Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

URCA E ADJACÊNCIAS



 
Foto 1: 1969. Vemos o péssimo estado do Posto de Salvamento da Praia da Urca. Quantas vezes durante todos esses anos os postos das praias cariocas não foram remodelados, reconstruídos, ao sabor das políticas de nossos governantes?
Foto 2: 1955. Vemos o Balneário da Urca e a casinha dos salva-vidas.
Foto 3: 1955. Vemos a boate Casablanca na Praia Vermelha. Famosa boate, uma das mais sofisticadas de sua época, depois que fechou deu lugar, neste local, às instalações do Círculo Militar.
Segundo a tia Milu, embaixadora plenipotenciária do “Saudades do Rio” para a Urca e adjacências, em 1955 o Círculo Militar era no prédio da Praia Vermelha, o EPV. Jogos na parte inferior do prédio e salão de festas no 14º andar.
Na segunda metade da década de 60 funcionou no local a Escola de Belas Artes, onde a Milu assistiu a algumas aulas, pois tinha uma amiga que fazia curso lá. Quando a Escola de Belas Artes deixou o prédio, os “meninos do Círculo”, entre eles o cunhado da Milu, convenceram os militares a usar o casarão.
As fotos são do acervo do Correio da Manhã.

36 comentários:

  1. Seria possível um engano na foto 2? Não reconheci a declividade acentuada, mais para a Praia Vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei em dúvida mas como tia Milu falou...

      Excluir
    2. Assim como a terceira sem a menor dúvida a segunda foto é da Praia Vermelha. Tia Milu já deve estar sob o efeito das comemorações natalinas.

      Excluir
  2. Fui algumas vezes em algumas festas nesse restaurante do Clube Militar e o local é muito bom. Há alguns anos havia um "pagode de mesa" no calçadão da Praia Vermelha às Sextas-feiras e a frequência era "diferenciada", o nível era ótimo. Num desses pagodes no qual eu me encontrava, percebi um homem espancando um mulher muito bem apessoada que não reagia. O fato causou revolta aos presentes e eu acabei dando voz de prisão ao homem. Para minha surpresa, a mulher disse que era casada com ele e não faria representação contra ele. Naquela época a Lei Maria da Penha ainda não havia sofrido alteração e apenas a mulher possuía legitimidade para registrar queixa. Nesse momento, surgiu um cidadão alto e forte que se intitulou juiz de Direito dizendo que agora "o caso era com ele" e "enfiou a porrada" no valentão, sob os aplausos dos presentes. Quanto a manter salva vidas na praia da Urca, é o mesmo que contratar "seguranças" para festa de crianças do jardim de infância...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Incrivelmente esses trechos nos dias de hoje estão bem conservados e mais limpos a despeito da maior presença de público. Aliás o local é de rara beleza e foco constante de turistas ávidos para conhecer o Pão de Açúcar.

    ResponderExcluir
  4. A Urca é sempre um colírio, mas na tela que vejo tá prejudicada.Mais tarde conflito.A história do Joel é interessante e sei de alguns casos em mesmo com a Lei Maria da Penha a coisa desanda.Um espanto!!**O Paulo Roberto comentou ontem e parece que agora de manhã o Maluf vai para a cadeia.Resta saber se vai ficar.Dona Adriana já de.ve ter saído, Para a alegria de alguns comentaristas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alegria de alguns comentaristas seria o fato de D. Adriana ficar solta, de preferência com dinheiro, enquanto o maridão está preso?

      Excluir
    2. Paulo Roberto,vc parece estar jogando pimenta na moqueca,mas anos passados no pedaço tinhas alguns admiradores do casal 20.

      Excluir
  5. Bom dia! Também achei que a foto 2 fosse da Praia Vermelha, com a casa que hoje é o Jardim da Infância Gabriela Mistral, aos pés do Pão de Açúcar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza plena e absoluta.

      Excluir
    2. E é Nalu. É o local da atual Escola Municipal Isabela Mistral (Pr. Gen. Tibúrcio, 145. Praia Vermelha) A indicação oficial é o bairro da Urca mas a posição geográfica é junto à Praia Vermelha. Veja o link: encurtador.com.br/pC047

      Excluir
  6. Existem coisas que só o brasileiro consegue entender.Uma delas é a adoração pela Urca,adoração que chega ao absurdo.Com ruas estreitas e prédios bem "caídos",o lugar não tem comércio,não tem transporte,não tem garagens,tem uma praia fétida e frequentada por pessoas que deixam uma sujeira enorme.Em final de ano é despacho e oferenda pra todo lado,só não é pior do que em Copacabana,principalmente em ruas atendidas pela estação de Cardeal Arcoverde.Sem qualquer sentido de pilhéria,não vejo porque pagar um Iptu altíssimo por águas fétidas.Mas gosto não se discute!Conheço tem gente rica e educada que mora na Barreira do Vasco ou Irajá e de lá não sai.Ontem abordamos a questão de locais depauperados e a Urca é um deles.Roberto Carlos mora lá e todo mundo acha o máximo!Existe gente aparentemente séria e equilibrada que afirma que a Urca será a sua última morada.Gosto não se discute...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos. Tenho a impressão que a Urca é o bairro que vai ficar "pior" por último, dentre todos os demais por várias razões, sendo sua localização mais isolada, talvez a principal.

      Excluir
    2. Muito antes do Roberto Carlos a Urca já era a Urca.

      Excluir
    3. Para os moradores da Urca o isolamento não é uma desvantagem nem muito menos é seu pouco comércio e ofertas de serviços.

      O transporte público é ruim mas no Rio de Janeiro todo também é ... e a população da cidade aceita. As águas do mar em seu entorno são sujas mas todas as praias do Rio também têm seus momentos de fétidas ... e a população da cidade aceita, mesmo pagando valores abusivos para a quase totalidade dos esgotos serem lançados in-natura no mar.

      Mas a principal razão do declinio da qualidade de vida na Urca são os transtornos causados pela frequênte "invasão", principalmente nos fins de semana, de não moradores com péssima educação.

      Alem de acarretarem engarrafamento para entrar e sair, estacionam irregularmente, fazem algazarras, deixam muita sujeira e urinam nas calçadas (inclusive mulheres) sem a menor cerimônia. E mesmo as pessoas de alto poder aquisitivo posto que são altos os preços nos bares.

      Saudações a todos

      Excluir
  7. Revendo a postagem agora em tela melhor,vou concordar com o Ceará,indivíduo,que o local atualmente parece mais conservado e apenas com maior público(abaixo o excesso...)para atrapalhar.Quando vou ao Rio não deixo de ir a Urca e da ultima vez fiz até uma caminhada lá na Claudio Coutinho,sem contar é claro com um chopinho logo depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, vc.passou bem perto da minha jurisdição, faço minhas caminhadas todo os dias por lá, sendo que no verão é pela manhã antes das galinhas acordarem e no inverno na parte da tarde quando a coruja vai dormir. Tenho que respeitar os horários imposto pelo Exercito que é o zelador do pedaço senão eles fecham o portão e eu tenho que escalar o Pão de Açúcar e descer pelo lado oposto perto do Forte de São João.A Urca é minha utopia. Mas um dia chego lá ou perto.

      Excluir
  8. Nada como um "banho de loja" para que a Urca e outros bairros do Rio fiquem ótimos para morar e até para o turismo. Ouro Preto e Paraty já tiveram sua fase de decadência, foram recuperadas sem nenhum bota abaixo e hoje faturam muito como atração turística. Fora outras cidades do mundo inteiro com bairros históricos.
    Brasília e outras cidades menos conhecidas deveriam ser o destino de quem só quer avenidas largas e construções certinhas.

    ResponderExcluir
  9. ESCLARECENDO: Tia Milu explica que o Balneário citado era um restaurante no mesmo local onde hoje é a Escola Gabriela Mistral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem manda duvidar da Milu?

      Excluir
    2. A Escola Municipal Gabriela Mistral é na Praia Vermelha (Pr. Gen. Tibúrcio 145).

      Excluir
    3. Complementando o registro anterior segue o link mostrando a localização da Escola Municipal Gabriela Mistral. Oficialmente é mencionada como pertencente ao bairro da Urca mas localiza-se junto à Praia Vermelha. encurtador.com.br/pC047

      Excluir
  10. A quem interessar e apesar de tudo: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/12/19/ocupacao-hoteleira-para-o-reveillon-carioca-ja-ultrapassa-80/

    Enquanto isso: https://oglobo.globo.com/rio/crivella-reconhecido-por-cariocas-durante-compras-em-supermercado-de-orlando-22211436

    ResponderExcluir
  11. Não podemos reclamar.Elegemos dois ótimos alcaides nas ultimas eleições e já que temos um pastor quem não estiver satisfeito vá reclamar com o titio ou seja com o Bispo.

    ResponderExcluir
  12. Moro em Ocala, +-80 milhas Norte de Orlando, que é o aeroporto mais próximo. Lá o nº de brasileiros é estimado em torno de 246 mil considerando-se os ilegais (flutua). Estes residentes são fáceis de identificar porque a maioria é ruidosa, eu diria mal-educada, feia, fumantes que jogam cigarro no chão, não obedecem os sinais de trânsito e são adeptos do jaywalking, atravessando correndo no meio dos carros fora das faixas. Alguns bebem cerveja em lata na rua, o que é ilegal. Raramente estão sós.

    ResponderExcluir
  13. Marcelo Crivella justifica a máxima "quem sai aos seus não degenera" quando determinou que "apenas o banco de Edir Macedo" poderá realizar operações de crédito consignado para os funcionários da Prefeitura. Como bons "cafetões de pobre", os políticos acabaram encontrando a fórmula ideal para faturar às custas da ignorância endêmica do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  14. Realmente boa parte do pessoal da Barra da Tijuca e de cidades como Brasília e outras planejadas não deve gostar dos bairros mais antigos e do Centro do Rio de Janeiro.
    Enquanto isso turistas enchem de dinheiro a nossa cidade e mais Ouro Preto, Paraty e Goiás Velho entre outras, que já estiveram decadentes, mas sofreram reformas em suas velhas construções (não demoliram) e viraram atrações turísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto que as pequenas cidades do central e north Florida fazem. Eles pintam e restauram as fachadas dos prédios antigos e decadentes de downtow ou uptown. Por dentro fazem uma modernização e transformam em restaurantes, Internet cafes, casas com música ao vivo, etc. Fazem as calçadas de pedestres, transformam os terrenos baldios e casas irrecuperáveis em estacionamentos pagos e criam uma atividade econômica autossustentável. Exemplos: Ybor City em Tampa, Mount Dora in Central FL, Savannah em Georgia, etc...

      Excluir
    2. Paulo Roberto,tem certeza que Brasilia existe?Aquilo é o verdadeiro espanto da nação,onde se vive como vampiros,sugando o sangue dos brasileiros de todos os lados e tripudiando sobre todos.Converse com um morador de lá e verá a avaliação que tem dos demais Estados.Local que não produz um palito de dente e tem a maior renda per capita.Estão lá todos os aproveitadores da nação e que se acham os maiores/melhores. É de lá que saem todos os conluios feitos diuturnamente em todos os níveis.Funcionários públicos fazem a festa sob as asas dos maiores bandalhas com lobbys fortíssimos.Uma bomba daquele coreano seria muito bem utilizada naquela Ilha da Fantasia.

      Excluir
    3. Tia Nalu tem muita força.Falou como "homi" e meu primo acaba de ser solto.

      Excluir
  15. Boa noite a todos.
    Não é somente o pessoal de Brasília que odeia o RJ. O Paulista também odeia. E o próprio Carioca pois o que mais contribui para ela ser do jeito que é: Uma bagunça só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wolf, para sua informação os hotéis de Copacabana e do Leme estão com mais de 90% de reservas confirmadas. E detalhe: a maioria dos turistas nacionais é composta de paulistas e mineiros. Que diabos de ódio é esse? Que sejam bem-vindos para gastar aqui. E o carioca, a não ser você, não odeia sua cidade mas sofre por ela não ter melhorado. Em que pesquisas está baseada sua afirmativa? Fale por você e não pelos outros.

      Excluir
    2. Em 1985 iniciou-se uma "Nova República", onde o país entrava em uma "fase de redenção" de um passado "sombrio" e sob a égide de uma "democracia", seria uma nação digna de orgulho. Passados 32 anos, percebeu-se o engodo! Vivemos em um país violento, onde ocorrem 10% de TODOS os homicídios do planeta, não há mais saúde pública e educação de qualidade, a constituição é rasgada diariamente pelos políticos que roubam a nação sob a proteção de um judiciário vendido, a carga tributária é a mais elevada do mundo, e o pior acontece agora quando até a noção de família está sendo destruída pela ideologia de gênero, onde crianças são induzidas à pederastia e lesbianismo, e nde é admitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Wolfgang está certo ao odiar esse estado de coisas. E o mais curioso de tudo isso é que grande parte da população esclarecida clama a volta dos militares ao poder, não para instituir uma ditadura, mas para retomar o país das mãos desses criminosos!

      Excluir
    3. Se a grande parte da população fosse de fato esclarecida não estaria pedindo a volta de governos militares. É exatamente por não conhecerem o passado é que isto está ocorrendo. E mais, quem coloca "santinho" com foto do maior responsável pelo pior período da ditadura mostra o caráter de suas opiniões.

      Excluir
    4. Pelo menos assim eu me livro de receber "alguns cascudos"...

      Excluir
  16. Boa tarde! A figura 2 é a Praia Vermelha...

    ResponderExcluir