Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

DIA DOS PROFESSORES




 
Hoje é o Dia do Professor. Para homenageá-los temos fotos do Instituto de Educação, na Rua Mariz e Barros.
Tudo começou no final do século XIX com a criação da Escola Normal da Corte. Funcionou em vários locais antes de ir para o atual endereço.
E o início das aulas neste novo prédio deu-se de maneira curiosa: com o prédio pronto, os convites para a inauguração, que seria no dia 12 de outubro de 1930, foram distribuídos. Acontece que, em outubro, explodiu a revolução vitoriosa de Vargas. Começaram a correr boatos de que tropas gaúchas iriam aquartelar-se no Rio, mais precisamente no prédio recém-construído da Escola Normal. Os alunos e professores, temendo a invasão do prédio, carregaram todos os móveis e livros das antigas instalações para as novas. Assim garantiu-se a inauguração da atual sede da Escola Normal!
Foto 1: restauração da piscina em 1955
Foto 2 e 3: provavelmente dos anos 40.
Foto 4: anos 70.
Para terminar a homenagem cito alguns grandes mestres do Colégio Santo Inácio, que muito me ensinaram:
Aderaldo Sampaio / Afonso Pontes / Alvaro Dutra / Anibal Espinheira / Antonio Mendes / Arthur Sette / Augusto Rainha / Cloves Dottori /  Domingos Cegalla / Edmar Mattos / Eduardo Motta / Fernando Bomilcar / Gilberto O. Castro / Guilherme Frota / Guimarães Correa / Jacques Chambriard / José Gonçalves / José Gualda / José Rodrigues / José Stamatto / Lincoln Mesquita / Lucas Mauro / Marco A. Paiva / Mauricio Leite / Nelson Mariano / Odette Mathieu / Olimpio Araújo / Renato Magno / Ricardo Rossi / Sergio Escarlate / Sergio Linhares / Sergio Regina / Villas Boas / Waldir Cortinhas.

18 comentários:

  1. Bom Dia ! Era o sonho dourado de quase todas as Normalistas namorar com um estudante do Colégio Militar,e depois de formados casarem na capela do Colégio.

    ResponderExcluir
  2. Justíssima homenagem àqueles que são indispensáveis. Pena que sejam tão desvalorizados.
    O que funciona atualmente no Instituto de Educação já que o Curso Normal não existe mais?

    ResponderExcluir
  3. O Instituto de Educação funcionou até 1930 no Estácio, onde após sua transferência para o prédio da rua Mariz e Barros passou a abrigar as instalações do Colégio Fagundes Varela, demolido juntamente com quase todo o bairro do Estácio para a construção da estação do Metrô. Minha avó, minha mãe, minha tia, e diversas primas estudaram e se formaram professoras no I.E. Eu fiz o meu curso primário nessa modelar instituição de ensino e só tenho a agradecer. Infelizmente a educação chegou em seu nível mais baixo no Brasil. Estive ontem na "Feira Hippie" em Ipanema e conversei com diversas pessoas e vi como falta cultura e conhecimento na maioria das pessoas. A maioria não sabia da existência de um "Estado da Guanabara" ou de que aqui um dia foi "Distrito Federal". Não tal a menor noção de "tempo e espaço". Mas entre os mais incultos prevalece a unanimidade que Lula é um injustiçado, Bolsonaro é um "torturador", e que "não existe o kit gay". Malba Tahan certamente deve estar se perguntando lá no astral onde vive: "Onde foi que eu errei?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Luiz, pessoal,
      Joel, boa lembrança do professor Melo e Souza, que lecionou no IE. Era um dos bons exemplos de educador que meu Pai costumava citar.

      Excluir
  4. Presto aqui minha homenagem aos professores e em particular à minha esposa Teresa professora de francês e português.País sem educação nao progride.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente nossos políticos só lembram de falar em educação nas eleições. Base de tudo,é totalmente esquecida e isso interessa para manutenção dos votos dos menos esclarecidos.Vejam o que é feito com os professores no país .Um grande espanto.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Profissão tão importante e tão desvalorizada nos dias de hoje, porém altamente aparelhada pelos partidos de esquerda, que desvirtuam o seu objetivo principal que é ensinar, para formar novos soldados da causa, sem mesmo dar a opção do jovem fazer a sua opção. A maioria das Escolas Públicas desde as de ensino fundamental as universidades nos dias de hoje são dirigidas por pessoas ligadas diretamente aos partidos de esquerda, como o PT e o PSOL.

    ResponderExcluir
  7. "Bom dia".

    Fui a primeira "cobaia" da minha irmã, que continua dando aulas. O curso normal, no sentido de formar professores, foi esvaziado com a obrigatoriedade do curso superior. Hoje ainda existe, mas só como obrigação curricular de ensino médio em contraponto ao ensino médio profissionalizante.

    ResponderExcluir
  8. Dentre os professores relacionados, fui aluno de José Stamatto na antiga Faculdade Nacional de Filosofia e depois seu col2ega de trabalho, na Rede Estadual...

    ResponderExcluir
  9. O dia dos Professores me traz saudosas recordações.Ah...Neusa, onde você está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK,sai da toca para emanar dor de cotovelo!!!!

      Excluir
  10. A qualidade das escolas e universidades são fundamentais na formação de um cidadão. A excelência das escolas é primordial para a existência de uma sociedade desenvolvida, porém escolas de má qualidade tem consequências catastróficas na vida de uma nação. As escolas e universidades sempre foram uma preocupação para o regime militar, já que inúmeros terroristas e "elementos perniciosos" eram infiltrados nessas instituições com o objetivo de propagar suas doutrinas espúrias e naquele momento, ilegais. Elementos como um certo professor comunista foi exilado, retornou devido à Lei da Anistia, foi ministro da Fazenda, foi eleito duas vezes presidente da república, e foi o principal artífice das privatizações, da redução de benefícios da previdência, e também foi o principal incentivador dos "planos de saúde". É pouco? Não, para complementar possui um apartamento nos "Champs Elisées" em Paris no valor de onze milhões de dólares. Os protestos estudantis de 1968 foram principalmente devidos às ações desses elementos. Muitos supostos estudantes foram presos, outros foram torturados, e muitos desapareceram. Teriam razão os militares? O fato é que sem entrar no mérito dos atentados terroristas, assaltos, sequestros, etc, praticados pela esquerda, a resposta foi dura e implacável por parte dos militares. Morreram inocentes? Sim, e toda e qualquer violência é lamentável mas naquele momento necessária. Hoje, 50 anos depois, esses mesmos "elementos perniciosos" em 1968 retornaram ao Brasil, se elegeram para cargos eletivos, aparelharam as instituições nacionais, e o resultado é a educação sucateada ao extremo, os hospitais destruídos, e mais de 60.000 homicídios por ano, sem contar a doutrinação comunista praticada nas escolas e universidades que resultou em invariavelmente elementos fracassados profissionalmente, desempregados ou sub empregados, morando em periferias ou cercanias, mas que completamente "anestesiados", ainda acreditam em "papai Lula". Além do mais de o país foi literalmente saqueado. Teriam razão os militares? Talvez tivessem se excedido em alguns fatos pontuais, mas nada comparável com os assaltos, arrastões, homicídios, e estupros que acontecem diariamente...

    ResponderExcluir
  11. Esta talvez seja a categoria profissional mais desvalorizada do Brasil. Guardamos em nossos corações todos os professores que contribuíram para nossa formação cultural e até mesmo social. Lembro com carinho especial de minhas professoras do pré primário e primário na escola pública Shakespeare, na Rua Jardim Botânico, onde estudei antes de entrar no Admissão do Santo Inácio. As tínhamos como verdadeiros ícones! hoje, xingam as professoras, não respeitam mais ninguém. É a total falência do Estado, da educação e dos princípios morais.

    ResponderExcluir
  12. Tia Nalu teve um aluno nota 10 que só tinha nove dedos....

    ResponderExcluir
  13. Os mestres merecem as congratulações de hoje, apesar de tudo que dissermos possa parecer apenas uma tentativa de consolar a classe na atual situação que muitos deles vivem.
    O também citado Domingos Cegalla participou de minha educação através de seu livro.
    Houve censura sobre os progressos do movimento dos tenentistas e dos governos do Rio Grande do Sul, Minas e Paraíba, iniciado em 3 de outubro de 1930, até que no dia 24 do mesmo mês comandantes do Exército e da Marinha tiraram o Washington Luiz do poder e o povo pode ser informado sobre o avanço dos rebelados. Então a notícia divulgada antes de 12 de outubro de 1930, sobre a ocupação do novo prédio do instituto deve ter sido de "boca em boca" para acelerar motivar a rapidez na mudança. Hoje seria chamada de "fake news" motivacional.
    Para concluir: uma junta militar governou durante 10 dias e após conversações até com Osvaldo Aranha, em 3 de novembro de 1930 passou o governo para Vargas, após sua viagem, que segundo contam, cheia de paradas pelo caminho para dar tempo às negociações e chegada de tropas revolucionárias que eventualmente poderiam ajudar nos argumentos. Consta que o almirante que fazia parte da junta não queria "largar o osso" do poder. E quem comanda navios de guerra pode causar bons estragos.

    ResponderExcluir
  14. FHC como presidente da república errou muito, principalmente a partir da lei de reeleição e seu segundo mandato foi tão ruim, principalmente para a classe trabalhadora, que ajudou a eleger o Lula em 2002. Do alto de sua empáfia, Fernando Henrique deve ter achado que o PT seria um fracasso total e que o PSDB voltaria nos braços do povo em 2006. Aliás não voltou até hoje e tudo indica que os Tucanos vão ter que mudar de "fantasia" e se misturarem em outros ninhos para ter boa votação a nível nacional novamente.
    Porém é preciso corrigir: FHC foi candidato ao Senado em 1978 e chegou a suplente do senador Franco Montoro antes da Lei da Anistia, ou seja, não é um dos anistiados de 1979.
    A Dilma Rousseff também foi citada, mas só no dia 12/10, como uma das pessoas que retornaram após a Anistia de 1979, porém foi libertada pela própria Justiça Militar uns 5 ou 6 anos antes e se mudado para o Rio Grande pouco tempo depois do fim da reduzida pena de prisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei confundindo as datas. Na verdade FHC retornou "espontaneamente" em 1968 depois de um exílio no Chile, mais ou menos na mesma época em que Chico Buarque retornou da Itália. A "calmaria" durou pouco, pois o protesto no F.I.C no Maracanãzinho e as bombásticas declarações de Márcio Moreira Alves em Setembro acabaram por precipitar o A.I.5 em Dezembro. Mas o "homem da foto" não teve a oportunidade de presenciar o desenlace desses acontecimentos, já que morreu vitimado por um ataque cardiaco no final daquele mês. Se fosse vivo em 13 de Dezembro daquele ano, iria "debochar do A.I.5? Teria sido perseguido pelos militares se fosse vivo? Afinal não foi ele quem disse que no Brasil "cada um conhecia o deu lugar?"

      Excluir
  15. É triste que esse espaço de evocação do Professor e seu dia seja utilizado por um dos comentadores para louvar os militares, casta que odeia a educação, a cultura e o conhecimento, e que se aproveita do atual governo corrupto que apoiam para obter ainda mais benesses e para exercer seu autoritarismo ignorante de sempre.

    ResponderExcluir