Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de junho de 2022

ONDE É?


 FOTO 1


 FOTO 2


FOTO 3 (acho que esta é repetida)


FOTO 4 (para ninguém ficar no bonde Clouseau)

25 comentários:

  1. Foto 1 - Madureira
    Foto 2 - Rua Uranos, Olaria
    Foto 3 - Rua 24 de Maio
    Foto 4 - Centro da cidade

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Não adianta, pode ser pelo horário, mas, para "variar" continuo no Clouseau. Não consigo identificar as ruas.

    Na primeira foto, a rua estava sendo alargada, por causa da posições dos postes à direita. Na segunda, a placa da loja de estofados, se tivesse uma resolução melhor, poderia ajudar. As duas últimas são mais para o biscoito ou algum "busólogo"...

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, a torre à direita, na segunda foto, também pode ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Wagner acertou a segunda. A torre pode ser do cinema. Quando comentei, o comentário dele ainda não estava visível. Sobre a quarta, também desconfio do centro mas não arrisco a localização exata.

    ResponderExcluir
  5. A foto 1 é em Benfica, rua General Gustavo Cordeiro de Faria, a foto 2 e na rua Uranos ou sua continuação Ibiapina em Olaria, a terceira foto é na Barão de Bom Retiro próximo à Araújo Leitão, e a quarta foto ainda não identifiquei.

    ResponderExcluir
  6. 3ª - Barão de Bom Retiro, esquina com Araújo Leitão.

    ResponderExcluir
  7. Na primeira foto ao fundo está o morro do Tuiuti, a segunda foto e à direita está o Cine Olaria em reforma. A rua Uranos passava se chamar Ibiapina em um determinado ponto. A foto se situa entre 1965 e 1971 em razão dos cabos de energia de alimentação dos Trolley-buses que operam naquela via nesse período. O local da terceira foto pouco mudou, e à direita e fora da foto está atualmente o Supermercado Prix, e mais adiante está a esquina da rua Dona Romana. A quarta foto ainda não identifiquei.

    ResponderExcluir
  8. Na foto 3, da esquerda para a direita, um pequeno Austin 10, de 1946, um Hudson da mesma safra, um Chevrolet 51 e um Mercury 49, na sombra, inconfundível com sua vigia traseira tripartida.
    Na foto 4, um Chevrolet 52 e espremido pelos lotações, um Morris Oxford, 1950.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto é repetida, confirmei agora. Na ocasião um prezado comentarista escreveu: "Vemos um Hudson 1946-47, com suas garras juntinhas e, na sombra da árvore, um Hudson 48-49, mostrando a evolução do estilo. Em primeiro plano, de traseira, um Mercury 1949, com sua elegante vigia traseira em 3 partes, enquanto um lotação, com pintura escura, cheira a Zona Norte (o que talvez explique minha dificuldade) e um Chevrolet 51 saia e blusa completa a cena. Um sedãzinho inglês, quase certamente, um Austin 8, 1947. Os carros ingleses inundaram o mercado no pós-guerra, trocados por créditos da guerra, de algodão, café e carne. Em 1951 acabou a farra."

      Excluir
  9. 4ª - Avenida Passos, chegando na Praça Tiradentes.

    ResponderExcluir
  10. Vou concordar com o anônimo das 08:53: Avenida Passos com Praça Tiradentes.

    ResponderExcluir
  11. FF: faleceu anteontem à noite, aos 80 anos, a atriz Maria Lucia Dahl. Será cremada hoje no Caju.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano foi o Zé Pagodinho que falou outro dia que gostaria de ir para o Retiro dos Artistas para ter a companhia de Maria Lucia Dahl, entre outros.

      Excluir
  12. A foto 3 fica a dois quarteirões da minha casa. O prédio branco é uma farmácia há décadas, embora tenha mudado de nome várias vezes. Já foi Radar, Ofertão e hoje tem outro nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ser uma Concessionária era uma garagem de ônibus ou algo parecido. Isso nos 50 e 60, e ao lado existe a Igreja Nova Vida onde um dia funcionou o Cine Santa Alice.

      Excluir
  13. O lotação da 3 provavelmente era da Lins x Lagoa. A garagem deles era pouco à frente de onde ele está. Depois virou filial de uma concessionária VW (acho que Guanauto) e hoje é o Supermercados Prix.

    ResponderExcluir
  14. O bonde que vai era da 68 - Uruguay x Engenho Novo ou 74 - Vila Isabel x Engenho Novo. O que vem também podia ser dessas linhas, mas como está sem reboque talvez fosse da 72 - Meyer x Saens Peña.

    ResponderExcluir
  15. A região da foto 2 foi bastante descaracterizada em razão das obras do BRT. Metade da Rua Ibiapina, parte do Largo da Penha, e da Avenida Brás de Pina, "vieram abaixo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O BRT passa junto à linha do trem, a um quarteirão depois de dobrar ali à direita.
      Não sei se demoliram muito por lá, mas que ficou tudo muito estreito ficou.

      Excluir
  16. Bom Dia!. Cheguei tarde, já disseram tudo, sobrou dizer que o lotação da foto 3 não é da S.O.F.A. nem da E.T.A.L. e sim da E.T.E,L., todas do mesmo grupo e mesma garagem.

    ResponderExcluir
  17. Cheguei atrasado, mas de palpite de primeira só a foto com o antigo Cine Sta. Helena, onde assisti Os Intrépidos Homens e seus Calhambeques Maravilhosos, lá pela segunda metade da década de 60. Tempos depois passou a se chamar Cine Olaria.
    Ali no ponto, esperando ônibus para a escola, à frente de sua mãe, aparece o pezinho da Iza, futura cantora, que morava na segunda ou terceira rua à esquerda.
    Uma vez teve sumiço de leite e outra de açúcar e na calçada desse cinema tinha as filas imensas de pessoal para comprar do estoque regulado. Eu era muito novo, mas acho que foi logo depois do 1º. de abril de 64.
    Desabastecimento geralmente é consequência de congelamentos de preços. Em 1976 ou 77 praticamente sumiu o feijão e queriam que o povo misturasse com soja. Com o Sarney foi a vez da carne de boi. Tentaram empurrar até bife de hamburguer de soja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela época da foto 2 na verdade seriam a mãe ainda criança e avó da cantora.

      Excluir
  18. Bom dia saudosistas
    Foto 4 - Av. Passos esquina da Pça Tiradentes
    Foto 3 - Não sei
    Foto 2 - Não sei
    Foto 1 - Não lembro o nome da rua, mas fica em Benfica, quem sai da Cadeg e vem para pegar o viaduto da mangueira.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns aos comentaristas. Mais uma vez ótimas respostas.
    FOTO 1 - Rua Gustavo Cordeiro de Farias em Benfica.
    FOTO 2 - Rua Uranos em Olaria.
    FOTO 3 - Rua Barão de Bom Retiro no Engenho Novo.
    FOTO 4 - Avenida Passos no Centro.

    ResponderExcluir
  20. Confirmando meu comentário das 10:49h, o bonde que está vindo é realmente da linha 72 - Meyer - Saens Peña. A foto é do acervo do Correio da Manhã, pasta 5522, foto de número 221. Eu a tive nas mãos em fins de setembro de 2008, durante consulta presencial no Arquivo Nacional. Infelizmente para mim o bonde está na sombra e não dava para ver seu número de ordem, que para minha coleção é o que importa.

    ResponderExcluir