Total de visualizações de página

sábado, 6 de abril de 2024

ENFERMEIRAS DE EMERGÊNCIA DO EXÉRCITO (2)

Complementando a postagem de 01/04/2024,  https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2024/04/enfermeiras-de-emergencia-do-exercito.html , publico fotogramas de filme enviado pelo prezado Menezes, cuja esposa é Coronel do Exército.

O filme aborda a presença de mulheres nas corporações militares.

O "Saudades do Rio" agradece ao Menezes e, mais uma vez, parabeniza as voluntárias brasileiras na 2ª Guerra Mundial.

Capa da revista "O Cruzeiro" com uma das voluntárias.

Elza Cansanção uma das militares mais condecoradas do país.

Acampamento com as barracas das brasileiras na Itália.

Os relatos dos "pracinhas" sobre o quanto as enfermeiras militares ajudaram são comoventes. Além de atuarem cuidando das doenças e ferimentos, davam um grande apoio moral naqueles momentos tão difíceis, bem como escreviam cartas para as famílias.

Umas das enfermeiras com os comandantes da tropa.


Imagem do trabalho a bordo na volta para o Brasil.


24 comentários:

  1. Boa noite, Dr. D'.

    Bom retomar a história dessas voluntárias em tempos de guerra.

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sido uma experiência muito impactante para essas moças naquela época. Será que imaginaram o horror que iriam encontrar? Não deve ter sido fácil.
    Se apresentarem como voluntárias foi um ato heróico.

    ResponderExcluir
  3. Observador de observadores7 de abril de 2024 às 09:50

    Hoje tá ruim de sambarilove, mas não posso deixar a peteca cair. Posso não saber nada (pra variar) mas enrolar é comigo mesmo. Da tarde vai ter futebol. Ufa!

    ResponderExcluir
  4. Todas as pessoas que conheci que estiveram na 2ª Guerra Mundial sempre se recusaram a falar dos acontecimentos lá. Deve ser um trauma e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô,Romeno,Foi da SS,veio para o Brasil em 1954,com meu Pai com 11 anos,e lá pelos anos 80 ainda tinha pesadelos,acordava gritando....falou pouquíssimo comigo sobre o assunto e em uma das passagens da guerra,contou que seu pelotão fuzilou um grupo de pessoas no meio da neve,com crianças e bebês...infelizmente uma passagem mto triste da história mundial...

      Excluir
    2. Erick, não te conheço, mas já começo uma relação de amizade pela coragem de postar a história do seu avô. Nós não devemos ter vergonha do que os nossos avôs fizeram. Foram outras épocas nas quais ou vc aderia à situação ou era descartado. Já publiquei, várias vezes, a história do meu avô que era tesoureiro do Partido do Mussolini. Quando a coisa desbancou para a iminente derrota, não se fez de rogado.. Como era joalheiro, primeiro oficial de Cartier em Marselha, juntou o que pode em pedras preciosas do acervo do Partido e se mandou para o Brasil com toda a família. Com isso, montou uma joalheria em São Paulo e ganhou muito, muito, muito dinheiro, que foi o suficiente para sustentar sua família em grande estilo. Pensou, aos 60 anos , que não precisava mais trabalhar, pois aplicar o dinheiro a juros era, na época, muito mais rentável. Ledo engano. Morreu aos 90 anos, sustentado pelos filhos e neto (eu). Somente o terreno da casa que eu cresci, no Itaim Bibi, vale hoje mais de 1 bilhão de reais. Coisas da vida....

      Excluir
    3. Quem tem o monopólio do comércio de jóias e ouro são os israelitas. É uma grande fraternidade fechada. Ninguém entra.

      Excluir
    4. Conde obrigado pelas palavras..vc disse tudo..ou ele fazia,ou dançava...sempre acompanho seus comentários e tenho profundo respeito e admiração por vossa pessoa!!

      Excluir
  5. Hoje dá para escolher o que assistir de tarde. Ba-Vi, o título do Flamengo ou a final do "Estranhão"... Isso só na TV aberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto a parte da manhã em termos de futebol a qualidade é insuperavelmente melhor.
      Cristal Palace 1 X 4 MCI - Foi um bom jogo.
      MCU 0 X 1 Liverpool - Até agora um baile do Liverpool

      Excluir
    2. A diferença é abissal; no jogo de agora (MCU 1 X 1 Liverpool no momento), as chances de gol se sucedem, o ritmo do jogo é acelerado, o nível técnico é alto.
      Ba-Vi, Flamengo, final do paulista ... não vale a pena perder tempo.

      Excluir
    3. O MCU fez o segundo agora, golaço de um garoto.

      Excluir
  6. No prédio em que eu morei na Tijuca, um casal de vizinhos era egresso de um campo de extermínio na Polônia. Ele, que tinha inclusive números tatuados, contava coisas horripilantes. Naquela época a quantidade de judeus refugiados residentes no Rio era muito grande. Mas no Rio de Janeiro do Século XXI estamos nos aproximando de tempos tenebrosos, dos quais a guerra pode ser o menor dos males. Embora "a velha imprensa se cale", barbaridades como tortura, esquartejamento, e execuções sumárias, ocorrem diuturnamente aqui, em qualquer uma das 1400 favelas da cidade. Do grande numero de desaparecimentos que ocorrem, poucos corpos são encontrados, e quando isso acontece as marcas de torturas são evidentes, sem contar os corpos carbonizados encontrados em matas ou em carros incendiados. Em regiões dominadas por traificantes e milicianos, impera o pânico e o terror, alguem duvida? E aí? O que dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser dito que a Polícia deve avisar quando vai subir o morro, filmar suas ações, porém os marginais não precisam nada disso, são vítimas da sociedade.

      Excluir
  7. Boa tarde Saudosistas. Deixo uma pergunta, será que nos dias de hoje haveria essa adesão toda de voluntárias?

    ResponderExcluir
  8. Creio que sim, até porque ainda é um emprego muito bom. Talvez o voluntariado fosse por motivos diversos daquelas que se apresentaram na 2a guerra, muitos valores mudaram nestas décadas

    ResponderExcluir
  9. Noutro dia li um depoimento de um brasileiro que se voluntariou para a Ucrânia. Juntou-se a um grupo multinacional, num pelotão. Foram para a batalha. Receberam uma carga da artilharia russa. Só esse brasileiro sobreviveu. Voltou rapidinho para cá.

    ResponderExcluir
  10. A Ucrânia não gosta de brasileiros, por vários motivos: não têm experiência de guerra, não conseguem entender as ordens por causa do idioma, não se adaptam ao clima, são individualistas.

    ResponderExcluir
  11. Neguinho vence todas as batalhas no videogame, acerta sempre o alvo, manuseia com destreza inúmeras armas, e aí acha-se qualificado para ir à guerra de verdade.

    ResponderExcluir
  12. Estou fazendo obras em casa. Boa parte da equipe mora no Complexo do Alemão. Eles disseram que quando vai haver operação policial lá, na véspera todos ficam sabendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É claro que ficam sabendo. O planejamento das operações policiais compete aos "Comandos de área e de batalhão", obviamente com a ciência do Governador, que é quem nomeia os Comandantes. Portanto não é crível que os "vazamentos" de operações sejam de autoria de Oficiais inferiores ou de Praças e graduados. Além disso não se vê helicópteros em operações da PM e em grandes áreas dominadas pelo tráfico de drogas (leia-se favelas) o policiamento é pífio ou nenhum. Curiosamente a Favela da Rocinha, um dos maiores entrepostos do tráfico ou "curral narco-eleitoral", há anos não é alvo de uma grande operação policial. Algumas operações de pequena monta ocorrem pela manhã, mas à tarde as bocas de fumo e as "barricadas" estão de volta ao mesmo lugar. A Lei vigente no Estado do Rio de Janeiro atualmente é a "Lei Feijó" de 1831, mais conhecida como "Lei para inglês ver".

      Excluir