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segunda-feira, 29 de julho de 2024

LADEIRA DO LEME

 

Vemos a Ladeira do Leme, um dos três primitivos acessos ao bairro de Copacabana, sendo os outros dois o caminho que começava na Rua Real Grandeza, em Botafogo, descendo pela rua e pela ladeira do Barrozo, atual Rua Siqueira Campos e Ladeira dos Tabajaras, e outro o que passava pela Lagoa Rodrigo de Freitas passando pela Fonte da Saudade, pela Praia Funda e galgandoa garganta entre os morros dos Cabritos e do Cantagalo.

 

No alto da ladeira se instalava o “Reduto do Leme”, ali construído no tempo do vice-reinado do Marquês do Lavradio, Luiz de Almeida Portugal Soares Alarcão d´Eça Melo Silva Mascarenhas, com a finalidade de opor resistência a tropas inimigas que, conseguindo desembarcar na Praia de Copacabana, procurassem atingir o coração da metrópole.


Os arcos que vemos nas fotos ficam no alto da Ladeira do Leme são resquícios do velho forte. Nas ruínas do forte existiu a Favela do Leme, que foi removida pelo Exército na primeira metade do século XX. Ali existe agora uma Vila Militar.


Nesta foto de Marc Ferrez temos uma vista de Copacabana a partir da Ladeira do Leme. Hoje em dia vemos a Praça Cardeal Arcoverde e uma quantidade enorme de arranha-céus. 


Esta foto de Uriel Malta, de 1940, mostra a Ladeira do Leme vista a partir da Praça Cardeal Arcoverde.  


Em foto garimpada pelo Andre Decourt vemos um aspecto da Ladeira do Leme, que ainda hoje serve de atalho para os que conhecem bem a cidade. Vindo de Botafogo, subindo a ladeira, evita-se o engarrafamento do Túnel Novo e do início da Rua Barata Ribeiro. A ladeira tem várias casas e inclusive um prédio de apartamentos perto dos arcos. E é, também, através da ladeira que se acessa o Parque da Chacrinha, criado em 1969 e pouco conhecido da maioria dos cariocas.


Nesta foto de Gyorgy Szendrodi vemos a descida da Ladeira do Leme, chegando à Praça Cardeal Arcoverde. O Posto Atlantic agora é da Petrobrás. N

Durante muito tempo comprei um excelente pão na loja de conveniência deste posto de gasolina. 

E não há como deixar de lembrar da subida da ladeira com fuscas, chevettes, gordinis, quando vínhamos embalados de Botafogo, apertando fundo o acelerador, dar aquele "quique" na curva sentindo o assoalho do carro bater no chão, engrenar uma segunda ou terceira e ultrapassar os outros carros.

Tinha um amigo, que tinha um Gordini "envenenado", que subia e descia a ladeira feito um louco. Para terem ideia, ele afirmava que só conseguia parar o carro na Tonelero esquina com Paula Freitas...

41 comentários:

  1. Tem razão o Luiz ao lembrar o prazer da subida da ladeira do Leme. Meu fusquinha fazia bonito. Agora com o carro automático perdeu a graça.
    Nunca fui ao parque da Chacrinha, nem ao da Catacumba, nem ao do Dois Irmãos. As vistas devem ser deslumbrantes mas temo pela segurança.

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  2. Bom dia, Dr. D'.

    Área fora da minha jurisdição. Vou acompanhar os comentários.

    Sobre ontem, vários eventos esportivos. Na olimpíada, derrota apertada no handebol. No futebol, parecia o pódio do skate. Dois a um para o Japão. Três medalhas, uma de prata e duas de bronze. Judô continua como principal modalidade. Na ginástica, equipe classificada e atletas nas finais de todos os aparelhos.

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    1. Adendo para a quarta colocação na canoagem feminina, melhor posição da história.

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    2. Só não teremos participante na prova das barras, nas demais sim, com boas chances, inclusive de uma dourada.

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    3. Pensei que tinha classificado. Valeu pela correção.

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  3. Na F1, corrida movimentada, com Russell chegando em primeiro, mas sendo desclassificado por estar leve demais. A vitória caiu no colo do Hamilton. Verstappen chegou na frente do Norris e aumentou a vantagem.

    O jornal O Globo completa 99 anos.

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    1. Spa não decepciona! RBR "roubando" o pontinho da melhor volta do Norris. No momento a briga é pelo vice--campeonato, mas se o Mad Max continuar sem ganhar corridas, periga (que bom!) termos disputa no final do campeonato.

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  4. Ótimo lugar para uma fortificação. Bom canhão pegava Copacabana e Botafogo . Como era a mira e o cálculo de distância e força ? No olhômetro ? Acertar um navio/caravela dali era quase batalha naval.

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  5. Acho impressionante os dois arcos terem sobrevivido até os dias de hoje.
    Com o volume de tráfego vindo do Rio Sul por sobre o túnel acho que a manobra do quique seria muito arriscada ou impossível. Antigamente não havia essa preocupação porque não vinham carros dali.

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    1. Anônimo, o quique acontece na curva da "entrada" da ladeira, lá embaixo.
      Com o fusca, essa era feita em terceira marcha e a redução para segunda mais ou menos no meio da ladeira.
      No final da subida, na transição antes de passar nos arcos, um "pulinho" também acontecia.
      Depois do Rio Sul, realmente há que se tomar cuidado em cima, na junção, com os carros que vêm da esquerda.

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  6. A perspectiva da FOTO 3, tirada no sentido de Botafogo é muito interessante, com a visão do Morro da Viúva.

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  7. Na última foto, um Fuscão na "infame" cor ocre marajó; o interessante é que o Corcel I parece ser de cor quase idêntica.

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    1. Mário, apesar de parecer ocre marajó, o Fuscão é vermelho e o ano é 1972. A tampa traseira do Fuscão até 72 tinha duas aberturas de ventilação, e a partir de 1973 em diante passou a ter quatro aberturas. Além disso a cor ocre marajó foi disponibilizada apenas em 1973 e 1974.

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    2. Meu pai teve um Fusca 1300L 75/76 muito parcecido com esse, mas com as 4 aberturas de ventilação como o Joel falou. Era "Vermelho Málaga".

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    3. Então é isso Joel, o Corcel - vermelho com certeza - confirma a distorção da cor na foto.
      Guilherme, o carro de seu pai - se tinha as 4 aberturas na tampa traseira - devia ser 1500, o Fuscão; ao que me lembro, o Fusca 1300 nunca teve as aberturas que diferenciavam o Fuscão.

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    4. Mario, com certeza era 1300 L, modelo 1976, e tinha as 4 aberturas, o Fusca do meu pai e que aprendi a dirigir nele.

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    5. O 1300 L, o Fuscão 1500, e o Fuscão 1600, tinham as quatro aberturas, e à distância poderiam ser confundidos. O 1300 L foi produzido a partir de 1975, o Fuscão 1500 deixou de ser produzido em 1975, e o Fuscão 1600 foi produzido apenas em 1975 (1600 S) e 1976.

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    6. Guilherme, você tem toda razão.
      Fui pesquisar e olha só:
      " Comparativo - 1300 e 1300L e suas diferenças.
      Em 1975 a família fusca ficou completa com o lançamento do fusca 1300L (versão luxo do fusca 1300).
      TAMPA DO MOTOR - A tampa do motor no modelo standard era totalmente lisa, sem aletas. Enquanto que na versão mais luxuosa a tampa era aletada, semelhante a do fuscão, contando com 28 aletas para melhorar a ventilação no motor."

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  8. GMA, já li que havia um sinaleiro neste posto que, ao avistar navios invasores, avisava aos demais fortes.

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  9. Sobre as Olimpíadas, acho notável a evolução de nossa ginástica feminina, que tem uma equipe bastante forte e pelo menos uma ginasta "de ponta", a Rebeca Andrade.
    Acompanhei ontem a etapa classificatória e deu gosto de ver.

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  10. Na Foto 5. a do Uriel Malta em 1940, aonde estaria nosso fotógrafo ?
    (no que sobrou da Pedra do Inhangá entre a Barata Ribeiro e Nossa Senhora de Copacabana ?

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  11. Bom dia a todos!

    O tema hoje é apenas para aula histórica, para mim.

    Na "maratona Olímpica" desde ontem, tentando acompanhar os principais jogos brasileiros e estrangeiros também. Dream Team americano é algo a parte; as nossas meninas da ginástica, uma beleza a parte também. No momento um jogo histórico no tênis masculino Nadal x Djokovik, talvez o último duelo entre os 2 gigantes.

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  12. Como ja escrevi há tempos aqui, havia nessa ladeira o "velho do Leme", citado por minha avó e mãe como um preto velho que não recordo se estava ligado a umbanda ou a leitura de cartas ou jogo de búzios.

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  13. Acho que valeria uma postagem sobre os fortes destinados à proteção da cidade. Era um conjunto deles: Copacabana, Leme, São João, São Luís, Laje, Santa Cruz, Gragoatá e Imbuí.

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  14. E o do morro da Conceição, que só atirou uma vez em treinamento porque a vibração dos disparos repercutiu e avariou a casa do bispo, que fica ao lado. A partir disso ficaram proibidos disparos dele. E uma boa visita. Vista maravilhosa para Gamboa e parte da baía.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Embora construidos após a tragédia, eles não impediram as invasões francesas do século XVIII, a cargo de Leclerc e Duguay-Trouin. Numa delas os franceses vieram por terra, desembarcando em Guaratiba; na outra aproveitaram neblina e entraram na baía com 18 naus fortemente armada.

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  17. Djokovic venceu Nadal por 2 a 0. Pode ter sido o último confronto entre eles. No geral, 31 X 29 para o sérvio.

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  18. Boa noite Saudosistas.
    A foto 3 é simplesmente deslumbrante. Esta foto merecia uma colorização do mestre Nickolas.
    A foto 5 é muito bonita, gostaria de saber o que era o prédio na parte inferior da foto.
    A foto 7 é uma foto que ainda apresenta o final dos melhores momentos de Copacabana.
    F.F. Olimpíadas
    Acho que estou sendo muito otimista, mas acho que o Brasil não vai trazer meia dúzia de medalhas de ouro.

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  19. Os dois últimos parágrafos do nosso gerente e os comentários sobre o assunto me fizeram lembrar de algumas peripécias. Um amigo, de família abastada, ganhou uma Fiat 850, carrinho pequeno mas com um motor de fôlego, o motor passava de 7000rpm. Ele era maluco, fazia a ladeira sempre à toda, mas uma vez desceu acelerando tudo, ficou pendulando até a esquina da Mascarenhas de Morais. Sem cinto de segurança, ABS, controle de estabilidade, etc...

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  20. Que foto a do Medina "voando" no surfe...

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    1. O fotógrafo francês vai ganhar prêmios pela foto estupenda.

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  21. Bom dia.

    A prova de triatlo foi adiada devido à condição da água do rio Sena. As etapas de hoje do surfe também foram adiadas por causa das ondas, consideradas perigosas.

    Ontem o pessoal do SporTV teve que deixar o estúdio por "ameaça" de bomba. Que não digam que Paris está bombando. Felizmente não literalmente.

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  22. Bom Dia ! No meu tempo de taxista, certa vez conduzi duas senhoras que chegando lá em cima pediram para parar e se dirigiram a uma pedra onde quebraram uma garrafa e depositaram flores.

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  23. Bom dia Saudosistas. Correndo para olhar o SDR, os netos estão almoçando, logo depois vamos leva-los ao médico.

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  24. Ontem o Lino perguntou sobre o prédio na Pç. Cardeal Arcoverde, foto 3: é a escola municipal que se não me engano tem o nome de um outro cardeal. Ou seria bispo? Sei lá.
    A torre continua lá, o restante não sei com está.

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  25. RESPONDENDO AO LINO:

    Na construção "déco" que vemos em primeiro plano funcionou o quartel da Polícia Especial de Vargas. Depois, com redemocratização do país, após a Segunda Guerra, o prédio se transformou na escola Dom Aquino Correia.

    No final dos anos 50 a Escola Dom Aquino Correia foi desmembrada de seu auditório, sendo este transformado no Teatro da Praça, que depois recebeu o nome de Teatro Gláucio Gill (esta alteração deu-se em meados dos anos 60 quando o apresentador da TV Globo Glaucio Gill, apresentando "ao vivo" o programa "Show da Noite", sentiu-se mal e faleceu no sofá do programa vítima de infarto. Foi uma comoção no Rio).

    A seguir uma nova escola foi construída ao lado: a Escola Alencastro Guimarães.

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    1. Matou o ofídio e mostrou a borduna. Tem muito mais coisa no local do que eu imaginava.
      Sobre o bispo que eu tinha esquecido o nome: D. Aquino Correia (Francisco de Aquino Correia), sacerdote, prelado, arcebispo de Cuiabá, onde nasceu em 2 de abril de 1885. Poeta e orador sacro, político, ocupou uma cadeira na ABL.
      Faleceu em São Paulo, SP, em 22 de março de 1956.

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    2. Muito obrigado Dr. D', sempre se aprende mais no SDR.

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  26. Ginástica com medalha inédita. Próximos desafios, final individual (se não der zebra, favoritismo da Simone Biles) e por aparelhos (alguma chance de ouro).

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