Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

PROJETOS DE NIEMEYER




 
Oscar Niemeyer – há os que o idolatram e os que detestam sua arquitetura. Eu acho que há coisas muito boas e outras muito ruins.
Vemos hoje alguns projetos de Niemeyer que não foram realizados no Rio.
A foto 1 mostra o projeto para um hotel na Praia de São Conrado, em 1949. Acho este projeto muito feio. Anos mais tarde, do mesmo Niemeyer e neste local, foi executado o projeto do Hotel Nacional, que considero interessante.
As fotos 2 e 3 mostram maquetes para uma marina na Lagoa. Era do ano de 1944. Além da marina haveria um restaurante público e concha acústica às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Corte do Cantagalo. O conjunto se desenvolvia horizontalmente, com o restaurante e a garagem de barcos nas extremidades, integrado por uma sinuosa passarela que possibilitava um passeio arquitetônico e o desfrute da bela paisagem. Uma das preocupações de Niemeyer foi não criar obstáculos à vista da lagoa: a pouca altura da construção e sua colocação no ponto mais baixo do terreno, permitia uma ampla visão do espelho d'água para aqueles que vinham do Corte do Cantagalo; a esbelta passarela sobre pilotis, por seu turno, ensejava a visão para aqueles situados próximo ao conjunto. Pequena concha acústica, com forma alusiva à vela de um barco, serviria para pequenos espetáculos ao ar livre, além de fazer eco visual com as embarcações que singravam a lagoa, descreveu L. Cavalcanti.
A foto 4 mostra outro projeto para o mesmo local. Seria para uma Estação da TV Rio e era de 1954.

24 comentários:

  1. Dizem que as residências não oferecem conforto e que qualquer projeto dele sempre dá briga com os calculistas de concreto. Mas que é ousado é.
    As colunas de Brasília, o olho de Curitiba e o Museu de Niteroi, com passarela esbelta, estão entre as obras que não me canso de admirar.

    ResponderExcluir
  2. Este projeto de São Conrado é um horror, mas os da Lagoa são aceitáveis. Gosto da arquitetura de Brasília e o MAC é muito bom.
    Os arquitetos têm algumas ideias alucinantes. Haja vista por exemplo o Ferrero Rocher no Mourisco, a Catedral e tantos edifícios tipo caixote espelhados pela cidade.
    Como Gaudi na Espanha ou Virzi no Rio há os que gostam e os que detestam como disse o gerente lá em cima.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Gosto de pouca coisa criada por ON, acho que as suas obras primam mais pela excentricidade, e quase todas apresentam graves defeitos quanto a funcionalidade. Muito embora não admire incondicionalmente suas obras, admito que foi o arquiteto brasileiro mais laureado mundo afora, que elevou o nome da arquitetura do Brasil com suas obras edificadas aqui e em outros Países. Nos projetos acima o primeiro de São Conrado não gostei, o 2º da Lagoa Rodrigo de Freitas poderia ser interessante, acho que projetos como o da Lagoa e o Aterro, embora muito bonitos são carentes de infra estrutura para a exploração turística destes locais. O projeto da TV Rio totalmente fora de propósito.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o gerente e alguns projetos são muito bonitos como o Museu de Niterói.Em Brasília a cidade ficou um espanto com o que se deslocou e o que é feito lá. Quem gosta muito desta grife é o Lino e vou esperar seu comentário.

    ResponderExcluir
  5. "Boa sorte a todos".

    Niemeyer sempre é polêmica. Há projetos bons e outros horrorosos. A briga com os calculistas para transformar os seus rabiscos em algo concreto (sem trocadilho)..

    ResponderExcluir
  6. Uma obra é "admirável" de acordo com a perspectiva de quem a vê. Se essa pessoa é "bem relacionada" ou formadora de opinião, a obra passa a ser "maravilhosa"! E assim se sucede em todos segmentos da vida. Daí Pablo Vittar é um "artista", Carlinhos de Jesus um "professor de dança e coreógrafo", Lula um "Estadista", Stalin um "herói", e o Brasil uma "democracia"...

    ResponderExcluir
  7. Pela explicação do Menezes ontem, a Calango Air e sua concorrência também deve ter muito trabalho com arquitetos.
    Algumas mudanças nos detalhes do projeto do hotel deixariam o prédio e seu entorno melhor, para não parecer tanto com um colégio, mas no geral eu gostei, assim como os demais mostrados hoje. Só que o da TV Rio deve ter sido um "sonho de uma noite de verão" do proprietário da emissora, já que tudo indica que ele não teve o empurrão que o Roberto Marinho a partir de meados dos anos 60.

    ResponderExcluir
  8. As posições ideológicas aguçaram-se tanto nos últimos tempos que figuras reconhecidamente talentosas nas suas artes e profissão, como Chico Buarque, Jorge Amado e Oscar Niemeyer vem sendo "desconstruídos", apenas por serem de esquerda. Tempos sombrios pela frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida grandes talentos de excelentes trabalhos mas sempre pregaram o socialismo e desfrutaram do maior capitalismo possível.

      Excluir
    2. Volver, sua frase sintetiza muito bem o que significam: a esquerda caviar !

      Excluir
  9. A Roberto Marinho foi "agraciado" com a isenção dos impostos de importação dos equipamentos da futura Rede Globo, em agradecimento por ter apoiado o movimento de 1964. Depois da morte de Marinho, seus herdeiros foram cooptados pela esquerda brasileira. Agora Bolsonaro vai fazer com que a Globo ocupe o seu devido lugar: O lixo!

    ResponderExcluir
  10. Considero ON um gênio como artista plástico, não como arquiteto. Vejam o documentário "Irmãos Roberto", onde vários professores de arquitetura falam sobre o que eu considero a verdadeira arquitetura. Acho que nesse verdadeiro sentido, os citados irmãos foram superiores. E acima deles, considero Paulo Mendes da Rocha, que tem prêmios que nem ON recebeu.

    ResponderExcluir
  11. Que me perdoe o "gerente" mas alguém comentou que "tempos sombrios virão"? Em que planeta vive o "cara pálida"? Sessenta mil homicídios, treze milhões de desempregados, saúde pública falida, milhares de moradores de rua, e ainda afirma que "tempos sombrios virão"? Como diria o saudoso Costinha,"tais brincando?"

    ResponderExcluir
  12. Não estou entre os entusiastas ferrenhos dos projetos do Niemayer mas haverá alguns que despertam minha atenção, considerando alguns dos seus trabalhos muito voltado para as Elites sendo os enormes vãos em balanço a a predominância do estilo no que pese serem algumas vezes muitos bonitos. No Caso do Hotel Nacional pelo fato de ser um cilindro envidraçado os problemas de AC são bem mais complicados pois de manhã alguém pega sol de intensidade moderada mas a tarde uma outra galera é torrada pelo sol e ai não tem balanceamento de frio que seja adequado e satisfazer a todos. Eu por exemplo gostaria sempre de estar hospedado para quartos voltados para o leste ou Sudeste vendo aquele marzão imenso sob um sol que não é dos mais cruéis que é o matinal, mas como essas suítes deverão ser as mais caras vou ficando no sub-solo mesmo. Não foi fácil adaptar os projetos de ACs nas criações do Oscar. Muito trabalho mesmo e alguns casos verdadeiros desafios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consta que a maior obra do Tio Menezes foi com a URD.100 templos bem refrigerados e sem presença do Capeta.

      Excluir
  13. Ser socialista não implica em ser, necessariamente, stalinista, maoísta ou marxista, como a maioria dos obtusos direitopatas pensam. Querer pensar numa sociedade mais igualitária não me obriga, necessariamente, a morar numa choupana, comer arroz com ovo todo dia e rejeitar a usar i-phone. As mazelas do Brasil não eram possíveis de resolver em treze anos, mas como a turma do molusco, e ele mesmo, fizeram m... realmente perderam a credibilidade.

    Contudo, daí a partir para esse novo "regime"... Sei não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito,olhar para Zé Dirceu,Palloci e o próprio Molusco e achar que eles são diferentes dos Maluf,dos Sarney e outras peças antigas é no mínimo ingenuidade.E pior,eles usaram o povão para atingir seus objetivos.Alias,a direita no Brasil é um horror e a esquerda um grande Espanto!!!!!

      Excluir
  14. Com referência ao comentário das 15:10, "ser socialista não significa morar numa choupana ou comer pão com ovo todo dia", acrescento que, a não ser que seja o dono da riqueza expropriada de terceiros e da miséria alheia. Stalin, Mao, Fidel Castro, Ho Chi Min, e agora Maduro, foram responsáveis por mais de 80 milhões de mortes comprovadamente. Vejam agora o escândalo que está se desnudando no caso dos "médicos cubanos" que vivem no Brasil sob regime semi-escravocrata com suas famílias mantidas como reféns naquela terra maldita que exporta apenas miséria. Segundo investigações, muitos desses "médicos" nem formação completa possuem e são no máximo "paramédicos" que foram plantados aqui por Lula, Dilma, e o PT, para os auxiliarem em uma hipotética "tomada do poder". Se alguém aqui "neste sítio" citar algum país no Globo Terrestre onde exista um país socialista ou comunista onde não existam miséria, doenças, torturas, homicídios, falta de liberdade, e prosperidade, que faça a gentileza de mostrar onde fica...

    ResponderExcluir
  15. Independente de concordarem ou não com os projetos que o Lúcio Costa e o Oscar Niemeyer fizeram para o Distrito Federal no Planalto Central, os políticos que passaram a ocupar o lugar a partir de 1960 com certeza não foram eles que definiram.
    Aliás, nem mesmo o local tão distante da maioria da população produtiva. Consta que desde 1891 a mudança já fazia parte das Constituições.

    ResponderExcluir
  16. Estamos tao bem servidos para o novo regime que corremos o risco de revisionismos escolares para adequar à visão de vanguarda da Terra Plana...

    ResponderExcluir
  17. Caraca, o Peralta surtou integralmente. Preferiria climatizar UM templo da Igreja Belletiana do Décimo Quinto Dia de propriedade de um certo Pastor abonado. Aceitaria até pagamento com tarja verde em 36 meses do próprio. No entanto vou pedir a ajuda da Tia Nalu nessa empreitada. Em tempo: é hoje Fla x Grêmio? Hummm....

    ResponderExcluir
  18. E por falar em Brasília, já contam que se ouve ranger de dentes pelos corredores da transição, pois o modo como está sendo feita a divisão do "butim" da guerra vencida contra os ocupantes do Palácio nos últimos 33 anos. Coisa dos aliados de primeira hora do comandante-em-chefe eleito?
    Querem acabar também com o trabalhismo, espalhando por aí que todo trabalhista é comunista também e fechando o Ministério do Trabalho que existe desde os tempos Governo Provisório do grupo de "marxistas" formado por Vargas e os tenentistas a partir de 1930.

    ResponderExcluir