Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de abril de 2018

HOSPITAL SOUZA AGUIAR




 
Foto 1 e 2: o Hospital do Pronto-Socorro na Praça da República, inaugurado em 1925, foi a primeira instituição pública do Brasil destinada às emergências clínico-cirúrgicas e acidentados. No começo do século XX, tanto a União quanto o Município apenas tratavam dos doentes infecto-contagiosos, dos mutilados e da assistência aos alienados, nada fazendo em favor dos necessitados.
Na época, os hospitais eram: Geral da Santa Casa, N. S. das Dores, da Gamboa, N.S. do Socorro, Hospício Nacional, da Beneficência Portuguesa, das Ordens do Carmo, São Francisco de Paula e da Penitência, além da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, do Central da Marinha, do Exército e do Corpo de Bombeiros, o da Polícia Militar e a Policlínica de Botafogo.
Das antigas Casas de Saúde que funcionavam nesta época, citam-se a Dr. Eiras e São Sebastião.
A administração municipal só foi inaugurar o Hospital de Pronto-Socorro em 1925, substituindo o Posto de Assistência da Rua Camerino, contra a vontade dos médicos particulares que consideravam haver concorrência desleal.
A assistência médica de urgência era prestada apenas na zona central da cidade, chegando sua área de ação até a estação do Rocha. Os doentes eram transportados pelos trens da Central até uma estação onde pudesse chegar uma ambulância.
Em 1955, este Hospital de Pronto-Socorro da Praça da República recebeu o nome de Hospital Souza Aguiar. Em 1965, no mesmo local, foi inaugurado o novo Hospital Souza Aguiar, que teve sua construção iniciada em 1962 no Governo Carlos Lacerda. Neste período de obras o atendimento foi transferido para o anexo do Hospital Barata Ribeiro, na Mangueira.
FOTOS  3 e 4: estas fotografias nos mostram as obras do novo prédio do Hospital Geral Souza Aguiar, na década de 60, Governo Carlos Lacerda. Vemos a fachada antiga, em frente à Praça da República e, atrás dela, as obras do edifício atual.  Considerado a maior emergência da América Latina, o Hospital Souza Aguiar foi fundado em novembro de 1907, quando a cidade tinha apenas 800 mil habitantes, e recebeu este nome em 02 de junho de 1955, data do centenário natalício do Marechal Francisco Marcelino de Souza Aguiar, antigo prefeito do Distrito Federal. A atual denominação, Hospital Municipal Souza Aguiar, foi adotada em 1975, após a fusão do Estado da Guanabara ao Estado do Rio de Janeiro.
 

10 comentários:

  1. A fachada antiga era mais bonita.
    Como era precário o atendimento no início do século XX.

    ResponderExcluir
  2. Assisti a um vídeo de divulgação da rotina diária desse nosocômio no final dos anos 40. Mostrando locações interessantes e inéditas, comprovando a excelência do "serviço de assistência" utilizado. Com funcionários devidamente uniformizados, o vídeo mostra a decadência vertiginosa do "modus vivendi" carioca. Em 1948, meu tio, um "prócer da barbeiragem", "bateu de frente" com um lotação na Avenida Brasil. Foi removido para o "hospital de pronto socorro" e lá ficou por seis meses, submetido a várias cirurgias buco-faciais por excelentes dentistas, tendo um atendimento modelar. Mais uma vez eu tomo minhas as palavras do personagem de Jorge Dória:"Onde foi que eu errei?"

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Deveriam ter mantido a fachada e o prédio antigos, nem que fosse para uma espécie de museu da saúde, mas teria que ver se não atrapalharia o acesso ao prédio atual.

    O hospital N. Sra. Das Dores fica em Cascadura e foi inaugurado, salvo engano, em 1914, com vários registros do Augusto Malta. Recentemente foi cenário de série da Globo.

    ResponderExcluir
  4. Caro Luiz, permita-me acrescentar 'a sua lista o hospital São Sebastião inaugurado ainda no império e que teve grande importância no enfrentamento às epidemias da época entre elas a de febre amarela que voltou à moda.

    ResponderExcluir
  5. Assim como o edifício da Central do Brasil e do Ministério da Guerra, ambos na mesma do Campo de Santana, construíram o novo no mesmo terreno, sem demolir o velho antes de concluir a obra. Só não lembro se tem mais exemplos dessa tática em outros locais do Rio.
    Até o momento, felizmente, não precisei de internação em hospital. Só passei alguma horas por fratura uma vez e torção duas vezes, todas em tornozelo. Vistas diárias eu, inclusive no Instituto Pasteur que não exite mais na Rua das Marrecas, fiz por conta de vacina anti-rábica, sem a qual correria o risco de não sobreviver até os 8 anos de idade.

    ResponderExcluir
  6. Essa fachada antiga era muito bonita, me lembro bem da sua demolição nos anos 60. Mesmo com todos os problemas enfrentados, falta de material básico para curativos e cirurgias, equipamentos de diagnósticos quebrados, equipamentos para internação e locomoção de pacientes, falta de leitos, etc. Ainda seria o hospital que gostaria de ser levado de imediato em caso de acidente grave ocorrido na rua. Acredito ter ocorrido erro de digitação no texto, onde informa que a inauguração ocorreu em 1907, visto que em outro paragrafo informa a data de 1925.
    Não vejo como mudar a situação da saúde pública no País, com a atual estrutura político administrativa do Brasil, a atual situação privilegia a corrupção, não premiando as boas práticas de administração pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1907 foi inaugurado na rua Camerino, e em 1925 foi no Campo de Santana.

      Excluir
  7. Em 1907, na realidade, foi criado a Posto de Assistência Camerino, embrião do Hospital Souza Aguiar.

    ResponderExcluir
  8. Tenho estudado o HMSA e a arquitetura produzida para o novo edificio. vc diz aqui que foi inaugurado em 1965. Qual foi a fonte desta informação, pois não consegui achar. Inclusive,fiz pesquisa nos jornais de época.
    Grata

    ResponderExcluir
  9. Data de inauguração em 1965 provavelmente lida no Correio da Manhã.

    ResponderExcluir