FOTO 3: Os IX Jogos da Primavera, patrocinados pelo Jornal dos Sports, em 1958, foi "uma mistura perfeita de cores, beleza e sucesso", segundo reportagem da Manchete Esportiva.
Na
tarde abertura, no Estádio do Fluminense, tornaram-se vencedores o Flamengo e o Colégio Anglo-Americano,
indiscutivelmente o que apresentou o conjunto mais homogêneo de moças
graciosas, de roupas lindíssimas e de evoluções espetaculares de suas balizas, com destaque para Roselle. O Flamengo se destacou com Denise, em ouro
e grená e como porta-bandeira a figura lindíssima de Tutsi.
FOTO 4: O genial Nelson Rodrigues escreveu uma bela crônica sobre a abertura dos "Jogos da Primavera":
"Eu sei que nós, da imprensa, somos uns criminosos do adjetivo. Com a mais eufórica das irresponsabilidades, chamamos de “ilustre”, de “insigne”, de “formidável”, qualquer borra-botas. Isso com as pessoas. Com os fatos, a mesma coisa. Em nossa histeria verbal, enfeitamos os fatos como se eles fossem índios de carnaval. E quando eu chamo de fabuloso o desfile dos “Jogos da Primavera” pode parecer que incorro num exagero frenético. Absolutamente. E digo mais: diante do que vi, em Álvaro Chaves, o adjetivo mais deslavado começa a desbotar e acaba lívido.
Amigos, eu tenho pena de quem não esteve lá, no campo do Fluminense. Considero uns pobres diabos todos os ausentes daquela cerimônia inaugural. O que eles perderam! O que eles não viram! O sujeito que gastou o domingo no Maracanã, no Jockey ou mesmo em casa, não conhece o brasileiro, tem do brasileiro uma imagem falsa. Eis a verdade: o brasileiro se considera um povo “feio”. Aqui, quando se fala em “espanhola”, em “italiana”, em “americana”, há, em todos nós, uma salivação imensa, torrencial. Há indivíduos que assistem a um filme de Gina Lollobrigida e, na saída do cinema, gostariam de trocar a namorada, a esposa, a amante. Pois bem: e, súbito, vêm os “Jogos da Primavera” e demonstram, por A mais B, que não é Gina ou Brigitte, nem Cleópatra.
A verdade que cada brasileiro deve esfregar na própria cara é a seguinte: como
a brasileira não há! Sei que isto dito assim pode parecer letra de Catulo da
Paixão Cearense. Mas é uma realidade concreta. E se cada um não enxergasse um
palmo adiante do nariz já teria visto que qualquer namoradinha suburbana, aqui,
tem tanto ou mais charme que Joana D´Arc. Ora, a primeira e incisiva lição dos
“Jogos da Primavera” é a de ensinar que o brasileiro não é tão feio como o
pintam.
Nem se diga que seriam
três ou quatro pequenas bonitas. Nunca! Eram vinte mil. Na tarde linda, o
espectador atônito saturou-se de beleza. Eu vi gente perguntando: “Mas onde se
mete esse pessoal?” Ao que eu respondo: não se mete em lugar nenhum. São
meninas que andam nos bondes, nos ônibus, nos lotações; estão nas filas de
cinema; tomam café em pé, lado a lado conosco. Apenas sucede o seguinte: nós
nos esquecemos de vê-las, de admirá-las. E é preciso uma concentração maciça de
vinte mil brotos para que deixemos de ser obtusamente cegos."
FOTO 5: Era tal a importância dos "Jogos da Primavera" que a cerimônia de abertura era destaque no cinema Capitólio, no centro da cidade.
FOTO 6: Clubes, colégios e universidades concorriam no espetacular páreo de saúde, graça e beleza. Provas de Atletismo, Arco e Flecha, Barco a Motor, Basquete, Natação, Hipismo, Esgrima, Vôlei, Ciclismo, Remo, Vela, Tênis e Tênis de Mesa. Milhares de jovens na grande festa de exaltação à mulher brasileira. Em 1958 a abertura contou com a presença do presidente Juscelino Kubitschek.
FOTO 8: A reportagem da "Manchete Esportiva" dizia: "Zulma Lobo, toneladas de "it", ganhou, pelo sal, pelo "sex-appeal", o título de princesa nos Jogos da Primavera de 1955".
FOTO 9: Aqui vemos a Rainha de 1955 dos "Jogos da Primavera", uma adolescente de 14 anos chamada Daisy Correa de Aquino, atleta de natação do Fluminense e aluna do Colégio Anglo-Americano. A imagem é da revista Manchete Esportiva de fevereiro de 1956.
FOTO 10: Mas, nos anos 1950, o grande destaque era a jovem Roselle, aqui fotografada no Arpoador, em 1955. Conforme reportagem publicada na Manchete Esportiva, Roselle, aluna do Colégio Anglo-Americano, era baliza dos "Jogos da Primavera" e dos "Jogos Infantis".
Roselle, que foi campeã infantil de natação colegial, além de adorar Geografia e detestar Latim, pretendia deixar de estudar ao terminar o ginásio para se dar toda ao balé. Segundo o repórter, "seu sonho mais acariciado é dansar (mantida a grafia da época) "A Morte do Cisne". Terá Roselle concretizado seu sonho?
NOTA: fotos da "Manchete Esportiva" e do "Correio da Manhã".
Lembro do sucesso dos Jogos da Primavera com grande cobertura do Jornal dos Sports, aquele da capa cor de rosa.
ResponderExcluirMario Filho foi um grande empreendedor e autor de livro famoso sobre futebol. E incentivou a construção do Maracanã.
A juventude daquela época gostava desses desfiles patrióticos e esportivos. Hoje há os Jogos Intercolegiais patrocinados pelo Globo mas chamam menos atenção.
Bom dia e bom retorno, Dr. D'.
ResponderExcluirLogo ontem que não mexi praticamente com o telefone tivemos o retorno do gerente.
Sobre a postagem de hoje, tenho uma revista que cobre os tais jogos.
PS: provavelmente "Manchete Esportiva".
ExcluirDe Mário Filho tenho dois livros excelentes: "O negro no futebol brasileiro" e "Histórias do Flamengo". Este último, autografado, de 1963, se não me engano.
ResponderExcluirJá de Nelson Rodrigues tenho o ótimo "Fla x Flu, as multidões despertaram", com crônicas alternadas com foco em cada um dos clubes. A das camisas do Flamengo é icônica: "Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará à camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável".
As tiradas de Nelson nas crônicas esportivas eram ótimas, como "chovia mais que no 5º ato de Rigoletto" (embora a peça tenha só 3 atos". o "Sobrenatural de Almeida", "o Video-Tape é burro", "os idiotas da objetividade", etc.
E suas obras "sérias", além de peças teatrais e filmes, são de um gênio, mesmo com todos os exageros.
Apesar de tricolor Nelson Rodrigues hoje faria a festa em tempos de Flaprensa.
ExcluirDiante da grandiosidade e complexidade do evento e das inúmeras fotos, qualquer desavisado perguntaria: "Era mesmo no Rio de Janeiro ou mesmo no Brasil?" Com a resposta afirmativa, o indagante não teria palavras para demonstrar a dimensão de tamanha contradição entre um passado soberbo e uma realidade deprimente e diria: "O quanto regredimos!"
ResponderExcluirSublime texto do saudoso e brilhante jornalista tricolor Nelson Rodrigues. As mesmas indagações que sempre fizemos em relação as belíssimas mulheres que desfilam nas escolas de samba: onde estão? onde habitam? por onde circulam no dia a dia? como não as vemos? minha irmã mais velha se sagrou campeã dos Jogos da Primavera jogando voleibol pelo outrora Colégio Santa Úrsula, como levantadora, nos anos 60 e tanto. Algumas de suas colegas foram assediadas e contratadas por Fluminense, Flamengo e Botafogo e o coroa não permitiu que ela jogasse por um destes clubes quando também foi convidada, alegando que o ambiente não era bom e que tinha muito sapatão. Que absurdo! ela iria se dar muito bem, vez que era uma excelente levantadora e bonita prá dedéu ( termo usado à época), tendo sida escolhida pela revista Manchete como a garota Leblon, flagrada pela tele objetiva de um fotógrafo da revista ao sair da água com seu biquini duas peças, num corpo escultural e um rosto lindíssimo. Quando as freiras do Colégio viram sua foto numa página inteira queriam expulsar minha irmã, que era simplesmente a melhor aluna do colégio todo, aquela CDF legal que dava cola sem se importar com as consequências e integrante do time de vôlei. Meu pai teve que convencer as freiras que ela nem sabia que estava sendo fotografada, tendo o fotógrafo da revista colhido todos os dados pessoais de minha irmã após ela sair da praia junto ao grupo de amigas que lá ficaram. Hoje, qualquer colégio iria capitalizar em cima deste fato e se orgulhar de uma aluna sua ter saído numa influente revista. E claro, minha irmã não foi expulsa, pois meu pai, um exímio orador, "descascou" prá cima das freiras, as deixando sem saída para uma eventual injusta expulsão.
ResponderExcluirMauro Marcello, seu comentário mostra um contexto de vida cotidiana que infelizmente perdemos! Os eventos festivos desse jaez desapareceram, e em seu lugar surgiram excrescências do tipo "Big Brother", "A Fazenda", "Paradas LGBT", e outros do tipo. Saber onde estão suas participantes no dia a dia e o que fazem? Qualquer pessoa com um QI de "primata intermediário" poderia responder facilmente: são influencers ou "idioters ", Mcs, e até transsexuais. É o tempo das Deolanes e dos Pablos! Que saudade das normas sociais e morais rígidas vigentes passado!
ExcluirNos anos 60, havia também o campeonato de vôlei feminino dos colégios católicos, que já foi tema aqui do "Saudades do Rio" (tenho que ver se foi neste atual ou só o do provedor Terra).
ResponderExcluirComo havia moças bonitas. Os jogos eram nos ginásios do Tijuca, do Municipal. do Botafogo e, acho, do Clube Militar.
Meninas do Sacré-Coeur de Marie, do Sacré-Coeur de Jésus, do Imaculada Conceição, do Sion, do Notre Dame (com Denise e Zulmira ganharam vários campeonatos seguidos), Santa Marcelina, Santa Rosa de Lima e por aí vai.
Eram à tarde, em dias de semana e contavam com grandes torcidas.
Dando razão ao Joel, os cânticos eram de uma ingenuidade tocante, como "É ou não é, piada de salão, dizer que (nome do time adversário), vai ser campeão???".
Minha mãe participava dos Jogos Estudantis enquanto estudante, competindo pelo Instituto de Educação. Bondes especiais conduzindo estudantes para a sede do Fluminense iam até Laranjeiras. Ela desejava ingressar na Faculdade de Educação Física, mas meus avós não permitiram. Infelizmente.
ResponderExcluirNo Capitólio assisti Lawrence da Arábia, 3 horas de duração, com intervalo logo depois de muita areia na tela. Foi a maior fila de bebedouro que já vi.
ResponderExcluirO filme reproduz de forma fidedigna todos os fatos ocorridos na chamada "Revolta Árabe", um trabalho executado com maestria pelo Major Lawrence, inclusive o massacre de um regimento do Exército Otomano pelas tribos árabes incitado pelo Oficial Inglês. A frase "sem prisioneiros" foi realmente proferida por Lawrence, muito provavelmente em razão do incidente ocorrido em Deraa, cujo resultado é "apenas insinuado" no filme, mas deles há comprovação histórica. O Major Lawrence "não deixou barato".
ExcluirO Jornal dos Sports sempre promovia eventos, mas não me lembrava desse especificamente.
ResponderExcluirNelson Rodrigues sempre tinha ótimos textos e não poupava exageros e mesmo assim deixavam suas histórias interessantes. Ou por isso mesmo.
No caso desse jogos ele deviria ser considerado suspeito por falar de uma festa promovida pelo irmão, mas o Nelson Rodrigues tinha licença para isso.
Como só os esportes sem contato físico eram liberados para as meninas, acho que até mesmo na década de 70, as modalidades deviam ser o já citado vôlei, tênis de quadra e o de mesa, natação e mais alguns outros não oficiais. A dúvida é o basquete, que tem possibilidade de confronto físico mas a arbitragem era bem rigorosa nas mínimas faltas cometidas.
E o atletismo também tinha o feminino.
ResponderExcluirSer aluno do CPII era motivo de orgulho pela qualidade do ensino, porém, quando o assunto era Jogos da Primavera esse sentimento se transformava em vergonha, tamanho o nível de vandalismo, o que fez com que o colégio tenha ficado fora diversas vezes dos Jogos por suspensão. Se não me falha a memória houve até um caso de óbito de um condutor de bonde.
ResponderExcluirColaborador Anônimo, ser aluno do Colégio Pedro II era motivo para ser orgulho não apenas de si próprio, mas também da família, dos amigos, e da sociedade de antanho. Mas atualmente, nem tanto. Boa parte das unidades foi "capturada pelo progressismo" e o que ocorre nessas unidades é assustador. Sem entrar em muitos detalhes, não é incomum alunos "biologicamente do sexo masculino" usarem saias e outros acessórios femininos.
ExcluirFalar de jogos imediatamente traz à lembrança os Jogos Olímpicos, em que uma das competições famosas era a corrida. Para isso existiam os estádios. Interessante é que "estádio" era uma medida de comprimento, porém seu valor variava muito de uma cidade ou país para outro.
ResponderExcluirO estádio de Olímpia, por exemplo, dizem que tinha 212,54 metros de comprimento; já o de Delfos tinha 178 metros.
Visitei os dois, em 1981. O de Olímpia tem uma espécie de túnel ou pórtico na sua entrada, ligando-o ao santuário de Zeus Olímpico. Neste santuário havia o templo, dentro do qual estava a maravilhosa estátua de Zeus, sentado, segurando um cetro na mão esquerda e na mão direita uma estátua da deusa Niké (Vitória, associada frequentemente a Atena, tanto que na Acrópole de Atenas há um templo dedicado a Atena Niké).
A estátua tinha 12,4 metros de altura e era feita de uma estrutura de madeira coberta com placas de marfim e ouro, ou seja, criselefantinas. Dizem que se Zeus se levantasse furaria o teto do templo.
A estátua era considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e seu fim é controverso.
Quando visitamos o estádio de Olímpia, eu e um amigo disputamos uma corrida no mesmo, sob sol e calor inclementes, e ambos batemos o recorde mundial de lerdeza.
ResponderExcluirInfelizmente o tempo e vários terremotos não deixaram pedra sobre pedra na área do santuário de Olimpia. Foi uma decepção para nós.
Fugindo um pouco do assunto, mas ainda sobre a tal viagem. algo que muito nos impressionou foi o anfiteatro de Epidauro. Em forma de ferradura, com o palco na parte aberta da ferradura. Arquibancada em vários degraus, aproveitando uma encosta. Chegamos lá numa tarde bem quente, em dois casais. Eu e o outro amigo só de bermudas, sem camisas. Sentamo-nos todos no último degrau da arquibancada, aproveitando a sombra de uma árvore.
ResponderExcluirDe repente chegou um grupo de turistas franceses. A guia falou para as pessoas se acomodarem na arquibancada e fazerem silêncio. Então ela pegou uma moeda e deixou-a cair no chão. Lá de cima ouvimos perfeitamente o som da queda da moeda. Em seguida ela pegou um maço de cigarro e amassou-o com a mão. Também ouvimos o som do papel esmagado.
Impressionante!
Epidauro era um santuário de cura, dedicado a Asclépio, deus da Medicina, correspondente a Esculápio. Doentes de todas as partes se dirigiam até lá, a fim de receber cura através de rituais e sonhos proféticos.
Além do anfiteatro famoso por sua acústica perfeita, havia outras construções na área, inclusive um "tholos", um tipo de edificação circular existente em vários locais da Grécia (inclusive em Delfos) e cuja utilização é desconhecida.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFalando em primavera, é uma época cantada em versos em vários idiomas.
ResponderExcluirTemos "Sol de Primavera", do Beto Guedes ("Quando entrar setembro e a boa-nova andar nos campos...").
Temos "Wenn es Frühling ist im Amsterdam" ("Quando é primavera em Amsterdam"), cantada pelo Tony Marshall, de excelente voz.
Temos uma canção que participou do Festival Internacional da Canção de 1969 aqui no Rio, a de nome "Tous les printemps du monde" ("Todas as primaveras do mundo"), cantada por Romuald, representando Andorra.
No Hemisfério Norte a primavera entra em março, porém é comum as músicas se referirem mais ao mês de abril, como em "April Love", talvez por ser onde começa o degelo naquelas plagas.
Já o mês de setembro é bem citado em "C'est en septembre", de Gilbert Bécaud, cuja letra não esconde o tradicional xenofobismo francês. Bécaud comemora o início do outono e a debandada dos turistas, especialmente os holandeses, deixando a cidade dele (Bécaud) novamente para ele mesmo ("C'est en septembre que mon pays peut respirer" - "É em setembro que meu país pode respirar").
Músicas sobre estações do ano são comuns. Uma com letra bastante interessante é "La Madrague", cantada pela Brigitte Bardot, cujo título é o da propriedade dela em Saint-Tropez, comprada no início dos anos 1960. Pouca gente conhece esta canção, que eu sempre admirei, embora a voz da Brigitte seja bem fraquinha. Ela também gravou "Maria Ninguém", de João Gilberto, em português com forte sotaque. Engraçado que ela não conseguia dizer "é" e saía "ê" ("Maria Ninguém ê Maria e ê Maria meu bem / Se eu sou João de Nada Maria que ê minha ê Maria Ninguém").
Uma ressalva: a música "Maria Ninguém" foi composta por Carlos Lyra e possui uma gravação fantástica do João Gilberto.
ExcluirA diretoria do Fluminense já vem cogitando um upgrade no estádio das Laranjeiras para possíveis jogos para um público de até vinte mil pessoas, assim como outros eventos. É uma tentativa do Flu para retomar as glórias da sede no passado; o corte de uma parte do estádio depois da construção do Santa Bárbara deixou sequelas.
ResponderExcluirNão apostaria nisso por vários motivos, entre eles o impacto no trânsito. Por muito menos que isso, o Flamengo desistiu de usar o estádio da "Gávea" para jogos. Falando no coirmão, parece que o estádio no Gasômetro subiu no telhado.
ExcluirFF: mostrando que político não tem o que fazer de produtivo, segue a última pérola...
https://diariodorio.com/trecho-da-abelardo-bueno-agora-e-avenida-engenheiro-carlos-carvalho-fundador-da-carvalho-hosken/
Aqui no Brasil e em outros países de clima tropical não há muita diferença entre as estações do ano. Só no Sul do Brasil ainda se pode sentir algo. De resto, a variação diz mais respeito ao nível de precipitação chuvosa do que quanto a mudança profunda na temperatura e na vegetação. Já em países de latitude mais elevada a mudança é bem sentida e eles se orientam muito justamente pelas estações do ano, algo que nós aqui não usamos para quase nada. A gente lê livros estrangeiros e está acostumada a ver citações de tempo mencionando as estações do ano. Aí temos de fazer a conversão observando a diferença delas de um hemisfério para o outro quanto ao período do ano em que ocorrem. Cansativo, às vezes.
ResponderExcluirBoa noite Saudosistas. Muito bom ver de volta do SDR as suas atividades, que o gerente tenha tido uma boa viagem e curtido bastante o curto período de férias.
ResponderExcluirEsporte para mim é a base para uma juventude sadia, na minha época havia os jogos Universitários, que foi base para muitos atletas olímpicos brasileiros, também das Seleções Brasileiras de Voley e Futebol de Salão. Podemos observar que ao fim dessas atividades esportivas nas escolas e universidades, começa o aumento da criminalidade juvenil no País, mas o pior de tudo foi o aumento da evasão escolar.
FF. Muito bom ver de novo a volta de comentaristas antigos ao SDR.
Sobre a foto da Cinelândia, o filme em cartaz no Cine Pathé, O Selvagem, ficou famoso e consta como sendo de 1953, um dos trabalhos mais conhecidos do Marlon Brando, mas nunca consegui assistir. Dizem que lançou uma "onda" de moda de jaquetas. E o conema agora é um templo neo-pentecostal.
ResponderExcluirJá o prédio do Capitólio foi substituído por um paredão de vidro.
O Helio falou de músicas e lembrei da belíssima Primavera de autoria do Carlos Lyra.
ResponderExcluirMuito boa a lembrança desta música do Carlos Lyra, que aliás faleceu há pouco mais de 1 ano, aos 90, logo após o lançamento de seu último CD.
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirUma vez, não sei se no Saudades do Rio, fiz elogios à beleza da Roselee Torres Viana e recebi um irado e-mail do marido dela, militar, exigindo respeito. Tive que explicar que era amigo da família e que a conhecia desde menina.
ResponderExcluirBom dia! Retorno em grande estilo!!! Não abri ontem e vejo hoje a galera em Festa. Primavera num inverno bem frio! Gincanas e jogos retratavam um Rio família, quase ingênuo. Saudades desse Rio!
ResponderExcluirNa outra ponta, descoberta a quadrilha da "entrega do exame médico em casa". Pegavam dados de paciente, fraudavam página de laboratório e levavam maquininha na entrega do exame, que marcava R$ 10,00 no visor, mas na real tirava R$ 10.000,00 da conta ou do cartão. Muita gente boa caiu nessa.
Candeias 08:58 > um cara tem que ter sabedoria para ter uma mulher bonita e esse militar estava completamente despreparado para tal. Eu ficaria muito feliz de alguém falar com respeito que a minha mulher é bonita, muito melhor do que ouvir chamar de tribufú, não acha? sinal de que tenho bom gosto mas o machismo ainda é muito exacerbado. Meu pai sempre me falava com relação as minhas namoradas: "meu filho, quando você chegar num bar com a sua garota e ninguém parar o que está fazendo para olhar prá ela, começa a se preocupar, porque só você gostou".
ResponderExcluirO Candeias fez bem. Afinal "quem tem "cool" tem medo. Hoje em dia estão matando até por um olhar ou um gracejo. Qual é a mulher que não gosta de ser elogiada? Mas nunca abertamente em público. Mas a sós "são outros quinhentos".
ExcluirFF: sorteio dos confrontos de quartas de final da Copa do Brasil. Clássicos mineiro e carioca à vista.
ResponderExcluirAtlético Mineiro X Cruzeiro, Corinthians X Athletico-PR, Fluminense X Bahia e Vasco X Botafogo.
Clássicos estaduais em Copa do Brasil deixa um "gosto" de mais do mesmo.
ExcluirTeoricamente o Corinthians vai pegar um "cachorro quase morto", o time paranaense vai mal na segundona. Numa pesquisa rápida, foi há 6 ou 7 rodadas atrás que venceu, e assim mesmo foi o atual lanterna, e depois só empates e derrotas.
Porém chegou às quartas da Copa do Brasil por algum motivo, daí o "quase morto".
A respeito do comentário do sr Hélio das 17:01 de ontem, o fato de a América do Norte, Europa e Ásia possuírem as estações do tempo mais definidas prende-se ao fato de o hemisfério norte possuir uma massa de terra maior que o hemisfério sul. A água possui a peopriedade da conservação térmica, quando aquece demora a esfriar e quando esfria demora a esquentar. Observa-se, assim, que os locais no norte tendem a ser mais frios e também mais quentes. Locais no sul bastam estar a uma altitude a partir de 700 m para possuírem temperaturas médias bem confortáveis, como notamos em várias cidades da América do Sul, mesmo estando próximas da linha do equador.
ResponderExcluirSim. A fórmula Q=mc delta T indica a quantidade de calor Q necessária para elevar de delta T (variação de temperatura) a massa "m" de uma substância cujo calor específico é "c". Como a água tem o maior valor de calor específico (c=1), isso indica que ela demora a aquecer mas também demora a esfriar. Ou seja, ela tende a evitar grandes variações de temperatura. Isso é muito sentido em ilhas, cuja variação de temperatura é menor do que em terras continentais.
ExcluirAinda voltando ao assunto músicas sobre estações de ano, lembremos da "Vozes da Primavera", de Strauß, de "As Quatro Estações" do Vivaldi, de Summertime", de "Summer of '42", de "Autumn Leaves" e outras.
ResponderExcluirHelio Tem o samba enredo da Mangueira de 1955 As 4 Estações dos compositores Nelson Sargento e Alfredo Lourenço (este pouco conhecido) e mencionado como coautor desta obra prima.
ExcluirSegue abaixo o link com letra e música.
https://www.letras.com/mangueira-rj/476903/
1955? Pré-histórica.
ExcluirTenho um LP da Hebe Camargo do ano de 1963 onde ela canta uma música chamada As Estações do Amor, citando Primavera, Verão, Outono e Inverno.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirRapaz, essa você tirou lá do fundo do baú!! Nem me lembrava mais dessa música. Acho que o ritmo é marcha, não é?
ExcluirA imagem da capa do LP, com a Hebe Camargo encostada num poste de iluminação antigo, imediatamente me lembrou parte da letra da famosíssima canção "Lili Marleen", imortalizada na voz da Marlene Dietrich. Essa parte é a inicial da música, e é assim (tradução ao final do texto):
Excluir"Vor der Kaserne / Vor dem großen Tor / Stand eine Laterne / Und steht sie noch davor. // Da wollen wir uns wiedersehen / Bei der Laterne woll'n wir stehen / Wie einst Lili Marleen / Wie einst Lili Marleen."
"Na frente do quartel / Na frente do grande portão / Havia um poste de luz / E ele ainda está lá. // Lá nós nos reencontraremos / Junto ao poste ficaremos / Como outrora, Lili Marlene / Como outrora, Lili Marlene."
Primo, de que mais vc se queixa?
ResponderExcluirEstoque de comprimidos para dor de cabeça deve estar acabando em uma certa rede de farmácias.
ResponderExcluirInteressante que ontem vi um vídeo no Youtube sobre o "milagre" da multiplicação de farmácias / drogarias em todo o Brasil. Entre outros itens a sonegação, a lavagem de dinheiro e a falta de fiscalização foram citadas.
ExcluirJá estavam revelando o escândalo ontem, dia 11?
Sem sair do Rio Antigo:
ResponderExcluirAtravés do site da Brasiliana, um especial sobre hotéis brasileiros, o Hotel Avenida em destaque, nele acessei outro site, Estilo Arquitetônicos, onde tem uma foto do Marc Ferrez tendo o hotel um pavimento a menos, coisa que nunca vi ou passei batido, aqui ou em qualquer outra mídia que publica fotos do Rio Antigo.
Outro detalhe difícil de reparar é a aparente rampa para a entrada do bonde na calçada do hotel. Sem ela haveria desnível em toda a varanda da frente, no térreo, passagem que, conforme consta, durou até a inauguração do Tabuleiro da Baiana, em 1939.