Total de visualizações de página

sábado, 22 de setembro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ - TIRINHAS







 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”, e de lá saem estas tirinhas publicadas no Correio da Manhã e n´O Globo de antigamente. No Correio da Manhã havia um muito esperado Suplemento Dominical. N´O Globo, uma página inteira diariamente.
Confesso que era um leitor compulsivo e acompanhava sempre as aventuras destes personagens.
Havia tirinhas em que a história se prolongava por meses e nos mantinham em suspense. Era uma delícia acompanhar as lutas do Big Ben Bolt, o Fantasma com os pigmeus Bandar, Red Ryder e  Pequeno Castor no Oeste americano, o futuro com Buck Rogers, as aventuras de Jim Gordon, as trapalhadas de Mutt e Jeff, os mistérios de Nick Holmes, as mágicas do Mandrake, Ferdinando no Brejo Seco, Brucutu e seu dinossauro, Flash Gordon e Dale Arden.
Isto sem falar em tantos outros como Tarzan na selva, as diabruras d´Os sobrinhos do Capitão, Modesty Blaise, Steve Roper e Mike Nomad, o inesquecível Recruta Zero, Pimentinha, o Zorro, Superman, Batman, o Anjo, os personagens da Disney, Pafúncio e Marocas, Dick Tracy (lembrar de todos encheria o texto de nomes).
Mais recentemente, mas não tanto, com muito prazer me deliciei com Calvin, Garfield, Hagar, as Cobras do Veríssimo.
Pena que, hoje em dia, nos jornais haja poucas tirinhas, a maioria sem graça.
PS: tem sido um prazer passear pela Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Quanta coisa interessante se acha nos velhos jornais. O enfoque, década a década, mudava.
Como já vimos aqui recentemente, publicavam-se coisas como o nome dos passageiros do voo da coqueluche ou dos que desembarcavam vindos do exterior. Havia notícia dos casamentos nas diversas igrejas e uma ampla seção de turfe, de várias páginas (saudades do Pangaré – Haroldo Barbosa).
As páginas de oferta e procura de empregados domésticos ocupavam muito espaço no JB. A quantidade de jornais disponíveis era imensa e mestres da crônica assinavam colunas. Além de O Globo, Correio da Manhã, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, Diário de Notícias, O Jornal, O Dia, A Noite, Última Hora, A Luta Democrática, havia opção para qualquer gosto.
Outros tempos.

24 comentários:

  1. Eu fui um obsessivo consumidor de tirinhas. Tanto do suplemento dominical, quanto das diárias. Depois que a febre e a variedade acabaram, vi aparecer o Henfil com os Fradinhos e a Graúna e o Hagar. E nunca mais nada.
    Mas voltando ao centro da história, Jim Gordon, Brucutu, Pafúncio e Fantasma eram os meus preferidos. Achava Dick Tracy fake e que os personagens de Nick Holmes e do Mandrake eram carimbos que o desenhistas botava mais cabelos, ou barba, ou seios, mas todos tinham a mesma cara. E embora Ferdinando não fosse um sucesso fora de Brejo Seco, sempre conferia para ver se a Violeta estava lá com seu shortinho.
    O suplemento dominical era colorido e havia Sobrinhos do Capitão, o Reizinho e história seriadas, como Ivanhoé, ou Rob Roy. Nunca consegui ler uma completa, mas não esqueci. Bom saber disso.
    Em O GLOBO havia uma página com tiras verticais escritas e desenhadas, à moda de muitas outras colunas: eram Os Criminosos Selam o seu Destino e Amores Célebres - esta não era para garotos, mas na outra havia um monte de piratas famosos e todos terminaram ou na forca, ou no fundo do mar. Bons tempos pré-STF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBEM FUI UM FÃ DAS TIRNHAS DO CORREIO D MANHA, O PAI DE UMA AMIGO RECEBIA DO RIO DEJANEIRO UM PACOTE SEMANAL DESTE JORNALQUE UM IRMÃO ENVIAVA PELOS CORREIOS PARA A CIDADE DE CASCAVEL CEARA,CHEGACV COM ATRASO DE UMA SEMANA E EU LIA TUDO MAS MINHA FIXAÇÃO ERA AS TIRNHAS....

      Excluir
  2. Eu era outro fã. Aos domingos sempre havia briga para ver quem lia o Suplemento Colorido primeiro. Meu pai sempre tinha que intervir para solucionar a questão. As tirinhas eram um aperitivo que motivava comprar os gibis de cada personagem.

    ResponderExcluir
  3. "Bom dia".

    A primeira e terceira tirinhas são inéditas (a princípio) para mim. A assim como a do boxe.

    As outras, em algum momento, já tinha visto. Buck Rogers tinha visto primeiro como série de TV antes de saber que era uma tirinha e tão antiga.

    Acompanho ainda as tirinhas do Globo e Dia e fazia o mesmo na Folha e no antigo JB.

    ResponderExcluir
  4. A edição de Domingo de O Globo circulou pela primeira vez no primeiro semestre de 1972 e às Segundas-feiras a edição da manhã é que trazia o caderno esportivo, que continha o "placar moral" e o "diploma de sofredor". O caderno de classificados de variados jornais possuíam coisas interessantes, e uma delas era a "venda de sangue". Só não lembro do preço do litro. Muita gente ia nesses laboratórios semanalmente para "descolar um qualquer". Outro anúncio que hoje seria inviável hoje em dia era o de empregos oferecidos quando continham requisitos como "exige-se boa aparência" ou "procura-se moça branca para serviço doméstico para dormir no emprego". Naquele tempo era comum. Hoje em dia a C.Federal veda essa prática. Eram "outros tempos"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "boa aparência" lembro, mas "moça branca" não é de minha época. Adianta proibir tais reclames?

      Excluir
    2. A C. Federal de 1988 trouxe alguns avanços no campo social mas no computo geral foi catastrófica quando buscou de forma quase imperceptível um certo controle social. Esse "controle social" impede que as pessoas expressem suas preferências e caso o façam correm o risco delas serem criminalizadas. Com isso a luta de classes se alavancou de forma assustadora. A afirmação de algumas mulheres que em altos brados protestam "sou mulher, sou negra," mostra o quanto é acirrada essa luta. Cada um tem sua preferência e isso é um direito de cada um, não é da conta de ninguém. Por isso era comum no passado esse tipo de anúncio e "ninguém morreu por causa disso". Mas a esquerda conseguiu que muitos entendessem que isso era "politicamente incorreto" ou uma conduta racista. A luta de classes é uma das condições iniciais para a dissolução de uma sociedade e com isso buscar domina-la. Está nos manuais de Antonio Gransci, cujo objetivo é o de implantar o comunismo corrompendo os valores de uma sociedade para em seguida domina-la sem derramamento de sangue. Não é a toa que florescem as Marias do Rosário, as Marielles, e as Beneditas. Esse lixo humano é comum em sociedades degeneradas...

      Excluir
  5. Nunca fui consumidor das tirinhas,ao contrario dos gibis tradicionais no qual era fissurado.Gostava dos faroestes e da turma da Disney,mas não deixava de lado O Bolinha e sua turma.Outra era.
    ..

    ResponderExcluir
  6. E a tirinha do aniversário de Luiz Darcy! É a boa de hoje ! Parabéns Professor! Verdadeiro arquiteto virtual da História Do Rio!

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Gostava muito do X-9 quando era de tirinhas. tinha três quadros por página e o cenário das aventuras era sempre a segunda guerra,mesmo depois que a mesma terminou ainda foi publicada muita coisa.Por fim com o assunto guerra esgotado,a revista se realinhou, passou a ter tamanho A-4, e o tema explorado era o "detetive que resolve crimes misteriosos". Tema que foi muito explorado também em jornais e nas rádios. Na Tupi teve o Capitão Atlas, na Nacional teve o Teatro de Mistério , O Anjo, Jeronimo o herói do sertão.

    ResponderExcluir
  8. Não posso deixar de desejar feliz aniversário ao gerente. Paz e saúde.

    F.F - a revista britânica The Economist fez uma matéria na edição dessa semana (dia 20) derrubando o Bozo. Muita repercussão na imprensa.

    ResponderExcluir
  9. Ou em tirinhas ou em gibi conheci vários desses personagens, então é mais fácil listar os que não ouvi falar como Red Ryder, Mutt e Jeff, Nick Holmes, Jim Gordon e Big Ben. Buck Rogers é famoso, mas não lembro de ter lido ou assistido algo dele.
    Dos demais o que mais teve gibi lá em casa foi o do Batman, no tempo da EBAL, editora que visitei através de excursão da minha escola. Ficava pertinho de São Januário e de seu prédio podíamos espionar parte do treino do Vasco.
    Das tiras modernas, sem dúvida faz falta hoje em dia, personagem como o Alarmista d'As Cobras do Veríssimo e dos jornais, colunas como a do Stanislaw Ponte Preta e seu FEBEAPÁ. Algumas delas, incluindo Certinhas do Lalaw, podem ser lidas, e vistas, no Última Hora do citado arquivo digital da Biblioteca Nacional.
    Em tempo: se o Tio Mé aparecer, poderá informar qual a relação histórica entre Mandrake, Lothar e pastores.
    Em tempo 2: GMA lembrou bem, felicidades ao administrador conhecido do SDR, com o desejo de que continue firme e forte por muito tempo ainda.

    ResponderExcluir
  10. Luiz Darcy, não sabia que er seu aniversário. Muito sucesso para você e luz na sua vida. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  11.   Havia desejado um feliz aniversário mais cedo. Acho que deu ruim... Vai lá de novo: Feliz aniversário, doutor!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos!
    Feliz Aniversário, Dr. D'!!! Tudo de bom! (e do melhor!).

    Não chegava a acompanhar as tirinhas de jornais, mas lembro de várias das mostradas aqui. Não conhecia o pugilista, mas sabia que o Jim Gordon era agente da CIA. E havia também um Capitão César, que, creio, ficou pelo caminho.
    Das revistas, era leitor do Bolinha, Luluzinha, Pimentinha, (da Editora O Cruzeiro),além do Pato Donald e Mickey (recentemente demitidos pela Abril, junto com vários jornalistas, inclusive o Peninha).
    Eu me lembro de uma história do Mandrake com os golfinhos, mas creio que na revista. Um dos golfinhos era muito inteligente, conseguia se comunicar com os outros, e liderava uma rebelião contra os humanos (não contarei o fim, até porque esta parte eu esqueci).
    E também, entre tantas: O Pequeno Sheriff, Xuxá (seriadas, semanais, da Vecchi); Pererê, do Ziraldo, que saiu d'O Cruzeiro; Charlie Chan, no original e desenhado no Brasil: as da já citada EBAL: Um SuperHomem casto, um Batman sem neuroses e um Robin não pirracento; Mindinho (cadê a Nalu? Areia da grossa, Areia da fina...).
    Terror Negro (brrrrr!), Frankenstein, e mais e mais.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Luiz!!!
    Eu guardo poucas datas, mas esta é uma das essenciais.
    Quanto às tirinhas, lembro bem daquele caderno colorido no Globo de domingo.Havia uma particularidade interessantíssima : só aqui no Brasil, o Fantasma era vermelho!
    No resto do mundo, inclusive no filme live action feito em 96, ele era roxo.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ao Luiz Darcy pelo seu aniversário!
    Saúde, paz, felicidade e muitos anos de vida!
    Mas quem recebe o presente diariamente somos nós, leitores do SDR!
    Há braços

    ResponderExcluir
  15. Junto-me ao Flash Gordon, só que atrasado: Feliz Aniversário, D!

    ResponderExcluir
  16. No inicio dos anos 50 os "gibís" custavam uma quantia razoável. Por este motivo, foi lançado em 51 um "gibi" com o formato de um talão de cheques, com as Aventuras de Xuxá, ambientado na II Guerra. Provavelmente alguum dos mais experientes irão se lembrar.... ou sou eu mesmo que estou ficando muito velho...

    ResponderExcluir
  17. Mestre Jaime, eu citei o Xuxá ali em cima. A Lucinha comprava toda semana, junto com o Pato Donald.

    ResponderExcluir
  18. De volta para desejar feliz aniversário ao Dr. D', que começa no inverno e termina na primavera.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao gerente.Saude e o sucesso de sempre.

    ResponderExcluir
  20. PS: falando em tirinhas, a Turma da Mônica homenageou o Museu Nacional.

    https://oglobo.globo.com/cultura/turma-da-monica-faz-homenagem-ao-museu-nacional-23093289

    ResponderExcluir