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sábado, 10 de setembro de 2022

DO FUNDO DO BAÚ - CARTÃO POSTAL DO EMERSON


Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". E do baú do Gustavo Lemos recebi este cartão postal enviado em 1969 pelo Emerson Fittipaldi para o pai do Gustavo:

"Aluizio, estou aprendendo bastante, com a macacada aqui na Europa. As corridas são bárbaras. Abraços a você e a família, Emerson".

No e-mail, Gustavo dizia: "Em 1968 Emerson Fittipaldi abandonou uma vitoriosa carreira no Brasil para aventurar-se no automobilismo europeu. Este cartão postal enviado para o meu pai em 09/01/1969, mostra o jovem Emerson ainda batalhando para conseguir um lugar ao sol. Disputou sua primeira corrida de Fórmula Ford em 07/04 deste mesmo ano. Teve uma carreira meteórica, chegando à Fórmula 1 no ano seguinte e conquistando sua primeira vitória na categoria em 15/10/1970 nos EUA.

A concessionária Puma do meu pai (Lemos & Brentar) era o ponto de apoio aqui no Rio da Equipe Fittipaldi, formada pelos irmãos Wilson e Emerson. O piloto sempre visitava meu pai quando vinha ao Rio e graças a essa amizade assisti a muitas provas de Fórmula 1 do paddock. Emerson abriu as portas do mundo do automobilismo internacional para todos os pilotos que vieram a seguir.”

O texto de identificação do cartão postal diz: “Monza: <<Gran Premio d´Italia F 1 1968>> Brabham Repco F1 – 1968 di Silvio Moser; motore 3000 cm3, 8 cilindri a V di 90 gradi, 2 valvole, 2 assi a camme, 319 cv., 7500 giri, 650 Kg. di peso, pneumatici Good-Year."

Pergunta que não quer calar: hoje em dia um cartão-postal desses, enviado pelos Correios, sem envelope, chegaria ao destinatário no Rio?


 

37 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Esta é uma verdadeira relíquia. Estamos prestes a comemorar os 50 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi na F1. Pode ter certeza que muito colecionador vai crescer o olho nesse postal...

    Falando em F1, daqui a duas horas começa a transmissão na TV dos treinos para o GP da Itália. Muitas homenagens foram e serão prestadas pela morte da rainha. Das dez equipes, sete têm sede na Inglaterra. Fora os pilotos britânicos e de ex-colônias.

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    1. PS: retificando, a transmissão do treino começa às 10:30. Amanhã a transmissão da corrida que começa às 09:30...

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  2. Em tempo, sobre a pergunta do último parágrafo, usariam um outro meio ou, se ainda assim mandassem um postal, provavelmente estaria perdido ou extraviado em algum centro de distribuição.

    Hoje pode-se mandar por outras empresas.

    Guardadas as devidas proporções, seria como hoje o remetente fosse o Felipe Drugovich, piloto brasileiro que pode ser campeão hoje da F2, último degrau antes da F1. Por sinal, ele seria o brasileiro com mais condições para ser o próximo piloto brasileiro na F1...

    Um filho do Emerson já é piloto reserva da Haas e disputou algumas corridas em 2021.

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    1. Mesmo abandonando o Felipe conseguiu o título.

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    2. Tem filho, neto... É tanto parente que confunde as ideias.

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    3. Esclarecendo, Emerson tem tanto filho e neto no "meio automobilístico". Um é piloto de testes da Haas e o outro piloto de categorias inferiores, não necessariamente nesta ordem... As idades deles são relativamente próximas.

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    4. Para ser preciso o Emerson não teve nenhum filhO ligado ao automobilismo, os 2 citados são irmãos filhos da filha Juliana , o Cristian que acho que já parou era filho do Wilson

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    5. Para ser mais preciso ainda, o filho de Emerson Fittipaldi, que tem o mesmo nome do pai, disputa uma categoria intermediária entre a F4 e a F3 na Europa. Disputou algumas corridas na F4 da Dinamarca porque o regulamento de lá permite na sua idade, ao contrário de outros países.

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  3. Segundo o Gustavo, a concessionária do pai e do seu sócio Albino Brentar no Jardim Botânico, foi durante muitos anos ponto de apoio de diversas equipes de competição de outros estados e também do exterior. Os dois foram grandes entusiastas do automobilismo e representaram os irmãos Fittipaldi aqui no Rio. Em 1967 ficaram tão empolgados com a nova categoria Fórmula Vê, que encomendaram quatro carros Fitti Vê para venda, ajudando a viabilizar a categoria antes do seu lançamento. O carro Fitti Porsche, que vc cita em seu link, correu pela primeira vez aqui no Rio, pouco antes do Emerson embarcar para a sua aventura na Europa.


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  4. Era famosa a fachada da Lemos & Brentar, à época em que ainda era concessionária Volkswagen. Ficava na Rua Jardim Botânico nº 705, telefone 286-1722. Não havia ninguém que passasse por ali e não notasse aquela metade de Fusca pendurado na porta da famosa oficina. Tempos depois penduraram um Puma. Conta o Gustavo: "O fusca foi pendurado em 1959 e ficou até 1968, quando foi substituído pelo Puma. O Fusca foi comprado de uma seguradora e estava com o outro lado completamente destruído. A Lemos & Brentar começou como uma oficina chamada Auto Super, com três sócios. Meu pai, Aluizio Lemos, em 1957 comprou a parte de dois e formou a sociedade com Albino Brentar. A finalidade era ter uma oficina e depósito de carros para sua locadora de automóveis, que só tinha Fuscas, na época ainda importados. Aluizio terminou a sociedade na locadora e resolveu explorar a oficina, que era especializada em VW (Fuscas e Kombis). Em 1960 foram nomeados concessionários autorizados VW e assim permaneceram até 66. Em 68, com o lançamento do Puma com mecânica VW, Jorge Lettry, que era sócio da fábrica e amigo de Aluizio e Albino, ofereceu a representação da marca ainda incipiente e com produção e mercado pequenos. A parceria deu tão certo, que a L&B tornou-se o principal distribuidor da marca após a Comercial MM de São Paulo, que pertencia a dois sócios da fábrica. O Puma foi colocado na fachada em 68 e foi um presente da fábrica. Mais algumas informações: uma parte da oficina ficava em um galpão ao fundo uma vila na Rua Lopes Quintas. Quando Aluizio e Albino ocuparam os imóveis ao vizinhos na Jardim Botânico passaram o galpão para dois amigos, que montaram uma oficina especializada em Gordini e depois Corcel: Lair de Carvalho e Fernando Feiticeiro. Com a dimunuição das vendas do Puma no início dos anos 80, Aluizio e Albino resolveram trazer para o Jardim Botânico a revenda de motos Honda que tinham na Gávea: a Setemo. A L&B funcionou até 1986, quando foi vendida para a Auto Modelo, que tinha uma concessionária VW na Lagoa e cujo dono resolveu fazer uma incorporação no terreno, onde antes funcionava uma pedreira."

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  5. Uma pergunta simples de responder: provavelmente não! É interessante lembrar que esse tipo de cartão expõe seu conteúdo e a privacidade das informações nele contidas. Quanto a Emerson Fittipaldi não custa lembrar que sua tentativa de produzir seu próprio carro e competir com sua própria marca lhe foi fatal e seu fracasso foi "retumbante". Fazer frente às grandes marcas européias e Norte-americanas foi algo que nunca poderia dar certo.

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    1. Lembrou a Gurgel. Não sei como a Embraer conseguiu um lugar ao sol.

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  6. Bom dia Saudosistas. Hoje é dia de aprender um pouco sobre a história do automobilismo brasileiro. Vale salientar que a primeira vitória na F-1 do Emerson Fittipaldi, em Watkins Glen nos USA, também serviu para dar o título da temporada para o piloto Jochen Rindt seu companheiro de equipe, morto poucas semanas antes no autódromo de Monza.

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  7. Automobilismo sempre foi um esporte caro e para pessoas com muito dinheiro para desperdiçar. Não é um esporte que socialize as pessoas em um país de tantos contrastes sociais. Jovens de periferia jamais terão oportunidade de dirigir um veículo esportivo porque não há um incentivo.

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    1. Incentivo para jovens dirigirem carros de corrida ?
      Não meu caro anônimo, automobilismo é para utilização de dinheiro privado, de quem se dispuser a tanto.
      Incentivos devem ser dirigidos a áreas de atividades complementarmente distintas.

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    2. Longe de mim querer polemizar, mas é injusto que jovens em situação de carência não possam ao menos ter acesso à uma CNH facilitado ou mesmo subvencionado pelo Estado. Seria um incentivo ao primeiro emprego.

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    3. Isso é completamente diferente de " ... jovens de periferia jamais terão oportunidade de dirigir um veículo esportivo porque não há incentivo."
      Estávamos falando do esporte automobilismo.
      Você, caro anônimo, mudou rapidamente de assunto ...

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    4. Não mudei o assunto. Para dirigir um veículo é preciso uma habilitação.

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    5. Não necessariamente. Pilotos menores de idade podem dirigir dentro de autódromos, mas não nas ruas. O que eles precisam é de uma licença especial para cada categoria. Algumas categorias também exigem uma idade mínima. O atual campeão da F1 começou a correr na categoria com menos de 18 anos. Hoje não poderia.

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  8. Interessante também o carimbo do correio: Wimbledon. O cartão postal é italiano, mas o grande Emerson Fittipaldi o enviou da Inglaterra, sendo o selo uma ilustração da St. Paul’s Cathedral. Dá para se ver o preço do selo, 9 pence. Como é anterior a 1971, é necessário converter-se os 0,09 do antigo shilling para o sistema decimal: isto seria equivalente a 21 pence atuais (R$ 1,28 ao câmbio de hoje). Mas atualmente o envio de um cartão postal da Inglaterra para o Brasil custa £ 1,85, o que é R$ 11,32. Apesar do aumento de 780%, continua bem barato... Parabéns pela publicação e ao Gustavo Lemos pela relíquia. (Henrique Oliveira)

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  9. Quanto à pergunta que não quer calar, na época em que eu era gente e viajava muito, costumava mandar postais para toda a família e amigos. Todos chegaram. O único problemático foi o enviado de Moštar, cidade da Bósnia e Herzegovina, que apesar de estar com o selo de "via aérea" levou uns três meses para chegar.

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  10. O empreendimento temerário dos Fittipaldi lhes rendeu falência e as dívidas do grupo são impagáveis.

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  11. Eu acho que é hoje mesmo, o meio século do primeiro título do Emerson na F1. A conferir.
    Assisiti na TV Tupi alguns duelos dele contra o Luiz Pereira Bueno na Fórmula Ford, no circuito original de Jacarepaguá, início de 1970, se não me falha a memória.

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  12. Emerson deu há pouco uma volta no circuito lembrando os 50 anos do título.

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  13. Lembro de ouvir pelo rádio (!) a transmissão da corrida de 1972 em Monza que deu o primeiro título mundial ao Emerson.
    Estava em Petrópolis na casa de amigos, a comemoração foi com Bohemia (a original).

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  14. Hoje, 10 de setembro, exatos 50 anos.

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  15. em 1969 eu morava em Paris e havia uma grande comunidade brasileira lá. Por 2 vezes fomos para a Inglaterra ver corridas do Emerson na F3, se não me engano a categoria. Era uma odisséia. Trem até Calais, ferryboat até Dover ( se não me engano), trem de novo até a Victoria Station em Londres e outro até Silverstone. Valeu muito a pena. Emerson foi uma das pessoas mais simpáticas e generosas que conheci. Se reunia com a gente em reuniões maravilhosas. Depois tinha a volta. Tudo muito cansativo, mas recompensador.

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  16. Comentaram sobre a Gurgel e, coincidentemente, ontem eu vi um BR 800. Ô carrinho feio. Na época já era feio e anacrônico. É impressionante como o brasileiro não se esmerava em fazer algo com qualidade; acho que isso melhorou um pouco de uns vinte anos pra cá. Realmente não sei como a Embraer sobreviveu, cresceu e se firmou no mercado.

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  17. Assim como o Conde tenho um amigo que em setembro de 1969 foi numa caravana de brasileiros de Paris a Londres para ver um GP de fórmula 3 em Brands Hatch que o Emerson venceu. Não havia o túnel do Canal da Mancha e nem o Eurostar. Era trem de Paris até Dauville, uma travessia de navio até Brighton e outro trem atá a Victoria Station. De lá o metrô para Brands Hatch.

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  18. Por falar em meio século passado, lembro que em 1972 enterraram em algum lugar no Rio uma cápsula do tempo para resgate agora, em 2022.
    Esqueceram dela ou o advento da internet com todos os alfarrábios disponíveis tornou esse tipo de coisa desinteressante.

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    1. Em 2019 abriram uma dessas, a que ficava na calçada entre as pistas da Av. Franklin Roosevelt, próxima à esquina da Av. Marechal Câmara. Como trabalhei muitos anos no IRB, passava por ela diariamente, tinha curiosidade sobre a cápsula “empedrada” e gostei de ver a matéria que O Globo publicou, com informações interessantes sobre o ano de 1969. Se alguém tiver interesse, posso mandar o artigo por email. E vai o link mostrando o local do pequeno “monolito” que guardou a cápsula entre 1969 e 2019. (Henrique Oliveira)
      https://www.google.pt/maps/@-22.9092704,-43.1697469,3a,48.8y,235.64h,93.39t/data=!3m6!1e1!3m4!1sWPqiWtnG7fN2p6wlp9datg!2e0!7i16384!8i8192

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  19. Está faltando ao Saudades do Rio contar com a funcionalidade acrescentar fotos aos comentários da mesma forma que o Instagram.

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    1. O Saudades do Rio usa o software Blogger, que não permite adicionar fotos junto com comentários.

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  20. FF: outro fato também acabou de completar 50 anos e vi muito pouca, para não dizer nenhuma, lembrança. O atentado terrorista em plena olimpíada de Munique.

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    1. 11 reféns, 5 terroristas e 1 policial mortos.

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  21. Israel possui expertise no combate à ações terroristas. Em 1976 repetiu o feito no aeroporto de Entebbe. Diga-se de passagem que a tecnologia bélica e as ações terroristas, bem como o seu combate, são os principais produtos exportados por Israel.

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