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quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

LAGOA-BARRA




 
As fotos de hoje mostram trechos da autoestrada Lagoa-Barra, inaugurada no início da década de 70. Foi uma obra importante, facilitando a ligação entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul.
Naquela época o DER – Departamento de Estrada de Rodagens, publicou um postal com foto da obra e o seguinte texto: "DER-GB AUTO-ESTRADA LAGOA-BARRA
A Auto-Estrada Lagoa-Barra, integrante do trecho Rio-Santos da BR-101, é o principal investimento do Departamento de Estradas de Rodagem nos últimos anos. Com pistas inteiramente bloqueadas, possibilitando uma velocidade diretriz de 80 quilômetros horários, a distância entra a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Barra da Tijuca será percorrida em apenas 7 minutos, fator determinante da futura ocupação da Baixada de Jacarepaguá, como verdadeiro pulmão da Zona Sul do Estado. 
Com a construção do elevado da Av. Paulo de Frontin e conclusão do túnel Rebouças, aquela região ficará a apenas 20 minutos do centro da cidade.
A auto-estrada consta das seguintes obras: Túnel Dois Irmãos - duas galerias de 1.600 metros de extensão. Viaduto sobre a Avenida Niemeyer - duas pistas paralelas. Pista dupla em São Conrado - 2.300 metros. Túnel do Pepino - 190 metros, em pistas superpostas. Elevado do Joá - 1.100 metros, em pistas superpostas. Túnel do Joá - 385 metros, em pistas superpostas. Ponte da Barra - 620 metros, em pistas paralelas."
Com o passar do tempo a estimativa de 7 minutos para se ir da Lagoa à Barra viu-se confrontada pela realidade...
Nos primeiros tempos, ainda com pouco trânsito, os cariocas paravam em plena pista para apreciar a belíssima paisagem.

12 comentários:

  1. Uma obra que dispensa comentários, tanto pela imponência quanto pela sua inestimável utilidade. Obras dessa monta quando executadas nos tempos atuais implicam em uma série de ilícitos que vão do superfaturamento até a associação criminosa , tanto da iniciativa privada quanto dos três poderes em suas três instâncias. Houve percalços como o desabamento de uma laje do Elevado Paulo de Frontin em 1971, mas nada comparável ao superfaturamento do Metrô da Barra, cujo custo passou de dois para de Dez Bilhões de reais e para as "obras olímpicas" que além de serem obras na acepção da palavra e exalarem mau cheiro, "quebraram o Rio de Janeiro. O Brasil é rico, mas a corrupção institucionalizada desde a mais humilde prefeitura até a presidência da república, inviabiliza qualquer tipo de investimento sério. Quando vemos diariamente que faltam insumos nos hospitais, professores nas escolas e recursos na maioria dos serviços públicos, onde a arrecadação de impostos é comparável à de superpotências mundiais, enquanto em contrapartida, a distribuição desses recursos é semelhante à de países como a Somália e Congo, vemos que o país precisa ser passado a limpo. Com um execrável poder judiciário cuja pompa e os recursos materiais são os mais elevados do mundo e sua "celeridade paquidérmica" é assombrosa, um Ministério Público que "na aba" do judiciário em termos de benesses, aufere vencimentos que seriam capazes de envergonhar Dercy Gonçalves e age com a pusilanimidade natural, e um Legislativo que não passa de uma"feira de negócios" onde tudo é negociado, desde "substâncias psicoativas", passando por uma gama de interesses menores e espúrios, chegando ao mais importante: Os interesses da nação! Mas tem "virada do ano", "Pablo Vitar", "Anitta", "churrasco na laje", e "parada gay". Não é isso que o povo gosta?

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    1. Nos anos 80 a constatação e denúncia eram imprescindíveis, necessárias devido ao silêncio imposto.
      Hoje, desnecessárias. Qualquer criança sabe bem o que acontece no Brasil.
      Passar da constat... ação para a AÇÃO, urge.

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  2. Bom dia a todos. As expectativas não previam o aumento de veículos, nem o aumento populacional da cidade. O problema viário da cidade é bastante complexo, agravado pela cultura do Carioca e brasileiro pelo uso do automóvel como meio de locomoção. Esta obra foi muito importante para a expansão da cidade, porém a expansão é que não foi planejada e o planejamento que já era muito ruim na origem, foi piorando a cada período com os interesses das construtoras e da corrupção de nossos políticos. Mais isso já são outros 500 mil réis.

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  3. Vejamos: Obra importante sem dúvida mas como sempre não levam em conta o que deverá acontecer no futuro daí os transtornos do transito. O metro que deveria ser a obra mais importante, tornou´se fonte de roubalheira e virou centímetro. O fim dos bondes decretou o inicio do domínio dos ônibus a diesel, e mais poluição.
    Nas obras para a olimpíada a prefeitura resolveu pelo imediatismo e criou o BRT em vez do metro de superfície que seria mais proveitoso e durável.
    Uma cidade com seis milhões de habitantes onde só cabem um milhão realmente fica dificil coordenar o tânsito.

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  4. O viaduto serpenteia a costa em forma de onda.

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  5. Bom dia ! Fico me perguntando por que é que não construíram, logo, um túnel por onde pudessem passar veículos e metrô, a um só tempo, ao invés de construirem um elevado que requer constante e cara manutenção, além de rumores a respeito de sua estabilidade ? Só depois é que se resolveu construir um túnel exclusivamente para o metrô. Isto, sim, é que seria um bom planejamento.

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  6. Como já foi muito discutito por aqui o desenvolvimento da Barra foi cheio de erros. Parte por conta do plano do Lucio Costa, parte pelo não atendimento do determinado no plano Lucio Costa. Fazer toda aquela região sem saneamento e sem metrô de superfície foi de uma burrice total. Com o túnel feito para a Olimpíada o trânsito melhorou muito, reconheça-se.
    Que programa este de estacionar aí e ver a paisagem.

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  7. O Elevado do Joá provavelmente é a obra mais cara da cidade. O que já se gastou para recuperar sua estrutura superou várias vezes o custo inicial.

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  8. Imprevisibilidade em relação ao crescimento da Barra.
    Fora do foco , interessante galeria de fotos do Globo hoje sobre Hotel Avenida.
    http://acervo.oglobo.globo.com/incoming/do-hotel-ao-edificio-avenida-central-22219645

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  9. Impressionante como os valores e os paradigmas mudam. Nesta época o automóvel era o Fusca, outros um pouquinho melhores, como o Opala Coupé da foto, eram um "luxo". Outro dia estava na estrada e fiquei comparando o tamanho de um velho Opala andando ao lado de um Cruze; impressionante como os carros atuais são bem mais espaçosos...

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  10. Era um périplo ir à Barra da Tijuca nos anos 70, ainda que pela nova estrada. A Avenida das Américas era quase um deserto e os engarrafamentos não eram um elemento complicador. Não foi à toa que muita gente comprou imóveis no "Village São Conrado, inclusive o Presidente Figueiredo. Essa Auto Estrada foi bem planejada e os acidentes de trânsito eram mínimos. Registre-se que aí ocorreu o "acidente" ocorrido em Abril de 1976 que vitimou a estilista Zuzu Angel, que acabou dando o seu nome ao túnel Dois Irmãos. Dizem que morreu porque "falou demais". O fato é que naquele tempo "os dias eram assim". A Lagoa Barra seria hoje em dia uma via por excelência se não cortasse a favela da Rocinha, núcleo de distribuição de drogas na zona sul. A permanência de tal vizinhança foi "um tiro no pé" de quem comprou imóveis naquela região mas infelizmente "interesses superiores" mantém esse "status quo".

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  11. Comentarista Wagner só as viúvas de antanho ainda choram pelas carroças que existiam no Brasil antigamente.Os piores autos de hoje são infinitamente melhores que os chamados carrões de ontem,verdadeiras fubicas.

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