Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

BONDES

 
O bonde 13 passando no Passeio Público em 1962 (já teria sido publicada?)

 
O bonde passa raspando no tapume sem iluminação na esquina da Rua São Francisco Xavier com Rua Sousa Dantas em 1964. O anúncio é das Pastilhas Valda.

 
O bonde 94 - "Penha", na Avenida dos Democráticos, em 1961.
 

20 comentários:

  1. Sim, a primeira foto já foi publicada e, na época, o Biscoito identificou os veículos: o side car está sobre uma Harley-Davidson (o painel sobre o tanque está visível). Bem à direita, um Henry J ( e não Jr.), um Morris Oxford, duas Rural-Willys pós-60, com um Ford 51 no meio. Na esquerda, o side-car, um Prefect 49, um Mercury Eight 47-48, um Ford 49-50, outro Morris Oxford, um possível Citroën (pela pouca altura) e um Ford cupê, acho que 1941. Do lado esquerdo da calçada, um hardtop GM, que parece ser um Oldsmobile 88 Holiday, de 1950.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a maior felicidade, tenho um biógrafo anônimo. Roberto Carlos teve problemas...

      Excluir
  2. Deve ser um sonho, um arquivo anônimo. Lembro-me da foto e não sei por que não mencionei o Fusca zerinho, no canto à esquerda.
    Quanto às obras públicas, sempre demoradas, a chance de aparecerem em fotografias é enorme. Eu vi num filme de 1957, alemão, sobre a última viagem de um veleiro comercial entre a Europa e a América do Sul, no caso, o Pamyr. Trazia cimento em sacos e os embarque era em pallets em Hamburgo e no lombo, aqui no Rio. Primeiras risadas subdesenvolvidas. Depois, os marinheiros saíram passeando no Rio de Janeiro e logo se depararam com um cavalete EM OBRAS. Mais risadas...
    O Pamyr afundou na viagem de volta no meio do Atlântico e o serviço de veleiros - era uma espécie da navio-escola - foi desativado, mas o filme tinha sido desembarcado em Buenos Aires. Havia um segundo navio, o Passat, mas as famílias dos jovens devem ter pressionado contra as viagens em navios tão antigos, sem a compartimentação obrigatória. Navios antigos iam a pique em segundos.
    Pamyr e Passat eram nomes de ventos, como temos o Minuano.

    ResponderExcluir
  3. Na segunda foto, o bonde está vindo do Engenho Novo e vai em direção à Mangueira. Na terceira foto, a Avenida dos Democráticos ainda era "lugar de gente". Hoje em dia entre outras coisas, é lugar de "crackudo".### Conhecem a piada do português disfarçado de "agente secreto"? Parece o comentário anterior, onde o "anônimo" dá uma descrição tão minuciosa dos veículos que esse "anonimato" vai por terra...### A quantidade de tiroteios ontem foi absurda. Desde a perseguição ocorrida na Ponte Rio Niterói, onde quatro marginais morreram, dois ficaram feridos, e com a apreensão de quatro fuzis e uma granada, passando por um "arrastão" em um restaurante na Barra de Tijuca, uma tentativa de homicídio na praia de Copacabana, e um homicídio na Taquara. Como se vê, esses fatos também atingem Copacabana, Barra, e Niterói, e não apenas a zona norte e a velha região do BRT...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.

    Hoje apareceu o Biscoito Anônimo. Na segunda foto, propagandas da Esso e Mobil. Na terceira, da Coca-Cola.

    Há a possibilidade de o novo trecho do sistema de bonde de Santa Teresa estar pronto até novembro.

    ResponderExcluir
  5. O Biscoito disfarçado ou não deu o recado e reprisou bem a foto um.Pastilhas Valda no lugar do Mistura Fina já melhora,embora não resolve nada e Coca família contando os copos...A coisa andou pesada ontem e até o calçadão de Copacabana virou cenário de bala com endereço .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. E os bondes símbolo mais saudoso da cidade do Rio e dos Cariocas, estão hoje em destaque. Tempos em que obras podiam demorar mas terminavam, duravam muito mais que a sua construção e não estavam superfaturadas. Para complementar merece um bom comentário do mestre Hélio Ribeiro sobre o tema. Como sei que vou ser criticado pelo Sr. DoContra, vou deixar para ele uma música do Altemar Dutra, que poderia muito bem servir de fundo musical para as fotos de hoje e o Rio que elas retratam.

    Sonhei que eu era um dia um trovador
    Dos velhos tempos que não voltam mais
    Cantava assim a toda hora
    As mais lindas modinhas
    Do meu rio de outrora
    Sinhá mocinha de olhar fugaz
    Se encantava com meus versos de rapaz
    Qual seresteiro ou menestrel do amor
    A suspirar sob os balcões em flor
    Na noite antiga do meu Rio
    Pelas ruas do Rio
    Eu passava a cantar novas trovas
    Em provas de amor ao luar
    E via então de um lampião de gás
    Na janela a flor mais bela em tristes ais

    PS. Acordei hoje com esta música na cabeça, acho que já estou ficando velho, rs,rs,rs,rs.....

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Corneteiro, depois que o Flamengo deixou de ser seguido, seguir o Líder, o novo slogam da torcida do Flamengo é "Segue o Vasco, que é vice". Esse time do Flamengo é igual a uma tartaruga em cima de um poste, era questão de tempo alguém tirá-la de lá ou cair sozinha.

    ResponderExcluir
  8. O ano de 1964 foi marcado por extinções e remanejamentos de linhas de bonde devido ao processo de erradicação. Não posso precisar qual o número da linha do bonde da segunda foto mas presumo que seja o 76 Engenho de Dentro. As linhas 74 e 78 tinham o mais longo trajeto entre as linhas do Rio de Janeiro, mas não eram os maiores do sudeste. A linha Santo Amaro em São Paulo era a mais longa, tanto é que deu lugar à uma linha de Metrô e tinha quase 30 KM. Em seguida havia em Niterói a linha de Neves, cujo percurso era de 24 KM. A primeira linha a ser erradicada na zona sul foi a Praia Vermelha em Setembro de 1962, e na Zona Norte foram a Itapiru-barcas e a Coqueiros em Novembro de 1963. Na zona sul a última linha a ser erradicada foi a Avenida em Maio de 63, e na Zona norte, excetuando-se a linha do Alto da Boa Vista, foram as linhas de Jacarepaguá Taquara e Freguesia, em Janeiro de 1966.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Joel: linha 74 com trajeto longo? Era praticamente o mesmo da linha 68. Você não estava querendo dizer linha 94?

      Excluir
    2. Foi o corretor automático! Me referi ao 94 Penha, e não ao 74, e com isso o comentário acabou saindo errado.

      Excluir
  9. A situação do Flamengo citada pelo sr. Lino pode ser novidade para muitos iludidos e menos para minha corneta que já anunciava esta queda desde antes da Copa.O Mosquito sem pilha e sua comissão parecem estar perdidos na escolha de prioridades e vão acabar errando feio nos três patamares se continuar assim.Será que eles esperam reverter o jogo com o Cruzeiro pela Libertadores?Então é bom rezar para São Jorge e outros milagreiros pois na bola vai ser difícil e ao mesmo tempo ta caindo na tabela do Brasileiro mais que real perto de dólar e ontem foi um sapeca contra o Atletico Paranaense.Pelo que se vê vai ser mais um ano de sofrimento e no final vai ficar chupando pirulito e aí só mesmo cornetando em tempo integral.

    ResponderExcluir
  10. Agora é fora de foco mesmo! As "forças de intervenção" estão "fazendo a festa", "lavando a égua", e mostrando a que vieram! Agora pela manhã na Vila Cruzeiro foram cinco mortos e as ações continuam. Moradores estão sendo detidos por informarem por "zap" aos traficantes a movimentação dos militares. Está acontecendo "operação pé na porta", Na Maré a Polícia Civil prendeu mais quatro marginais. Um ônibus incendiado agora na Linha Amarela. Ontem à noite também no Lins o exercito atuou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda no "fora de foco" e atualizando, "o caldo engrossou". Com a morte em confronto de um militar do exército, a escalada da violência na zona norte subiu assustadoramente, em especial na Penha. Com o cerco nas favelas do Alemão apertado, o comando vermelho ordenou ações no centro, em Manguinhos, e no Rio Comprido como ações de "diversão" para atrair a atenção dos militares. Já houve agora à tarde um arrastão no Rebouças. A situação é de atenção, embora alguns "neófitos" em assuntos de segurança pública insinuem ser seja apenas "propagação de boatos"...

      Excluir
  11. Boa tarde!
    O que aconteceu com o Flamengo ontem foi triste. É só o que tenho a dizer, além de perguntar se alguém anotou a placa.
    Belletti, a coisa está mais que feia. Nunca ando por aquele calçadão e, depois de muito tempo, passei ali na véspera, depois de almoçar por perto. Achei o calçadão barulhento, tumultuado e inseguro. Os quiosques - cada um deles - têm música ao vivo e o som é alto. Entre quiosques, barraqueiros, carrocinhas e outros obstáculos, fica difícil até ver o mar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve,salve Tia Nalu....Peralta manda lembranças!!!Aqui em Vix a coisa também andou feia no fim de semana com invasão de tribos em terreno alheio e intervenção da PM,fora mortes avulsas por motivos aparentemente tolos.O Brasil está complicado e com os candidatos que temos vai continuar assim.Tudo figurinha carimbada.Aqui no E Santo não muda muita coisa e todos os que estão nas tetas,as mais diversas,querem continuar.Um ou outro quer partilhar do leitinho...Um espanto!!!

      Excluir
  12. Peralta, ó implicante guri, também senti sua falta. Mas confesso que tenho a maior preguiça de ficar clicando em carros, postes, vitrines de lojas etc até conseguir publicar um comentário... O espanto generalizou-se, e vivemos um ou mais sustos por dia. Acho que em breve vamos nos tornar seres mutantes. Nosso DNA vai sofrer mutações importantes devido ao stress sob o qual vivemos e morremos. Quanto a mim, gostaria de ser um quelônio.

    ResponderExcluir
  13. Eu nem sei como está o jogo do Vasco, mas sendo o Vasco o time para lavar a alma dos Cariocas nesta rodada, é preciso ter muita fé em N. Sra. das Vitórias, padroeira do time da cruz de malta.

    ResponderExcluir
  14. Vi Tia Nalu em Copa de colete e capacete.

    ResponderExcluir