Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

AVENIDA DO CONTORNO



 
Na primeira foto vemos a região do Morro da Viúva no início do século XX. No alto deste morro foi construída, em 1863, uma bateria para defender a Baía de Botafogo e a Enseada do Flamengo. Em 1880 foi construído, também, um reservatório para abastecer de água o "arrabalde de Botafogo", conforme conta C. Gaspar. Esta região, muito antigamente, teve o nome de Praia da Olaria. Na época da foto ainda não existiam a Avenida de Ligação (atual Avenida Osvaldo Cruz) e a Avenida do Contorno (atual Avenida Rui Barbosa), construídas por volta de 1920. O acesso à Praia de Botafogo se fazia através de barcos a vapor que atracavam em três pontos desta praia e que tinham destinos como o Saco do Alferes, a Ponta do Caju e o Cais do Brito (perto do Cais Pharoux). Por terra havia acessos como o do Caminho Velho de Botafogo (atual Rua Senador Vergueiro) e o do Caminho Novo de Botafogo (atual Rua Marquês de Abrantes).
Na segunda foto, de 1920, vê-se como o morro terminava diretamente no mar. Nesta década o Prefeito Carlos Sampaio juntou a encantadora Promenade des Anglais, de Pereira Passos, com a Beira-Mar, cavando na falda do Morro da Viúva a Avenida do Contorno (atual Avenida Rui Barbosa).
Com os vários aterros realizados, a antiga praia desapareceu. Porém, em 1962, Carlos Lacerda construiu uma praia artificial, desde a Avenida Rui Barbosa até a Rua São Clemente, formando meia-lua, com aproximados 1200 metros. Na "Carta da Capitania do Rio de Janeiro", de João Teixeira, impressa no ano de 1631, esta região era indicada como Praia da Olaria: "Praia que chamam de Olaria corre até entestar no ponto 4, donde se seguem quinhentas braças de distância".
A terceira foto, mais recente, mostra a região já com o Morro da Viúva cercado de edifícios.
O que seria aquele retângulo na última foto, como que formando uma piscina de água salgada?

14 comentários:

  1. Boa pergunta sobre o tal retângulo,
    Dizem ser o mais caro local do Rio tanto pra vender como pra alugar.

    ResponderExcluir
  2. Interessante este acesso por mar descrito acima.
    Aquela piscina (?) de água salgada é uma novidade para mim.

    ResponderExcluir
  3. O Morro da Viúva era "top" nos anos 40 e 50. Morar em um dos prédios da foto é um privilégio até hoje, apesar do relativo depauperamento da região. Nota-se aí a antiga "sede social do Flamengo" onde até os anos 90 funcionou o Clube do Samba, comandado pelo "etílico" João Nogueira. Nesse "correr de prédios" houve há alguns anos uma "ocupação" de um prédio abandonado, ocupação essa promovida por "moradores de rua".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o prédio a que se refere o Joel seja o que pertenceu ao Flamengo.Foi negociado com o Eike Batista para ser transformado em hotel.Como o moço quebrou,a venda foi desfeito e agora parece ter sido vendido com uma grande construtora que vai coloca-lo em ordem,incluisve com a construção de um anexo com garagens que é um dos maiores problemas do imóvel.Este edifício chama-se Hilton Santos,ex-presidente do clube.

      Excluir
  4. Ótimas informações sobre a região.Não canso de repetir que gosto muito deste local que ainda considero dos mais bonitos.Vamos ver que vai desvendar o segredo da piscina(??)...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.

    O francês seria a pessoa indicada para resolver esse mistério. Botafogo já foi um arrabalde (e subúrbio).

    Há um projeto para reativar a ligação hidroviária entre Botafogo e a Praça XV que sempre aparece em anos eleitorais. Pelo menos estava prevista na licitação da nova concessão dos transportes aquaviários, que está suspensa no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Europa e nos EUA os transportes de massa também contam com o modal hidroviário. Com um litoral adequado para tal meio de transporte, o Brasil prefere investir no rodoviarismo por razões que todos conhecem. J.K entendeu que seria "o melhor para o Brasil" e hoje vivemos nesse caos. Mas a "lei de causa e efeito" foi implacável e ele acabou morrendo em uma rodovia. Os militares também tiveram sua parcela de culpa extinguindo algumas ferrovias, mas FHC, um câncer tão danoso como o presidiario,fez o pior trabalho.

      Excluir
  6. PS: (FF) para quem possa interessar, está previsto para 01/09 o fim das transmissões em AM das Rádios Globo e CBN Rio. A partir dessa data, se não houver mudança, só no FM ou outros meios digitais (TV por assinatura ou APP).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto Augusto,será impossível captar a Radio Globo por meio convencional(radio)pois o alcance das FM'S é muito pequeno.Mais um que deverá ser abandonado,o famoso radinho de pilhas.

      Excluir
  7. No alto do morro existe uma espécie de clube particular com salão de festas, quadras de esportes, etc e até uma capela. Pode ser visto no google maps. Acho que fazia parte da residência que foi demolida para construção do prédio da Av. Osvaldo Cruz 141, nosso síndico deve saber informar a família conhecida que foi proprietária do local, eu esqueci. Hoje se chega lá por uma ladeira, acho que exclusiva do prédio. Em um dos andares de garagem existe um corredor que entra no morro e chega a um elevador que leva ao topo por dentro da rocha. Portas de madeira, latão cromado, muito lento, deve ser da época da tal residência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Masc, Palacete Martinelli, do Custódio de Almeida Magalhães, parente do nosso amigo Gustavo.

      Excluir
  8. Masc, vale a pena ver: https://www.youtube.com/watch?v=4o3pM3MEipI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, havia esquecido o nome. Chamar de palacete não era um exagero. Em algumas fotos vê-se o caminho para o topo do morro. Uma curiosidade é o tapete como a figura que depois ficou sendo a suástica nazista. Obrigado.

      Excluir
  9. Boa noite a todos. Fotos bastante interessantes, podemos observar o quanto foi devastado do morro original, acho que menos de 10% dos Cariocas sabem ou já viram o morro da Viúva, e menos de 1% da existência de construção ativa no seu cume. Outra coisa que também mudou do início do século passado para os dias atuais, que fosse mantido tal costume, não teríamos a quantidade de favelas na cidade do Rio de Janeiro, foi os ricos mudarem de hábito de construírem e morarem no alto dos morros, passando a morar nas avenidas litorâneas da cidade.

    ResponderExcluir