Tenho muitas fotografias nunca publicadas e "perdidas" no meu acervo. Foram garimpadas e arquivadas e, por um motivo ou outro, não foram publicadas.
Na data de hoje há um total de 21567 fotos (algumas repetidas, é verdade) no acervo.
Hoje temos mais uma série das "perdidas", desta vez tendo como tema a Praia de Botafogo.
FOTO 1
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirA foto 3 é muito parecida com uma do Marc Ferrez que é capa de um livro de fotos dele. Mas posso estar errado.
A Praia de Botafogo foi um dos lugares da zona sul por onde passei até 2017.
Dia de São Jorge (e do choro) e desde meia-noite uma sinfonia de fogos preenche a cidade. Fora os inesgotáveis balões nos céus da cidade, perto dos aeroportos, atrapalhando o tráfego aéreo.
"por onde mais passei".
ExcluirPS: dia do síndico, do serralheiro, do escoteiro, do livro, da educação de surdos e do torcedor curintiano...
ExcluirAniversário de 65 anos de Leo Jaime e de oito anos de morte de Jerry Adriani.
O edifício da foto 4 é o famoso Pimentel Duarte?
ResponderExcluirLembro da praia de Botafogo ainda com várias mansões que via quando ia na Sears.
Na foto 5 dá para ver um caminhão fubica, um ônibus da Viação Excelsior e um rolo compressor, vulgarmente chamado de macadame.
ResponderExcluirA foto 10 tem alguns "chifrudos" visiveis. A irreverência carioca não passou pano para eles. Também usou a mesma verve com os fuscas de teto solar, apelidados de Cornowagen. E os Dauphine, como Leite Glória. E os DKW, como De Cá Vê, por sua porta invertida. E os ônibus Camões. E os bondes pé-de-anjo, bataclãs e sossega-leão. E tantos outros apelidos.
ResponderExcluirlindas essas fotos inéditas. Aquela pedra ali na foto 2, parece um "marco". Seria na região da Glória?
ResponderExcluirBom dia de São Jorge/ Ogum
Nas Fotos 2,3,4 e 8 observa-se em destaque a igreja de N.S. da Conceição, onde me casei. Consta que foi a visão do corcovado através de uma de suas janelas, pelo padre francês Pierre-Marie Boss que surgiu a inspiração para a construção do Cristo, seu poema:
ResponderExcluirLá se ergue o gigante de pedra, alcantilado, altaneiro e trste,
Como interrogando o horizonte imenso – Quando virá ?
Há tantos séculos espero! Sim aqui está o Pedestal único no mundo.
Quando vem a estátua, como eu, colossal imagem de Quem me fez ?
Acorda depressa, levanta naquele cume sublime a imgagem de Jesus Salvador.
Boa. Desconhecia esta história.
ExcluirO Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro chama esta igreja de Basílica Menor de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
ResponderExcluirA Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (construída em 1892) foi posteriormente elevada à condição de Basílica Menor, mas não é informada a data, apenas que foi depois de 1960.
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirAs fotos 2 e 3 são belíssimas.
Acho que a foto 6 foi tirada de alguma rua de Botafogo, de onde se vê as torres da Igreja São João Batista e o Corcovado ao fundo.
Não consegui decifrar a foto 9. Alguém conseguiu?
Ana, a foto 9 mostra os veículos na bifurcação da Av. das Nações Unidas com Praia de Botafogo, em 1960.
ResponderExcluirPertinho da área do grande Rouen, que esta semana completou 84 aninhos.
Foto 9 Kombi na contra-mão?
ResponderExcluirObrigada, Luiz. Agora reconheci o local. Morro da Viúva ao fundo, depois encoberto por um edifício monstruoso, que deve ter quase 30 andares.
ResponderExcluirParabéns ao Rouen!!!
Lembro bem das postagens detalhadas sobre o edifício Pimentel Duarte.
Aqui no Engenho Novo tem igreja de Nossa Senhora da Conceição. É para acesso a ela que foi aberto o chamado "buraco do padre", talvez no início da década de 1920.
ResponderExcluirA história desse "buraco do padre" é a seguinte: em 1720 foi construida entre os bairros do Sampaio e Engenho Novo a capela de São Miguel e Nossa Senhora da Conceição. A população da área a frequentava.
ResponderExcluirEm 1858 foi inaugurada a Estrada de Ferro Dom Pedro II, na qual o Engenho Novo era a primeira estação de subúrbio. A capela ficou do lado direito da via férrea, de quem vai da cidade para os subúrbios. Os fiéis que moravam no lado esquerdo da via férrea tinham de atravessá-la para ir à capela.
Acontece que há um declive no terreno entre Sampaio e Engenho Novo, seguido de um aclive dali até o Méier. Foi feita uma grande obra para tornar o leito ferroviário nivelado, em 1921. A consequência foi que ele passou a uns 3 ou 4 metros de altura no antigo ponto de travessia dos fieis, impedindo-os de comparecer ao templo a menos que dessem uma boa caminhada até a passagem subterrânea para veiculos, situada s uns 400 metros de distância. Reclamações foram feitas ao vigário local, cônego Antônio Pinto. Este conseguiu que o governo abrisse uma passagem subterrânea para pedestres no local tradicional de travessia dos fiéis, permitindo-lhes voltar a frequentar o templo.
Essa passagem ganhou o apelido de "buraco do padre". Mas muita gente o confunde com a passagem de veiculos.
Há também uma igreja de N.S. da Conceição na Gávea, no início da rua Marquês de São Vicente.
ResponderExcluirExiste também a Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Tijuca. Fica na rua Conde de Bonfim ao lado do Hospital da Ordem Terceira.
ResponderExcluirFotos de família podem ir parar no MIS.
ResponderExcluirhttps://vejario.abril.com.br/cidade/fototeca-museu-da-imagem-e-do-som-mis-mapeamento-rio/
Ana 23 de abril de 2025 às 13:01
ResponderExcluir"Em 1962, o edifício Apolo XI, próximo ao morro da Viúva, no Flamengo, pôde subir à vontade seus 28 pavimentos graças ao decreto de Lacerda.” Foi o primeiro prédio a tapar a vista do morro que hoje continua ali, mas ninguém consegue ver."
4 de dezembro de 2017 Rogério Daflon https://apublica.org/
Mário, não sabia que ele era tão antigo assim.
ExcluirAcho que muita gente nem desconfia que existe um morro atrás daqueles prédios.