Total de visualizações de página

sábado, 18 de junho de 2022

ILHA DE BOM JESUS

 Eis os mapas da região da Ilha do Bom Jesus enviados pelo obiscoitomolhado, a quem o “Saudades do Rio” agradece.

Esta ilha do interior da Baia de Guanabara se juntou a outras sete ilhas vizinhas, por meio de um aterro entre 1949 e 1952, formando a atual Ilha do Fundão.

Conforme já comentado no “post” de 16/06/2022, em 2014 a região da antiga ilha recebeu o primeiro Centro de Pesquisas Global na América Latina da General Electric.

A Ilha do Fundão surgiu a partir da integração de um arquipélago formado por oito ilhas: Baiacu, Bom Jesus, Cabras, Catalão, Fundão, Pindaí do Ferreira, Pindaí do França e Sapucaia, com objetivo de abrigar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Em página triste de nossa História, a Ilha de Bom Jesus, entre o final do século XVIII e início do século XIX recebeu milhares de escravizados africanos que desembarcavam no Rio de Janeiro oriundos do tráfico transatlântico que fossem vitimados por alguma doença infecciosa durante o trajeto. Depois do período de isolamento para tratamento, os que se recuperavam eram enviados para exposição e venda nos mercados de escravizados, principalmente na região do Valongo. Os que não resistiam e vinham a óbito eram sepultados no Cemitério dos Pretos Novos, na região do Valongo.

As duas últimas fotos, publicadas no “Ilha Notícias”, mostram a Igreja do Bom Jesus da Coluna. Edificada em 1705, o local guarda mais de 300 anos de história. A igreja fica em uma vila militar na Ilha do Bom Jesus, junto a Ilha do Fundão, sendo permitido o acesso a civis mediante identificação na guarita.




15 comentários:

  1. Lembrei que a Ilha da Sapucaia era o depósito de lixo da nossa cidade. Foi o que me contaram. O lixo era incinerado e o cheiro de queimado ia longe... A conferir!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Rio, uma cidade de aterros. Anos depois, durante a construção da Linha Vermelha, salvo engano, a ilha do Cambambe foi incorporada à do Governador.

    Nunca entrei na cidade universitária, só passei ao largo a caminho da Ilha do Governador, pela Linha Vermelha.

    ResponderExcluir
  3. FF: em tempo, completa hoje 80 anos Paul McCartney. O tempo não para... Também aniversário do ex-presidente FHC, alguns anos mais velho, já passado dos 90.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a ilha de Sapucaia recebeu o lixo do Rio da segunda metade do século XIX até perto de 1950.

    ResponderExcluir
  5. Hoje esse lixo queimado seria um risco para o Galeão, como era o de Gramacho. Aliás, reportagem de ontem do RJTV mostrou um lixão clandestino se expandindo na localidade, atraindo pássaros de grande porte, e com queimadas.

    ResponderExcluir
  6. O trecho mais conhecido dos passantes em direção à Ilha do Governador era a original Ilha do Fundão, que mesmo antes das pontes já devia ser a mais conhecida do arquipélago, e talvez por isso teve seu nome prevalecido.
    A Ilha do Pinheiro foi "absorvida" pelo continente.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Lembro que nos anos 40, o nome Sapucaia era lembrado como lixeira. Como nesta época o lixo era coletado e transportado em carroças puxadas por burros, não sei como se fazia para o material recolhido chegar até o aterro. Nos anos 50 o lixo vinha para uma área que fica atrás do Cemitério de Inhaúma até os trilhos da linha auxiliar. Quando esgotada essa área, o vazamento foi transferido para o Caju, Lá sim, eu lembro da fumaça que podia ser vista de longe.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Saudosistas. Dia de aprender no SDR, vou acompanhar os comentários. Quanto ao problema do lixo na cidade, não sei qual é a dificuldade de se construir uma Usina de tratamento e seleção, acredito que a iniciativa privada tenha interesse nesta atividade.

    ResponderExcluir
  9. Tem uma foto datada de 31/07/1945 mostrando um bonde da Light despejando lixo em algum local não identificado. Havia bondes especiais para esse mister.

    ResponderExcluir
  10. O mapa é rico em detalhes que podem ser estudados por um bom tempo.
    Um exemplo é o ramal da ferrovia Rio D'Ouro que chegava até o porto indicado como Ponte das Barcas, na direção da Ilha do Raimundo. Eu tenho convicção que é o porto Maria Angu, mas sem poder provar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era o ramal de Maria Angu da E.F. Rio D'Ouro. Tinha inicio em Vicente de Carvalho, seguia margeando a atual Avenida Vicente de Carvalho, passava em frente à igreja da Penha, e virava à esquerda seguindo em linha reta até o "Porto de Maria Angu, que ficava mais ou menos próximo à atual favela da Kelson's. Esse ramal, também conhecido como Ramal da Penha, foi extinto por volta de 1928.

      Excluir
    2. Alguns registros informam que o Porto de Maria Angu ficava aproximadamente onde hoje fica o CEFAN, defronte ao Centro de Tratamento de Esgoto da Penha.
      Na atual favela Kelson ficava a pequena praia da Moreninha.
      Meu sogro, já chegando aos 90, nascido e criado na Penha, disse-me que ali no início da Lobo Júnior, antes da Rua Cuba, quando garoto pegou muito guaiamum. Ao lado da praia tinha um charco numa vegetação de mangue.

      Excluir
  11. Acho que todas as Ilhas, a história da Do Raymundo é a mais espetacular. A caça ao tesouro na década 40 metia até um livro.

    ResponderExcluir
  12. Acho que de todas...
    , deveria virar até um livro.

    Corretor maldito. 😁

    ResponderExcluir
  13. FF2: morreu ontem, aos 89 anos (faria 90 na terça), a atriz Ilka Soares. Seu último trabalho na Globo (não sei em outra empresa) foi em 2006.

    ResponderExcluir