Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

ESVAZIANDO O ARQUIVO (2)


FOTO 1: Praia de Copacabana em 1934. Que arranha-céu seria aquele?


FOTO 2: Piscina do Iate Clube do Rio de Janeiro em 1963. Bom mesmo era o que acontecia aí nas noites do famoso Baile do Havaí.


FOTO 3: A "Cascatinha Taunay" na Floresta da Tijuca, em 1963. Você a conhece?


FOTO 4: A Praia do Flamengo e sua mureta antes da construção do Aterro.


FOTO 5: O "pier" de Ipanema no início dos anos 70. Nossa rede de vôlei ficava aí perto desde o início dos anos 60.



FOTO 6: São Conrado em 1973, antes da construção dos arranha-céus daquela orla.


FOTO 7: Copacabana em meados da década de 60, ainda com a Av. Atlântica em mão-dupla.


FOTO 8: Botafogo na década de 60. Ainda antes do aterro que aumentou as pistas.


FOTO 9: O Centro assim é coisa do passado. Nos anos 60 era outro mundo.


FOTO 10: Na década de 60 o Flamengo conquistou dois títulos. O assinalado na faixa à direita, em 1963, na final histórica com o Fluminense (nunca fiquei tão espremido no Maracanã quanto naquele dia), e outro em 1965, anos desta foto.


18 comentários:

  1. Ver fotos dos anos 60 me dá uma grande saudade. Era a época do Estado da Guanabara quando o Rio tinha um charme enorme. A fusão com o Estado do Rio foi uma catástrofe.

    ResponderExcluir
  2. Eu assino embaixo o comentário do Cesar. E mesmo sendo simpático ao Governo Militar, acrescento um termo chulo: uma grande "cagada".

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    A princípio vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  4. Uma situação muito pior é vigente no atual "pacto federativo", no qual o número de senadores (3) é o mesmo nas 27 unidades da federação. Dessa forma Estados como Paraíba , Acre, e Piauí, e outros que possuem um PIB nanico e atrofiado, tem a mesma representatividade do que São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais, os três maiores PIBs do Brasil. Querem absurdo maior do que esse?

    ResponderExcluir
  5. Foto 3 - não conheço a Cascatinha. É seguro ir lá?
    Foto 4,- lembro da mureta e das ressacas da praia do Flamengo antes do Aterro.
    Foto 5 - na região do pier chamada de Dunas da Gal vi a Monique Evans fazendo topless.
    Na 6 para fazer os prédios altos não houve uma mutreta com um prefeito para liberar o gabarito?
    A foto 9 é da rua do Ouvidor?
    A foto 10 é do tempo em que o povão podia frequentar o Maraca na arquibancada e na geral. Hoje em dia ficou muito caro.

    ResponderExcluir
  6. É sabido (ou deveria ser) que o senado representa os estados e o Distrito Federal, por isso o número de representantes ser o mesmo resultando em um total de 81 senadores. Isso é básico.

    A proporcionalidade é dada na Câmara dos deputados onda cada estado e o Distrito Federal tem o número de representantes proporcional à população. Aliás, a nova distribuição só será válida após a eleição de 2030.

    ResponderExcluir
  7. O Senado representa os Estados e a Câmara representa o povo. Mas o que se discute é o "peso da representatividade" de cada Estado. Mas parece que não entenderam que um Estado como São Paulo jamais poderia ter o mesmo número de representantes do que o Maranhão, um Estado que possui o menor IDH do Brasil. Onde está a lógica disso?

    ResponderExcluir
  8. Nos EUA, Estados como a Califórnia ou Texas, Estados bem mais ricos, possuem um número de senadores bem maior do que o Alasca e Montana, cujos respectivos PIBs são bem menores, pois essa é a lógica correta. Como o número de Senadores é igual no Brasil e o número de Estados do norte e nordeste e maior do que o número de Estados das regiões sul, sudeste, e centro-oeste, é óbvio que os últimos ficam em desvantagem. Dessa maneira, Estados do norte e nordeste, cujo PIB representa apenas 20% do PIB nacional, ficam em vantagem diante dos Estados do sul, sudeste, e centro-oeste, responsáveis por 80% do PIB nacional. Onde está a disso?

    ResponderExcluir
  9. Na foto 1, acredito que o arranha céu seja o edifício Ribeiro Moreira, na praça do Lido.

    ResponderExcluir
  10. Sugiro melhor exame na foto 4, da Praia do Flamengo não era possivel ver a base do Morro da Urca voltada para a Praia Vermelha.
    Talvez seja a Praia de Botafogo antes da retirada da mureta.

    ResponderExcluir
  11. Não era à toa que fizeram de tudo para não instalarem as câmeras corporais. Se não fosse o cabo distraído tinha passado em branco e a tropa continuaria na rua.

    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/10/camera-corporal-flagra-pms-do-bope-furtando-casa-durante-operacao-no-alemao-no-rio.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinham de ser expulsos de imediato e curtir cadeia. Não há desculpa para um fato ocorrido em janeiro ainda estar tramitando. Por isso defendo que crimes flagrados com câmeras e criminoso perfeitamente identificado sejam sujeitos a um rito sumário sumaríssimo urgente super-rápido velocíssimo acelerado imediato e o criminoso preso, julgado e condenado em questão de horas ou dias. Nem precisa de defensor. Vai alegar o quê? Que foi seu irmão gêmeo ou um sósia?

      Excluir
  12. Cascatinha Taunay conheço mas não acho nada de mais nela. Talvez o diferente é ser em área urbana.

    ResponderExcluir
  13. Praia de Botafogo nunca frequentei. Já era poluída quando comecei a ir a praias aqui no Rio. Mas quando fedelho fui à da Urca e à do Flamengo, fora Copa/Leme.

    Acho a praia de São Conrado muito linda. Grumari, idem.

    ResponderExcluir
  14. A tia e madrinha da minha esposa mora num condomínio na Avenida Aquarela do Brasil, com a filha. Vigésimo quarto andar, big apartamento, voltado para a praia. Vista magnífica: mar à frente, floresta ao lado esquerdo.

    Como nada é perfeito, muito próximo da Rocinha.

    ResponderExcluir
  15. Lembro como eram os locais na época das fotos, menos a foto 1, nem era nascido. Quanto à foto 2, estive lá na festa de ano-novo de 1989, e achei estranho quando não nos deixaram mais sair da área da piscina em direção à sede. Quando fomos embora de manhã havia uma grande quantidade de ambulâncias estacionadas dentro do clube e tivemos que sair pelo portão próximo à r. Venceslau Brás. Ninguém entendeu nada. Só soube da tragédia do Bateau Mouche na tarde do dia 1º.

    ResponderExcluir