FOTO 1: Sede do Cortume Carioca, na Penha.
NOTA: segundo os comentaristas que conhecem o local a foto não é da sede da Penha, mas de Novo Hamburgo. RS. O "Saudades do Rio" agradece a colaboração.
FOTO 2: Aquilo que está ali bem no centro do Largo da Carioca parece uma fonte Wallace, mas não é. Já foi motivo de muitas buscas e, no final, se chegou à resposta. Mas não a encontrei hoje. Alguém se lembra?
FOTO 3: Bem que eu queria ter uma máquina do tempo para poder visitar a Expo de 1922.
FOTO 4: Ano que vem aquele relógio vai fazer 100 anos. O quanto ele já não testemunhou desde que foi instalado naquele longínquo arrabalde.
FOTO 5: Era assim quando se chegava a Ipanema, depois de atravessar a quase deserta Copacabana.
FOTO 9: A foto é de um americano, Mark Ackley, que morou no Leblon, na Rua General Venancio Flores. Foi garimpada pelo Nickolas Nogueira (que anda sumido, também).
FOTO 10: Alguém conheceu as Furnas de Agassiz no Alto da Boa Vista?
Foto 1 - um Austin A-70 Ovo-de-Páscoa (Hereford) repousa. Feio demais.
ResponderExcluirFoto 2 - a coluna meteorológica implantada pelo Prefeito Pereira Passos, ficou ali de 1906 a 1909, quando colocaram o relógio. Era para ter termômetros e barômetros, mas nunca recebeu nenhum equipamento. Era moda na Europa...
Na foto 6, um Hudson já de 1952, final dessa carroceria.
Quem desejar ver automóveis ingleses do passado pode acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=u5JH9BGd3r0
ResponderExcluirEm tempo: felizmente não tem Austin Hereford e, infelizmente, não tem XK-120, imobilizado pelas festividades de Santa Teresa de Portas Abertas. Foram só dois finais de semana seguidos pela Primavera em Santa, no próximo. Tudo pelo turismo e nada para o morador, que fica sitiado e bombardeado pelo som dos festejadores.
E ainda falavam mal do Pereira Passos...
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirPostagens dominicais não são comuns atualmente.
Foto 1 - meu ex-cunhado trabalhou alguns anos no curtume como engenheiro químico.
Foto 2 - não seria a tal empadeira que deu origem a discussões no grupo do Rio Antigo no FB?
PS: sobre a foto 8, sempre repito que o "meu" Bob's foi o do Tem Tudo.
ExcluirPS2: a versão do biscoito é mais factível, apesar de ter existido uma empadeira. Inclusive, salvo engano meu, também na Galeria Cruzeiro.
ExcluirFoi publicado no Globo que até o final do mês será (re)inaugurado o ramal do bonde de Santa Teresa até o Silvestre com direito a integração com o trem do Corcovado. A conferir.
ResponderExcluirhttps://extra.globo.com/rio/noticia/2025/10/bondinho-santa-teresa-voltara-a-fazer-conexao-com-o-trem-do-corcovado-apos-mais-de-cinco-decadas.ghtml
ExcluirBom dia a todos!
ResponderExcluirA Foto 1, do Cortume Carioca, na Penha, é polêmica. Já vi essa foto como sendo uma filial em Novo Hamburgo (RS). Eu já passei em frente ao Cortume Carioca 1 milhão de vezes, pegava o ônibus em frente ao Cortume e essas ruas não batem com o que eu conheço. Não existe essa "descida" em frente ao Cortume, além do terreno ser muito, muito maior que o mostrado na foto.
Com relação a pergunta de ontem feita pelo Luiz, sobre quem era o jogador do Vasco: zagueiro Aldemar.
ResponderExcluirAldemar dos Santos nasceu no bairro de Engenho de Dentro, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ), em 7 de novembro de 1932. Faleceu no Rio, em 1977.
Agradeço ao Obiscoitomolhado, ao Augusto e ao Guilherme pelos esclarecimentos.
ResponderExcluirA Prefeitura do Rio está criando o Projeto "Reviver Zona Norte", nessa primeira fase serão contemplados os bairros de Manguinhos, Bonsucesso, Ramos e Olaria, mais próximos ao Centro. E, futuramente, toda a Zona Norte. Já vi que o terreno de alguns cinemas antigos, já desativados, serão utilizados nesse Projeto. O antigo Cine Rosário, depois transformado em Cine Ramos, desativado desde 1992, o antigo Rio Palace, na Rua Cardoso de Morais — considerado o maior cinema da América Latina na época de sua inauguração, em 1962, com seus três mil lugares — e o antigo Cine Santa Helena, que virou Cine Olaria.
ResponderExcluirhttps://oglobo.globo.com/google/amp/rio/noticia/2025/10/03/comecando-por-bonsucesso-programa-reviver-zona-norte-e-criado-desapropriacoes-estao-autorizadas.ghtml
Esse comentário do Guilherme (8:15) procede. As ruas do Couto, Patagônia, Quito, Montevidéu, no entorno de onde era o Curtume são planas.
ResponderExcluirTambém achei estranha essa descida, já que onde era a empresa é tudo plano. Acho que essa postagem esclarece: https://www.facebook.com/umcoracaosuburbano/posts/cortume-carioca-novo-hamburgo-sem-dataessa-foto-%C3%A9-constantemente-postada-em-blog/3022130817810862/
ExcluirNa minha opinião, a foto 6 mostra um caminhão da Light e não do DETRAN.
ResponderExcluirJá visitei as Furnas de Agassiz, porém há muitas décadas. Não lembro de absolutamente nada.
ResponderExcluirA foto 4 é da Praça Santos Dumont? O relógio lembra o da Glória.
ResponderExcluirO relógio fica no paddock junto às pistas de corrida do Jockey
ExcluirAcho que o projeto Reviver na região na região da Leopoldina é mais uma jogada política do prefeito. Não existem condições adequadas. É mais uma miríade de ano eleitoral.
ResponderExcluirO Bob's da rua General Roca, perto da Praça Saens Peña, fechou. Fiz muitos lanches ali. Como disse o Luiz, laranjada com sanduíche de salada de atum era um must para mim. Outra opção minha, que pode provocar engulhos em alguns, era sanduíche de queijo com banana.
ResponderExcluirJá no Rei dos Sucos, que tinha várias filiais, eu era fã de suco de frutas do Norte e Nordeste (umbu, seriguela, camu-camu, cupuaçu, bacuri, mangaba, etc) e um sanduíche a peso, com pão integral, salada de atum, complementado com passas, azeitona, batata palha e algo mais que não recordo agora.
Do McDonald's nunca fui muito freguês, tendo começado a usá-lo, ainda que raramente, já no fim da década de 1990. E é assim até hoje. Nem lembro a última vez que entrei num. Já decorreram vários meses, talvez mais de um ano.
Hélio, o Bob's da Tijuca continua aberto. General Roca esquina com Santo Afonso.
ExcluirTem certeza? Passei lá durante esta semana e estava cheio de tapumes na porta.
ExcluirNa Terça-feira passada passei em frente. Costumo pegar o táxi na Santo Afonso 436, que fica ao lado do Bob's. Mas eu vou conferir.
ExcluirInteressante é que nunca fui muito fã de suco de graviola. Sempre preferi o de fruta do conde, com a qual se parece. Mas em agosto de 2010 fiz uma viagem à Paraíba e num determinado dia peguei uma van até Pau dos Ferros, no RN. Cheguei lá por volta das 7 horas da manhã. Era um sábado e havia uma das famosas feiras do Nordeste ocorrendo lá. Estava quente. Havia um trailer e pedi um suco de graviola, já que era o menos conhecido por mim. Estava tão bom que o repeti na hora. Depois de andar por muito tempo perambulando pela feira, voltei e tomei outro. A partir dali virei fã de graviola.
ResponderExcluirJá sapoti eu ouvia muito falar porém só havia experimentado um há muito tempo, por volta da década de 1970. Em setembro de 2002 estive em Teresina e lá vendiam sacos com cerca de 14 sapotis, a preço de banana. A título de jantar, eu comprava um saco e comia a fruta durante dois dias. Virei fã. Mas aqui no Rio é muito difícil achá-la à venda.
ResponderExcluirIdem o buriti, que em Teresina vendiam doce em caixinhas de madeira, parecidas com aquelas antigas das bananadas Colombo, da década de 1950/60. Comprei uma caixa e também comia no jantar. Aqui no Rio dá para encontrar isso, como na feira-livre que frequento aqui perto de casa. Mas por ser muito açucarado, evito comprar.
Aqui na vila onde moro tem pés de pitanga, amora, romã e goiaba. Na última quarta-feira peguei uma escada e esvaziei o pé de pitanga com as frutas maduras que consegui alcançar. Comi-as até anteontem, quando acabaram. Mas sempre que passo lá no pé procuro pegar com a mão as que consigo alcançar.
ResponderExcluirNo meu sítio, entre outras várias frutas, havia pés de tamarindo, jamelão, jaca, abiu, carambola e banana ouro. O pé de jamelão era tão frutífero que o chão ficava coalhado por eles. De vez em quando colocávamos um lençol e sacudíamos o pé para as frutas caírem dentro do lençol. Carambola nós trazíamos e uma vizinha fazia doce com elas.
Mas o forte mesmo no sítio eram as jaqueiras, mangueiras e bananeiras (banana nanica).
No quintal, atualmente, tem pés de pitanga, goiaba, caqui e abacate. Até dois anos atrás também deu abacaxi e até 2018 tinha um cajueiro que tombou no muro e precisou ser tirado.
ExcluirTinha pé de aroeira (pimenta rosa) e de louro. Fora tomate e batata doce.
As frutas de que mais gosto (embora algumas me sejam proibidas atualmente, por motivos nutricionais) são manga (especialmente a do tipo palmer), fruta do conde, caqui (hoje em dia me causa azia), uva vitória ou moscatel, caju, banana ouro, abacaxi, tâmara.
ResponderExcluirEm forma de geleia, uso as diets de frutas vermelhas, amora ou framboesa, para colocar no pão na hora do lanche e do café da manhã. Pão sempre integral, de várias composições, conforme me dá na telha ou no bolso na hora de comprar.
Mas um pastelzinho com Coca-Cola zero é um must, quando vou à feira-livre. Preferiria caldo de cana, mas o teor de açúcar é proibitivo.
Parabéns ao Helio pelo concurso de identificação de filmes. Não participei por alguns motivos. Acho que teria ficado com uns 30 pontos mais ou menos. Mas, cá entre nós, que blog estranho. Havia ameaças terríveis sobre ser site suspeito... Acho que o Norton implicou com ele...
ResponderExcluirO blog me deu muito trabalho. E não descobri o motivo. Na segunda tentativa, copiei exatamente o de teste do SDR, que você bem conhece e funciona igual ao SDR. Não sei se a versão do Blogger mudou, mas o fato é que mesmo copiando o de teste, o de concurso não funciona da mesma forma.
ExcluirO estranho é que ele dá aviso de ameaça. Aí você insiste e na segunda ou terceira tentativa ele deixa de acusar ameaças e funciona normalmente. Muito esquisito.
ExcluirA internet muitas vezes publica fatos e datas incorretas, o que muitas induz outros a erro. De acordo com a publicação, hoje foi "reativado" o ramal de bondes do Silvestre depois de ficar 50 anos desativado. Isso não é verdade, pois o ramal do Silvestre foi desativado em Janeiro de 1966 depôs do temporal que desabou naquele ano. O ramal ficou desativado até 1998 no Governo Marcelo Alencar. Nos Governos do casal Garotinho (não sei a data certa) o ramal foi reativado. Portanto, "a conta de 50 anos de reativação está incorreta".
ResponderExcluirdesativado
Excluir