Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

SAUDADES DO RIO (2)




 
Mais fotos de Marcel Gautherot mostrando o Rio de 1965.

16 comentários:

  1. Muitas vezes eu tenho uma sensação de angústia, um "aperto no coração", ao ver fotos como a da antiga Lagoa e principalmente a de Copacabana com aquelas pipas coloridas enterradas na areia. Um homem vestido de forma civilizada e mulheres usando mostram com exatidão o quanto perdemos em valores morais, habitacionais, educacionais, e muitos outros valores abstratos tão presentes naquele tempo. Ficar "flanando" em Copacabana atualmente é bastante temerário mas mas tenho a certeza de viveremos "tempos alvissareiros". ## Hoje vai ficar difícil para o Dieckmann "trabalhar". Mas se ele tiver uma poderosa lente de aumento...

    ResponderExcluir
  2. Mais uma leva de fotos espetaculares. É certo que do alto o Rio continua lindo com exceção das vistas das favelas mas em 1965 a cidade era linda de ser ver e ótima para morar.

    ResponderExcluir
  3. Dois de janeiro, dia de desafios aceitos. Achei que só iria salvar as fotos, mas a dos papagaios reservava algumas surpresas. Na Avenida Atlãntica de uma pista só, vem do Posto 6 um Mopar 47-48, preto, enquanto seguem para lá um Fusca "oval" 54-58 e um Mercedes-Benz 170 S. Na calçada, entre a senhora de casaquinho grená e o moço de paletó marrom, um Ford 57, saia e blusa. A senhora ainda encobre um automóvel pequeno, de paralamas arredondados, talvez um Fusca, um Skoda, não é carro inglês.
    Ah, e entre a dama de amarelo e o senhor de camisa de manga curta, um Chevrolet 51. Tá bom, pode ser um Pontiac.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! É muito difícil falar de novos tempos quando tem doutrinados o tempo todo torcendo contra.Mesmo assim o bom senso venceu,e tempos melhores virão.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Feliz Ano de 2019 para todos. A foto do J.B. é tradicional para todos fotógrafos que visitam o local, também a foto aérea mostrando o cume do Pão de Açúcar e o Cristo e a orla de Copacabana e da entrada da Baía da Guanabara, as pipas de pano eram comuns serem vendidas nas praias e no Aterro, junto a estação do bondinho que passeava por todo o interior Aterro, usando a pista que hoje é usada por caminhantes, corredores e ciclistas. Estas pipas quando subiam a alturas elevadas, eram logo cortadas por uma pipa pião, que usavam linhas com cerol. Já a vista aérea noturna da Lagoa mostrando ao fundo as Ilhas Cagarras, não é comum e eu particularmente nunca a tinha visto antes.

    ResponderExcluir
  6. Essas pipas eram canhestras e difíceis de manobrar. Eram confeccionadas da cânulas de uma espécie de bambu conhecido vulgarmente como "flexa", cujo interior era macio, e revestidas de um tecido fino semelhante às bandeiras das torcidas de então. Não sei onde eram confeccionadas mas eram um dos símbolos de Copacabana. Não me lembro delas em outras praias. ## Endosso o comentário do Mauro xará. As postagens mais frequentes no SDR são as fotos de Copacabana em "tempos de esplendor" e é o desejo da maioria aqui "neste sítio" que esses tempos possam voltar em sua plenitude. E pelo que está se delineando, as coisas estão se encaminhando para tal. Jair Bolsonaro disse em seu discurso de posse "em alto e bom som" que o Brasil estava se libertando do socialismo e do politicamente correto, entre outras coisas. Portanto "Alea jacta est"...

    ResponderExcluir
  7. Vamos lá, estou levando fé que esse 2019 vai ser ótimo. Saúde a todos e se possível com paz.

    ResponderExcluir
  8. Biscoito: manda o nome do seu oftalmologista. É muito bom. :)

    ResponderExcluir
  9. Por serem menos frequentes, as fotos noturnas sempre têm um certo charme.
    Essa vista lateral do Corcovado com o Cristo deve ter sido inspiração para aquela "torre" no jardim da Igreja de S. José na Lagoa. Com bastante "licença poética", é claro.
    Praia de Botafogo ainda com frequentadores. Lembro de ter ido lá quando criança na década de 60. Se a poluição já tinha tomado conta naquela época eu não sei dizer.

    ResponderExcluir
  10. Belas fotos.Esta era a Cidade Maravilhosa e difícil saber o que houve.Só mesmo grandes espantos para justificar.Vamos o que passa a ser servido agora,mas sou cético em relação a mudanças verdadeiras.Mas vamos rezar....
    O Biscoito não amoleceu na virada......

    ResponderExcluir
  11. O Pastor sabiamente se coloca em cima do muro como um Assum Preto da Catinga. Eu já sou mais visceral no que pese ter entrado por enormes canos desde da minha adolescência. Sempre devemos confiar mas no entanto acho que cada um tem que colaborar com o seu trabalho e dedicação. Cada qual com sua reza forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceará,individuo,depois que nós fomos apresentado a um Caçador de Marajás que na verdade caçou a poupança das crianças e depois ao um nove dedos que com mão pequena e goela gorda levou meus dizimistas para a faixa de Gaza,fiquei muito escaldado.Virei um São Tomé com fundo de garrafa e lupas estratrosféricas para enxergar milagres na virada da esquina.E como a casa tá muito arrombada e o cofre vazio alguém vai dividir a conta.As vezes penso até na volta da CPMF que era como supositório de glicerina.Sem espanto!!!!!

      Excluir
  12. Belas fotos. Como sempre o Saudades do Rio assim como o site Foi um Rio que Passou, ambos arrebentam.
    Como diria o Monsieur Limá: "O coro come e ninguém viu".
    Também faço votos que haja melhoras, embora alguns aqui já sabem de minha opinião sobre Política e Políticos.
    Mas com certeza é melhor esse do que os anteriores.

    ResponderExcluir
  13. Tranquilidade de cidade. Saber que sofrer um assalto era coisa rara. Em 65 eu tinha apenas 8 anos e não conseguia apreciar e curtir esta paz. Só queria saber de jogar bola na rua.

    ResponderExcluir
  14. Mestre Pastor: Tô contigo e não abro, mas bastaria não mais desfalcarem o Bau que a grana ia sobrar e só com isso o preju seria bem menor. Apesar de tudo me encoraja acreditar que o secretariado do homem são de profissionais de cada ramo. De política a maioria não entende patavinas. Bem, vou fazer minha parte que é ir trabalhando e pagando aquele montão de impostos que espero que sejam unificados em um só para sobrar algum para a Diretoria da Calango. Enquanto isso fica a minha esperança até que se prove ao contrário. Obs: Pelo menos dessa vez não fomos surpreendidos na calada do feriado com um confisco bombastico de poupança que no passado tanto infortúnio nos causou. Pastor, que a sacolinha do Exmo.esteja sempre cheia e que dê para comprar o Caviar dos finais de semana. Me convide, ok?

    ResponderExcluir