Augusto18 de abril de 2025 às 07:37 " ... atende a uma reivindicação antiga dos moradores, que enfrentam inconvenientes e dificuldades por conta da indefinição administrativa da região”, explicou a autora do projeto, vereadora Rosa Fernandes." >>> Que indefinição administrativa ? É Brás de Pina.
Foto 1 - Rua Conde de Bonfim, quase chegando na Granado, que não aparece ao fundo; Foto 2 - Av. Mem de Sá; Foto 3 - Av. augusto Severo; Foto 4 - Av. 13 de Maio e Foto 5 - Frei Caneca é um bom palpite, perto da Rua Moncorvo Filho.
Todas aparentemente da década de 30 ou no máximo bem no início dos 40. Uma assistência e vários furgões em quase todas. Na primeira foto aparece a cabine de caminhão do tipo que encontramos em fotos da 1ª. Guerra Mundial.
Tempos difíceis para um biscoito... só tranqueira difícil. Foto 2 - como tinha sedan delivery no Rio. O de frente parece mais bruto, o de ré é uma graça. Nem pensar em identificar, placas antigas do Rio de Janeiro, que foram substituídas em 1941. Foto 3 - Um Pontiac 46-47 com os frisinhos no paralamas que o separam do Oldsmobile, já que as lanternas traseiras eram muito parecidas. O carro é 46, no mínimo, mas o bonde não traz a capelinha do número da linha. Foto 4 - mais furgões derivados de automóveis. Um Chevrolet 1939 táxi circula sossegado, entre pedestres à vontade no meio da rua. Foto 5 - nem arrisco, tem Chevrolet e Ford, mas a foto é de botar biscoito na ambulância.
Não tenho informações confiáveis sobre todas as fotos. FOTO 1 = não tinha legenda. Vou ficar com os que identificaram como Conde de Bonfim. FOTO 2 = tenho como informação ser a Rua do Matoso. FOTO 3 = Praça Floriano. À esquerda ficava o cinema Glória. FOTO 4 = Praça da República. FOTO 5 = não tenho ideia. Os comentaristas sugeriram ser a Frei Caneca.
FOTO 4 A procura por "Café é Bilhares Brandão" no Google levou a uma página do Facebook com uma foto do mesmo local, aparentemente do Arquivo Gersl do Rio de Janeiro, que trazia a identificação.
Vamos considerar que estava entre a Praça Cristiano Otoni e Praça da República, mais exatamente onde agora é a Praça Procópio Ferreira com o terminal do mesmo nome. Em fotos antigas aparece em destaque o letreiro da Cinzano em uma das construções, mas a única que achei não é possível ver se ainda tinha o Café e Bilhares Brandão.
Foto 1 ==> rua Estácio de Sá chegando ao largo do mesmo nome Foto 2 ==> rua Joaquim Palhares Foto 3 ==> Praça Floriano Foto 4 ==> Central do Brasil Foto 5 ==> avenida Mem de Sá
O local da foto 1 mostra a subida do morro de São Carlos em condições bem melhores do que as atuais. Na calçada do lado direito da foto a menos de cem metros adiante está a 8 D.P, atualmente desativada, cujo prédio está quase desabando. No carnaval de 1985 eu cumpri dois plantões de 12 horas naquela D.P, que na época já estava em condições bem precárias, mas incrivelmente não houve ocorrências, apesar da existência de alguns presos no xadrez. Toda essa área do Estácio pode ser vista com detalhes no filme A Falecida, de 1964.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirTem três Clouseau para eu escolher hoje. Nem vou arriscar qualquer palpite.
FF: e eu achando que "Barra Olímpica" era o fundo do poço.
Excluirhttps://diariodorio.com/camara-aprova-criacao-do-bairro-argentino-na-zona-norte-do-rio/
Hoje é dia nacional do livro infantil por causa do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato (1882).
ExcluirEm 1938 era publicado pela primeira vez o Superman.
Em 1955 morria Albert Einstein.
Em 1998 morria Nelson Gonçalves.
Em tempo, dia mundial dos museus e dia do espiritismo.
ExcluirPor enquanto eu identifico a foto 3 como sendo na Glória.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA foto 2 é na Salvador de Sá.
ResponderExcluirA foto 5 é na Rua Frei Caneca.
ResponderExcluirAugusto18 de abril de 2025 às 07:37
ResponderExcluir" ... atende a uma reivindicação antiga dos moradores, que enfrentam inconvenientes e dificuldades por conta da indefinição administrativa da região”, explicou a autora do projeto, vereadora Rosa Fernandes."
>>> Que indefinição administrativa ? É Brás de Pina.
Foto 1 - Rua Conde de Bonfim, quase chegando na Granado, que não aparece ao fundo;
ResponderExcluirFoto 2 - Av. Mem de Sá;
Foto 3 - Av. augusto Severo;
Foto 4 - Av. 13 de Maio e
Foto 5 - Frei Caneca é um bom palpite, perto da Rua Moncorvo Filho.
Todas aparentemente da década de 30 ou no máximo bem no início dos 40.
ResponderExcluirUma assistência e vários furgões em quase todas.
Na primeira foto aparece a cabine de caminhão do tipo que encontramos em fotos da 1ª. Guerra Mundial.
Bom dia.
ResponderExcluirFoto 1. Concordo com Paulo Roberto.
Foto 2: Rua Larga, atual Mal Floriano
ResponderExcluirTempos difíceis para um biscoito... só tranqueira difícil.
ResponderExcluirFoto 2 - como tinha sedan delivery no Rio. O de frente parece mais bruto, o de ré é uma graça. Nem pensar em identificar, placas antigas do Rio de Janeiro, que foram substituídas em 1941.
Foto 3 - Um Pontiac 46-47 com os frisinhos no paralamas que o separam do Oldsmobile, já que as lanternas traseiras eram muito parecidas. O carro é 46, no mínimo, mas o bonde não traz a capelinha do número da linha.
Foto 4 - mais furgões derivados de automóveis. Um Chevrolet 1939 táxi circula sossegado, entre pedestres à vontade no meio da rua.
Foto 5 - nem arrisco, tem Chevrolet e Ford, mas a foto é de botar biscoito na ambulância.
A foto 1 é na Rua Estácio de Sá.
ResponderExcluirFOTO 4
ResponderExcluirPraça da República (trecho demolido no final dos anos 50) No lugar está a Praça Cristiano Ottoni.
Na mesma foto aparece um furgão de entregas da Chocolates Falchi que, segundo a IA, fechou no início dos anos 80.
ExcluirEntão pode ser na Rua Senador Euzébio ou na Rua Visconde de Itaúna.
ExcluirFaltou dizer que, se o relógio não estava parado ou atrasado, era 11:25...
ExcluirNão tenho informações confiáveis sobre todas as fotos.
ResponderExcluirFOTO 1 = não tinha legenda. Vou ficar com os que identificaram como Conde de Bonfim.
FOTO 2 = tenho como informação ser a Rua do Matoso.
FOTO 3 = Praça Floriano. À esquerda ficava o cinema Glória.
FOTO 4 = Praça da República.
FOTO 5 = não tenho ideia. Os comentaristas sugeriram ser a Frei Caneca.
Sei não, mas esse gabarito vai gerar pedidos de impugnação...
ResponderExcluirA foto 3 está com a resposta certa, pois foi publicada uma parte da foto. Na ampla, vê-se o cinema Glória.
ResponderExcluirFOTO 4
ResponderExcluirA procura por "Café é Bilhares Brandão" no Google levou a uma página do Facebook com uma foto do mesmo local, aparentemente do Arquivo Gersl do Rio de Janeiro, que trazia a identificação.
Vamos considerar que estava entre a Praça Cristiano Otoni e Praça da República, mais exatamente onde agora é a Praça Procópio Ferreira com o terminal do mesmo nome.
ExcluirEm fotos antigas aparece em destaque o letreiro da Cinzano em uma das construções, mas a única que achei não é possível ver se ainda tinha o Café e Bilhares Brandão.
Foto 1 ==> rua Estácio de Sá chegando ao largo do mesmo nome
ResponderExcluirFoto 2 ==> rua Joaquim Palhares
Foto 3 ==> Praça Floriano
Foto 4 ==> Central do Brasil
Foto 5 ==> avenida Mem de Sá
Mais precisamente: foto 5 Mem de Sá entre Frei Caneca e Senado.
ResponderExcluir>>> Paulo Roberto 22:27
ResponderExcluirNa foto que achei as propagandas nos prédios são do Café Cruzeiro, Assucar Pérola, Água Federal, Liberty e Banco Novo Mundo.
Além da Ferro - Quina Bisleri abaixo do letreiro do Café e Bilhares Brandão exatamente como na postagem.
ExcluirO local da foto 1 mostra a subida do morro de São Carlos em condições bem melhores do que as atuais. Na calçada do lado direito da foto a menos de cem metros adiante está a 8 D.P, atualmente desativada, cujo prédio está quase desabando. No carnaval de 1985 eu cumpri dois plantões de 12 horas naquela D.P, que na época já estava em condições bem precárias, mas incrivelmente não houve ocorrências, apesar da existência de alguns presos no xadrez. Toda essa área do Estácio pode ser vista com detalhes no filme A Falecida, de 1964.
ResponderExcluirVerdade. "A Falecida" mostra bem essa área, especialmente o trecho entre a subida do morro de São Carlos e a rua Frei Caneca.
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