídas quadras de esporte, jardins, fontes e até uma capela. Este espaço faz parte do edifício de 25 andares e é acessado por moradores e seus convidados.


Consta que o imenso patrimônio do Comendador foi dilapidado por um herdeiro. Incluía mais de 20 casas em Botafogo, terrenos como o de onde foi instalado o antigo Hotel Meridien em Copacabana, etc.


Antonio Virzi o arquiteto de obras famosas no Rio, como o prédio do Elixir Nogueira (Glória), cinema América (Tijuca), casa Villino Silveira (Glória), mansão Schmidt Vasconcellos (Copacabana), casa Villot (Copacabana), nasceu em Palermo, na Itália. No Brasil chegou por volta de 1910 e casou-se com Lívia Rocha Miranda, de família da alta sociedade carioca. Isto lhe abriu as portas para início de sua impressionante carreira no Rio.


Foi lamentável a demolição da maioria das obras de Virzi. Nosso amigo Decourt certa vez comentou que “Virzi é esquecido solenemente pela grande Imprensa, que só pensa numa unanimidade burra, que já teve seu tempo e deveria entregar os projetos públicos a uma nova geração. No Rio infelizmente pouca coisa nova surge, nem parecendo a efervescente cidade dos anos 10 ao início dos anos 70 do século passado, palco de brilhantes projetos, muitos passados despercebidos como seus autores, outros impiedosamente demolidos.”


 

17 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Os anos 70 foram especialmente terríveis para alguns exemplos arquitetônicos da cidade (e do país). Estendeu-se para o começo dos anos 80. Às vezes usava-se como desculpa algumas obras. Mas geralmente era especulação imobiliária mesmo. De algumas nos livramos como o condomínio no lugar do Parque Lage. Mas infelizmente foi exceção.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, tem no canal History uma minissérie sobre alguns empreendedores do final do século XIX e começo do XX, entre eles o Martinelli em SP e o Guinle no Rio.

    ResponderExcluir
  3. Esse palacete fazia parte de "um outro Rio de Janeiro" que não existe mais e a suntuosidade dessas construções é uma prova disso.## David Nasser era uma espécie Roberto Cabrini do passado. ## Naquela época deputados eram cassados por "falta de decôro parlamentar" por serem fotografados em trajes sumários": atualmente deputados e senadores são chefes de organizações criminosas, de tráfico de drogas, de milícias, e possuem imunidade para tal". FF: Torcedores do CRF destruíram ônibus e estações do BRT durante a caravana que acompanhou o ônibus do clube para Porto Alegre. Alguns exibiram como troféus nas redes de televisão partes arrancadas do mobiliário dessas estações usando a linguagem típica de marginais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atitudes deploráveis desses torcedores, verdadeiros marginais.

      Excluir
  4. Lembro de ter visto algumas dessas fotos do acervo LIFE, mas não identificava o local.

    PS: hoje é aniversário de Niterói (448 anos).

    ResponderExcluir
  5. Lembro que quando criança, passávamos de carro em frente ao Palacete Martinelli e meu pai falava: "vejam a direita o Palácio mal assombrado!" por conta da arquitetura rebuscada. Eu e meu irmão caçula nos abaixávamos no banco de trás, morrendo de medo. Quando do lançamento do empreendimento imobiliário, em 1977, meu pai acabou adquirindo uma unidade onde morou meu irmão mais velho com a família. A área de lazer é acessada por um túnel cavado na rocha, onde pega-se um elevador até o alto do morro. Neste morro tem uma outra construção antiga imitando um castelinho, onde era a moradia de verão dos Martinelli. Deste morro avista-se a enseada de Botafogo e o Pão de Açúcar. A área de lazer é excelente!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos e Saudações Alvinegras. Vou ler os comentários, não me recordo deste imóvel.

    ResponderExcluir
  7. Belo palacete que demonstra a incrível obra de Virzi no Rio. Diferente, com elementos meio fantasmagóricos como aqueles do Elixir Nogueira, original. Acho que muitos vieram abaixo devido à opinião de Lucio Costa que tinha horror a este tipo de arquitetura.

    ResponderExcluir
  8. Estive em um aniversário infantil no play desse edifício, e pude subir pelo elevador até o alto do morro, exatamente como descreve o Mauro Marcello acima. Nuca imaginei que existia, achei surpreendente. Existe um caminho que pode ser feito a pé, da entrada do edifício até o alto, mas entrar no túnel e subir pelo elevador é muito mais interessante, e menos cansativo...

    ResponderExcluir
  9. "... palacete foi comprado por Sergio Dourado..."
    A respeito do Sergio Dourado: ele (e a empresa) sumiram de repente, acho que no início dos anos 80.
    Alguém sabe da história?

    ResponderExcluir
  10. Alguns registros interessantes sobre o Comendador Martinelli. Ele teve duas filhas do primeiro casamento: Irma Martinelli Mazoto e Georgina Martinelli Bonomi, mãe da artista plástica Maria Bonomi. Em segundas núpcias com Rina Cataldi, filha da sua lavadeira, teve um filho, Benito Guilherme Mário Martinelli, verdadeiro responsável pela dilapidação de um imenso patrimônio, inclusive do terreno onde seria mais tarde erguido o hotel Meridien. Consta que o inventário do Comendador era tão grande que os autos chegaram a pesar trinta kilos. Antes do seu falecimento a família conseguiu sua interdição e alguns bens foram doados à Igreja Católica. Um exemplo dessas doações é o Edifício Amazonas na r. Fernando Mendes.

    ResponderExcluir
  11. O comendador morreu em 1946,portanto 30 anos antes da demolição...Eram os herdeiros que moravam na casa?Em 1971 a casa estava em excelente estado ainda,uma pena não terem preservado...

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa que sempre me gerou curiosidade é a origem da fortuna de vários ricaços de antigamente. Imagino que muitos amealharam dinheiro como grandes fazendeiros, outros, na indústria, como os Matarazzo. E vários se tornaram banqueiros. Deve ter algum livro que trata desse assunto. Certamente, muitos deram muita sorte ou conseguiram na boa e velha "malandragem"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, um amigo, famoso advogado criminalista, diz que 70% das grandes fortunas têm um pé na delegacia. Ou seja, tem coisa ilícita no meio.

      Excluir
    2. Isso é coisa do passado. Nos tempos atuais as grandes fortunas tem origem em sua maioria na política. Desvio de dinheiro público, fraude em licitações, "lobismo", tráfico de influência, e é claro tráfico de drogas. O Brasil é um exemplo disso. Quanto ao "pé na Delegacia", atualmente é mais adequado dizer "com um pé em algum Tribunal e outro em alguma Casa Legislativa"...

      Excluir